Foram encontrados 786 registros para a palavra: santos

ARTIGO - MARACANÃ: UM MONUMENTO À FALTA DE VERGONHA

Para quantos assistiram às exuberantes solenidades de Abertura e Encerramento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas 2016, aplaudidas e admiradas por milhões de pessoas no Brasil e no Mundo, pela qualidade e profissionalismo dos espetáculos exibidos, não poderia admitir, jamais, que aquele ícone do esporte nacional foi utilizado como instrumento das maiores sujeiras da corrupção nos últimos tempos:ESTÁDIO DO MARACANÃ! Foram muitos os que cresceram ouvindo pelo rádio as transmissões dos clássicos do futebol carioca, e jogos internacionais, sempre com a exaltação apaixonada dos narradores e comentaristas esportivos de que era o “maior Estádio do Mundo”! E porque não recordar que ele foi inaugurado para receber a primeira Copa do Mundo realizada no Brasil, de triste memória, por sinal, porque ali a nossa Seleção perdeu a Copa de 1950 para o Uruguai, dentro de casa!

Pela honra que o Estádio inspirava aos brasileiros, projetado para 200.000 expectadores e o título de maior do mundo, que em 1949 foi comparado ao Coliseu de Roma pelo presidente da FIFA, Jules Rimet, impossível imaginar que com tanta grandiosidade foi inaugurado com marquises ainda escoradas e quando reformado para a Copa de 2014 a obra foi entregue também com muitas pendências... Dói registrar que foram investidos (será?) 1,2 bilhões de reais na reforma para a Copa, mas, com constantes reajustes dos valores orçados, e escândalos que envolveram o governador e as três empreiteiras Odebrecht, Andrade Gutierrez e Delta, todos com históricos de crimes de corrupção em outros projetos! Então, tudo isso somado, talvez o total seja bilionário mesmo!..

ARTIGO – SÓ DEPOIS DO CARNAVAL... (II)

O país convive anualmente com um ciclo do calendário que se repete sempre sem muitas alterações - e com o qual todos já estão acostumados -, configurado pelo estado de “maresia” que atinge todo o sistema nacional, desde quando se inicia o recesso dos Poderes Legislativo e Judiciário no final de dezembro, com o consequente desaquecimento dos fatos políticos mais retumbantes, tanto os positivos como os negativos, até que se ultrapasse o período das festas do tradicional Carnaval brasileiro, em fevereiro.

Uma exceção a essa regra, ultimamente, vem sendo caracterizada pela permanente vigilância e incansável atuação das autoridades incumbidas da Operação LAVA JATO, que continuam tirando o sono de muita gente face o compromisso de varrer a sujeira dos crimes de corrupção que vem destruindo a vida nacional. E por aí estão chegando novas delações premiadas – virou moda nacional! –, instituto jurídico cuja restrição maior é o fato de reduzir o tempo de prisão desses marginais do colarinho branco. A propósito, só tenho a lamentar a perda trágica do Ministro Teori Zavascki, na semana passada, exatamente o Relator dos processos ligados à LAVA JATO e à homologação dos Acordos de Delações...! Acidente?!..

ARTIGO – TRANSPARÊNCIA ou APARÊNCIA?

É muito estimulante quando alguém, além de ler a crônica e comentar, ainda oferece ao autor o desafio para abordar um tema da sua preferência. Assim é que o leitor Carlos Fernando, num comentário, solicitou: “Numa próxima crônica, sugiro tratar da transparência, termo usado com ênfase pelos gestores em passados. Falar em transparência é fácil, a forma de ser transparente na gestão é que interessa à sociedade”. A afirmativa é autêntica, visto que reflete comportamento muito comum no universo político, quase sempre recheado de distorções na prática.

Com a devida vênia do Acordadinho, copiarei a sua boa prática de buscar a definição etimológica para certas palavras, a fim de facilitar o prévio entendimento...

ARTIGO – SERÁ O INÍCIO DE UM NOVO TEMPO?

Ufa, vencemos o ano de 2016! Foram muitos os percalços, opressões de todos os tipos e experiências vividas, mas vamos esquecê-lo porque, há um provérbio popular que diz que “recordar o passado é sofrer duas vezes”, enquanto outro recomenda que “faça as pazes com o seu passado, para que não estrague o seu presente”! É visível que há nas fisionomias das pessoas uma aparência de esperança de que algo de grande impacto positivo aconteça, embora o noticiário da primeira semana indique tudo ao contrário dessa expectativa, pois está infestado das antigas e corriqueiras medidas sempre anunciadas pelos empossados.

Senão, vejamos: a) Prefeito baixa decreto extinguindo cargos comissionados: mas não acrescenta que é a exoneração daqueles pertencentes ao grupo perdedor, e que outro robusto contingente do novo grupo acabou de ser nomeado; c) Prefeito extingue três ou quatro Secretarias:  passa a ideia de uma reforma administrativa, mas não acrescenta  que o decreto apenas mudou o nome de algumas ou até criou outras; c) Prefeito encontra Caixa da Prefeitura sem nenhuma reserva financeira: como se algum deles, ao sair, deixa saldo em Caixa para a nova gestão... e por aí vai, na mesma aleivosia de sempre! ..

Nota do Repudio do Vereador Gilmar Santos sobre a violência sofrida pela vereadora Crista Costa

O Vereador Gilmar Santos emitiu nota pública sobre a violência sofrida pela vereadora Crista Costa na manhã de hoje, dia 06/01, na rádio Jornal do Comercio, no programa de Valdinei Passos.  Diz a nota:

Mais que lamentável a agressão do vereador Manoel da Ascosap (PTB) à vereadora Cristina Costa (PT) é reflexo de uma cultura política machista, patriarcal e fundada no discurso de ódio onde mais uma vez se agride o corpo de uma mulher para se agredir a democracia e as liberdades de expressão e de opinião. Tempo tenebrosos, tempos em que valores conservadores são tão cheios de convicções que se tornam fascistas, agressores.  É urgente que mudemos os nossos valores e que sejamos intolerantes com a intolerância, com a falta de respeito, com a fala que quer se impor pela violência. Um agressor não tem a mínima condição de representar uma sociedade que se buscar melhor, mais justa e mais humana. O machismo não agride e mata só mulheres, o machismo agride a dignidade humana. ..

ARTIGO – CORRUPÇÃO: EXPORTAÇÃO MADE IN BRAZIL

Entre os comentários ao texto da semana passada, uma leitora sugeriu para esta semana um tema que justificasse o sentido de acreditarmos “que vale a pena estarmos aqui e agora”, e que relembrasse os “10 acontecimentos positivos que aconteceram”, em contraponto ao texto que relacionou as 10 tragédias dos últimos anos. Naturalmente que nem tudo é só miséria e existem os momentos raros em que algo de bom acontece, e que permite que uma janela se abra em meio ao universo de maldades, ainda mais chocantes quando são construídas pelo próprio homem.

É desalentador, mas parece que os fatos bons se tornaram produtos raros nos últimos anos. São abundantes os registros lamentáveis, em todos os sentidos, que transformaram em fatídico o ano de 2016! Talvez aqui no Brasil o ano se salve por um fato de extrema relevância e que pode dar uma reviravolta na nossa história em decorrência da determinação de alguns Juízes e Procuradores em passar o país a limpo: A OPERAÇÃO LAVA JATO! ..

ARTIGO – UM MINUTO DE SILÊNCIO, PARA O BRASIL!

“Um Minuto de Silêncio” antes do Jogo da Liga Europeia de Futebol

Imagino que não existe momento de mais reverência e respeito, caracterizado por um eloquente sentimento diante da dor que abala toda uma sociedade ou mesmo o coração partido das famílias atingidas, como quando se dedica “Um Minuto de Silêncio” em digna homenagem póstuma às vítimas de alguma tragédia. É inexplicável como as divergências desaparecem, e nos Estádios os conflitos entre torcidas são esquecidos para dar espaço à solidariedade vencedora!..

ARTIGO 220 – BRASIL: UMA MONARQUIA E MUITOS REISINHOS!

Está no currículo escolar, e foi assim que todos nós aprendemos, que em 15 de novembro de 1889 foi Proclamada a República Federativa do Brasil, pelo Marechal Deodoro da Fonseca, liderando a insatisfação geral devido ao autoritarismo, por mais democracia e as evidências de corrupção no Governo do Imperador D. Pedro II. Corrupção...? Ora, então essa praga é histórica e vem se repetindo desde então, além de se coadunar exatamente com o que diz um ditado popular, de autor desconhecido: “Quando a história se repete, preste atenção. Há uma lição que você precisa aprender, que talvez ignorou da primeira vez”.

Mas, como se vê, a nossa monarquia não durou muito tempo, como algumas que ainda existem nos nossos dias, as quais tem papel mais figurativo e representatividade histórica do que poder de governo. A do Brasil teve uma duração de apenas 67 anos, de 1822 a 1889, com dois Imperadores, pai e filho, D. Pedro I e II. O surgimento do movimento pela Proclamação da República foi inspirado na ansiedade de mudanças profundas, não somente no sistema de governo, mas, sobretudo, no anseio de novas práticas políticas...

ARTIGO – NA CALADA DA NOITE...!

O coração do brasileiro foi atingido duramente nessa última semana, com a tragédia que se abateu, dolorosamente, sobre o povo catarinense, com o acidente aéreo que ceifou 71 vidas dos que integravam a Delegação do time de futebol da Chapecoense, entre Jogadores, Dirigentes, Comissão Técnica, Jornalistas, Repórteres e Narradores de Rádio e Televisão, e Tripulantes. O sentimento de tristeza e comoção não ficou restrito ao Brasil, mas foi amplamente refletido em todos os países do mundo, através de homenagens bastante comoventes. Merecem destaque o carinho e respeito demonstrados pelo Atlético Nacional de Medellin, clube que jogaria com a Chapecoense, que encheu o Estádio onde ocorreria o jogo, para manifestar a sua solidariedade e orações pelos mortos, num clima de grande vibração emotiva. Inclusive, a solenidade de embarque dos corpos nos aviões da FAB para o Brasil foi uma demonstração de extraordinário carinho das autoridades e povo colombianos, gestos que devem merecer todo o reconhecimento do povo e governo brasileiros.

Estranhamente, ao lado de tão intensa dor, e parecendo alheio ao grau de consternação que a tragédia envolveu o Brasil e o Mundo, o nosso Congresso Nacional manteve a regularidade das suas sessões, como se nada estivesse acontecendo à sua volta! Até entendo que o final do ano se aproxima e a pauta está cheia de votações de urgência, mas a gravidade do ocorrido, e que mexeu com as emoções de todos, merecia um mínimo de respeito dos senhores congressistas...

ARTIGO – NÃO ESCAPA UM...!

Tive a feliz oportunidade de assistir à alegre festinha de encerramento do 1º. Ano do Ensino Fundamental da minha netinha de 6 anos, no Colégio Marista, em Salvador, e fiquei deslumbrado com a seriedade, a organização e o comprometimento demonstrado por aquelas 60 crianças, na apresentação do espetáculo de final de ano para os pais e avós corujas que enchiam o Auditório. O mais importante de tudo, porém, é que aproveitei daquele instante para fazer uma leitura diferente. Estava diante do Brasil do futuro! O desempenho sério, disciplinado e responsável daquelas crianças, ainda que envoltas num universo de inocência e ingenuidade, permitiram-me alimentar a convicção de que nessa geração que se exibia no palco estava a salvação do nosso Brasil do futuro. Isso porque parece cada vez mais verdadeiro o ditado popular que assegura que “o pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto”. E, pelo jeito, essa nossa geração está nos estertores, tristemente maculada e corrompida! Infelizmente isso parece ser a verdade do momento.

Sim, leitor, a palavra correta é SALVAR, porque atualmente é impossível que se chegue ao final de cada dia sem que um novo nome seja erguido do lamaçal da corrupção e da criminalidade dos mais diferentes níveis, dentre os homens que são os responsáveis pela atividade política ou condução administrativa deste país! A essa altura já virou lugar comum a exclamação extasiada do cidadão brasileiro ao ouvir o noticiário diário: “não é possível, NÃO ESCAPA UM...!”  Se serve de consolo para alguns, reafirmo a convicção de sempre de que nessa areia movediça não há distinção de Partidos, embora algumas raras exceções nominais até possam ser localizadas pela idoneidade ainda não afetada, mas, isso é realmente muito pouco e quase nada!..

ARTIGO – FORA... OS PRIVILEGIADOS DO FORO!

Há uma tendência natural no Brasil de tudo virar moda, e por isso estamos atravessando uma fase bastante peculiar no campo dos debates políticos, em que o termo mais comum e popularizado é a sigla PEC, ainda que muitos sequer avaliam o grau de importância que o nome representa, visto que ela se traduz em uma Proposta de Emenda Constitucional, com o poder específico de alterar algo contido na nossa Constituição Federal. São muitas as modificações pretendidas, umas tantas com motivações inspiradas em intenções legítimas, outras manipuladas por interesses subjetivos e pessoais.

Existem PECs apresentadas e que logo são arquivadas por uma boa temporada, ou em definitivo, porque não lograram agradar ou impressionar determinadas lideranças ou Poderes, e assim colocaram uma pedra em cima até a sua oportuna ressurreição, ou nunca mais. Vale lembrar que o falecido Deputado Clodovil Hernandes apresentou a PEC-280/2008 que visava a redução numérica da Câmara dos Deputados de 513 para 250 Parlamentares – um bom número! -, preservando o princípio do Federalismo com o mínimo de 4 e o máximo de 35 por Estado, e um por cada Território, e mantendo a representação igualitária do Senado. O autor morreu e não viu o seu projeto avançar, porque enormes são os interesses ocultos que alimentam essa máquina do empreguismo nacional. E olha que era uma extraordinária ideia! Portanto, seria uma excelente PEC, que em muito reduziria os custos com esses senhores e senhoras que vão para Brasília, muitos sem nem saber o que vão fazer lá...

ARTIGO – MAZELAS DE UM FALSO PROJETO

Os tempos realmente mudaram...! São tantos os acontecimentos que fogem ao padrão da normalidade, daquilo que seria o mais lógico de se esperar nas práticas do dia a dia e que orientariam a compreensão dos fatos, que o cidadão comum se considera, às vezes, “perdido num mato sem cachorro”! É suficiente direcionar o pensamento na busca de explicações para algumas ocorrências, e logo nos deparamos com coisas surpreendentes.

Por exemplo: como imaginar que o Tribunal Superior do Trabalho-TST, esteja realizando Auditoria em 24 Cortes Trabalhistas, ou mais exatamente, investigando atos ilegais praticados por Tribunais Regionais do Trabalho, pelo fato de ter concedido vantagens a 335 magistrados em vários Estados, no montante de R$23,7 milhões, na forma de “indenização por conversão em férias não usufruídas em dinheiro”! Só o TRT de São Paulo gastou, desse montante, a bagatela de R$21,6 milhões! Tudo isso porque o procedimento contraria regras estabelecidas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho... A própria Justiça, de onde se espera uma conduta exemplar para toda a sociedade, e a quem cabe julgar as demandas trabalhistas entre trabalhadores e empresas, sendo alvo de investigação pelo órgão Superior por práticas de desvios de função! É ou não é inacreditável?..

Paulo Bomfim parabeniza os finalistas e vencedores do Festival Edésio Santos da Canção

Neste final se semana, o prefeito eleito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB), acompanhado do prefeito Isaac Carvalho, participou das eliminatórias e da final do Festival Edésio Santos da Canção 2016, que em sua 19ª edição reuniu artistas da região e de outros Estados.

"Quero parabenizar aos finalistas do Festival Edésio Santos, que emocionaram a mim e ao público no sábado, na Orla da cidade, e em especial, ao grande vencedor da noite, o rapper juazeirense, Euri Mania, com o rapper "Nordestinias", que levou os prêmios de Júri Popular e o de Melhor Música. Vamos continuar incentivando e apoiando a nossa Cultura, desenvolvendo ações do nosso Programa de Governo, que foi construído com sugestões de artistas do nosso município", evidenciou o prefeito eleito...

Triagem de pacientes no Hospital Roberto Santos garante melhor atendimento

Desde março de 2015, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, vem fazendo uma triagem dos pacientes que procuram o setor de emergência adulto, na sala de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR). O método já alcançou um resultado de redução de mais de 40% no número de óbitos do setor. “Isso justifica a qualidade da assistência, que tem melhorado, junto com esse suporte de classificação de risco. E os profissionais, a cada dia, estão mais empenhados em prestar um atendimento melhor e de qualidade para todos os que nos procuram”, explica a coordenadora de enfermagem da emergência (EME) adulto, Lorena Reis. 

Ao chegar no Roberto Santos, o paciente é avaliado e direcionado seguindo um protocolo de acolhimento que classifica o nível de complexidade e risco do seu estado de saúde. O protocolo de Manchester, utilizado pelo hospital, é referência no mundo. No método, cada problema de saúde se enquadra nas cores que são estabelecidas, entre vermelho, onde o atendimento deve ser imediato; laranja, o qual o paciente deve ter uma espera de até dez minutos; e amarelo, para os que necessitam de atendimento rápido. Para as cores verde e azul, os pacientes podem ser encaminhados para outras unidades de saúde ou até mesmo aguardar entre 120 e 240 minutos para serem atendidos, respectivamente. Referência no atendimento de média e alta complexidade, de acordo com a direção do HGRS, alguns pacientes que chegam com problemas simples à unidade não entendem quando as equipes médicas priorizam o atendimento dos casos mais complexos.

“Nós atendemos pacientes muito graves. Se recebermos pacientes para uma consulta eletiva, não tem onde colocar os outros. Então a gente acolhe, explica para o paciente, tenta fazer ele entender que não é aqui onde ele deve ser atendido. O paciente sai feliz e a gente fica com uma demanda maior para o pessoal que realmente precisa desse atendimento”, explica a enfermeira do Acolhimento com Classificação de Risco(ACCR) na urgência e emergência adulto, Fernanda Macheli.

De acordo com a médica plantonista, Maria Augusta Chagas, a seleção realizada na sala de acolhimento com classificação de risco é necessária para que se identifique o tipo e a necessidade do atendimento na unidade. “O perfil do paciente que é priorizado para ser atendido no Hospital Roberto Santos são aqueles classificados mais graves. Patologias como hemorragia digestiva, pacientes neuroclínicos, neurocirúrgicos e nefrológicos são os principais casos que atendemos”, pontuou. 

Durante o atendimento na sala de acolhimento, o aposentado Claudionor de Freitas, de 78 anos, que mora em Conceição do Jacuípe, foi orientado e saiu satisfeito com as considerações que recebeu. “Para mim, foi ótimo o atendimento. A médica me atendeu bem, me recomendou bem, vou sair satisfeito porque fui bem atendido. Farei propaganda. Me deram medicamento, a médica me escutou e falou que está tudo bem”, acrescentou.

Campanha 

Com o objetivo de informar à população que procura a unidade, o HGRS deu início a uma campanha para conscientizar os pacientes sobre a importância do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco. Especializado no atendimento de média e alta complexidade, o Roberto Santos fará, durante todo o mês de novembro, atividades na ala de urgência e emergência para esclarecer o método utilizado no atendimento e promover a valorização dos profissionais que trabalham no setor. Na próxima terça-feira (8) uma partida de futebol entre os funcionários com o conceito ‘campeão’, será realizada no estádio de Pituaçu, em Salvador, em comemoração aos resultados obtidos no atendimento em 2015. ..

Rap "Nordestinias" é o grande vencedor do Festival Edésio Santos 2016

A noite de sábado, 5,  foi marcada por fortes emoções durante a finalíssima do Festival Edésio Santos da Canção 2016, que em sua 19ª edição continua revelando novos talentos e proporcionando grandes encontros entre diferentes gerações da música sanfranciscana e nacional.

O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do prefeito eleito Paulo Bomfim e secretários municipais, prestigiou o evento. No palco montado ao lado do Vaporzinho e às margens do Velho Chico passaram intérpretes veteranos e estreantes. Defendida pela experiente cantora Raquel Wesley, a música "Meu Deus, Ai que Dó", do compositor Sérgio Murilo, ficou com o prêmio de Melhor Música Local, levando R$ 5 mil e o troféu Serpente da Ilha do Fogo...

ARTIGO – AS ELEIÇÕES EM DOIS TEMPOS

O resultado global das eleições de 2016 escreveu uma nova página na história recente do Brasil, pela importante lição que o eleitorado endereçou à classe política, principalmente a uma certa corrente que estava com um choro piegas e um discurso inconsistente invocando a tese do golpismo como bandeira, e que insistia em dizer que o povo daria a resposta nas urnas, a qual foi dada, realmente, de forma contundente e esmagadora. Arrisco a dizer que, com certeza, a mensagem das urnas em nenhum momento teve qualquer vestígio de aprovação ao governo atual que assumiu o país, mesmo porque além de alguns percalços na formação da equipe com vários nomes de possíveis clientes da Lava-Jato, as medidas adotadas visando recolocar o país nos rumos da normalidade ainda não produziram os resultados necessários e ansiosamente desejados pelo povo.

A verdade é que a votação foi sintomática da total desaprovação ao sistema político que dominava o país, corroído no cerne de sua estrutura ética e moral, o que se traduziu como um legítimo referendo popular ao impeachment votado pelo Congresso, e que jogou por terra a frágil e débil tese do “golpismo”. As evidências indicam que até hoje procuram uma nova palavra no vocabulário para substituí-la como mote dos discursos na fase pós-eleitoral!..

2ª noite de eliminatórias do Edésio Santos define as finalíssimas

A segunda noite do 19º Festival Edésio Santos da Canção lotou o teatro de arena do Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro, nesta sexta-feira, 04, e definiu as 12 músicas que participarão da grande final que acontece hoje, 05 de Outubro a partir das 19h no palco montado na Orla II. 

Para o secretário de cultura Donizete Menezes, o Festival tem trazido para o público um ecletismo musical que anima e agrada mostrando a diversidade dos autores que mesclam ritmos, sons e sotaques de várias partes d Brasil. "Percebemos que essa mistura de baião, forró, rock e outros estilos agradou a todos que estiveram presentes ao Festival. A tendência é essa e a expectativa é que teremos mais uma noite com grande participação do público hoje com apresentação das 12 finalistas", ressaltou. ..

1ª eliminatória do Festival Edésio Santos é marcada por diversidade musical

Forró, rock, afoxé, pop e repente foram alguns dos ritmos apresentados no palco do teatro de arena do Centro de Cultura João Gilberto na primeira eliminatória do Festival Edésio Santos da Canção - FESC 2016, projeto realizado pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Cultura e Juventude, e que atraiu grande público na noite desta quinta-feira (3).

O gestor da SECJU, Donizete Menezes, abriu a 19ª edição do FESC destacando os avanços. “Desde 2009 a gestão Isaac Carvalho valoriza o Edésio Santos, por isso cada vez mais o Festival se notabiliza como o principal evento musical da região e um dos mais importantes do país, atraindo artistas de vários estados brasileiros”, frisou o secretário...

Uma das atrações do Edésio Santos fala sobre participação no Festival

A 19º edição do Festival Edésio Santos da Canção começa hoje (03) às 19h no Centro de Cultura João Gilberto com a apresentação da primeira eliminatória que vai levar ao público doze músicas. Esse ano, o festival homenageia o Rio São Francisco, as lendas e outros personagens que permeiam suas margens como as lavadeiras e os pescadores.  

O palco do evento estará localizado na Orla Nova de Juazeiro e contará com shows de atrações regionais e nacionais. Entre as atrações que animarão o Festival Edésio Santos este ano, um dos nomes da cultura regional, Maviael Melo. Ele juntamente com João Sereno, Maciel Melo e Xangai, promovem um dos mais esperados momentos do Festival...

Juliana Ribeiro será uma das atrações do encerramento do Festival Edésio Santos

Vai começar a décima nona edição do Festival Edésio Santos da Canção/Fesc 2016, que terá 24 músicos de várias partes do Brasil concorrendo a uma premiação total de R$ 33 mil, além de troféus com homenagens ao Rio São Francisco, suas lendas e outros personagens que permeiam as margens, como as lavadeiras e os pescadores. 

As eliminatórias com apresentações de 12 músicas em cada noite, acontecerão no teatro de Arena do Centro de Cultura João Gilberto nesta Quinta e Sexta, dias 3 e 4. Além das interpretações dos concorrentes, o público também será brindado com shows de artistas locais, a exemplo da notável cantora Andrezza Santos e do médico-cantor Rogério Leal...