ARTIGO - MARACANÃ: UM MONUMENTO À FALTA DE VERGONHA

29 de Jan / 2017 às 23h00 | Espaço do Leitor

Para quantos assistiram às exuberantes solenidades de Abertura e Encerramento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas 2016, aplaudidas e admiradas por milhões de pessoas no Brasil e no Mundo, pela qualidade e profissionalismo dos espetáculos exibidos, não poderia admitir, jamais, que aquele ícone do esporte nacional foi utilizado como instrumento das maiores sujeiras da corrupção nos últimos tempos:ESTÁDIO DO MARACANÃ! Foram muitos os que cresceram ouvindo pelo rádio as transmissões dos clássicos do futebol carioca, e jogos internacionais, sempre com a exaltação apaixonada dos narradores e comentaristas esportivos de que era o “maior Estádio do Mundo”! E porque não recordar que ele foi inaugurado para receber a primeira Copa do Mundo realizada no Brasil, de triste memória, por sinal, porque ali a nossa Seleção perdeu a Copa de 1950 para o Uruguai, dentro de casa!

Pela honra que o Estádio inspirava aos brasileiros, projetado para 200.000 expectadores e o título de maior do mundo, que em 1949 foi comparado ao Coliseu de Roma pelo presidente da FIFA, Jules Rimet, impossível imaginar que com tanta grandiosidade foi inaugurado com marquises ainda escoradas e quando reformado para a Copa de 2014 a obra foi entregue também com muitas pendências... Dói registrar que foram investidos (será?) 1,2 bilhões de reais na reforma para a Copa, mas, com constantes reajustes dos valores orçados, e escândalos que envolveram o governador e as três empreiteiras Odebrecht, Andrade Gutierrez e Delta, todos com históricos de crimes de corrupção em outros projetos! Então, tudo isso somado, talvez o total seja bilionário mesmo!

Ainda bem que o infeliz mentor de todo o esbanjamento de dinheiro na reforma do Estádio, encontra-se preso e desmoralizado, respondendo por toda a sua irresponsabilidade e insanidade no desvio dos recursos públicos... o Sérgio Cabral! Consta nas denúncias que ele exigia a propina de 5% sobre cada liberação de verba...! Uma vergonha!

Diante do absurdo volume de recursos financeiros desviados sob a égide desse grande evento, é muito penoso digerir tamanho desdém cometido contra a nação, não só pelo Maracanã que é apenas uma ponta do iceberg, mas diante do descalabro na construção ou reforma de mais 11 Estádios, alguns em lugares sem futebol profissional adequado ao seu uso e que justificasse um tão alto investimento para um ou dois jogos da Copa. Impressiona o descaso diante de tantos outros problemas que afetam a população, somente concebido que tenha ocorrido para alimentar o egocentrismo de governantes sonhadores! Construíram elefantes brancos, gastando bilhões de reais e que hoje são utilizados apenas para shows artísticos: Brasília, Manaus, Natal e Cuiabá, alguns com obras internas e externas ainda pendentes! Ah, o povo não sabe e preciso lembrar mais essa indecência: construíram uma passarela de acesso ao Maracanã, onde dizem ter gasto 109 milhões de reais, por onde só passaram os diretores Vips da FIFA em dois jogos da Copa; hoje isolada, porque o estádio está abandonado! Por tudo noticiado, certamente, por essa passarela passaram milhões e milhões para os bolsos de alguém.

Ouve-se muito as pessoas dizerem, numa expressão de acomodação e renúncia, que “não adianta chorar pelo leite derramado”. Mas, como não se indignar em ver que tanto dinheiro foi jogado pelo ralo, irresponsavelmente! O Maracanã hoje não tem campo de jogo nem para um “baba” de várzea; o gramado destruído; as cadeiras, aparelhos de televisão, as grades de ferro e até o busto de bronze do patrono do Estádio, jornalista Mário Filho, foram roubados! Deixo a pergunta: Como não lastimar por esse leite derramado?

Foi tão profunda a tristeza pelo desrespeito com esse Monumento Nacional, que optei por trazer esses fatos à memória dos leitores. Não vai demorar muito para esses envolvidos com as falcatruas e escândalos, sugerirem a implosão do Estádio... Alguém aí tem dúvida? Mas, se isso acontecer, que seja colocado um epitáfio bem grande: AQUI JAZ O MAIOR ESTÁDIO DO MUNDO, MORTO E DESTRUÍDO PELA MAIOR GANGUE QUE ESTE PAÍS JÁ CONHECEU!

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.