Foram encontrados 865 registros para a palavra: MULHERES

Exibição do documentário Mulheres do Licuri em Itiúba

Na noite de sábado (26/10), as licurizeiras da Comunidade de Três Ladeiras/ Itiúba foram homenageadas com o documentário "Mulheres do Licuri", da jornalista Ilanna Barbosa. O evento aconteceu na 12ª edição da Festa do Licuri, que esse ano trouxe o tema:  Licuri, Patrimônio Biocultural dos Povos da Caatinga.

Durante a tarde, comunidades, visitantes da região norte da Bahia e estudiosos  esperavam ansiosos pela exibição do filme. Patrícia Simões, uma das mulheres protagonista do filme se sentia feliz e contemplada com o documentário. "É uma sensação maravilhosa ter a oportunidade de fazer parte desse trabalho e mostrar junto as minhas companheiras a nossa rotina na extração e beneficiamento do licuri. Este trabalho incentiva ainda mais nós, mulheres aqui da comunidade, a continuar lutando para melhorar nossa renda e garantir a qualidade de vida ",  exclamou Patrícia...

Mulheres que nos inspiram a lutar pela vida

Estamos terminando o Outubro Rosa, mês de luta e prevenção contra o câncer de mama, luta que deve continuar o ano inteiro com iniciativas para esclarecer as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e o cuidado com a saúde. Foi compreendendo a relevância desse tema para nós, mulheres, que aceitei o convite da articuladora social Katussia Almeida e da professora Andréa Cristiana Santos para produzir o jornal “Amigas do Peito”.

A produção jornalística conta a trajetória de cinco mulheres que tiveram câncer de mama e traz um conteúdo lúdico e educativo com informações sobre conscientização e o autocuidado relacionado ao câncer de mama para mulheres de todas as camadas sociais. Como futura jornalista, percebi a necessidade de divulgar informações contextualizadas sobre o tema como o direito à saúde e defender políticas públicas para assistência médica. ..

Documentário 'Mulheres do Licuri' é lançado na Festa do Licuri em Itiúba-BA

Neste final de semana (26 e 27/10), a jornalista Ilanna Barbosa faz o lançamento do documentário  Mulheres do Licuri, na comunidade de Três Ladeiras, em Itiúba (BA), durante a 12ª Festa do Licuri.

A produção audiovisual da jornalista reconhece o protagonismo e a liderança das mulheres no segmento do extrativismo com o fruto e busca impulsionar a visibilidade e diversificação deste trabalho. "O filme aborda a melhoria da qualidade de vida de mulheres, através do extrativismo do licuri  e valoriza os direitos das mulheres rurais, desde a igualdade de gênero, o aumento da renda com o beneficiamento do fruto e o desenvolvimento sustentável", afirma Ilana Barbosa...

Campanha 'Mulheres Negras Pela Vida' vai ser lançada nesta sexta (25) na UPE de Petrolina

A campanha ‘Mulheres Negras Pela Vida’ será lançada nesta sexta-feira (25), às 19h, no espaço de convivência da Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O intuito é chamar atenção para as pessoas quando a violência sexista e o racismo estrutural que ainda é presente na sociedade brasileira.

De acordo com a organização do evento, manequins vão ficar distribuídos em espaços de grande circulação de pessoas na cidade. Eles vão expor dados sobre a violência de gênero e de raça. Em Petrolina, de 28 de outubro a 1º de novembro, o local escolhido é a Praça do Bambuzinho, na Avenida Souza Filho, no Centro da cidade...

Petrolina: mutirão leva mamografias a mais de 500 mulheres e prefeitura alerta para número de faltas

A campanha ‘Outubro Rosa’, de prevenção ao câncer de mama, continua em Petrolina. Além da iluminação de diversos equipamentos públicos, a prefeitura está ofertando, desde o início do mês, mais de mil exames de mamografias para as mulheres do município. Até o momento já foram atendidas cerca de 500 mulheres.

De acordo com a secretária executiva de Gestão em Saúde, Cassia Guimarães, esse mutirão de mamografia tem o objetivo de zerar a fila de espera pelo procedimento para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. “Fizemos o levantamento das guias que estavam nas unidades de saúde e estamos agendando e ligando para essas mulheres informando o dia e o horário para fazer o exame”, frisou...

Dormentes: Mulheres podem se inscrever para curso de capacitação Ela Pode/Google

As mulheres são maioria das trabalhadoras e empreendedoras em diversos setores da economia, mas para ser um líder de sucesso, é preciso capacitação. Pensando nisso, a Prefeitura de Dormentes em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco traz para o município, o Programa Ela Pode, do Instituto Rede Mulher Empreendedora e apoiado pelo Google.

O curso gratuito é voltado para mulheres a partir dos 16 anos e tem como objetivo central o empoderamento do empreendedorismo feminino. "É essencial que as mulheres tenham oportunidade de crescer e neste evento as dormentenses vão aprender sobre liderança, negociação, networking, ferramentas digitais, entre outros temas importantes para obter sucesso em sua carreira profissional", destaca a prefeita, Josimara Cavalcanti...

Grupo de artesãs Mulheres Guerreiras realiza feirinha de artesanato para o Dia das Crianças em Juazeiro

O resgate da tradicional cultura da boneca de pano está presente na Feirinha de Artesanato das Mulheres Guerreiras de Juazeiro, que traz opções de presentes para o Dia das Crianças. São ursos, bonecas de pano, cestas de presentes e acessórios, pensados para criançada.

Feitos por um grupo de artesãs, a Feirinha de Artesanato das Mulheres Guerreiras acontece nesta sexta-feira – 11 de outubro e no sábado (13/10), na Praça Santiago Maior, Centro de Juazeiro, onde estão em exposição artigos de 18 artesãs que compõem o grupo. A feirinha vai até às 18h nesta sexta, e até as 14h no sábado...

SESAU promove manhã de acolhimento a mulheres, em alusão a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

A sala de espera da Secretaria de Saúde de Juazeiro/SESAU ganhou uma nova cor, na manhã desta terça-feira - o rosa. Quem passou por lá, recebeu informações sobre o câncer de mama, e ainda orientações de como se prevenir fazendo o autoexame. A ação faz parte da programação da campanha do Outubro Rosa da SESAU, por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas, em parceria com o Instituto Ivete Sangalo, que incentiva a participação social no controle do câncer de mama.

De acordo com a Superintendente de Gestão de Pessoas, Lorena Pesqueira, esse acolhimento foi pensado para conscientizar as mulheres que freqüentam e buscam os serviços da SESAU. “O intuito de todos que estão aqui participando dessa ação, foi impactar e demonstrar a importância que tem esse momento na vida das mulheres. Precisamos nos conhecer como mulher, nos tocar, aprender técnicas simples de conhecer o corpo e saber de fato, como é que está a saúde”, frisou...

Comissão Parlamentar de Defesa dos Direitos das Mulheres acompanha julgamento do assassino confesso de Patrícia Maria de Souza

Nessa Sexta-feira (04) sentou no banco dos réus, o policial militar Vanduir Ferreira de Lima. Ele confessou ter matado a facadas Patrícia Maria de Souza, de 31 anos, no dia 29 de Maio, na Rua Tchecoslováquia, na Rua Areia Branca em Petrolina. As vereadoras Cristina Costa e Maria Elena Alencar, presidente e relatora da comissão parlamentar de defesa dos diretos da mulher da Casa Plinio Amorim.

A mãe e irmãos de Patrícia acompanharam todo o julgamento emocionados, relembrando a crueldade do crime que deixou duas crianças órfãs, em fatos relatados  pelo promotor a partir das denúncias apresentadas pela polícia ao ministério público.  Para a relatora da comissão da mulher, vereadora Maria Elena, o momento é de tristeza, mas é também de incentivo à luta feminista.  ..

Instituto Avon promove workshop para aprimorar o atendimento da rede de proteção às mulheres da Bahia

Promovido pelo Instituto Avon, Salvador recebeu a 8ª edição do Workshop de Acesso à Justiça do Programa Respostas Eficazes às violências contra mulheres. O evento que começou dia 17 e foi encerrado ontem (19) ofereceu treinamento à integrantes de toda a rede de proteção às mulheres com o objetivo de desenvolver um trabalho eficaz e integrado no suporte às vítimas de violência doméstica e sexual.

De acordo com os dados apresentados pela Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) com base em dados das duas delegacias de atendimento às mulheres existentes na capital, uma mulher é agredida a cada 45 minutos. Nos últimos dois anos foram abertos mais de 29 mil processos de violência contra as mulheres na Bahia. Apenas 30% deles têm medidas protetivas...

SSP-BA inicia projeto para ajudar mulheres que lutam contra o câncer

A arrecadação de mechas de cabelos para confecção de perucas, lenços, turbantes e bonés que serão doados para mulheres (crianças, adolescentes e adultas) que estão na luta contra o câncer é o principal objetivo da campanha Ligadas por Fios, promovida pela Secretaria da Segurança Pública. Uma reunião entre o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e um grupo de madrinhas da ação, realizada na tarde desta quinta-feira (12), deu o pontapé inicial aos trabalhos integrados.

Entre as convidadas para o encontro estavam empresárias, promotoras de eventos e artistas, entre elas Lícia Fábio, Ana Paula Nonato, Ana Cláudia Nonato, Paula Mônaco (que fez a primeira doação de mechas para o programa), Flávia Rossy Kaline Rabelo, Carla Motta, Mari Antunes, Glória Tellez, Fabíola Reis e Nádia Moreira.

A abertura da reunião foi promovida pelo coronel Lázaro Raimundo Monteiro, superintendente de Prevenção à Violência (Sprev) da SSP. O oficial informou que no dia 25 de setembro haverá o lançamento da campanha e que a população pode ajudar doando cabelo e outros acessórios.

O secretário Maurício Barbosa, por sua vez, agradeceu o apoio das madrinhas e lembrou que a polícia busca sempre realizar trabalhos sociais. "Temos nas Bases Comunitárias de Segurança exemplos de ações sociais para crianças, adultos e idosos e o Ligadas por Fios será mais um caso de sucesso", destacou...

2° Conferência de Mulheres Rurais debate a Luta por Direitos Iguais

Mulheres do campo e das águas se reúnem, nesta quarta-feira (11.04), na 2ª Conferência Livre de Mulheres Rurais de Pernambuco. O evento promovido pela Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher-PE) e pela Comissão Permanente de Mulheres Rurais de Pernambuco (CPMR-PE) será realizado, das 8h às 16h30, no Auditório do Centro do Artesanato, localizado à Avenida Alfredo Lisboa, s/n – Marco Zero, Recife Antigo. A conferência tem o objetivo de debater e construir propostas para serem encaminhadas a 5ª Conferência Estadual, com ênfase nas políticas públicas para as mulheres rurais.

Iniciada a Conferência, a secretária Estadual da Mulher, Silvia Cordeiro fará a abertura do evento, com o tema "Mulheres e Democracia: Uma Agenda de Luta por Direitos Iguais". As 10h, acontece a palestra com a Professora Dra. Rosário Silva, docente do Curso de História da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap-PE). A partir das 11h, haverá debates com as representantes, Maria de Oliveira, Coordenadora do Programa Chapéu de Palha, da Secretaria de Planejamento e Gestão; a dirigente Estadual do MPA-PE, Vani Souza e a representante da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE-PE), Luiza de Marillac...

Igualdade de direitos para mulheres norteia discussões durante 4ª Conferência em Petrolina

Um encontro que rendeu ricos debates sobre igualdade de direitos das mulheres. Foi assim a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que aconteceu durante a sexta-feira-feira (06) no SEST SENAT de Petrolina. Com o tema principal "Mulher e Democracia: Uma agenda de Luta por Direitos Iguais", o evento contou com a presença de mulheres de diversos segmentos, além de representantes do poder público e sociedade civil. 

A abertura da Conferência ficou por conta de uma apresentação musical que rendeu muitos aplausos à cantora Carol Notaro, que presenteou o público com interpretações de 'Força Estranha' e 'Pagu'. A mesa de abertura do evento foi composta pela secretária–executiva da Mulher, Bruna Ruana; pelas vereadoras Maria Elena e Cristina Costa; pela advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Petrolina, Letícia Azevedo; pela presidente do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres, Rosicleide Soares; pela representante da Secretaria Estadual da Mulher, Normeide Farias, além dos vereadores Zenildo do Alto do Cocar e Paulo Valgueiro. ..

Estudante da Facape é única brasileira a apresentar trabalho em Congresso Argentino sobre Direito e Ficção e aborda a luta das mulheres por direitos iguais

Daniela de Oliveira Guimarães, aluna do curso de direito da Facape, participou recentemente do Congresso sobre Direito e Ficção, o "Ficción y derecho"  promovido pela  Universidad de Buenos Aires (UBA), na Argentina. A discente, que foi a única brasileira entre os demais estudantes universitários do evento, abordou em seu artigo a luta das mulheres na busca por direitos iguais.

Daniela comenta que a motivação para falar sobre o tema de seu artigo, se deu pela afinidade que tinha com o assunto, e após uma longa análise de materiais, direcionou seu artigo para o termo "fardo mulan", expressão utilizada pela Professora de Economia do Rio de Janeiro, Vivian Almeida, utilizada como referência. O "fardo mulan" refere-se a Marta, jogadora brasileira de futebol e a questão da igualdade salarial. O nome Mulan, refere-se à história da lendária guerreira chinesa, que precisou realizar algo descomunal para conseguir falar sobre liberdade e direitos iguais...

Mulheres do Sertão do São Francisco debatem feminismo e agroecologia

Liberdade, empoderamento, respeito, organização e coragem. Estas foram algumas das palavras escritas em pétalas que formaram uma grande margarida no primeiro dia da 18ª Assembleia da Rede Mulher do Sertão do São Francisco. Além da força dos sentimentos escritos, o símbolo escolhido para o início do encontro foi bastante representativo. A flor fez memória à 6ª Marcha das Margaridas, que aconteceu no mês passado, em Brasília, e levou 100 mil mulheres às ruas.

Inspiradas na força feminina que tomou conta da capital federal e da líder sindical Margarida Maria Alves (assassinada em 1983), mais de 50 mulheres, em sua maioria trabalhadoras rurais, de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Uauá participaram da Assembleia Regional da Rede Mulher. Realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, na Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF), em Juazeiro, a Assembleia teve como tema "Sem feminismo não há agroecologia"...

4ª Conferência Municipal defenderá igualdade de direitos para as mulheres em  Petrolina

Para discutir a igualdade e garantia de direitos das mulheres, a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promoverá, no próximo dia 6 de setembro (sexta-feira), a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres em Petrolina. 

A conferência será realizada no auditório do SEST/SENAT, das 7h30 às 18h, com atividades direcionadas às mulheres e é aberta para a sociedade em geral. Serão disponibilizadas 100 vagas para a conferência. Para participar, os interessados devem comparecer a partir das 7h30 no dia do evento e realizar o credenciamento...

Oficina sobre contracepção para mulheres surdas é realizada no Hospital Dom Malan/IMIP

O Centro de Informação sobre Medicamentos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (CIM/Univasf) realizou, agora em agosto, uma oficina sobre contracepção para mulheres surdas no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina.

O evento foi proposto pelo estudante de medicina Igor Jambeiro e teve o apoio dos estudantes de farmácia Marília Ursulino e Ricardo Vieira, da estudante de psicologia Ely Vieira, e da coordenadora do CIM, Deuzilane Nunes. No Dom Malan, contou com o apoio da diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães...

Comunidade Empreendedoras do Vale lança plataforma online de vendas para mulheres

Celebrando um ano de atuação no Vale do São Francisco na próxima terça-feira (27), em evento gratuito na Fundação Nilo Coelho, a comunidade Empreendedoras do Vale lança um serviço inovador: a primeira plataforma online de vendas exclusiva para mulheres de Petrolina, Juazeiro e região. No portal www.empreendedorasdovale.com.br, a ser apresentado no dia da solenidade, serão disponibilizados market places - onde elas poderão fazer a divulgação online de seus produtos e serviços. 

“As mulheres poderão divulgar seu trabalho de maneira fácil e acessível, em meio a um ambiente de educação digital para negócios; e o público em geral poderá buscar os mais diversos itens por categoria”, explica uma das fundadoras do Empreendedoras do Vale, a publicitária Luana Trindade. Projetos sociais e eventos culturais que sejam sem fins lucrativos também poderão ser divulgados através da plataforma, porém sem custos...

CRAS nas comunidades: projeto da prefeitura facilita acesso a diversos serviços gratuitos em Petrolina

A comunidade de Baixa Alegre, em Petrolina, teve acesso a diversos serviços gratuitos nesta segunda (19), através do projeto "CRAS nas Comunidades", da Prefeitura de Petrolina. Quem precisou foi atendido por nutricionista; pôde emitir ID Jovem e Carteira do Idoso; contou com orientações previdenciárias do INSS; atendimento do Cadastro Único e referenciamento dos usuários pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Uruás.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o 'CRAS nas Comunidades' é uma forma de levar serviços necessários a locais de difícil acesso e que não contam com o acompanhamento contínuo feito pelos CRAS. Na próxima quinta-feira (22), a comunidade de Caroá receberá a ação, a partir das 9h na escola municipal, que contará com atendimento do Cadastro único; presença do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS); exames preventivos, atualização de vacinas, teste de glicemia e aferição de pressão; orientações previdenciárias do INSS e ainda uma palestra sobre medicamentos...

Lei Maria da Penha celebra 13 anos de luta pelas mulheres

De acordo com os dados do Atlas da Violência 2019, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de mortes de mulheres em ambiente doméstico cresceu 17% nos últimos cinco anos. A lei Maria da Penha celebra 13 anos de implantação, com a finalidade de prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal.

A professora de uma faculdade particular de Petrolina e advogada, Ariana Andrade, destaca que a realidade na região ainda é marcada pelo machismo e a ideia patriarcal. "A região do Vale do São Francisco é marcada pela cultura machista e temos, hoje, muitos casos de violência física e psicológica. Há muitos casos de feminicídio, mesmo que reduzido, se comparado a outras realidades do país", destacou...