Foram encontrados 1275 registros para a palavra: Rio São Francisco

ESGOTO EM SENTO-SÉ CONTINUA SENDO DESPEJADO NO RIO SÃO FRANCISCO

O Portal Sento-Sé Notícias publicou neste sábado (28) e encaminhou ao Blog GJ importante denúncia sobre o esgotamento sanitário do município de Sento-Sé, cujos dejetos fecais permanecem sendo despejados no Velho Chico. Confira:

Quando o assunto é o Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Sento Sé o que não falta são críticas e pedidos para que sejam resolvidos os inúmeros problemas. Há mais de 20 anos a população sofre com o serviço precário oferecido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Em contato com a redação do Sento-Sé Notícias, moradores denunciam novamente o despejo do esgoto da cidade diretamente no leito do Rio São Francisco...

Após 8 meses do rompimento da barragem de Brumadinho (MG) indios sofrem o impacto da morte do Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco

Em 25 de janeiro, a barragem I da mina Córrego do Feijão rompeu em Brumadinho (MG), liberando 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração e deixando 248 mortos – 22 pessoas ainda estão soterradas. O impacto não foi só em vidas. Além de destruir uma área de aproximadamente 300 hectares, a lama tóxica atingiu o rio Paraopeba, que registrou presença de rejeitos de mineração na usina hidrelétrica de Retiro Baixo, a 318 km do local da tragédia.

Oito meses após o crime da mineradora Vale, a aldeia Naô Xohã teve seu modo de vida destruído pela morte do rio Paraopeba. A comunidade com cerca de 200 indígenas das etnias pataxó e pataxó Hã Hã Hãe reivindica, desde o fim de agosto, junto ao Ministério Público Federal (MPF), a realocação para outro território. A área deve ser disponibilizada pela Vale, que irá se reunir nas próximas semanas com os indígenas e o MPF para negociar a disponibilização da nova localidade...

Operação erradica mais de 6 mil pés de maconha cultivados em ilhas do Rio São Francisco

Uma operação conjunta das policias Militar e Federal erradicou na segunda-feira (23) um plantio de maconha em ilhas do Rio São Francisco, na Zona Rural de Orocó, no Sertão de Pernambuco. Segundo a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM), 6.324 pés de maconha foram erradicados e ainda apreendidas 100 gramas de sementes.

Toda droga foi erradicada e incinerada no local e uma amostra entregue na delegacia de Polícia Federal de Salgueiro...

EXCLUSIVO: GOVERNO BOLSONARO GANHA FORÇA PARA INSTALAR USINA NUCLEAR EM ITACURUBA, NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

No próximo dia 30, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Reive Barros, do Ministério de Minas e Energia, e o presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, têm uma reunião com o governador Paulo Câmara. Na pauta principal, o pleito para o Estado sediar, em Itacuruba, uma usina nuclear, conforme estudos já feitos pelo Ministério de Minas e Energia.

Conforme este Blog Geraldo José denunciou com exclusividade no mês de janeiro deste ano, já existem estudos para implantar um centro de energia nuclear no município de Itacuruba, Sertão de Itaparica, município localizado nas margens do Rio São Francisco. ..

SENADOR, LÍDER DO GOVERNO BOLSONARO DEFENDE INSTALAÇÃO DE USINA NUCLEAR NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO; MOVIMENTOS SOCIAIS REAGEM

Em entrevista ao Programa de Rádio Frente a Frente, direto de Brasília, o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), anunciou que irá procurar o governador Paulo Câmara, nos próximos dias, para convencê-lo a aceitar a instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba, investimento, segundo ele, da ordem de U$ 2,5 bilhões. 

O senador explicou explicou que o Governo Bolsonaro está retomando o projeto de abertura de novas usinas no País e que no caso de Pernambuco a melhor localização ainda continua sendo Itacuruba, conforme estudos anteriores. “Pernambuco não pode ficar de fora, em todo lugar do mundo existe usina nuclear, que gera uma energia limpa, sem nenhum risco”, disse. Sobre a reação negativa da população quando se discutiu o assunto em governos anteriores, o senador afirmou que não há mais preconceito em relação à energia nuclear. ..

Rio São Francisco se destaca com agricultura e abre portas para novas tecnologias da área

O São Francisco é um dos rios mais importantes do Brasil, seja por questões históricas ou, principalmente, econômicas. Com mais de 2800 km de extensão, e atravessando cinco estados diferentes, o Velho Chico sempre foi utilizado para a geração de energia elétrica e também para a navegação marítima no país. Porém, nos últimos anos, algumas regiões ao redor do rio se transformaram em referências para a agricultura nacional mais desenvolvida.

Durante as cheias do rio, como explica o portal Mundo Educação, a bacia de 639.219,4 km² permite que a agricultura nas proximidades seja bastante eficiente. Na região do nordeste, onde se encontra 62,5% de toda a estrutura, acabou sendo criada uma oportunidade para o crescimento econômico da localidade sem que houvesse dependência direta da produção de energia ou então do uso da água apenas para transporte de mercadorias.

..

Senador Ângelo Coronel defende atuação mais forte da Codevasf na recuperação do Rio São Francisco 

Senadores de vários partidos lembraram, em sessão especial no Plenário, nesta quinta-feira (29), os 45 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta quinta-feira (29).

O senador baiano,  Ângelo Coronel (PSD-BA), definiu a empresa como um canal de integração dos estados, mas lembrou que é preciso continuar olhando para o São Francisco.  “A transposição é importante, mas é preciso limpar calhas, plantar mata nas margens e recuperar o rio — alertou o senador...

Oficina educativa do Parque Fluvial aborda preservação do Rio São Francisco e atrai população juazeirense

A revitalização e a preservação do Rio São Francisco ainda esbarram na falta de conhecimento e conscientização da sociedade em geral. Foi o que alertou nesta quarta-feira (28) a oficina educativa desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR). O evento faz parte das atividades desenvolvidas dentro do cronograma da Meta 1 do Parque Fluvial, aconteceu na Praça CEU, localizada no bairro Tabuleiro, e contou com a participação de alunos e professores da rede municipal de ensino e também da comunidade em geral.

Com a exibição do documentário ‘Rio São Francisco – Uma história pra contar’ a oficina que lotou o cine teatro da Praça CEU, levou ao conhecimento dos participantes informações variadas sobre o Rio São Francisco como: aspectos geográficos e históricos, o seu papel sócio econômico, como se deu o seu descobrimento e até mesmo a lenda de que o Rio nasceu das lágrimas de uma índia que chorava por seu amado não ter retornado da luta pela posse de terras...

Movimento entrega carta aberta aos vereadores de Petrolina sobre situação do rio São Francisco

Uma carta com o resumo das discussões ocorridas no Seminário da Água, realizado em junho deste ano, foi entregue na sessão de ontem (27) aos vereadores de Petrolina. O documento traz um apanhado das falas dos participantes padre Luiz Ângelo e os professores Mábio Dutra e Moisés Almeida.

“Ficou evidenciado na reflexão do seminário da água, que o rio está morrendo a cada dia; dados técnicos e visuais nos mostram a situação alarmante do São Francisco: morte de peixes e extinção de espécies aquáticas, esgotos jogados no rio sem tratamento, córregos e riachos transformados em canal de esgoto, desvios do curso natural das água...”, diz um trecho da correspondência...

Alunos de escola em Maniçoba participam de palestra sobre educação ambiental e preservação do Rio São Francisco

O setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) realizou nesta segunda-feira (26) palestra na Escola Municipal Santa Inês, distrito de Maniçoba, sobre preservação do Rio São Francisco, mata ciliar e meio ambiente. A ação está dentro do Projeto Lápis na Mão desenvolvido pela TV São Francisco em parceira com a Prefeitura de Juazeiro.

O projeto lápis traz como tema “Vegetação solo e água: uma relação de proteção que mantém o nosso Rio” e tem como objetivo estimular nos estudantes criatividade, conhecimento, desenvolvimento da escrita, além de debater o tema no ambiente escolar. Esse ano a novidade é que os professores devem gravar em vídeo no momento da aplicação das atividades em sala de aula. Os melhores vídeos serão exibidos no dia da cerimônia de premiação...

Preservação do Rio São Francisco é tema de oficina educativa do Parque Fluvial

A preservação do rio São Francisco é um dos desafios ambientais para o enfrentamento de vários problemas que a sua extinção pode causar a todos os ribeirinhos. O tema será pauta de uma oficina educativa, desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) para conscientizar a sociedade a respeito desta questão tão importante. O evento acontece na próxima quarta-feira (28), na Praça CEU no bairro Tabuleiro, às 19h.

O tema será abordado através da exibição de vídeos e documentários que mostram fatos sobre o Rio São Francisco. A ação faz parte das atividades desenvolvidas dentro do cronograma da Meta 1, voltada para a educação ambiental do Parque Fluvial...

Rio São Francisco: Articuladores do Grito dos Excluídos denunciam “Esse sistema não Vale”

Na semana da Pátria, os gritos se avolumam na garganta de gente simples que denúncia os diversos problemas a que os cidadãos brasileiros estão submetidos em detrimento de um sistema que coloca o mercado, o dinheiro em primeiro lugar e não respeita a vida. Não por acaso, o lema deste ano é “Este sistema não Vale! Lutamos por justiça, direitos e liberdade”.

O lema faz uma alusão direta à empresa Vale,mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país responsável pelo rompimento da Barragem em Brumadinho que culminou em centenas de mortos e desaparecidos, além de severas consequências ainda não identificadas para o ecossistema do rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco...

MDR emite nota à imprensa sobre o Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco

Sobre o Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa:

1. A Pasta decidiu, nesta quinta-feira (15), suspender o bombeamento no Eixo Leste – trecho do Projeto em pré-operação – após equipamentos de monitoramento emitirem alerta durante a fase final de enchimento da barragem Cacimba Nova, em Custódia (PE);..

Câmara de Vereadores de Salgueiro discute transposição do Rio São Francisco e uso de águas

A Câmara de Vereadores do município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, realizou nesta quarta-feira (14) um debate sobre o funcionamento e distribuição das águas da transposição do rio São Francisco. O evento foi aberto ao público. Antes da sessão da câmara técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional do eixo norte realizaram uma palestra esclarecendo a população sobre as novas técnicas de funcionamento da utilização das águas da união.

Participaram da reunião na Casa Epitácio Alencar o técnico do MDR Rafael Tela, a assistente social do ministério Helena Oliveira, o coordenador de Assuntos do Eixo Norte, Bruno Cravo, e o coordenador do MDR na região, Francisco Botelho, além do representante da Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco, Leonardo Marquine...

Ministério Público inclui Instituto do Meio Ambiente e Embasa como réus em ação civil pública devido poluição do Rio São Francisco

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) ofereceram aditamento à Justiça para a inclusão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) como réus em ação civil pública ajuizada originariamente pelo Instituto Vale do São Francisco (Ivasf). 

No aditamento, que foi resultante do fato de os MP’s terem assumido o polo ativo da demanda, os MPs requerem a condenação de todos os réus ao pagamento de R$ 200 milhões em danos morais coletivos em relação à população dos municípios baianos de Paulo Afonso e Glória, prejudicada pela proliferação de plantas aquáticas (macrófitas) no reservatório de Moxotó (BA)...

Nota sobre a metodologia de cobrança pelo uso dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

A Lei Federal nº 9.433/1997, a Lei das Águas, confere como uma das competências dos comitês de bacia hidrográfica estabelecer os mecanismos e os valores a serem cobrados dos respectivos usuários de água na sua área de atuação. Esta mesma Lei estabelece que compete ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos deliberar sobre as questões que lhe tenham sido encaminhadas pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos ou pelos Comitês de Bacia Hidrográfica.

No ano de 2008, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) sugeriu ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) os valores a serem cobrados na bacia por meio da Deliberação CBHSF nº 40/2008 e seus anexos. O CNRH aprovou esta metodologia e seus respectivos valores em 13/04/2010, por meio da Resolução CNRH nº 108. Esta aprovação marcou o início da cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio São Francisco, operacionalizada pela Agência Nacional de Águas – ANA...

PESQUISA REVELA QUE O RIO SÃO FRANCISCO, ENTRE PETROLINA E JUAZEIRO ESTÁ CADA VEZ MAIS SECO

"Olhando a situação do rio São Francisco dá vontade de chorar. Convivo dentro do rio, dia e noite, madrugadas e sinceramente só Deus o vai salvar. A  imagem é desoladora. É dramático olhar o rio. A água acabou em vários pontos do Velho Chico e esse rio está morrendo, vai respirando cada dia menos e devagarinho."

O lamento é do pescador, Tadeu Reis da Costa. Ele já foi presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo. Tadeu afirma que vai completar no próximo mês de outubro 63 anos e aos cinco já acompanhava o pai nas pescarias pelas águas do Rio São Francisco. "A  imagem é desoladora. É dramático olhar o rio. A água acabou em vários pontos do rio e esse rio está morrendo, vai respirando cada dia menos devagarinho."...

Leilão para geração de energia renovável no Rio São Francisco mostra apreço de Bolsonaro pelo Nordeste, diz Fernando Bezerra

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), destacou o leilão de geração de energia renovável no Projeto de Integração do Rio São Francisco anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro durante a inauguração da primeira etapa da Usina Solar Flutuante, no Reservatório de Sobradinho, na Bahia. O objetivo é elevar o potencial energético do canal da transposição e garantir recursos para o bombeamento das águas. A expectativa é que o leilão seja realizado no fim de 2020 e gere R$ 15 bilhões em investimentos e 12 mil empregos diretos.

Segundo Fernando Bezerra Coelho, o aproveitamento da superfície de água ao longo da transposição do rio São Francisco vai permitir a geração de energia fotovoltaica em quantidade superior ao que é produzido hoje pela Barragem de Sobradinho. “Além de apoiar uma fonte alternativa e sustentável, mostrando, portanto, o compromisso do governo federal com a nova matriz energética brasileira, a iniciativa mostra o apreço do presidente Jair Bolsonaro com o desenvolvimento do Nordeste. Vamos evitar gastar mais água na geração de energia e teremos mais água para irrigar o Nordeste”, disse o líder em discurso no plenário do Senado...

RIO SÃO FRANCISCO: TÉCNICOS E PESQUISADORES MAPEIAM 236 CIDADES MINEIRAS E ENCONTRAM ELEMENTOS QUÍMICOS

Com uma área de 233.564km², a bacia hidrográfica do rio São Francisco no estado de Minas Gerais, uma das mais importantes do país, foi mapeada por pesquisadores e técnicos em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em 236 municípios do estado quanto às concentrações naturais de 53 elementos químicos nos solos e sedimentos de fundo dos rios, além de 27 cátions, sete ânions e quatro parâmetros físico-químicos para águas superficiais e de abastecimento público.

Arsênio, Chumbo, Flúor, Ferro, Nióbio, Potássio, Sódio e Zinco são algumas das substâncias estudadas. Este levantamento é composto pela análise de 1587 amostras de sedimento de fundo; 1581 amostras de água de superfície; 504 amostras de solo; e 218 amostras de água de abastecimento público que foram coletadas antes do tratamento efetuado para consumo humano, sendo provenientes de poços, barragens ou diretamente das drenagens...

Barragem de rejeitos causa temor em região próxima ao Rio São Francisco, no semiárido baiano

A construção de uma barragem de rejeitos entre os municípios de Pindaí e Caetité, no sudoeste da Bahia, tem preocupado moradores da região que se sentem ameaçados e questionam sobre o local e o método escolhidos, e o Ministério Público, que já vem atuando para mudar a localização do empreendimento. 

Com previsão para ser construída em 2020 e entrar em operação em 2023, a barragem tem capacidade total de 180 milhões de metros cúbicos e funcionará, tal como proposta, a cerca de 12 km da barragem de Ceraíma, fonte de água potável que abastece a região, e a 150 km do São Francisco...