A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou neste sábado, 13, a "Semana Mobilização em combate Aedes aegypti", mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chijungunya. Uma atividade no centro da cidade foi realizada com a distribuição de panfletos, cartazes, adesivos e contou com a participação do Exercito Brasileiro.
De acordo com o secretário da pasta, Luiz Rezende, a semana tem como objetivo conscientizar a população e alertar a necessidade de impedir a proliferação do mosquito que transmite a doença e evidenciar o trabalho já realizado pelo setor. "A postura da Secretaria Municipal de Saúde e de toda a prefeitura, orientado pelo prefeito Wilson Cota, é continuar com nossas ações e intensificar os trabalhos. Não podemos perder tempo e deixar que o mosquito se prolifere. Não estamos medindo esforços todas as secretarias estarão envolvidas nesse trabalho, é um pedido do prefeito.", comenta.
As atividades durante a semana de mobilização estarão voltadas na divulgação de sinais e sintomas da doença e na eliminação de criadouros do mosquito. Nesse período, serão intensificadas as visitas às emissoras de rádio da região, escolas, igrejas e mobilização em redes sociais, como forma de propagar os cuidados a serem tomados nas residências e ressaltar a gravidade da situação, caso os criadouros não sejam exterminados.
Para encerrar a semana de Mobilização, serão realizados dois dias de grande mobilização, os chamados de 'Dia D': um em Casa Nova, no dia 19, e outro em Santana do Sobrado, 21.
Ações
A Coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Samantha Ravenna, explicou que a secretaria, através da sala de situação/monitoramento – grupo de trabalho criado para gerenciar os trabalhos de combate ao Aedes – já está desenvolvendo atividades no município, a exemplo do uso do carro fumacê nos bairros, de mutirões de limpeza, visitas às residências com os agentes de endemias e a participação dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde. "É um trabalho contínuo de prevenção e eliminação de focos do Aedes aegypti. Essa semana será importante, pois vai dar mais visibilidade as ações e ajudar na conscientização", pontua. "O mais importante é a população se conscientizar, pois o maior foco está nas residências", completa o secretário, Luiz Rezende.
Disk - Denúncia
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um canal para atendimento que receberá denúncias sobre focos do mosquito Aedes aegypti. Por meio do telefone (74) 3536 - 2294, as pessoas podem avisar aos técnicos sobre possíveis criadouros que existam em espaços públicos ou privados. Para auxiliar na denúncia, é importante que a população informe o endereço ou ponto de referência do local onde o foco do mosquito precisa ser verificado e exterminado.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.