Foram encontrados 51526 registros para a palavra: sé

AS CALÇADAS SEM FAMA...

Olhe bem em direção dos cones branco e vermelho, lado direito dessa foto... Podemos chamar isso de calçada?

Já faz um tempinho vi aqui no blog um post interessante (com foto e tudo), insinuando que aqui na cidade existia uma das menores calçadas do mundo, cuja via salvo engano, fica ali pelas imediações da Av. Adolfo Viana.....

Casa Nova inicia Semana mobilização e conscientização em combate Aedes aegypti

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou neste sábado, 13, a "Semana Mobilização em combate Aedes aegypti", mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chijungunya. Uma atividade no centro da cidade foi realizada com a distribuição de panfletos, cartazes, adesivos e contou com a participação do Exercito Brasileiro.

De acordo com o secretário da pasta, Luiz Rezende, a semana tem como objetivo conscientizar a população e alertar a necessidade de impedir a proliferação do mosquito que transmite a doença e evidenciar o trabalho já realizado pelo setor. "A postura da Secretaria Municipal de Saúde e de toda a prefeitura, orientado pelo prefeito Wilson Cota, é continuar com nossas ações e intensificar os trabalhos. Não podemos perder tempo e deixar que o mosquito se prolifere. Não estamos medindo esforços todas as secretarias estarão envolvidas nesse trabalho, é um pedido do prefeito.", comenta...

Prefeito Luiz Vicente Berti se reúne com representantes dos trabalhadores rurais

Na manhã de hoje (15), o Prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti se reuniu com representantes dos trabalhadores rurais e integrantes do MST para discutir a pauta de reivindicações apresentada pelo segmento.

Com as últimas chuvas, o acesso ao interior do município ficou bastante prejudicado. As estradas vicinais, inclusive as que foram recuperadas pela prefeitura, sofreram desgaste e necessitam de uma intervenção. Esta foi a principal reivindicação dos trabalhadores rurais , que saíram do gabinete do prefeito com a garantia de que haverá uma ação para recuperação destes acessos, assim que as chuvas derem uma trégua. ..

Secretaria de Saúde promete combater prováveis focos de Dengue no bairro João XXIII

Nesta segunda-feira (15), o Blog postou a reclamação do leitor Cristian sob o acúmulo de pneus e o medo dos moradores do provável foco de Dengue no bairro João XXIII (Veja aqui). Em resposta a Secretaria Municipal de Saúde prometeu uma visita para esta terça-feira ao local denunciado. Confira:

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que nesta terça-feira (16) a equipe do setor de endemias vai ao local da denúncia para aplicar cal virgem nos pneus e combater os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. ..

Sindsemp discute a regulamentação de 30 horas para enfermeiros e técnicos de enfermagem

Não se trata de redução de 40h para 30h, mas sim, da regulamentação das 30h já prevista na Lei Federal e no Estatuto do Servidor de Petrolina, expõe Walber Lins, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp). O PL foi debatido na sessão ordinária desta quinta-feira (11), na Casa Plínio Amorim.

Lins explica que a regulamentação por 30h é opcional já que a carga de 40h também é prevista na Lei 301 e que o Sindicato é favorável a aprovação apresentada pelo Legislativo e discutida com o próprio sindicato. “O Poder Executivo pode ou não conduzir para as 30h, a sugestão é que seja feito concursos público e que o servidor tenha a opção de trabalhar a jornada ampliada. A redução da carga horária não pode existir, mas a regulamentação das 30h pode e deve ser feita”, reforça a defesa ao projeto.

De acordo com Walber Lins, o Sindsemp participou do debate do projeto desde o inicio junto à outras entidades, a exemplo do sindicato dos enfermeiros de Pernambuco.  Juntos, a minuta foi encaminhada ao parlamentar Pérsio Antunes que apresentou aos colegas vereadores. “A Câmara como um todo tem abraçado o servidor e estamos juntos nessa conquista que contou com o apoio de todos os vereadores. Só temos que congratular os profissionais em enfermagem”, pontua o presidente.

Caso haja o veto do executivo, Lins garantiu que sindicato continuará em defesa do projeto. “Vamos manter nossa postura de apoio ao servidor. Lutaremos para que o projeto se concretize, dentro do diálogo, sem embate desnecessário”, comenta. “Essa conquista traz reconhecimento e valorização ao servidor”, finaliza. ..

SESP se pronuncia sobre falta de iluminação pública nos bairros Dom José Rodrigues e Jardim Vitória

A secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP)  informa ao morador da rua B no bairro Dom José Rodrigues, Flávio, e ao morador da Rua do Lírio no bairro Jardim Vitória, Leonardo Dantas, que as solicitações já estão inseridas na programação da Iluminação Pública, que segue um cronograma diário de trabalho. ..

Cerca de mil casas foram atendidas no bairro Dom José Rodrigues na Mega Operação contra o Aedes Aegypti em Juazeiro

Cerca de 100 pessoas, entre militares da Marinha e Agentes de Endemias do município de Juazeiro estiveram nas ruas do bairro Dom José Rodrigues no último sábado (13) na Mega Operação todos contra o mosquito Aedes Aegypti. Mais de mil casas do bairro foram visitadas. A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde do Estado e Governo Federal.

As famílias visitadas receberam orientações para que recolham todo tipo de lixo inservíveis da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de Aedes aegypti. As equipes do SAAE e da SESP também estiveram na comunidade drenando águas da chuva e recolhendo todo o lixo do bairro.  ..

Pai de Beatriz agradece gestos de solidariedade e Blog lança campanha pela solução do caso

Desde o trágico acontecimento que resultou na morte da garotinha Beatriz, assassinada no interior do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora, em Petrolina, que a comunidade vem se mobilizando no sentido de cobrar uma solução para o caso, que chocou a sociedade Sanfranciscana.

Textos, musicas e poemas movimentam as redes sociais e demais veículos de comunicação, com homenagens a Beatriz, conforto à família e numa cobrança incessante para uma resposta dos organismos de segurança pública responsáveis pela investigação. O crime, que aconteceu no dia 10 de dezembro de 2015, continua sendo um mistério e o assassino (a) continua solto (a) deixando famílias apreensivas...

ESCOLA DA COMUNIDADE DE MANIÇOBA INICIA ANO LETIVO SEM REFORMA. SECRETÁRIO SE POSICIONA SOBRE O ASSUNTO

O ano letivo começou para milhares de estudantes da rede municipal de ensino. A frustração ficou reservada para os estudantes da Escola Municipal 15 de Julho, localizada no NH-02 (Núcleo Habitacional 02), no distrito de Maniçoba.

Vários membros do Grupo Cotidiniano Maniçoba Brasil do whatsapp criticaram a Secretaria Municipal da Educação que não aproveitou o recesso escolar para promover a reforma do citado estabelecimento de ensino. ..

PETROLINA: Secretaria de Educação prioriza a alimentação Escolar de qualidade

O bem estar e a saúde dos alunos são prioridades para a Prefeitura de Petrolina, por isso o empenho da Diretoria de Alimentação da Seduc em buscar as melhores opções de alimentação para os alunos, preocupada na qualidade dos produtos que são oferecidos aos alunos.

Todas as refeições têm acompanhamento nutricional, feito pela equipe de profissionais da Seduc que se prepara para atender a mais de 44 mil alunos, em 2016. Segundo o Superintendente de Alimentação Escolar, Ricardo Santos são atendidas crianças de mais de 100 unidades escolares, entre escolas, anexos e CMEIS.

Nos estabelecimentos de ensino onde o funcionamento é integral são servidas cinco refeições para os estudantes. No cardápio tem frutas, cereais, carne, verduras e massas. “Assegurar uma alimentação equilibrada é importante no desenvolvimento da criança, a Administração busca garantir também um atendimento de acompanhamento nutricional dessas crianças para que elas tenham os nutrientes necessários para boa condição da saúde” , afirma o Secretário de Educação, Heitor Leite.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, faz um levantamento amostral para saber como anda a saúde e a alimentação dos alunos. Em posse dos resultados, a Gestão local analisará e, se necessário, desenvolverá ações para mudança dos hábitos alimentícios dos discentes, também são realizadas palestras nas escolas para alunos, professores e cozinheiros, tratando de assuntos como colesterol, diabetes, hipertensão e outras doenças relacionadas à alimentação.  ..

FALTA DE ILUMINAÇÃO NO BAIRRO DOM JOSÉ RODRIGUES

 
Geraldo
 
Há mais de dois anos estamos com iluminação precária na rua B, do bairro Dom José Rodrigues. Entrei em contato duas vezes com o órgão responsável que informou que seria agendado, mas até agora não tivemos resposta nenhuma. Segue a foto da rua, onde três postes estão sem lâmpadas. 
 
Flávio
..

Últimas vagas para a Educação Básica do SESI no Sertão

O Carnaval passou e agora o ano começa de verdade para a maioria dos brasileiros. Metas para os estudos , trabalho, vida pessoal...chegou a hora de colocar tudo em prática! Pensando nos atrasados de plantão, o SESI Pernambuco estendeu o prazo para inscrições na Educação Básica, para quem ainda não conseguiu matricular crianças e jovens no Ensino Fundamental e Médio no Sertão, até o final deste mês.  Há vagas nas unidades de Araripina e Petrolina, no Sertão, e demais unidades do Estado, exceto no Agreste, que teve mais interessados do que vagas.  Mais informações: (87) 3873.1087 (Araripina), (87) 3861.1369 (Petrolina) e no site www.pe.sesi.org.br.

As 11 escolas distribuídas em todas as regiões do Estado formam a maior rede de Educação privada de Pernambuco.  As unidades disponibilizam aos alunos ensino de qualidade reconhecido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja média superou escolas tradicionais da capital pernambucana, e pelo mercado de trabalho, graças a metodologia pedagógica voltada para a construção do conhecimento e das competências humanas, preparando-os para o ensino profissional (superior e técnico) e sua inserção no mundo corporativo...

PROFISSIONAIS DE IMPRENSA DO VALE DO SÃO FRANCISCO SE UNEM E DENUNCIAM INTIMIDAÇÕES NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

Os comunicadores do Vale do São Francisco lutam com garra por todo espaço de audiência possível e por cada fatia em nosso concorrido mercado de comunicação. A concorrência é tão forte e leal quanto os laços que firmamos, que construímos.

Chegamos a um nível de maturidade que, ao tempo que disputamos, acompanhamos o trabalho dos colegas e torcemos por eles. Mais do que isso, nós os prestigiamos e dividimos experiências, pautas e emoções diversas...

Seminários indígena e quilombola serão definidos em reunião

A Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais (CTCT), uma das mais novas câmaras criadas na estrutura do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, tem uma pauta importante para discutir. Na próxima segunda-feira (15 de fevereiro), das 9h às 18h, na sede do colegiado, em Maceió (AL), os membros da CTCT se reúnem para definir a programação, data e logística dos seminários quilombola e indígena.

Os eventos marcam o caráter plural e representativo da atuação do CBHSF. O secretário do Comitê, Maciel Oliveira, destaca que os dois seminários são importantes, pois terão na programação debates de temas de profundo interesse dos povos. O II Seminário Quilombola deve acontecer no município de União dos Palmares (AL), pela representatividade do local. O município abriga a Serra da Barriga e é conhecido por ter sediado aquele que foi considerado o maior quilombo do período colonial do Brasil, o Quilombo dos Palmares. A data e a programação serão definidas na reunião da próxima segunda...

Aulas da rede estadual começam nesta segunda-feira

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, em Salvador, o acolhimento aos estudantes será movimentado por várias atividades recreativas e pedagógicas, entre estas uma palestra sobre direitos e deveres dos alunos em geral e, para os do 3º ano, a temática será voltada às profissões e ao mercado de trabalho. “Nós, que trabalhamos com educação, temos um papel importante de mostrar aos jovens a importância da educação como caminho de cidadania e um dos nossos desafios é contribuir para que eles se tornem agentes transformadores, através do protagonismo juvenil”, destacou o vice-diretor, Fabiano Rocha.

A diretora Daniela Lordelho, do Colégio Estadual Evaristo Veiga, em Ondina, também na capital, disse que já está tudo organizado para receber os estudantes. “Nossa escola está toda limpa, com retoques de pintura e portas nas salas. A aula, no primeiro dia, será na quadra. Abriremos um diálogo sobre o trabalho que realizaremos ao longo do ano letivo, voltado à nossa realidade, conforme as diretrizes da Secretaria da Educação do Estado, através de ações estruturantes”. 

No Colégio Estadual Governador Otávio Mangabeira, no Saboeiro, a diretora Neuza Pinheiro também disse que a escola está toda arrumada, pintada e enfeitada de bolas e mensagens de boas-vindas para receber os alunos. “No primeiro dia de aula, os professores farão dinâmicas em sala de aula, dentro da nossa proposta de intensificar os projetos lúdico-pedagógicos”.

Aula inaugural

Na aula inaugural, os convidados especiais serão os alunos dos diversos projetos científicos, artísticos, esportivos e culturais que, com suas linguagens, performances e poéticas, se destacaram no 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado no final de 2015. Para revisitar a história e a diversidade cultural da Bahia, a partir do protagonismo estudantil, os músicos da Banda Face, sob a direção do músico Luciano Bahia, acompanharão os alunos do projeto Festival da Canção Estudantil (Face). Entre outras atividades, haverá ainda a Exposição Leituras e Percepções Estudantis, composta por 30 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (Ave).

“Durante a programação da aula inaugural, os nossos estudantes irão revelar que são capazes de ler, interpretar e reinventar o mundo, realçando os traços da diversidade de saberes e a valorização das manifestações culturais de nosso estado”, destacou a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre. Com um formato pioneiro e diversificado, completa a gestora, a aula inaugural visa enaltecer as políticas educacionais desenvolvidas pela Secretaria para a Educação Básica, através das experiências criativas dos estudantes, por meio dos programas e projetos que fortalecem as aprendizagens e garantem a expressão de conhecimentos científicos, artísticos, esportivos e culturais. ..

Juazeirense empata em sua estreia na Copa do Nordeste

Ainda não foi dessa vez que a Juazeirense conseguiu uma vitória na temporada. O empate de 1 a 1 contra o Confiança, na estreia na Copa do Nordeste, não traduziu o que se viu em campo, principalmente no segundo tempo, quando o Cancão de Fogo abusou de perder gols.

Para o técnico da Juazeirense, Sérgio Araujo, o resultado poderia ser diferente se o time não tivesse desperdiçado tantas chances de gols. “Jogamos o tempo todo no campo do adversário, foram muitos gols perdidos, precisamos empurrar a bola pra dentro”, lamentou. O meio campista Naldo foi na mesma toada: “O trabalho está sendo bem feito, não tem o que se questionar, mas estamos perdendo muitos gols”, confirmou. Para o Jogador Emerson, a primeira vitória está próxima: “Deus tem algo reservado pra gente mais na frente. Aqui ficou claro, merecíamos uma vitória, mas com trabalho essa vitória vai chegar”, concluiu otimista...

Petrolinense é responsável pela criação de sistema de gestão de laudos periciais utilizado no carnaval da Bahia

O programa tem por objetivo controlar o fluxo interno das perícias, desde o cadastramento das requisições até a liberação dos resultados.

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia utilizou no carnaval deste ano um novo sistema para gerenciamento dos laudos, o DPT SIS. O programa tem por objetivo controlar o fluxo interno das perícias, desde o cadastramento das requisições até a liberação dos resultados. “Informatizar a gestão do laudo era uma demanda antiga do DPT. Agora nós teremos um ganho de tempo enorme na busca destas informações”, pontuou Elson Jeffeson, Diretor da Polícia Técnica...

Rui participa de mobilização pelo combate ao aedes aegypti em Porto Seguro

Alegria da música de uma charanga atraiu os quatro mil moradores de Vila Valdete, em Porto Seguro, no extremo sul do estado, para participar da ação de mobilização nacional, neste sábado (13), de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

A presença de autoridades como o governador Rui Costa, o capitão de Corveta e delegado da Capitania dos Portos do município, Marco Aurélio Gatzenmeier, que representou as Forças Armadas, do secretário Nacional da Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e da prefeita Cláudia Oliveira, demonstrou a importância da iniciativa. Na ocasião, a prefeitura e a Veracel assinaram convênio para a construção de um Centro de Controle de Zoonose, com investimento da iniciativa privada. Rui disse que a mobilização está ocorrendo no País inteiro, liderada pela presidente Dilma. "É uma mobilização da cidadania para a saúde. O povo brasileiro está demonstrando que o mosquito não vai vencer o povo brasileiro. Todos precisamos nos proteger dessa doença e não deixar o mosquito nascer"...

Interior se engaja nas ações de combate ao aedes aegypti

Mais de 150 mil casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya foram notificados no estado da Bahia em 2015, com 41 municípios registrando epidemias das três doenças simultaneamente. Para tentar mudar esta realidade, foi realizado neste sábado (13) um esforço de sensibilização e mobilização da população para combater o mosquito aedes aegypti, com a participação das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e representantes dos governos federal, estadual e municipal em pelo menos 31 municípios baianos. 

Na avaliação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi um sucesso o saldo da operação, que contou com aproximadamente seis mil militares em operações na capital e interior, além do reforço de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, diversos profissionais de saúde, além de gestores estaduais e municipais. 

"Precisamos engajar a população nesta luta, que é de todos, sobretudo, quando cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências, o que significa que cada um deve fazer a sua parte", afirmou o secretário. Além da capital, destaque para a mobilização que aconteceu em Jequié (centro sul), Porto Seguro (extremo sul), Feira de Santana, Ilhéus (sul), Alagoinhas (nordeste), Juazeiro (norte), Camaçari (RMS) e Barreiras (oeste), entre outros municípios. 

Em Feira de Santana e Ilhéus

Em Feira de Santana, a primeira visita foi na residência da pedagoga Mary Correia, na rua Manoel da Costa Ferreira, 630. Cada canto da casa foi observado pela equipe, que orientou os moradores sobre as precauções. "Nós achamos que já temos todas as informações, que sabemos tudo sobre o mosquito, mas, quando conversamos com profissionais de saúde, percebemos que sempre há o que aprender. Com essa visita, me sinto preparada para o combate e, principalmente, entusiasmada para orientar minha comunidade e participar como voluntária nesta guerra".

A receptividade da população foi destacada pelo comandante do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana, Tenente Coronel Cláudio. Segundo ele, sempre que os militares batem na porta de uma residência, são “bem recebidos pelos moradores. Notamos uma consciência e uma vontade grande da população em vencer a guerra contra o mosquito". 

Em Ilhéus, além dos militares, cerca de 150 equipes de agentes de endemias e de saúde, além de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e profissionais do Corpo de Bombeiros, visitaram os bairros de Malhado e Teotônio Vilela, os mais populosos do município, onde se concentra a maioria dos casos de dengue, zika vírus e chikungunya. Foram feitas visitas domiciliares para combate ao foco do mosquito, além da distribuição de panfletos educativos e informações sobre prevenção.

As atividades de conscientização também foram realizadas em pontos de grande movimento da cidade, como o terminal de transporte urbano, a Central de Abastecimento do Malhado e as imediações do Aeroporto Jorge Amado. De acordo com a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde - Sul, Marize Eduane Pinheiro, as ações conjuntas vão continuar na próxima semana, com a identificação e tratamento de focos, buscando a redução de notificações na região.

Jequié e Alagoinhas 

Em Jequié, "além de 28 equipes realizarem ações educativas, um mutirão de limpeza está ocorrendo em diversos bairros", ressaltou o superintendente da Assistência Farmacêutica da Sesab, Gilmar Vasconcelos. Em Alagoinhas e Juazeiro, os servidores dos Hospitais Dantas Bião e Regional de Juazeiro, respectivamente, se uniram ao mutirão de mobilização, onde além de orientar, conseguiram sensibilizar pessoas como Maria de Fátima Silva, que é dona de casa e mora no Centro de Alagoinhas.

“Em minha casa, eu e meus dois filhos já tivemos dengue, e sempre tive cuidado em deixar minha casa limpa. Infelizmente, alguns no bairro não tem essa preocupação. Estou fazendo minha parte e espero que com essa ação, outras pessoas se comprometam em manter seus quintais limpos, precisamos nos manter unidos nessa causa”, disse Maria de Fátima.

Juazeiro e Barreiras

No município de Juazeiro, o diretor do hospital regional, Lucas Chaves, destacou que a informação aliada à conscientização é essencial ao combate ao mosquito. “A melhor forma de evitarmos a dengue é combater o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, e este é um compromisso de todos. Essa missão se sustenta na atuação firme de todos, na conscientização popular, no papel disseminador da mídia ao informar e educar e na atuação de empresas, cada vez mais cientes do crescente papel da responsabilidade social”.

Em Barreiras, distante 870 quilômetros de Salvador, o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, falou sobre a importância da mobilização, enfatizando ser fundamental que todo cidadão tire, pelo menos, 15 minutos do seu dia para procurar possíveis focos em suas residências. “Já temos muitos exemplos de locais que, por meio da população, reduziram seus índices de infestações. Tenho certeza que com o engajamento de todos, teremos plenas condições de vencer esta batalha. Se cada um fizer a sua parte, sem dúvida teremos um efeito imediato na cidade e, com isso, Barreiras estará no topo das cidades que eliminaram o Aedes”.

Também presente à ação, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde - Oeste, Maria Raquel Aurora, explicou que o objetivo desse trabalho é mobilizar toda a cidade no controle ao mosquito. “Convocamos a população de Barreiras para que consigamos alcançar, pelo menos, 98% dos domicílios vistoriados e livre de focos". ..

Sesp atende sede e interior com ações na área de iluminação pública

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro realizou na última semana manutenção na iluminação pública na sede do distrito de Mandacaru I e no bairro Jardim Primavera .

A Iluminação Pública ainda intensificou as ações com atendimento nos bairros Palmares, Piranga, Tancredo Neves, Itaberaba, Jardim Flórida, Alto da Maravilha, Centro, Alagadiço e Country Club. Ao todo foram substituídas 74 lâmpadas, 15 reatores, 48 reles e 39 bases. Todo o cronograma de atuação é previamente definido pela Sesp, inclusive com as solicitações feitas pelos moradores através do telefone da Secretaria...