Dois líderes do Sindicato da Agricultora Familiar (Sintraf) estiveram nesta quinta-feira (19) na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no centro de Petrolina, Sertão de Pernambuco, para discutir detalhes sobre a assistência técnica que o Ministério da Agricultura (Mapa) promoverá para os pequenos produtores do município.
Entre os presentes na reunião estavam a presidente do Sintraf, Isália Damacena, o secretário de políticas agrícolas da entidade, Natalício Luíz, além de representantes do Mapa, entre eles Michel Ferraz (coordenador geral de produção) e Pedro Corrêa (diretor da secretaria nacional do Produtor Rural e Cooperativismo), e superintendentes da Codevasf, instituição que será responsável pela aplicação do treinamento técnicos dos agricultores em Petrolina.
De acordo com Michel Ferraz, o Mapa vai criar turmas como a de Produção Orgânica a partir de fevereiro. A previsão, segundo ele, é que todo mês um técnico também faça visitas aos agricultores familiares de orgânicos. “O objetivo é que esses produtores levem suas demandas aos técnicos, de modo a serem resolvidas”, disse.
Perguntado sobre o andamento da iniciativa, o coordenador geral afirmou que o Mapa está “fazendo a seleção dos técnicos”. “Serão pessoas de proficiência e que devem contribuir para a produção local", indicou Ferraz. O secretário do Sintraf, Natalício Luíz, aproveitou a indicação do coordenador para expor as expectativas do agricultor familiar. "Precisamos de técnicos que expliquem sobre conteúdos que não temos conhecimento ou domínio, como a aplicação adequada de produtos naturais orgânicos", exemplificou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.