Foram encontrados 785 registros para a palavra: ensino

Prefeitura Juazeiro entrega a primeira Escola de Tempo Integral do Ensino Fundamental de Carnaíba

Dentro do Programa 'Toda Sexta tem Obra', a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude entrega, nesta sexta-feira (02) às 9h, a primeira unidade de Tempo Integral de Ensino Fundamental, do distrito de Carnaíba do Sertão, também Centro de Referência em Alfabetização - a Escola Pedro Dias.

A nova unidade vai oferecer aos alunos e professores uma estrutura confortável e segura. A 107ª escola do município foi reformada, ampliada e climatizada e vai atender mais de 70 alunos, de 6 a 8 anos, com uma estrutura de três salas de aula, sala multimídia, salas de diretoria e coordenação, banheiros acessíveis, refeitório, cozinha, parque infantil, entre outros ambientes...

HDM de Petrolina participa de mais uma reunião com os maiores centros de assistência, ensino e pesquisa do país

A equipe médica do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina discutiu, neste mês de julho, o tema "Acretismo Placentário" com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mais 10 centros de assistência, ensino e pesquisa do país. O debate aconteceu por videoconferência, durante a reunião médico-científica do Grupo de Interesses Especiais (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina – da qual o HDM faz parte. 

As discussões são sempre muito enriquecedoras e deixam os profissionais atualizados sobre as novidades e avanços da medicina no país. O Dom Malan sempre acompanha essas mudanças e todos os seus protocolos estão de acordo ao que é desenvolvido nos grandes centros. O Acretismo Placentário, por exemplo, é uma complicação obstétrica grave. É uma condição em que a formação da placenta ultrapassa os limites esperados dentro do útero, fixando-se profundamente na parede uterina. Nos casos mais graves, acomete a parede abdominal e, assim, chega a outros órgãos adjacentes, como bexiga e intestinos, trazendo riscos para a saúde da mãe e do bebê...

SENTO-SÉ: ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ESTÃO EM SITUAÇÃO DE ALERTA E ATENÇÃO

Segundo dados publicados pelo: Qedu.org.br. dados do Ideb/Inep (2017).(2019), das 26 escolas da Rede Municipal de Ensino pesquisadas entre 2017 e 2019, mostra que mais de 80 % (oitenta por cento) das Escolas, Colégios e Sala Avançadas  não atingiram as metas estabelecidas e mais de 73% (Setenta e três por cento) não cresceram nos índices.

De acordo com levantamentos divulgados pelo portal QEdu, o município de Sento Sé não vem batendo as metas. O IDEB GERAL ficou muito abaixo das metas previstas para o Ensino Fundamental nos anos iniciais e pior ainda nos anos finais. Das 26 unidades escolares pesquisadas estão em situação de alerta (VERMELHO) nos anos iniciais: Escola Municipal Professora Aurélia, Escola Núcleo D. Pedro I, Escola Núcleo José Freire dos Santos, Escola Municipal América Sento Sé Valverde (sede), Salas Avançadas: Dr. Jayro Sento Sé, Emilio Vieira Batista, João Cezário Pacheco, Plácido Martins Duarte.   Escolas que estão em situação de ALERTA (VERMELHO) anos finais: Colégio Municipal Custódio Sento Sé (Sede), Escola Núcleo D. Pedro I, Vereador Antonio Alves de Souza, Escola Luiz Antonio dos Reis (Piri)...

IF Sertão-PE abre inscrições para vagas por transferência, reingresso, professor da rede pública de ensino e portador de diploma

Estão abertas até o dia 28 de junho as inscrições do processo seletivo para preenchimento de vagas através dos critérios de transferência, reingresso de outra instituição de ensino superior, professor da rede pública de ensino e portador de diploma no IF Sertão-PE. As 84 vagas ofertadas são para ingresso no segundo semestre deste ano, nos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Ouricuri, Floresta, Serra Talhada e Salgueiro. Todos os documentos necessários devem ser anexados eletronicamente no endereço spvo.ifsertao-pe.edu.br/. 

No campus Petrolina, estão disponíveis vagas para os cursos de Tecnologia em Alimentos e Licenciaturas em Química, Física, Computação e Música; no campus Petrolina Zona Rural, as vagas são para Agronomia; no campus Salgueiro, Licenciatura em Física, Sistemas para Internet e Tecnologia em Alimentos; co campus Ouricuri, Licenciatura em Química; no campus Serra Talhada, Licenciatura em Física e, no campus Floresta, Gestão de Tecnologia da Informação e Licenciatura em Química. A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 4 de julho. ..

Ministro da Educação diz que contingenciamento não afetou diretamente o funcionamento de nenhuma instituição de ensino

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse nesta segunda-feira (17), durante um evento para a liberação de recursos em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, que o contingenciamento não afetou diretamente nenhuma instituição de ensino no país.

“A gente já recebeu todos os reitores que quiseram conversar com a gente. A gente já está falando de contingenciamento há dois meses e pouco. No começo os grandes veículos de comunicação disseram: Olha vai fechar, vai quebrar, vai falir e absolutamente não tem um único exemplo até agora de aula interrompida, fruto do contingenciamento, porque a verdade aparece. Passado dois meses, a verdade apareceu. A gente está tendo que apertar o cinto em 3,5% que é administrável e isso não afetou diretamente o funcionamento de absolutamente nenhuma instituição de ensino no país”, ressaltou...

II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (II Conartes) da Univasf está com inscrições abertas para minicursos e oficinas

Com o tema “Transformar para Resistir”, o Colegiado de Artes Visuais (Cartes), da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) realiza o II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (Conartes) e o III Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Artes. A programação acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), entre os dias 3 e 6 de julho, e está com inscrições abertas para minicursos e oficinas. O Congresso é voltado para estudantes, professores e profissionais da arte. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho.

Para efetivar a inscrição é necessário enviar um e-mail para o endereço eletrônico [email protected], informando o nome completo, instituição vinculada, o minicurso que deseja participar e o comprovante de pagamento. A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 100,00, a depender da graduação do congressista. As vagas para participar dos minicursos são limitadas, entre 15 e 20 vagas, a depender do espaço disponível...

HDM/IMIP discute “Restrição do Crescimento Fetal” com grandes centros de ensino e pesquisa do país

A equipe médica do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina discutiu, neste mês de maio, o tema “Restrição do Crescimento Fetal” com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mais 10 centros de assistência, ensino e pesquisa do país. 

O debate aconteceu por videoconferência, durante a reunião médico-científica do Grupo de Interesses Especiais (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina – da qual o HDM faz parte. Dessa vez, o caso clínico da sessão colaborativa do SIG de Obstetrícia Patológica foi apresentado pela R3 de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Tocantins, Emanuelle Luana Voltolini. Diagnóstico e conduta foram abordados por professores da UFT. ..

Instituto Federal oferecerá 60 vagas de ensino superior para 2º semestre de 2019, em Floresta

O campus Floresta do Instituto Federal do Sertão Pernambucano oferece 60 vagas em dois cursos superiores por meio do Sistema de Seleção Unificada – SISU, para início no segundo semestre de 2019. São 25 vagas para o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, e 35 vagas para a Licenciatura em Química, ambos cursos no turno noturno. 

Podem participar do processo seletivo estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, realizado em 2018, e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação. A inscrição será feita no site www.sisu.mec.gov.br , entre os dias 04 e 07 de junho, gratuitamente. Durante o período de inscrição os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, o local de oferta, o turno e a modalidade de concorrência. O candidato pode alterar as opções de cursos, assim como cancelar...

Padre de Uauá publica livro sobre o Ensino de Filosofia e os Valores na Escola e na Família

Padre José Erimateia de Oliveira, atualmente pároco de São João Batista, em Uauá-BA, publica livro com o título “O ensino de Filosofia e os valores na escola e na família” pela editora Appris, onde ressalta aspectos importantes sobre a família e a escola, que são lugares da vivência de valores. O autor traz elementos contundentes sobre a relação da família e da escola com a educação, buscando responder a questão: a quem cabe a responsabilidade de transmitir valores e educar, a família ou a escola? 

No livro, padre José Erimateia mostra as dificuldades e perspectivas encontradas no processo educacional, de maneira concreta, por meio de experiências e depoimentos de gestores, professores e educandos. Ele destaca com profundidade a importância do ensino de Filosofia para o fortalecimento dos valores na escola e na família, que passam por grandes turbulências, pois enfrentam dificuldades por causa da indisciplina, especialmente diante da ausência de limites e da vivência de valores éticos e morais, particularmente no âmbito familiar. ..

Comitê de Ação Pública de Ensino-Serviço é formado em Juazeiro

Na terça-feira (14), profissionais da saúde e representantes de instituições de ensino superior da região estiveram reunidos para formar o comitê que disseminará sobre os Contratos Organizativos de Ação Pública de Ensino-Serviço (COAPES). O encontro teve como objetivo articular uma comissão para fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade.

De acordo com o Ministério da Saúde o COAPES se estabelece enquanto dispositivo que apoia o desenvolvimento do processo de negociação e articulação, alimentando esferas públicas na construção da integração ensino-serviço/serviço-ensino, tendo a Educação Permanente em Saúde enquanto referencial ético e político. Esse processo de contratualização viabiliza o fortalecimento da integração entre instituições de ensino, serviços de saúde ao colocar estes atores para discutirem a organização dos cenários de prática de seu território, assumindo responsabilidades mútuas...

PROJETO PROPÕE INCLUSÃO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO, MORAL ÉTICA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, NA BAHIA

Projeto de Lei 21.974/2016, de autoria do Deputado Estadual Roberto Carlos (PDT), propõe a inclusão da disciplina "Educação, Moral e Ética" no currículo escolar das escolas da rede pública e privada no Estado.

O Projeto de Lei pretende motivar os estudantes na construção de um conjunto de valores que possibilitem uma melhor convivência com a sociedade, pautada em princípios de respeito e liberdade.
A proposta de inclusão social e ética na grade curricular pretende alcançar alunos do ensino fundamental e médio, na rede pública e privada...

Audiência pública discute inclusão da temática indígena na rede estadual de ensino

O ensino da história e da cultura indígenas será reforçado no currículo do ensino público baiano. Para a concretização da iniciativa, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA) realizou uma audiência pública nesta terça-feira (7), com o intuito de colher contribuições para o projeto de Resolução sobre o Ensino da História e da Cultura Indígena nos Currículos da Educação Básica, no Sistema Estadual de Ensino da Bahia.

A proposta discutida no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT) é desmembrar as Resoluções CEE nº 23/2007 e nº 48/2008 e elaborar uma resolução específica para incluir nos currículos das escolas públicas e privadas o estudo da temática indígena, atendendo à Lei nº 11.645/2008. A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, destacou que a audiência pública ajuda a aprimorar o espaço de construção democrática...

SEDUC inicia as formações do mês de maio para os profissionais da educação da rede municipal de ensino

Nesta sexta-feira (03), a Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) iniciou as formações continuadas do mês de maio, preparando os profissionais da educação da rede municipal de ensino de Juazeiro, através da Escola de Formação dos Educadores – EFEJ. No turno da manhã, os auxiliares de atendimento especializado – AEE, que trabalham com os alunos com deficiência na rede, participaram da formação no auditório da SEDUC, e os professores do 5º ano, estiveram reunidos na Formação SAEB, na EFEJ, durante os dois turnos.

De acordo com a diretora da EFEJ, Cristine Hermenegildo as formações do SAEB tem o objetivo de preparar os educadores para melhorar a aprendizagem do aluno, e consequentemente atingir resultados positivos, a exemplo da meta 6.0 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o principal indicador de qualidade da educação brasileira...

Educação Básica: Após 10 anos, Petrolina alcança melhor nível em avaliação de ensino em Pernambuco

Depois de conquistar o maior resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, entre as cidades pernambucanas com mais de 100 mil habitantes, Petrolina volta a ser destaque no estado na área da Educação. Comprovando a melhoria da qualidade do ensino municipal, Petrolina conquistou, em 2018, o maior resultado do 5º ano em Língua Portuguesa, dos últimos 10 anos, alcançando o nível 'Desejável' pela primeira vez na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE).

O nível 'Desejável' é o mais alto entre os quatros critérios estabelecidos pelo sistema. O município ficou em primeiro lugar entre os seis maiores municípios, em população, com resultados positivos no ranking, à frente de cidades como Caruaru, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Durante uma década, Petrolina permaneceu no nível 'Básico'. Em matemática, os estudantes dos 5º anos também alcançaram bons resultados...

Prefeitura lança projeto para fortalecer ensino de Português e Matemática em Petrolina


Um encontro promovido, na sexta-feira (5), no auditório do Senac, com a presença dos gestores e coordenadores escolares e com a equipe técnica da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, marcou a implantação do projeto ‘Aprova Brasil’ em Petrolina. A iniciativa da prefeitura vai contemplar os alunos do 2° ao 9° ano, das escolas de ensino fundamental do município. Pautado nas matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), propostas pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto é composto por um acervo de livros didáticos e uma plataforma digital destinados aos estudantes e educadores; guias de orientações e recursos didáticos para os educadores e um programa de formação docente.   

Foram adquiridos 26 mil exemplares de livros que serão utilizados, uma vez por semana, nas salas de aula. Alguns exemplares já foram apresentados aos educadores durante o encontro. A programação contou com uma palestra de Amanda Bastos, Representante da Editora Moderna, responsável pela distribuição do material. ..

Petrolina Educa: prefeitura retoma obra interrompida na gestão passada e melhora ensino no Maria Tereza

Uma solicitação antiga dos moradores do KM-25, no Projeto Maria Tereza, em Petrolina, vai se tornar realidade na gestão do prefeito Miguel Coelho. Motivo de alegria para centenas de famílias que sonham com uma educação melhor para seus filhos, no final do mês de março, os pais puderam presenciar a retomada da construção de uma nova escola na comunidade. 

A obra paralisada na gestão passada, agora, está sendo coordenada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. No local, serão construídas seis salas de aula; uma biblioteca; refeitório, banheiros e espaços administrativos. O trabalho faz parte da plataforma 'Petrolina Educa', iniciativa da Prefeitura de Petrolina para melhorar a infraestrutura e ensino na rede municipal. ..

Seminário do Itaú Social e ICEP vai elaborar diagnóstico da rede municipal de ensino de Juazeiro

Nesta segunda e terça-feira (01 e 02), o Itaú Social e o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) realizaram o ‘Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede’, que faz parte das ações do Programa Melhoria da Educação. O evento reuniu no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, equipe técnica pedagógica, pais e alunos da sede e interior do município, para levantar dados que irão subsidiar as ações do Programa.

De acordo com a presidente do ICEP, Elizabete Monteiro, o instituto trabalha há mais de 20 anos para tornar realidade o sonho do acesso à educação pública de qualidade. “Ficamos felizes quando o Itaú Social nos informou que Juazeiro seria um dos municípios que iria desenvolver o Programa. Nosso trabalho agora é juntamente com a equipe da SEDUC, os profissionais da rede e os professores melhorar a aprendizagem dos alunos a partir da formação continuada aliada à mobilização social em Territórios Colaborativos, da disseminação de conhecimentos e da participação no debate político da Educação”, ressaltou Elizabete...

Prefeitura de Petrolina investe em educação e requalifica unidades de ensino em Nova Descoberta

O cenário da educação em Nova Descoberta, na zona rural, está sendo transformado através do trabalho da Prefeitura de Petrolina. Após anos reivindicando melhorias para as unidades de ensino da comunidade, os moradores estão contemplando um novo tempo na educação. Prédios que no passado estavam em quase situação de abandono por parte do governo, agora, estão se transformando em espaços requalificados e adequados para atender os estudantes da região.

Com equipes trabalhando em ritmo acelerado, nos próximos meses, mais uma obra de manutenção será entregue à comunidade. A Escola Municipal José Nunes de Santana está recebendo serviços de pintura geral; troca das instalações elétricas que estavam comprometidas; instalação de grades de segurança nos corredores; troca dos equipamentos dos banheiros, impermeabilização de lajes e reforma de parte do muro que tinha desabado...

Poder Legislativo precisa se aliar aos docentes do ensino superior, afirma deputado Hilton Coelho (PSOL)

Membro da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) afirmou seu "irrestrito apoio e solidariedade aos docentes do ensino superior que nesta segunda-feira, 18, às 14 horas, realizarão uma manifestação na Casa exigindo respeito e que o Estatuto do Magistério Superior não seja rasgado prejudicando a sociedade e a categoria".

 "Não podemos aceitar que se façam mudanças sem ouvir a categoria e, como foi ao final de 2018, o governador Rui Costa (PT) e sua bancada, no apagar das luzes em uma manobra regimental, aprove modificações no Estatuto do Magistério Superior. O resultado foi a ampliação da carga horária mínima de sala de aula para o regime de dedicação exclusiva. O artigo 12 da Lei 14.039/18 pôs fim à possibilidade de reduzir a carga horária de 12 para 8 horas, em sala de aula, para exercício de pesquisa e extensão pelos docentes em regime de Dedicação Exclusiva (DE). A medida acarreta prejuízos no funcionamento das universidades, na relação com os órgãos de fomento à pesquisa, nos serviços prestados à sociedade, além de afetar o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão", enfatiza Hilton Coelho...

Equipe do Hospital Dom Malan/IMIP discute NIPT com principais centros de saúde e ensino do país

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina discutiu esta semana (12) – durante a reunião médico-científica do Grupo de Interesses Especiais (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina, formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), HDM, e mais 10 instituições de saúde, ensino e pesquisa do país - o TESTE NÃO INVASIVO PARA PESQUISA DE ANEUPLOIDIAS FETAIS (NIPT).

A sessão colaborativa, do SIG de Obstetrícia Patológica, foi presidida pela própria Unifesp, tendo como professores convidados os doutores Conrado Ragazini, Conrado Coutinho e Fabrício Costa. O encontro foi transmitido por videoconferência para os demais centros participantes. Todo mês, as instituições pertencentes a esta rede de telemedicina discutem temas ligados ao ensino, pesquisa, assistência, gestão e avaliação remota...