Foram encontrados 56 registros para a palavra: MAPA

Deputados da oposição apontam mapa da violência da Bahia, com dois mil mortes

"O número de dois mil homicídios na Bahia, nos últimos meses, dado revelado dia (04) pelo Mapa da Violência aponta para uma situação lamentável que a Oposição vem denunciando há muito tempo no estado", diz o líder da Bancada na Casa, deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM). Contudo para o deputado, ainda que esse número seja assustador, infelizmente ainda não é o real, já que a Secretaria de Segurança Pública não apresentou o quadro de todos os últimos meses, faltando entregar ao centro de pesquisas os dados de janeiro e fevereiro.

"O governo infelizmente tem sido omisso em relação, a violência e não age com transparência na gestão da segurança pública no estado. Não houve uma mudança concreta na política de segurança nos últimos anos e o medo da população aumenta a cada ano", ressalta...

Municípios incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro participam de encontro em Recife

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, promove nesta quinta-feira (10), na sala Tracunhaém, no Centro de Convenções de Pernambuco,  a última reunião com os municípios das regiões que compõem o Mapa do Turismo em Pernambuco.

O objetivo dos encontro é auxiliar as cidades na articulação de um plano estratégico para o turismo até 2019, além de formalizar Conselhos Municipais de Turismo para promover as potencialidades turísticas das localidades. Nos últimos meses, a Empetur conseguiu reunir todos os municípios que ainda dependiam de suporte para as reuniões. ..

Parceria entre Codevasf e Mapa vai beneficiar irrigantes com apoio à produção

Cerca de 11 mil produtores agrícolas dos projetos públicos de irrigação mantidos pelaCompanhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) serão beneficiados com acordo de cooperação técnica firmado entre a empresa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Por meio da parceria será viabilizada uma série de ações de apoio aos irrigantes. O acordo foi assinado pelo ministro interino do Mapa, Eumar Novacki, e pelo presidente da Codevasf, Avelino Neiva, na segunda-feira (13), em Brasília (DF).

Segundo o acordo firmado, que tem a vigência de cinco anos, o foco são as ações prestadas pelo Mapa, especialmente no âmbito da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo. "Por meio da parceria serão realizadas ações conjuntas voltadas para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no tocante ao apoio à produção agropecuária, além de promover a difusão de tecnologias sustentáveis de irrigação e drenagem para os agricultores localizados nas áreas de atuação da Companhia. É mais um compromisso da empresa na busca de alternativas para retomar importantes ações de apoio ao produtor", ressalta Avelino Neiva sobre os objetivos do acordo...

Brasil pode voltar ao mapa da fome da ONU, diz economista do Ibase

Especialista em segurança alimentar, o economista Francisco Menezes, coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e consultor da ActionAid Brasil, explica por que o País pode estar prestes a voltar para o Mapa da Fome da ONU.

O Brasil deixou de figurar no mapa em 2014 - quando foi constatado que menos de 5% da população estava em situação de vulnerabilidade extrema. Um relatório entregue às Nações Unidas em julho e assinado por 40 ONGs que atuam no País, entre elas o Ibase e o ActionAid, foi quem primeiro fez o alerta sobre o aumento da fome...

Bahia tem 150 municípios no novo mapa do Turismo brasileiro

O Ministério do Turismo (MTur) anunciou na última quinta-feira (dia 14) o novo mapa turístico do país. Com a reconfiguração, a Bahia passou de 117 a 150 municípios com reconhecido potencial para a atividade turística. O Estado se configura como líder do Nordeste e detém quase 20% do total de 758 cidades turísticas da região.

Importante instrumento de planejamento e alocação de recursos do MTur, o mapeamento fornece subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de gestão, estruturação e promoção dos destinos. A partir deste ano, o mapa turístico será atualizado a cada biênio...

Municípios têm até esta quinta-feira para entrar no Mapa Turístico da Bahia

Cidades baianas que desejam ser mantidas ou inseridas no mapa turístico brasileiro têm até esta quinta-feira (20) para enviar documentação à Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), com apoio da Setur, o mapeamento fornece subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de gestão, estruturação e promoção dos destinos.

Para que o município tenha o potencial turístico avaliado, as prefeituras precisam enviar documentação específica para a Superintendência de Serviços Turísticos da Setur, que validará as informações e as enviará ao ministério. Após análise do MTur, que envolve avaliação de desempenho econômico, o novo mapa turístico será divulgado em setembro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (71) 3116-4143.

A documentação exigida inclui comprovante da existência de um órgão municipal de turismo, a exemplo da lei municipal para criação da secretaria ou superintendência. Dotação orçamentária para ações de turismo é outro fator indispensável. ..

Parceria entre Codevasf e Mapa vai aumentar competitividade em projetos irrigados de Pernambuco

Cerca de 3 mil famílias de produtores dos projetos públicos de irrigação do Sistema Itaparica em Pernambuco serão beneficiadas com apoio a produção numa parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ação envolve recursos da ordem de R$ 3 milhões e a primeira fase está sendo cumprida nesta semana com a apresentação do diagnóstico durante a visita das duas instituições aos projetos Fulgêncio, Brígida, Manga de Baixo, Icó-Mandantes, Apolônio Sales e Barreiras. 

A partir da elaboração do diagnóstico situacional, serão realizados levantamentos das estruturas socioprodutivas dos perímetros o que envolve, também, capacitações de produtores, visando a autogestão; implementação das técnicas voltadas às principais culturas exploradas nos projetos; manejo de solo e água e manejo de métodos mais eficientes de irrigação parcelar; e incentivo à adesão por esses métodos.

"Com a realização do diagnóstico, vamos montar o plano de trabalho para dar início as capacitações. O objetivo geral dos serviços é capacitar os produtores e suas organizações para o planejamento da produção e gerenciamento do lote, além de conscientizá-los e orientá-los para a aplicação dos princípios de boas práticas agrícolas. Além disso, possibilita a apropriação de tecnologias que permitam aumento da produtividade, agregação de valor à produção e competitividade", explica a gerente de Apoio à Produção da Codevasf, Andrea Rachel Sousa, que está acompanhada do superintendente regional da 3ª Superintendência Regional, em Petrolina (PE), Aurivalter Cordeiro.

Para o produtor Osvaldo Xavier, do projeto de irrigação Barreiras, os serviços de apoio à produção são fundamentais. "Eu acho muito importante. Antes, quando tínhamos essa assistência, o projeto estava avançando bastante, no que diz respeito a produção, comercialização e acesso ao crédito", afirma.

"Nós temos informações agora que podemos, junto com a Codevasf, trabalharmos o futuro desse apoio à produção, consolidar esse programa que vem para apoiar na organização dos produtores. Hoje, demos o pontapé inicial desse nova assistência técnica", diz Mychel Ferraz, coordenador-geral de produção sustentável do Mapa. 

Dessa etapa de diagnóstico, participam produtores, lideranças locais, representantes da Prefeitura de Petrolândia (PE) e do Mapa e a equipe contratada para apoio à produção. Da Codevasf, também acompanham os trabalhos o gerente regional de Empreendimentos de Irrigação da 3ª Superintendência Regional, José Costa Barros; o chefe da Unidade Regional de Apoio à Produção, Marcelo Ramos, e o analista em Desenvolvimento Regional Márcio Ferreira.
    
Sistema Itaparica

O Sistema Itaparica é um conjunto de dez projetos de irrigação situados na fronteira do Submédio São Francisco entre Pernambuco e Bahia. Foi criado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) no final da década de 1980 para compensar famílias que viviam na área rural onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga. Ele é voltado à agricultura familiar.

Até 2014, os projetos do complexo Itaparica eram administrados por meio de parceria entre a Codevasf e a Chesf. Com o fim do convênio, as áreas irrigadas localizadas nos municípios pernambucanos de Petrolândia, Floresta e Itacuruba passaram a ser administradas pela 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), com o apoio da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, em Brasília.

Os projetos irrigados do Sistema Itaparica situados em Pernambuco ocupam uma área total de 58 mil hectares. As principais culturas são banana, goiaba, coco, feijão, macaxeira e hortaliças. Em 2016, a área cultivada foi de 11,7 mil hectares, a produção média estimada chegou a 186,8 mil toneladas/ano, atingindo um volume bruto de produção de cerca de R$ 157,6 milhões...

Agricultores se reúnem com representantes do Mapa e discutem modelo de assistência técnica em Petrolina

Dois líderes do Sindicato da Agricultora Familiar (Sintraf) estiveram nesta quinta-feira (19) na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no centro de Petrolina, Sertão de Pernambuco, para discutir detalhes sobre a assistência técnica que o Ministério da Agricultura (Mapa) promoverá para os pequenos produtores do município.

Entre os presentes na reunião estavam a presidente do Sintraf, Isália Damacena, o secretário de políticas agrícolas da entidade, Natalício Luíz, além de representantes do Mapa, entre eles Michel Ferraz (coordenador geral de produção) e Pedro Corrêa (diretor da secretaria nacional do Produtor Rural e Cooperativismo), e superintendentes da Codevasf, instituição que será responsável pela aplicação do treinamento técnicos dos agricultores em Petrolina...

Parceria entre Codevasf e Mapa beneficia 3 mil agricultores familiares em Pernambuco

A partir deste ano, cerca de três mil famílias de produtores dos projetos públicos de irrigação Fulgêncio, Brígida, Manga de Baixo, Icó-Mandantes, Apolônio Sales e Barreiras, em Pernambuco, serão beneficiadas com assistência técnica e extensão rural (Ater), por meio de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ação envolve recursos da ordem de R$ 3 milhões. Os agricultores a serem atendidos produzem em lotes pertencentes ao Sistema Itaparica.
 
"Os projetos irrigados do Sistema Itaparica são espaços totalmente ocupados por agricultores familiares, que possuem lotes cujo tamanho médio é de três hectares, e desempenham um papel fundamental no equilíbrio social e econômico de importantes municípios do submédio São Francisco, que recebem diretamente a influência de suas atividades econômicas baseadas na agricultura irrigada", explica a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino.

De acordo com o cronograma das ações da parceria entre Codevasf e Mapa, serão realizadas, até dezembro de 2017, a elaboração de diagnóstico situacional contemplando o levantamento das estruturas sócio-produtivas dos perímetros e capacitações de produtores visando autogestão, implementação das técnicas voltadas às principais culturas exploradas nos projetos, manejo de solo e água e manejo de métodos mais eficientes de irrigação parcelar e incentivo à adesão por esses métodos. O acompanhamento dos trabalhos será feito por meio de comitê técnico formado por representantes do Mapa e da Codevasf. 

Na avaliação do diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado, a parceria é uma excelente oportunidade para a empresa voltar a desenvolver os serviços de Ater no Sistema Itaparica. "Isso mostra a maturidade do governo em unir órgãos no objetivo do bem comum para atender a sociedade", ressalta. Segundo ele, a parceria começa pelo estado de Pernambuco e deve se estender para outros perímetros da Codevasf. "É mais um compromisso da empresa que sai da zona de conforto e busca alternativas para retomar importantes ações como é o caso da Ater", conclui Napoleão.    

O objetivo geral dos serviços de Ater é capacitar os produtores e suas organizações para o planejamento da produção e gerenciamento do lote, além de conscientizá-los e orientá-los para a aplicação dos princípios de boas práticas agrícolas. Além disso, possibilita a apropriação de tecnologias que permitam aumento da produtividade, agregação de valor à produção e competitividade. "As ações visam também educar os produtores para o uso racional dos recursos de água e solo, com o correto manejo da irrigação parcelar e estimular a organização dos produtores para o empreendedorismo e a agricultura familiar em moldes sustentáveis", explica Andrea Rachel Sousa, gerente de Apoio à Produção da Codevasf. 

Para nivelar as ações a serem desenvolvidas e programar outras atividades no âmbito da parceria, nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), haverá visita técnica nas Superintendências Regionais da Companhia em Petrolina e Juazeiro. O grupo contará com a presença do diretor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável do Mapa, Pedro  Alves Corrêa, e do coordenador geral de produção sustentável do Mapa, Mychel Ferraz; além do secretário-executivo da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Marco Pedra, e da gerente de Apoio à Produção da Codevasf, Andrea Rachel Sousa, além de técnicos da área.


Sistema Itaparica em Pernambuco

O Sistema Itaparica é um conjunto de dez projetos de irrigação entre Pernambuco e Bahia, criado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) no final da década de 1980 para compensar famílias que viviam na área rural onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga. Ele é voltado à agricultura familiar.

Até 2014, os projetos do complexo Itaparica eram administrados por meio de parceria entre a Codevasf e a Chesf. Com o fim do convênio, as áreas irrigadas localizadas nos municípios pernambucanos de Petrolândia, Floresta e Itacuruba passaram a ser administradas pela 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), com o apoio da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, em Brasília (DF).

Os projetos irrigados do Sistema Itaparica situados em Pernambuco ocupam uma área total de 58 mil hectares, com área irrigável de 10 mil hectares. As principais culturas são banana, goiaba, manga, mamão, coco, feijão, melancia, abóbora, cebola e hortaliças. Em 2015, a produção média estimada chegou a 156,9 mil toneladas/ano, atingindo um volume bruto de produção de cerca de R$ 103 milhões...

ADAB e MAPA realizam Treinamento do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos

Com o objetivo de treinar e habilitar veterinários autônomos para a coleta de material para diagnóstico da doença infectocontagiosa Mormo (causada por uma bactéria que atinge homens e equídeos), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), vinculada à Secretaria de Agricultura (SEAGRI), e o Ministério da Agricultura (MAPA), promovem o 22° Treinamento do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos, nos dias 04 e 05 de janeiro de 2017, em Vitória da Conquista.

A expectativa é que mais de 50 veterinários autônomos participem do evento, que contará com palestras abordando temas como Resenha dos Equídeos; Situação Atual do Mormo na Bahia; Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos, e Legislação e Metodologia de Diagnóstico Laboratorial para Mormo. As inscrições serão realizadas no escritório da ADAB, em Vitória da Conquista...

Coordenador do Mapa visita Petrolina; motivo é a reivindicação de agricultores por assistência técnica

O coordenador geral de produção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Michel Ferraz, visitou nesta terça-feira (6) a Casa do Mel e os lotes de pequenos agricultores em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Ferraz esteve na cidade para estudar a aplicação da assistência técnica aos agricultores familiares, que é uma das reivindicações do sindicato da categoria (Sintraf).

A visita do coordenador é resultado da conversa entre a diretoria do Sindicato dos Agricultores Familiares e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em novembro. Na ocasião, Maggi se comprometeu em atender a demanda da categoria. "O agricultor precisa de assistência técnica que oriente sobre a plantação, adubação e colheita, além do combate às pragas. Portanto, se não tivermos essa apoio, a produção em Petrolina não alcançará seu potencial", analisa a presidente do Sintraf, Isália Damacena...

Abertura da Flica terá lançamento do Mapa da Palavra

Nesta quinta-feira (13), tem início a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece até domingo (16), no município do Recôncavo baiano. Pelo segundo ano seguido, Governo do Estado realiza uma ampla programação voltada para as áreas de educação, cidadania, cultura e turismo. A abertura será às 15h, no Claustro do Convento do Carmo, com a apresentação da historiadora e escritora Mary Del Priore, que vai enfocar o tema 'Histórias da Gente Brasileira'. A mesa será mediada pelo secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal.

Durante a abertura, Jorge Portugal fará a apresentação do resultado do Projeto Mapa da Palavra, composto por um site e quatro publicações, que serão distribuídas gratuitamente durante a Flica. Desenvolvido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), o projeto de mapeamento identificou artistas da palavra nos 27 territórios de identidade da Bahia, buscando ajudar a divulgar suas produções.

O site contará com minibiografias e trabalhos literários dos autores, como uma galeria permanente dos artistas da palavra da Bahia, e poderá ser consultado a partir do dia do lançamento. Pela manhã, a Secretaria de Educação do Estado vai promover, no Espaço Educar para Transformar, o Sarau do Concurso Festa Literária na Rede Estadual: 169 anos de Castro Alves, com a participação dos estudantes vencedores do concurso, que teve 121 obras inscritas nos distintos gêneros literários (poesia, prosa, carta e cordel).

O objetivo do concurso é promover ações voltadas para o desenvolvimento das experiências criativas nos contextos escolares e a preservação da memória cultural da Bahia. Neste caso especial, os estudantes foram motivados a produzir escritos literários baseados nas diversas temáticas da obra do escritor Castro Alves. O Espaço Educar para Transformar- palco das ações do Governo na Flica-, fica instalado na Casa do Iphan, em frente à Câmara Municipal de Cachoeira...

Bahia tem pelo menos 8 cidades entre as mais violentas do País, aponta estudo.

De acordo com o Mapa da Violência 2016, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), mais de 40.000 pessoas morreram vítimas de arma de fogo no Brasil em 2014. O relatório apontou que o número de homicídios por armas de fogo passou de 6.104, em 1980, para 42.291 em 2014.

A Bahia, de acordo com o relatório, é uma das campeãs negativas com pelo menos 7 cidades incluídas entre as 20 mais violentas do Brasil. Segundo o estudo, a cidade com maior taxa de homicídios no país foi Mata de São João, com 102,9 assassinatos com arma de fogo por habitante. O Mapa da Violência também apontou que a região Nordeste apresentou os piores números em quase todos os anos da década de 2004 a 2014. A taxa média em 2014 foi de 32,8 mortes com arma de fogo por 100 mil habitantes...

Ministério retira 37 municípios de mapa do turismo na Bahia

O mapa do turismo da Bahia perdeu 37 municípios, informou o Ministério do Turismo (MTur) nesta terça-feira (12). O estado reduziu de 154 para 117 o número de municípios participantes de suas 13 regiões turísticas após o redimensionamento do mapa, que foi realizado em todo território brasileiro. No país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do MTur no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de turismo dos estados. A última edição era de 2013 e considera uma categorização eu vai de A a E, a partir do desempenho da economia do turismo. Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas. Entre 2013 e 2015, a Bahia manteve o número de cidades das categorias A (4) e B (15). A categoria C passou de 31 para 27 municípios - ou seja, perda de 4. Já a categoria D foi a que mais teve locais retirados: foram 28 a menos, passando de 87 para 59. Na letra E, 5 deles deixaram a lista, indo de 17 para 12. O estado teve identificadas 13 regiões turísticas: Baía de Todos os Santos, Caminhos do Jiquiriçá, Caminhos do Oeste, Caminhos do Sertão, Caminhos do Sudoeste, Chapada Diamantina, Costa das Baleias, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros, Lagos e Canyons do São Francisco, Vale do São Francisco. ..

Bahia atualiza Mapa Turístico com classificação dos municípios

Dos 417 municípios baianos, mais de 150 possuem atrativos para viajantes, o que significa que uma em cada três cidades pode ser roteirizada para atividade turística, seja por suas praias, cachoeiras, patrimônio histórico, etc. Dada a extensão desse território, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) realiza, entre os dias 24 de fevereiro e 7 de abril, um programa de atualização do Mapa Turístico, incluindo a categorização dos municípios.

Na etapa seguinte, os dados apurados serão remetidos ao Ministério do Turismo, a fim de que sejam consolidados no Mapa Turístico Brasileiro. “Este levantamento é importante para orientar as políticas públicas de desenvolvimento. Contribui de forma decisiva para o aperfeiçoamento da gestão, assim como para otimizar o uso de recursos públicos”, explicou o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino.

Categorização

A atualização do Mapa Turístico prevê a categorização dos municípios, conforme estabelecida pela portaria do Ministério do Turismo, nº 144 (27 de agosto de 2015). Devido à grande quantidade de municípios inseridos nas zonas turísticas, serão utilizados critérios objetivos que traduzam a economia do turismo. São quatro as variáveis para a classificação nas categorias A, B ou C: número de ocupação formal no setor de hospedagem; número de estabelecimento formal no setor de hospedagem; estimativa do fluxo turístico doméstico e a estimativa do fluxo internacional.

Olimpíadas

O secretário Nelson Pelegrino assinala que o mapeamento produzirá efeitos práticos já este ano, com a realização das Olimpíadas. A Tocha Olímpica Rio 2016 passará a noite nas chamadas “Cidades Celebração”, desde que façam parte de alguma Região Turística do Mapa do Turismo Brasileiro e que estejam categorizadas, com exceção das capitais estaduais e do Distrito Federal.

Atualizações

O Mapa do Turismo Brasileiro define a área que deve ser trabalhada prioritariamente pelo ministério. Ele é atualizado periodicamente e conta com versões de 2004, 2006, 2009 e 2013. Esta última versão possui 3.345 municípios brasileiros. ..

Secretaria distribui mapa turístico para visitantes de Petrolina


A Secretaria Executiva de Turismo, da Prefeitura de Petrolina, está distribuindo mapas turísticos para os visitantes que escolheram Petrolina e cidades vizinhas como destino para as férias. O mapa contém os principais pontos turísticos da cidade, rodovias de acesso e uma descrição sobre a localização da cidade, crescimento e desenvolvimento econômico do município. A Secretaria também disponibiliza um guia com as rotas do Rio São Francisco.

Para o secretário executivo de Turismo, Iuric Pires, esse trabalho de promoção da cidade tem grande importância para o Vale do São Francisco. "Apesar de Petrolina ser a porta de entrada, temos a preocupação de levar informações dos municípios que compõe a região", expõe o secretário Iuric Pires, acrescentando ainda que a gestão do prefeito Julio Lossio tem se empenhado em tornar Petrolina uma cidade receptiva para quem chega e especialmente para quem vive aqui. "O prefeito Julio tem investido em ações que deixem a cidade limpa e organizada para os turistas, mas principalmente para que vive aqui todo o ano", avalia Iuric. ..