Foram encontrados 743 registros para a palavra: baiana

RICARDO LUZBEL VISITA JUAZEIRO E PROMETE REATIVAR A ASSOCIAÇÃO BAIANA DE JORNALISMO DIGITAL

Com objetivo de reativar a ABJD – Associação Baiana de Jornalismo Digital o empresário e diretor-presidente do Bahia Notícias, um dos mais importantes portais de notícias da Bahia, Ricardo Luzbel, esteve em Juazeiro este final de semana quando se reuniu com os diretores da entidade Geraldo José e Wilson Duarte para expressar esse desejo.

Durante a assinatura do Estatuto da Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD), em Salvador, na sexta-feira 25 de março de 2011, que marcou a fundação da entidade, ficou definido que 16 entes filiados terão direito a assessoria jurídica e para questões técnicas, entre outras proposições, mas este compromisso nunca foi adiante. É intenção de Luzbel com o retorno da entidade promover cursos e palestras com especialistas em webjornalismo, a fim de melhorar a qualidade das coberturas...

Proerd leva policiais voluntários para ensinar em escolas baianas

Policias militares se transformam em professores nas salas de aula do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e dão lições que vão desde o respeito aos mais velhos e a valorização da autoestima até a prevenção ao uso de drogas e álcool. São agentes voluntários, incluindo o efetivo de Bases Comunitárias de Segurança (BCS), que dedicam o seu tempo para ensinar aos pequenos da Educação Infantil e aos jovens do Ensino Fundamental de escolas da capital e do interior do estado. 

O esforço dos PMs é recompensado com o número expressivo de alunos que o Proerd tem conseguido alcançar. São 450 mil jovens formados desde a implantação do programa na Bahia, há 14 anos. A coordenadora do Proerd, capitã Suzane Melo, acredita na proposta de promover, além de questões de educação para drogas, o aumento da autoestima dos alunos. Para ela, os números comprovam os bons resultados. 

“Nosso programa não tem fronteira. Atendemos as escolas municipais, estaduais e particulares. Só depende da escola nos solicitar ou dos instrutores apresentarem nosso programa pedagógico nas instituições de ensino. Se a coordenação pedagógica ou diretoria concordarem, levamos nossa mensagem para esses alunos. Já conseguimos atender 136 municípios na Bahia e, somente esse ano, conseguimos alcançar os 72 mil alunos que vão concluir o programa até o final de 2016. Em 2017, esperamos avançar ainda mais, em quantidade de escolas e em número de alunos atendidos”, explica a coordenadora.
 

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

A próxima turma, formada por cerca de cinco mil estudantes do 5º ao 7º ano de escolas de Salvador, vai celebrar a formatura em grande estilo, em cerimônia realizada no Estádio de Pituaçu, no dia 29. São estudantes como Letícia Stefani, aluna do 5º ano do Colégio da Polícia Militar, que já está ansiosa pela festa. “Eu gostei muito desse curso, porque aprendi que a gente precisa respeitar os mais velhos, não fazer bullying com os outros, não deixar ninguém nos pressionar a fazer algo que não queremos. E eu não vejo a hora de chegar a formatura. Vai ser em Pituaçu e eu nunca fui [ao estádio]. Estou muito feliz mesmo”, conta Letícia. ..

Justiça condena juíza baiana por envolvimento com traficante colombiano

A juíza Olga Regina de Souza Santiago, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) foi condenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por envolvimento narcotraficante Gustavo Duran Bautista, líder de um grupo criminoso especializado na exportação de cocaína da América do Sul para a Europa. A juíza era investigada desde 2007 na 'Operação São Francisco' após ser flagrada em conversas telefônicas entre Olga e de seu companheiro, Baldoíno Dias Santana, com Bautista.

Nos diálogos, foram constatados o envolvimento, recebimento de valores e troca de favores da magistrada com o narcotraficante. Nesta terça, a juíza foi condenada à pena de aposentadoria compulsória, punição máxima prevista na Lei Orgânica da Magistratura (Loman). O voto foi dado pelo conselheiro do CNJ, Norberto Campelo, em processo que tramitava no órgão desde 2013, e seguido por unanimidade pelos demais membros...

Mais de 738 mil novos processos chegam à Justiça estadual baiana em um ano

Nada menos que 738.983 novos processos começaram a tramitar no Judiciário baiano em apenas um ano, segundo o relatório Justiça em Números (Ano-base 2015), divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Proporcionalmente, são 1.182 novas ações para cada magistrado. Atualmente, a carga média de trabalho do juiz estadual na Bahia chegou a 4.745 processos, atingindo 5.178 ações no primeiro grau.

Em um ano, os magistrados baianos baixaram 675 mil processos, com 526 mil sentenças. O estoque ultrapassa dos dois milhões de ações na Justiça estadual. A média é de 1.152 processos finalizados por cada juiz, ou seja, mais de três por dia, sem considerar fins de semana e feriados. "O relatório permite concluir que não se pode culpar os juízes pela demora. Os magistrados produzem muito, mesmo não contando com uma equipe satisfatória de servidores e uma estrutura adequada. Mesmo assim, não conseguem dar vazão à demanda e ao crescente número de ações no Judiciário", lembrou o presidente da AMAB, Freddy Pitta Lima...

Polícia baiana é a primeira no país a usar simulador em ocorrências

Em grandes eventos como o Carnaval de Salvador, em situações corriqueiras, a exemplo de manifestações, em casos de desastres naturais, dentre outras demandas, a polícia baiana passa a contar com a ajuda de um simulador, que faz parte do Sistema de Gestão de Informação e Inteligência.

Na prática, o programa, instalado no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (Centro Administrativo da Bahia), será alimentado com informações sobre o fato e traça um diagnóstico do que deve ser promovido de imediato...

Falta de recursos pode acarretar atraso de 13° em 30% de cidades baianas

Cerca de 30% dos municípios baianos podem encerrar 2016 sem pagar o 13° salário. De acordo com a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, a situação preocupa as gestões que serão iniciadas a partir de 1° de janeiro de 2017, tanto para quem se elegeu como para quem vai para o segundo mandato. “Isso pode gerar problemas para todos, inclusive improbidade administrativa”, disse Quitéria em entrevista a site da capital.

De acordo com a também prefeita de Cardeal da Silva, a escassez de recursos agrava a todas as gestões, mas impacta mais os municípios de menor porte, caso da cidade em que governa. “Muitas cidades não têm grandes fontes de receita, não tem indústria, ICMS [Imposto Estadual de Circulação de Mercadorias], o que piora a situação”, diz a gestora. Semana passada, a presidente da UPB esteve em Brasília junto com dirigentes municipais onde tiveram audiência com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e ministros. Eles cobram os 25% restantes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que ainda não foram transferidos pela União às cidades...

Dendê da agricultura familiar baiana é destaque nacional

A Bahia é o segundo maior produtor de dendê do Brasil, com uma produção anual de 204.986 toneladas, segundo registro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse fruto da agricultura familiar é originário da África e chegou à Bahia durante o período colonial, adaptando-se rapidamente ao litoral, que tem condições climáticas adequadas ao desenvolvimento dessa cadeia produtiva.

A produção de dendê na Bahia contribui para o desempenho do país no cenário internacional. O Brasil é, atualmente, o terceiro produtor de azeite de dendê ou óleo de palma da América Latina, perdendo apenas para a Colômbia e o Equador, respectivamente. Maria Helena Conceição, que trabalha a mais de trinta anos no Centro Comercial de Valença, no Território Costa do Dendê, destaca que “do dendê eu tiro meu pão de cada dia e garanto o sustento da minha família e ajudo minha filha no curso de enfermagem”, explica a feirante.

Floriano Nascimento, membro da Associação das Cascalheiras do Jequiriçá, de Valença, comenta que o cultivo do dendê tem sido rentável. “Pelas minhas anotações, em 2015 conseguimos colher 22 toneladas de dendê e este ano já foram mais de 30 toneladas. Isso graças ao trabalho de assistência técnica e extensão rural (Ater), oferecido pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). Isso ajudou a gente a organizar o trabalho, porque antes tudo era feito sem domínio”, conta o agricultor familiar.

Dendê

A engenheira agrônoma da Bahiater, Ana Cristina dos Santos, comenta sobre as utilizações do dendê. “O dendê tem um ciclo produtivo sustentável onde tudo se aproveita, da tala da planta, que se confecciona artesanato e biojóias, até o resíduo, o que amplia a possibilidade de geração de renda ao agricultor familiar”, afirma...

Diver Cidades Baianas acontece hoje em Juazeiro

O final de semana em Juazeiro começa bastante animado! Logo mais às 21h acontecerá no espaço Cais do Porto o show  Diver Cidades Baianas, que relembrará os grandes sucessos da música baiana em grande estilo com os artistas NILTON FREITTAS, JOTA VELLOSO E GERÔNIMO.

O programa Geraldo José desta sexta-feira (30) entrevistou, com exclusividade, os artistas que farão o Diver Cidades Baianas...

Justiça Eleitoral baiana participa de 'tuitaço' promovido pelo TSE em parceria com o MPF

Com o objetivo de divulgar informações sobre as Eleições 2016 e chamar a atenção dos eleitores para a importância do voto consciente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), realizará nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, a partir das 17h, um 'tuitaço' no site de rede social Twitter. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) também fará parte da ação utilizando a hashtag (#) #VotoConsciente...

Diver Cidades Baianas promete ousadia em mistura de ritmos

A  DNZ  PRODUÇÕES E EVENTOS   realiza no  próximo dia 30, a partir das 21 horas, no espaço Cais do Porto, em Juazeiro,  o show  Diver Cidades Baianas, trazendo um revival das músicas baianas em grande estilo, com os artistas NILTON FREITTAS, JOTA VELLOSO E GERÔNIMO. O evento  promete   movimentar o grande público de Juazeiro e adjacências em um show que será marcado por grandes sucessos nos ritmos de Samba, Axé , Bossa, MPB entre outros.

OS ARTISTAS..

Justiça Eleitoral baiana lança aplicativo Radar TRE-BA

Criado com o objetivo de estreitar a relação entre a imprensa e a Justiça Eleitoral na Bahia, o aplicativo Radar TRE-BA já está disponível para download. Na ferramenta, compatível para android, jornalistas e demais interessados poderão acessar um vasto conteúdo, a exemplo de detalhes sobre quantitativo e perfil dos eleitores e candidatos no Estado. O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado na loja virtual Google Play.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, por meio da Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial (Ascom/TRE-BA), o Radar TRE-BA oferece ainda a possibilidade de acesso rápido às últimas notícias e conteúdos veiculados através das mídias sociais do Regional...

Entidades do Governo da Bahia firmam cooperação técnica para reduzir mortes nas estradas baianas

Anualmente, 370 pessoas morrem em acidentes de trânsito nas rodovias estaduais da Bahia. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram registradas 189 mortes, outras 412 pessoas ficaram gravemente feridas em decorrência de atropelamentos e colisões. Para reduzir o número de vítimas, o Governo do Estado está convocando órgãos e entidades de trânsito para firmar um Termo de Cooperação Técnica, onde se comprometem a criar políticas de redução de acidentes nas estradas baianas.

O documento será assinado nesta quinta-feira (15), durante o Workshop de Segurança Viária, realizado pelas secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e da Segurança Pública (SSP), no auditório do Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Com o acordo, que envolve também o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), secretarias de Saúde (Sesab) e Administração (Saeb), por meio do Detran, pretendem atingir a meta de reduzir pelo menos 30% do índice de mortalidade no trânsito, até o fim de 2020...

EU PENSO ASSIM...VALEU PELO ESFORÇO E DETERMINAÇÃO

Todo mundo acompanhou a situação do JUAZEIRO SOCIAL CLUBE na preparação para a viagem a Teixeira de Freitas para cumprir seu compromisso pela 7ª rodada do BAIANÃO – 2ª DIVISÃO. Era um jogo de muita responsabilidade. Faltava dinheiro para cobrir as despesas com a viagem e o clube estava parado, sem treinamento, mas o time viajou mais de 24 horas para o jogo de sábado, 27. Tudo isso concorreu para a derrota, 2 x 1. Pelas circunstancias, até que atuamos bem, mesmo com a evidencia do cansaço.

Estamos ainda na ultima posição na tabela, com apenas 5 pontos ganhos e ainda temos três jogos para frente, dia 03/09, aqui contra o IPIRANGA, dia 07/07, fora enfrentar a CATUENSE e fecha seus compromissos no ADAUTÃO contra o ATLÂNTICO, dia 11. Só dois clubes vão disputar quem vai para a primeirona. Hoje, o líder é o TEIXEIRA DE FREITAS com 18 pontos ganhos e o 2º colocado é ATLÂNTICO com onze...

Juazeiro joga bem, mas perde mais uma no Baianão Série B

Depois de enfrentar 21 horas de uma viagem e sem treinamentos durante a semana, o técnico Chico Heldder havia passado ao grupo o poder da superação para vencer a partida e que o time precisava atacar e se impor mesmo jogando fora de casa, no Estádio Tomatão, contra o líder do campeonato na tarde do último sábado (27) no jogo valido pela sétima rodada do Campeonato Baiano de Futebol Profissional da Série B edição 2016.

O tom da partida foi realmente muito forte com o Juazeiro massacrando o Portela de Teixeira de Freitas desde os primeiros minutos de jogo. O time do Juazeiro não foi a Teixeira de Freitas para disputar um jogo, mas atrás de fazer um resultado positivo; jogava demais, bem postado mostrando um futebol alegre, vistoso e aguerrido.

Com toques rápidos, um time muito bem acertado, invertia bolas, tocava e chegava constantemente com perigo na área do Portela. De tanto insistir, o gol do Juazeiro chegou aos 18 minutos, em jogada na qual Ebinho pressiona a zaga e sobra para Mazinho que em velocidade, ganha da zaga e chuta cruzado no canto direito do goleiro Portelense fazendo 1x0 aos 18 minutos do primeiro tempo. Na metade do segundo tempo, o time do Juazeiro começa a sentir os efeitos da longa viagem e o técnico do Portela Paulo Sales tirou o meia Narciso e colocou o atacante Caio Cara de Buldogue. O time teixeirense foi pra cima e aos 27 minutos do 2º tempo em um bate e rebate dentro da área do Juazeiro o volante Marcelo empatou o jogo em 1 a 1. 

A torcida empurrava o time pra cima do Juazeiro, e aos 44 minutos da etapa final um o lateral direito Fieta cruzou na cabeça do atacante Caio Cara de Buldogue que sem marcação meteu a cabeça na bola e estufou a rede do goleiro Júnior. Gol que deu a vitória ao time de Teixeira de Freitas...

URGENTE: Segundo assessoria, Juazeiro Social suspende atividades e pode desistir do Baianão

De acordo com informações recebidas pela assessoria do Juazeiro Social Clube, o presidente do time Rafael Campêlo, acaba de suspender todas as atividades da agremiação. Isso mesmo, tudo isso por não poder arcar com todas as despesas do time como: folha de pagamento dos atletas e funcionários, hospedagem e alimentação na casa do atleta e outros.

No próximo domingo, 28, o Juazeiro deveria jogar na cidade de Teixeira de Freitas e não dispõe de verba para isto. Segundo assessoria, o presidente está contactando empresários e pessoas que gostem do Juazeiro para que ajudem o time a sair desta crise financeira. Se não conseguir R$ 6.000,00 ( seis mil reais ) até quinta feira, o time não viajará e poderá ser eliminado e suspenso do Campeonato Baiano...

JUAZEIRO EMPATA E PERMANECE NA LANTERNA DO BAIANÃO DA SÉRIE B

O Juazeiro Social Clube apenas empatou sem abertura do marcador (0x0) na tarde deste sábado contra o Atlético de Alagoinhas no Estádio Antônio Carneiro e permanece na lanterna do Campeonato Baiano da Série B, com apenas cinco pontos ganhos.

No confronto do próximo sábado, dia 27, o Juazeiro vai até a cidade de Teixeira de Freitas para enfrentar o líder da competição com 12 pontos, sete mais que o tricolor juazeirense...

Juazeirense Carol Baiana falou com nossa equipe sobre o futebol feminino na Rio 2016 e seus projetos

Após a brilhante participação das meninas do futebol brasileiro que pode terminar com uma medalha de bronze nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, a juazeirense Carol Baiana conversou com nossa equipe e falou de suas impressões desta campanha e seus projetos junto com a seleção, já que nossa atleta participou do último mundial sub-20 com atuação destacada.

Sem perder nenhum jogo da nossa seleção durante o Rio 2016, Carol ressaltou a campanha das atletas brasileiras e destacou o alto nível das adversárias: “Na minha opinião elas tiveram um ótimo campeonato, jogaram com amor e coração. Nos últimos jogos não conseguiram balançar a rede e quando se vai para os pênaltis nem sempre o melhor time ganha. Também vale a pena ressaltar a competência da técnica da Suécia que passou por duas potências do futebol feminino com o plano de jogo estabelecido por a mesma”...

Força e trajetória de mulheres negras mostram o retrato da cultura baiana 

Mulheres que estão fazendo história na Bahia e no mundo e guardam entre si uma característica em comum: são negras. Esse grupo ocupa todos os lugares, posições sociais e diferentes círculos de influência. São mulheres empoderadas que relatam suas vidas sobre o ponto de vista de quem tem, na cor da pele, a trajetória marcada por uma série de preconceitos e diretos privados ao longo do tempo.

istória essa que elas decidiram mudar e que contam com breves relatos do especial 'Nossa Cultura', uma série de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secult), em parceria com Secretaria da Cultura (Secult) e outras pastas. A ideia da série é mostrar ações de governo que têm mudado a cara da cultura baiana...

JUAZEIRO VENCE SEU PRIMEIRO JOGO NA SÉRIE B DO BAIANÃO

A vitória do Juazeiro Social Clube diante do Atlético por 3x 1 neste sábado (13), com gols de Mazinho, Jorginho 14 e Ebinho deu um alívio aos torcedores locais. Além disso, o time não se abateu mesmo tomando um gol conseguiu se reestruturar, mantendo um bom nível de atuação e dando a alegria merecida ao torcedor.

“Com a chegada dos reforços, é inegável afirmar que o Juazeiro evoluiu bastante. O time hoje, é consistente, consegue jogar com intensidade e parece ter colocado o pé na forma, aproveitando as oportunidades que tem e tentando de todas as maneiras, alcançar a vitória. Com ajustes no setor defensivo, visando cortar o mal de tomar gols ridículos no início da partida pela raiz, e pinceladas no setor ofensivo, buscando uma maior efetividade nos gols feitos, temos tudo para começar a botar medo nos adversários. Agora, o apoio da torcida deverá ser incondicional” destacou o torcedor e colaborador Valterlino Pimentel...

Justiça Eleitoral baiana incentiva a inscrição de mesários com conhecimento em Libras

A fim de garantir o amplo acesso dos eleitores surdos ou com deficiência auditiva às seções nas eleições municipais de 2016, assim como a eliminação de barreiras comunicacionais impostas a esse segmento, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) incentiva cidadãos com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a se inscreverem para atuar voluntariamente como mesários.

Podem se inscrever os estudantes dos cursos de Fonoaudiologia e Licenciatura, das diversas áreas do conhecimento, que já tenham cursado a disciplina Libras, os intérpretes, professores de surdos, assim como qualquer cidadão regularmente quite com a Justiça Eleitoral que possua conhecimentos básicos da língua de sinais. Os interessados em trabalhar como mesários nas seções eleitorais podem fazer sua inscrição acessando o site do Tribunal (www.tre-ba.jus.br), clicando no banner do projeto "Mesário Voluntário", para preencher a ficha de inscrição...