Cerca de mil casas foram atendidas no bairro Dom José Rodrigues na Mega Operação contra o Aedes Aegypti em Juazeiro

15 de Feb / 2016 às 15h00 | Informativos

Cerca de 100 pessoas, entre militares da Marinha e Agentes de Endemias do município de Juazeiro estiveram nas ruas do bairro Dom José Rodrigues no último sábado (13) na Mega Operação todos contra o mosquito Aedes Aegypti. Mais de mil casas do bairro foram visitadas. A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde do Estado e Governo Federal.

As famílias visitadas receberam orientações para que recolham todo tipo de lixo inservíveis da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de Aedes aegypti. As equipes do SAAE e da SESP também estiveram na comunidade drenando águas da chuva e recolhendo todo o lixo do bairro.  

A dona de casa, Maria José Pereira, de 51 anos, aprovou a iniciativa e disse estar atenta nas dicas para eliminar os focos do mosquito. "Muito boa à ação no bairro, espero que a comunidade faça sua parte  para eliminar de vez essa doença da nossa cidade", disse a comunitária.

A estudante Amanda Ferreira, de 17 anos também avaliou a ação de forma positiva. "Foi uma ótima ideia juntar os agentes e as forças armadas no combate a dengue, dessa forma vamos acabar com esse mosquito que tem causado muitas doenças no Brasil", disse a jovem.

"Precisamos da ajuda de todos. A comunidade precisa está envolvida para evitarmos as consequências graves das doenças transmitidas pelo mosquito, como a microcefalia", disse a Coordenadora do setor de Endemias, Núbia Almeida.

O Agente da Capitania dos Portos, Capitão Tenente Rafael Sanctos, considerou o momento importantíssimo para o combate coletivo ao mosquito. "Temos um único objetivo, eliminar ao máximos os focos do mosquito Aedes nos bairros de Juazeiro. Viemos para somar com as equipes do município e trabalhar em prol da saúde da população", destacou o militar.

Durante a ação, cerca de 920 imóveis foram informados, 600 imóveis foram trabalhados e 321 imóveis estavam fechados. Em 600 casas do bairro foram encontrados nove focos do mosquito.   Até o dia 20 de fevereiro a Mega Operação irá atender outros bairros de Juazeiro.

Estiveram presentes na ação, o representante da Secretaria da Saúde Estadual, Cássio Garcia, o deputado Estadual, Crisóstomo Lima (Zó), o representante do Governo Federal Emanuel Moraes, o Presidente da Câmara, Damião Medrado, o Assessor de Relações Institucionais do município Pedro Alcântara, além dos parceiros como Rotary Club, Univasf, IFBA, equipe da Secretaria Municipal de Saúde e comunidade.   

Acompanhe os próximos bairros que receberão a Mega Operação no combate ao mosquito:

15/02/2016

Tabuleiro

16/02/2016

Itaberaba

17/02/2016

Argemiro/Malhada da Areia/ Piranga I e Piranga II

18/02/2016

Novo Encontro/ Coreia/ São Geraldo

19/02/2016

Maringá/ Penha/ Pedra do Lord/Quidé

20/02/2016

Distrito de Pinhões

Ascom/Juazeiro

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.