O Ministério do Turismo (MTur) anunciou na última quinta-feira (dia 14) o novo mapa turístico do país. Com a reconfiguração, a Bahia passou de 117 a 150 municípios com reconhecido potencial para a atividade turística. O Estado se configura como líder do Nordeste e detém quase 20% do total de 758 cidades turísticas da região.
Importante instrumento de planejamento e alocação de recursos do MTur, o mapeamento fornece subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de gestão, estruturação e promoção dos destinos. A partir deste ano, o mapa turístico será atualizado a cada biênio.
"A ampliação do número de municípios baianos no mapa deve-se ao trabalho de conscientização dos gestores em relação à importância da economia do turismo e à visão estratégica que alia atrativos naturais e culturais a produtos e serviços de qualidade para atração de visitantes para o Estado", explica o secretário do Turismo, José Alves.
A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) foi parceira do Ministério do Turismo na mobilização dos municípios e, durante o primeiro semestre, realizou oficinas para discutir os parâmetros do novo mapeamento.
O extenso território baiano está dividido em 13 zonas turísticas, que agora passam a agregar 150 cidades que tiveram seus desempenhos econômicos avaliados. Destas, 53 foram enquadradas nas categorias A, B e C, que indicam maior concentração do fluxo turístico nacional e internacional na Bahia, como Salvador, Cairu, Lençóis, Mata de São João, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro. As demais figuram entre os destaques do turismo regional.
Chapada Diamantina Lencois Foto Jota Freitas
Gruta do Santuário - Romaria em Bom Jesus da Lapa Ba Foto Rita Barreto Setur
Juazeiro Vale do Sao Francisco Foto Tatiana Azeviche
Morro de Sao Paulo Cairu Bahia Foto Jotafreitas
Pelourinho com Turistas Foto Rita Barreto Setur
Praia do Forte Foto Joao Ramos Bahiatursa
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.