Foram encontrados 786 registros para a palavra: Santos

Festival Edésio Santos da Canção 2016 abre inscrições

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da secretaria de Cultura e Juventude (SECJU), comunica aos interessados que as inscrições para o Festival Edésio Santos da Canção - FESC 2016 se encontram abertas no período de 05 de agosto a 05 de setembro.

As inscrições para o Festival são gratuitas e devem ser efetuadas pessoalmente, na sede da SECJU, pelo Correio ou pela internet. Os interessados podem acessar o Edital e a ficha de inscrição através do link do Diário Oficial Eletrônico, disponível no site da Prefeitura de Juazeiro:www.juazeiro.ba.gov.br...

ARTIGO – ENTRE O REINO DA FANTASIA E A REALIDADE

Qualquer país relativamente jovem como o nosso, e que pretenda estabelecer as regras e normas básicas para o seu desenvolvimento cultural, tem a obrigação de buscar no mundo os bons exemplos de outras nações com séculos e mais séculos de história, a fim de que nas mais simples atitudes comportamentais sejam sedimentados os bons princípios, desde cedo. O Ministro do STF Luiz Barroso escreveu em artigo: “o Brasil só teve início, verdadeiramente, em 1808, com a vinda da família real. Antes disso, os portos eram fechados, era proibido abrir estradas e não podia haver manufaturas na colônia. Não existiam escolas, nem moeda, 98% da população eram analfabetos e um terço era de escravos”. Nos 308 anos anteriores à chegada da Família Real, quando o país viveu sob a tutela portuguesa, esteve sempre evidente que a preocupação fundamental não era consolidar uma nova nação, nem qual formação cultural teria, mas se beneficiar com a extração das riquezas minerais que a terra descoberta oferecia. Isso não significa minimizar o papel dos nossos colonizadores, mas, na sua maioria, não eram portadores das melhores intenções ou referências, senão servir à Corte de Portugal e buscar o enriquecimento pessoal de cada um.

Assim, aquilo que começa errado fica mais difícil de alcançar a recuperação. É inquestionável que a família representa o mais extraordinário e inquebrantável patrimônio da sociedade, cuja estrutura dá sustentação e sentido à nossa própria existência. Se nos desvios dos costumes e hábitos educacionais uma família enfrenta enormes obstáculos para encontrar os caminhos da reorientação, muito mais difícil é reformular a cultura de toda uma sociedade. Diante dos desequilíbrios sócioculturais ela é vulnerável e sofre as agressivas consequências. E aqui cabe lembrar e questionar: “o pau que nasce torto, realmente morre torto”?..

ARTIGO – QUE JÚPITER NOS SOCORRA...!

“JUPITER é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa e é o quinto mais próximo do Sol. É, em geral, o quarto objeto mais brilhante do céu, atrás apenas do Sol, da Lua e de Vênus embora por vezes Marte seja mais brilhante”. (Wikipédia, a enciclopédia livre).

Dentre os fatos históricos marcantes mais recentes e de influência bastante relevante sobre a humanidade, podemos destacar: a) a SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL, entre 1939 e 1945, em que Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), juntamente com os países aliados, se juntaram para vencer a insanidade de Adolf Hitler. Tentaram, mas não conseguiram conviver em harmonia durante o pós-Guerra, visto que, além da necessidade de recuperar e proteger os países semidestruídos em toda a Europa havia a vaidade e ambição de exercer o domínio dos espaços, num mundo fragilizado física e moralmente; b) passaram a viver às turras em outro estado de guerra constante, sendo este de caráter psicológico, crescimento do poderio militar e veladas ameaças, e assim surgiu a: GUERRA FRIA, que teve o seu fim em 1989, após a queda do Muro de Berlim. Duração: 44 anos...

ESPAÇO DO LEITOR: TRANSPORTE COLETIVO.

Geraldo,

Gostaria que você publicasse a nossa indignação com a prefeitura, pois estamos sofrendo com o descaso da gestão desde a última quinta-feira (21), os ônibus não estão entrando nos residenciais Juazeiro I e II. Temos que ficar no bairro Itaberaba e ir caminhado até os residenciais. Durante o dia ainda vai, mas quem tem que chegar em casa depois da 9h da noite fica bem difícil, pois o caminho é longo e fora que a avenida Abram Lincoln os postes quase nem clareiam nada, passamos por lá com o coração na mão.  Sei que é por uma boa causa, mas eles deveriam interditar só um lado da rua e não impedir que os coletivos entrem para os residenciais...

UNEB OFERTA CURSO DE EXTENSÃO: PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E CONTEXTUALIZAÇÃO

Sob a Coordenação dos Professores Edmerson dos Santos Reis, Francisca de Assis de Sá e Edilane Carvalho Teles, teve início neste sábado dia 30/07 e prossegue até o dia 15/010/2016 a oferta pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Departamento de Ciências Humanas – Campus III,  do Curso de Extensão em Pedagogia da Alternância e Contextualização. O Curso é gratuito e foram destinadas 40 vagas, preenchidas no segundo dia de abertura das inscrições.

O CURSO ABORDARÁ AS SEGUINTES TEMÁTICAS:..

ARTIGO 200 – REDUÇÃO NO NÚMERO DE PARTIDOS: JÁ!

É verdade que não se pode conceber um sistema democrático representativo funcionando na sua plena normalidade sem a óbvia participação dos Partidos, nos quais se aglutinam as diversas tendências ideológicas e políticas. Essas variáveis do pensamento pluralista, todavia, tem de ter os seus fundamentos em princípios, ideias e valores. Hans Kelsen, autor de A DEMOCRACIA (Editora Martins Fontes, 2000), definiu com muita firmeza “que o indivíduo isolado não tem, politicamente, nenhuma existência real, não podendo exercer influência real sobre a formação da vontade do Estado”; e acrescenta que os Partidos “agrupam os homens de mesma opinião, para lhes garantir influência efetiva sobre a gestão dos negócios públicos”.

Assim, diante desses pressupostos, é preciso conter as intenções desse ou daquele integrante que, por aleatórias divergências na discussão de temas internos do Partido, resolve arregimentar militantes para fundar mais uma nova agremiação, caso em que os seus propósitos carecem de legitimidade e deveriam encontrar nas leis que regulamentam a organização partidária todos os obstáculos impeditivos de viabilização desse objetivo. Mas o que vemos, é uma certa facilidade em criar partidos. Basta que apareçam com determinado número de assinaturas e estarão habilitados a obter o registro e, assim, a caírem em campo atrás dos proveitos pagos, por quem? Nem precisa dizer!..

ARTIGO – DESEMPREGO: UMA CHAGA NACIONAL!

Não só na Bahia, mas no Mato Grosso por onde andei recentemente e agora no Espírito Santo, para mim dois problemas ficaram muito evidentes e que estão atormentando a vida do cidadão brasileiro: o alto preço do feijão, e outro drama impactante que afeta a vida de grande número de famílias: os 11.500.000 trabalhadores desempregados! Enquanto tudo isso acontece, em Brasília, o centro das decisões nacionais, parlamentares praticam o vil exercício da defesa de interesses personalistas e lutam pela sobrevivência no cargo desse ou daquele parlamentar!

Como se não bastasse a dimensão trágica que representa o impeachment de um Presidente da República, o nosso Congresso Nacional tem a sua atenção voltada para decidir, também, pela perda do mandato do ex-Presidente da Câmara de Deputados. Mais triste, ainda, é pensar que, neste imbróglio do cassa não cassa, não estão em discussão questões punitivas pelo desempenho da função parlamentar no âmbito da Câmara, mas, motivado por desvios de conduta na omissão de informação, movimento financeiro de origem no mínimo suspeita (trustes!), e contas bancárias no exterior com volume de dinheiro incompatível com os rendimentos da função legislativa...

SÉRIE – “JUAZEIRO, TERRA AMADA” POR JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS – NEGÃO DO EDSON

O professor José Raimundo dos Santos, popular Negão do Edson, é uma das pessoas mais conhecidas e também das mais queridas em nossa Juazeiro. Profissional da Educação durante quase três décadas no Colégio Edson Ribeiro, tornou-se figura notória e reconhecida nos meios esportivos da cidade. Torcedor apaixonado do Botafogo do Rio, ex-administrador do Ginásio de Esportes, hoje é microempresário. Na política tentou em duas oportunidades chegar à Câmara de Vereadores, não conseguindo jogou a toalha: “Desisto, o povo não me quis no Legislativo” e nunca mais se candidatou. Foi um dos incentivadores na criação e implantação deste Blog.

..

ARTIGO – O FORRÓ E O “ARRAIÁ LAVA-JATO”

Não se sabe a quem atribuir a ideia singular de estabelecer uma simbiose entre escândalos e festas, no Brasil. Parece uma coincidência até pacífica, porque sempre que o país está atormentado pelo anúncio explosivo de novos crimes contra a honra nacional, em que os cofres públicos são assaltados de maneira violenta e desavergonhada, logo em seguida o calendário sinaliza a chegada providencial de uma grande festa, que tem o poder de amenizar os impactos causados e mesmo conduzir ao esquecimento dos fatos revelados, temporariamente. Louve-se a Operação Lava-Jato que tem superado todas as expectativas e tem sobrevivido às articulações dos políticos - os principais atingidos por sua ação demolidora -, e mesmo judiciais, para impedir e desmoralizar o trabalho corretivo desses jovens juízes e procuradores.

A propósito, muito se fala nessa Operação e o leitor talvez não saiba a razão de ter sido atribuído esse nome às investigações. É que tudo começou num Posto de Gasolina, em 17 de março de 2014, no Paraná, quando a suspeita da existência de um “esquema de desvio e “lavagem” de dinheiro envolvendo a Petrobrás, deflagrou investigações iniciais sobre o doleiro Alberto Youssef, antes preso nove vezes por contrabando de eletrônicos do Paraguai, e em seguida o Paulo Roberto Costa, Diretor da Petrobrás” (Folha de São Paulo). Na sequência, como um rolo compressor, foram arrolados nomes de diretores da empresa, ex-ministros, políticos e empresários envolvidos, atingindo mais de uma centena de mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de prisão coercitiva, cujo suposto montante desviado de 40 bilhões está longe de ser localizado e devolvido aos cofres assaltados! Tenho ouvido das pessoas, a seguinte indagação a cada nova prisão: “E essas penitenciárias ainda cabem tanto político e empresário assim”?..

SESP realiza recapeamento asfáltico na Avenida Edésio Santos

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) iniciou esta semana ações de tapa-buraco e recapeamento asfáltico na Avenida Edésio Santos, beneficiando mais de mil metros de extensão. Equipes trabalham com serviços de esquadrejamento e imprimação, para em seguida colocar a massa asfáltica.

O superintendente da Sesp, Cristiano Sales, destaca a importância dos trabalhos de manutenção nesta avenida, no sentido de proporcionar mais mobilidade e acessibilidade a população dos bairros Pedro Raimundo e Dom José Rodrigues, além do trafego de veículos. "Os trabalhos de tapa-buraco e recapeamento irão garantir mais segurança para a população e motoristas, já que essa é uma avenida de grande importância para Juazeiro, pois fica entre os Bairros Pedro Raimundo e Dom José Rodrigues, e o movimento intenso de veículos e o clima contribuíram bastante para o desgaste do pavimento", disse Cristiano...

Indicação do vereador Damião Medrado: inicia recapeamento asfáltico da Avenida Edésio Santos em Juazeiro

Vereador Damião Medrado anunciou na sessão ordinária desta segunda-feira (20) o inicio de importantes obras indicadas para o Executivo. “Foi iniciado hoje o recapeamento asfáltico da Avenida Edésio Santos no bairro Pedro Raimundo, uma indicação nossa, muito antiga e que o governo Isaac Carvalho atendeu por entender a importância da obra em uma das avenidas que integra os bairros vizinhos”, informou.

Damião relatou sobre o contato realizado com alguns empresários que atuam na área para que através de uma parceria com o município, invistam no saneamento do bairro Pedro Raimundo. “Esta é uma antiga reivindicação da comunidade, e para os empresários é uma iniciativa importante pois com a conclusão da elevatória, o saneamento será finalizado na região”, afirmou...

ARTIGO – A CRISE NACIONAL E O FEIJÃO

Em tempos de crise política e econômica, é mais do que natural que a tendência das reações emotivas e o grau de preocupações das pessoas, em geral, são fatores que convergem para abalar o nível de confiança, alterando, assim, as expectativas positivas quanto ao futuro, o qual se apresenta cada vez mais incerto.

A recessão econômica em um país provoca estragos de grandes consequências à sua população, às vezes irremediáveis, desestruturando as famílias e produzindo dramas pessoais de grande intensidade, principalmente quando motivados pelo desemprego. Esse é o momento mais cruel e que deixa o chefe de família literalmente impotente, porque dele depende o sustento das despesas da casa, como alimentação, saúde, educação, transporte, moradia, além daquelas extras e imprevisíveis. O abatimento e a frustração, nessas circunstâncias, conduzem profissionais qualificados e de formação a se submeterem ao subemprego, porque o grau da responsabilidade familiar fala mais alto do que as vaidades individuais...

ARTIGO – UMA JUVENTUDE DESENCANTADA!

O nosso querido Brasil é um país relativamente jovem, não só no seu tempo de descoberto (516 anos), mas, sobretudo, por uma população marcada pela presença acentuada de 89,2% de jovens, considerando-se a faixa etária até 59 anos. Nas últimas décadas vem se registrando um notável crescimento no número de idosos - 60 anos de idade ou mais -, em decorrência da queda nas taxas de mortalidade e natalidade, e aumento da expectativa de vida. Segundo estudos do IBGE o país tem em torno de 10,8% de idosos (2014), mas com expectativa de chegar a 26,7% em 2060.

Para uma nação cheia de jovens e de esperanças num futuro cada vez melhor, esse é um perfil animador e que não permite que a pátria amada fique “deitada eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo”, assistindo à passagem do trem da história conduzindo o progresso e o desenvolvimento... Mas, a ação motivadora da população jovem, cheia de pujança e energia, voltada ao crescimento e às novas conquistas não somente pessoais, mas, sobretudo, pela sociedade do seu país, haverá de consolidar essa expectativa...

ARTIGO – UM SUBMUNDO ASSUSTADOR!

São muitas as estratégias maquiavélicas que estão sendo articuladas pela classe política, com o objetivo de conter as eficientes ações da Operação Lava-Jato. Mas, eles já receberam um claro aviso que nada vai detê-la, doa onde doer. 

Enquanto a Oposição ao PT, até recentemente sorria feliz porque via que a Situação petista era o alvo principal dos escândalos, os quais pavimentavam a estrada que poderia reconduzi-la ao poder, os que então ocupavam esse mesmo poder exibiam um sorriso amarelo se vangloriando de que era graças a eles que a Polícia Federal e o juiz Sérgio Moro estavam investigando e prendendo os corruptos, como se desejassem que isso efetivamente ocorresse. Para usar uma expressão corrente, "me engana que eu gosto", visto que esse era um discurso tático e mentiroso!..

Espaço do Leitor: Meio Ambiente - O que fizemos por ele nos últimos 13 anos?

Há exatamente 13 anos, falávamos da falta de consciência da população para proteger e preservar o Meio Ambiente, quanto a Fauna, a nossa riquíssima Flora, nossos rios, e, principalmente o nosso querido velho Chico. Enfim, alertávamos que, mexer e maltratar de forma desordenada a natureza, é mexer com a nossa própria vida.

O Ambiente em que respiramos, moramos, trabalhamos, estudamos, e vivemos, deve ser da melhor qualidade possível, para que assim, possamos ao longo da nossa vida, ter saúde física e mental, proporcionando também, uma sociedade saudável.           A defesa do Meio Ambiente, não deve ser apenas de uns poucos abnegados ambientalistas, que às vezes, colocam em jogo suas próprias vidas, mas, de todos os habitantes do planeta, afinal, ele é de todos, e dele, todos desfrutam...

VEREADOR MITONHO VARGAS LAMENTA MORTE DO LIDER COMUNITÁRIO ANTONIO DOS SANTOS SOBRINHO

A vida tem vários mistérios, e o maior deles é a morte. Nunca poderemos entender o porquê de um ente amado ter que partir. A dor que sentimos é imensurável. Nestas horas não há nenhuma palavra que possa ser dita que seja capaz de confortar os nossos corações. Tudo parece perder o sentido e ficar pequeno diante de tamanho sofrimento. 

A única coisa que nós, amigos e familiares, podemos fazer é nos colocarmos à disposição para ouvir no momento em que quiserem falar, e oferecer os nossos ombros e coração amigo para apoiar vocês. 

Não há nada capaz de reparar uma perda como esta, mas em nome da amizade e amor de quem fica, e em honra da memória de quem se foi, é preciso continuar vivendo. É preciso transformar o luto em uma luta pela vida e pela felicidade, e transformar a dor em saudade e serenidade. Os meus mais sinceros pêsames.

Que Deus em sua infinita bondade conforte o coração de toda família e amigos...

ARTIGO – OS MISTÉRIOS PARA REDUZIR MINISTÉRIOS!

A cada dia que passa nota-se que ganhou novo sentido a reação das pessoas diante das edições dos jornais televisivos, ao reproduzirem notícias e imagens que falam dos milhões desviados pela corrupção generalizada, insana e insaciável, sem falar nos assaltos com mortes banalizadas pelo simples prazer de matar e não dar em nada. E o resultado de tudo isso são reações de tristeza, vergonha e uma forte desesperança!

O diálogo, mesmo sem as pessoas se conhecerem, logo se encaminha para a troca de questionamentos e expressões de revolta: “cada golpe, só se fala em milhões de reais!”, "viu quanta maldade e ódio?", "onde esse nosso país vai parar?", e o desabafo final: "cadeia neles!", e tantas outras expressões!..

Andrezza Santos é a atração de hoje do programa Abertura Cultural

O programa Abertura Cultura desta quinta-feira (26), feriado de Corpus Christie, contará com a presença da cantora Andrezza Santos, 19 anos.

Andressa é natural de São Paulo, mas veio morar em Juazeiro há um ano e meio. Sua carreira musical começou quando ela ainda era criança, aos 6 anos de idade. A partir dos 13 anos a artista começou a atuar de forma profissional. Recentemente lançou o seu mais novo disco que conta com cinco canções de autoria de Manuca Almeida, Renato Jau, Soneca, Alexandre Leão e Tito Bahiense...

Nota de Pesar

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso amigo da Guarda Escolar da Escola Municipal Aprígio Duarte e secretário da Associação de Moradores e Amigos do bairro Coreia, Antônio dos Santos Sobrinho, o nosso querido Toinho. Segundo informações que chegaram ao Blog, Toinho sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e não resistiu. Toinho também foi comunitário da Vila Jacaré.

Nós do Blog Geraldo José externamos nossos sentimentos a família e amigos...

ARTIGO – O RETORNO ÀS ORIGENS!

Quando a mídia divulga que alguém caiu numa cisterna ou poço de certa profundidade, o que é comum acontecer nas cidades do interior, mas, também, na periferia das grandes cidades, logo se sabe que resgatar uma vítima desse tipo de acidente é uma tarefa extremamente difícil, requerendo a habilidade de especialistas nessas missões, geralmente do Corpo de Bombeiros. Feito o salvamento, a vítima tenta a recuperação em tratamento intensivo... porque as sequelas são grandes.

Pode parecer simplório o exemplo, mas estamos diante de um quadro muito similar e que nos apresenta o Brasil como essa vítima que caiu no fundo do poço e está lutando para recuperar a vida quase perdida, enfrentando a turbulência de um novo período político-administrativo bastante conturbado e imprevisível. Falar de 11,5 milhões de desempregados, inflação que cresce acima de dois dígitos, milhares de empresas que fecharam as portas, melancólico e vexatório sistema de saúde nacional, rombo nas contas públicas estimado em 120 bilhões de reais, e também nos Fundos de Pensão, são apenas detalhes se lembrado que estamos diante de um iceberg recessivo de muito maior gravidade!..