Foram encontrados 762 registros para a palavra: santos

Unegro diz que “O crime é ter a pele preta”; dispararam mais de 80 tiros contra o veículo que o músico Evaldo Rosa dos Santos dirigia

A União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro) se posicionou sobre o fuzilamento do músico e segurança Evaldo dos Santos Rosa, alvo de homens das Forças Armadas, na Zona Norte do Rio de Janeiro, neste domingo (07/04). Para a entidade, o ataque foi motivado por racismo, pois tudo leva a crer que a vítima foi confundida com um criminoso por ser negra.

“Qual o crime? Ter a pele preta!! Chega de sermos a carne mais barata do mercado, o alvo das balas das polícias e do Exército, milícias e grupos de extermínio”, diz uma nota da Unegro divulgada em uma rede social...

ARTIGO – TENDÊNCIAS E TENDENCIOSOS!

É impressionante como existe uma tendência natural das pessoas na avaliação negativa de todo e qualquer ato de governo, independentemente de sua natureza, cuja causa mais recorrente está no ângulo de visão ofuscado pelas posições políticas dominadas pelo radicalismo. Embora entenda que não se possa pretender que ocorram mudanças na linha de pensamento ideológico das pessoas, que venha significar a alteração de posições partidárias, contudo, um mínimo de racionalidade é esperado diante dos fatos.

Por exemplo, nada mais evidente e compreensível, que uma viagem internacional do Presidente da República e sua comitiva de assessores, seja marcada por um perfil de aproximação e cordialidade diplomática, sem a concretização de negócios imediatos que represente o repentino investimento de bilhões de dólares na economia. Só o estreitamento de relações já oferece boas sinalizações futuras em várias frentes, seja no campo econômico, tecnológico ou cultural, principalmente quando a Nação visitada é como o Estado de Israel, que se constitui num extraordinário exemplo para o mundo, como um povo que sobreviveu ao Holocausto da Segunda Guerra Mundial, onde mais de 6 milhões de israelenses perderam a vida. Com garra, coragem e determinação, o Estado de Israel saiu do nada para um modelar desenvolvimento nos dias atuais, o que causa uma incompreensível reação adversa. Mas, inegavelmente, é algo extraordinário!..

ARTIGO – LAVANDO AS MÃOS... PARA O POVO?

Nada mais intrigante do que aquilo que se assiste no país nos dias atuais, em que muito se fala da harmonia entre os Poderes da República, condição prevista no Artigo 2º, da Constituição Federal de 1988, e ao mesmo tempo se convive com um descontrole verbal dos seus representantes que só estimula os conflitos entre eles, notadamente entre o Executivo e o Legislativo. Tem sido muito frequente a falta de coerência entre o discurso e a prática, bem como a inexistência de seriedade e firmeza entre o que é dito hoje e o que se repetirá amanhã. Trocando em miúdos, é um verdadeiro disse me disse, que maricas perdem feio.

Basta ver o quanto existe de inconsistência na comunicação entre o Presidente da República e o Presidente da Câmara de Deputados, por cuja Casa do Poder Legislativo se inicia a caminhada de qualquer Projeto do Executivo, a exemplo da importante Reforma da Previdência. Repercutiu negativamente o amadorismo de ambos, seja pela postura assumida ou a infelicidade das palavras pronunciadas. Do lado do Presidente da República e sua equipe de Coordenação política, é inconcebível que se omitam de ocupar o espaço devido da articulação para arregimentar os votos dos Deputados a favor da Reforma. Mais grave, ainda, foi a atitude de outorgar essa missão ao Presidente da Câmara, e logo depois declarar à imprensa que “a bola está com ele, já fiz a minha parte”, como se estivesse a LAVAR AS MÃOS. ..

ARTIGO – UMA MÃO LAVA A OUTRA...

Tenho observado, com certa frequência, que o feedback passado por alguns comentários, torna evidente que a Esquerda não admite, em nenhuma hipótese, que aqueles que ela considera como de Direita sejam capazes de emitir uma análise crítica lúcida e independente e, logicamente, com postura imparcial nem sempre compreendida. 

Percebe-se um evidente amadorismo em algumas ações do novo governo, talvez até motivado pela natural inexperiência, o que não o isenta de uma lógica contestação. Isso não significa, contudo, que esteja ocorrendo uma repentina guinada do autor à esquerda, como alguém insinuou. Da minha parte não existe apego inconsequente ao nome pessoal do Bolsonaro em si, mas o desejo principal é que se viabilize o processo de mudança necessário, prometido e desejado por todos, após o testemunhado fracasso de um corrompido projeto político recente. Sobre isso, todas os fatos possíveis e inimagináveis estão aí todos os dias nos noticiários daqui e, infelizmente, também no exterior...

Câmara de Vereadores de Juazeiro prestará homenagens a Isabel dos Santos, Luzinete Dias e Lucinha Mota

Na sessão desta terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Juazeiro terá a solenidade de entrega da Medalha Ana Oliveira a mulheres que se destacaram na cidade. Neste ano serão homenageadas Isabel dos Santos, Luzinete Dias e Lucinha Mota.

A Medalha Ana Oliveira é um projeto de lei do vereador Charles Leal (PDT) e a cada ano homenageia três mulheres que se destacam pelas ações, prestação de serviços em suas respectivas áreas na sociedade juazeirense...

ARTIGO – PRESIDENTE... UM POUCO MENOS!

Por mais que se tenha a tolerância e a compreensão de que o atual governo está diante de números ainda confortáveis no placar dos dias corridos, de 76 versus 1384 que ainda faltam até o final da jornada, alguém precisa lembrar a toda a equipe que o tempo urge com rapidez, e que em um abrir e fechar de olhos... acabou! Assim, as ações precisam ser otimizadas e os instrumentos de comunicação adquirirem um foro mais elevado e oficial, e não através dos “mimimis” das Redes Sociais, inadequados e inaceitáveis, como fartamente vem acontecendo, especialmente pelo próprio Chefe de Estado, se é que é ele mesmo que posta tantas doideiras, para não empregar palavras menos adequadas.

Nesse curto espaço de tempo, nunca se imaginou que uma oposição fragilizada em todos os sentidos, fosse agraciada com tantos subsídios de elementar primarismo desse tipo, e não por falhas de atos oficiais, o que lhe tem permitido uma inesperada sobrevida no cenário político...

ARTIGO – DEPOIS DO CARNAVAL

Uma definição que sempre ganhou corpo no país é a de que no Brasil as coisas só começam a funcionar mesmo, após o Carnaval. Diante desse conceito, poderíamos considerar que a partir de 1º. de janeiro até fevereiro, as atividades ficam mais suaves, quase se configurando como um grande feriadão. Entre as pessoas o diálogo mais comum é a indagação sobre o “que você vai fazer nos dias do carnaval”, seja para os que dele participam ou para aqueles que aproveitam do período para uma boa curtição nas praias, nos rios ou mesmo no conforto de suas casas.

Mas, enquanto a maioria voltou ao trabalho já na “quarta-feira de cinzas”, o Congresso Nacional, por exemplo, DESCANSOU um pouco mais, e só retornará às atividades nesta segunda-feira 11/03, depois de ter curtido o Recesso Parlamentar entre 23/12/18 a 01/02/19. A nova Câmara sofreu uma acentuada renovação, não só no número de 244 Deputados de primeiro mandato (47,6%), como passou a ter uma média de idade de 49 anos. Dentre os jovens há a Deputada Luisa Canziani (PTB-PR), com apenas 22 anos, em contraponto a outra Luiza, a Erundina (PSOL-SP), que, aos 84 anos, é a Deputada mais idosa do Legislativo. ..

Venezuela - Paraíso, inferno e juízo final (3ª e última Parte)

O vice-presidente na Venezuela não é eleito pelo povo. Ele é escolhido pelo presidente do país e poderá ser deposto pela Assembleia Nacional, desde que obtenha ¾ dos votos. Segundo a constituição de 1999, se a Assembleia Nacional depor três vice-presidentes em um único mandato, o presidente poderá dissolvê-la. Ou seja; se os membros da Assembleia Nacional se meterem a besta e não aprovar o nome que o presidente está indicando, será extinta.

Seguramente, Nicolás Maduro Moros foi o mais importante entre os três vice-presidentes que assumiram interinamente o cargo de presidente. Ele era amigo pessoal do presidente-ditador Hugo Chávez e foi escolhido por este, para ser o seu sucessor, caso algo acontecesse a ele na quarta e última cirurgia que iria fazer em Cuba...

Venezuela - Paraíso, inferno e juízo final (2ª Parte)

Por coincidência ou não, no dia 02/02/1999, eu estava em Caracas e tive a oportunidade de assistir à posse de Hugo Rafael Chávez Frias, sendo este, o primeiro de seus quatro mandatos, como presidente da Venezuela. Foi algo indescritível e emocionante. Até os dias atuais nunca vi uma manifestação pública tão gigantesca e alegre. Para se ter uma ideia do clima dessa festa, multiplique por 10, a empolgação que o povo brasileiro teve com a conquista do tricampeonato mundial de futebol do Brasil, no México, em 1970.    

Neste dia da posse (toma de posesión), Hugo Chávez fez duas promessas o que levou todo o país a loucura: prometeu acabar com a pobreza e com a corrupção pandêmica de seu país. O discurso era tão contundente que me levou a comentar com um venezuelano que estava ao meu lado. Disse-lhe: queria que o Brasil tivesse um presidente deste jeito. O desconhecido se virou para mim e como não quisesse perder nenhum momento do discurso do “Comandante Chávez”, respondeu rapidamente: - Dios quiera que sí (Deus queira que sim).  ..

Andrezza Santos lança clipe de “Não Passarão”, canção vencedora do Festival Edésio em 2018, no Dia Internacional da Mulher

A cantora Andrezza Santos lança nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o videoclipe da música “Não Passarão”. A canção foi lançada durante o Festival Edésio Santos da Canção, realizado em Juazeiro (BA), no ano passado, e foi agraciada com diversas premiações. A composição de cenas do clipe foi criada a partir da linguagem de colagem, recurso que propõe a criação de outras realidades e mundos possíveis, através da sobreposição de imagens aparentemente desconexas, mas que quando reordenadas em outros arranjos, criam conexões.

“A música ‘Não Passarão’ propõe exatamente isso, pois através de jogos e reordenações de palavras, se constrói um discurso de empoderamento e critica algo que já está estabelecido sobre a mulher em nossa sociedade. Assim, o clipe é uma grande colagem, uma vez que reordena palavras, imagens e discursos, de modo a convidar o espectador a imaginar e cantar com Andrezza Santos, um mundo menos opressor e preconceituoso”, ressaltou André Brandão, diretor geral e roteirista...

Venezuela - Paraíso, inferno e juízo final (1ª Parte)

Acompanhando a situação atual da Venezuela (que já era uma tragédia anunciada), percebo que tem muita gente opinando, sem conhecer esse país nem as causas dos problemas. Assim sendo e conhecendo um pou-co dessa realidade, decidi dar um pitaco a esse respeito.  

Conheço a Venezuela desde 1992, época do presidente Carlos Andrés Pérez. Viajei inúmeras vezes de carro próprio para esse país, saindo de Roraima com destino a Ciudad Guayana, Puerto La Cruz, Ilha de Margari-ta, Caracas e Valência. Nessa ocasião, um litro de gasolina pura custava 0,08 cruzeiros, fator esse que estimulava muita gente a viajar para conhe-cer esse mundo encantado. Outros motivos que estimulavam os brasilei-ros do norte a viajarem para a Venezuela, eram os preços baixos dos bens de consumo, o câmbio da moeda cruzeiro/bolívar a nosso favor e os banhos de mar. Por isso, a Venezuela era invadida mensalmente por 5 mil amazonenses e roraimenses...

ARTIGO – EDUCAÇÃO: PROCURA-SE UM MINISTRO!

Todo cronista dos fatos do cotidiano tem sempre algum tema em mente, antes da largada final na direção do teclado. Mas, são tão abundantes e múltiplos os acontecimentos ao longo da semana, que uma mudança de rumo sempre surge na trajetória. Dias atrás fomos provocados pelas palavras deselegantes e impróprias do Sr. Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, ao atingir de modo genérico a todos os brasileiros com a pecha de que “o brasileiro viajando é um canibal”. Pronunciadas por algum cidadão sem formação e inculto, o fato passaria despercebido e não seria levado em consideração. Mas, ditas por um Ministro da Educação, passa um sentimento de que ele estivesse em estado de êxtase pela recente nomeação!

O ministro é professor, teólogo, filósofo, ensaísta e professor colombiano, naturalizado brasileiro, com algumas obras já publicadas. É óbvio que a sua formação acadêmica é robusta e inquestionável, mas esse seu farto currículo, diante das primeiras manifestações públicas no exercício do importante cargo que assumiu, evidencia que lhe falta o preparo específico para a função, tal a fragilidade e incoerência até aqui demonstradas. Pela sua bagagem pedagógica, é incompreensível que isso ocorra.,..

MORRE EM JUAZEIRO JOSÉ PETRONÍLIO DOS SANTOS “NEGÃO DO VASCO”

Faleceu na manhã desta segunda-feira, 25 de fevereiro, aos 67 anos, José Petronílio dos Santos, popularmente conhecido como Negão do Vasco, figura folclórica e bastante querida em Juazeiro. Segundo informações da sua filha Ligiane Souza, ele sofreu ataque cardíaco fulminante e deixa esposa e filhas Ligiane Souza e Ana Eliza Souza. O velório está acontecendo na Rua Quintino Bocaiúva, número 90, centro e o enterro será as partir das 16:00h no cemitério central da cidade. ..

Sepultamento da Professora Élida Santos acontece nesta manhã em juazeiro, sob forte comoção

Acontece nesta manhã em Juazeiro, com horário previsto para às 09 horas, o sepultamento da Professora Élida santos, assassinada na manhã de ontem, quarta-feira (20) em Juazeiro, na Bahia. O corpo foi liberado ontem à tarde e sob forte comoção, de amigos e familiares, foi velada no SAF, de onde o cortejo se desloca para o cemitério central de Juazeiro.

O crime, que chocou toda a região pela crueldade e covardia, aconteceu por volta das 7 horas da manhã de ontem, quando Élida saia de casa com o esposo e a filha menor, sendo alvejada por vários disparos feitos por uma dupla em uma moto. ..

Vereador Gilmar Santos lança campanha de carnaval com tema "direito humano não é fantasia, carnaval é massa com democracia"

O carnaval é um festival que acontece anualmente entre os meses de fevereiro e março, período conhecido como tempo da septuagésima, e é uma das manifestações culturais mais populares no Brasil. As festividades marcadas por cores e fantasias, pelo frevo, pela dança e pela miscigenação cultural, muitas vezes também são marcadas pela violência, pelo desrespeito. 

Pensando nisso é que o presidente da comissão de Direitos Humanos, vereador Gilmar Santos (PT), junto ao seu Mandato Coletivo, criou a campanha de carnaval "direito humano não é fantasia, carnaval é massa com democracia". A ação, que faz parte da agenda do Mandato, busca fortalecer a luta em defesa dos Direitos Humanos. ..

ARTIGO – SENADO FEDERAL: A SESSÃO DA VERGONHA!

Em razão da quantidade de Deputados Federais eleitos ou reeleitos a cada nova Legislatura para a Câmara – um absurdo número de 513! –, e a grande diversidade de características e formação de cada um, desde aquele que ergue a Bíblia aos brados para a exaltação do Livro Sagrado (caso do Capitão Irmão Izidorio, da Bahia), ao gaúcho que usa chapéu durante todas as sessões, tudo é possível de acontecer no seu dia a dia. Mas, ainda que nossa capacidade de compreender possa tolerar certas idiossincrasias dos senhores parlamentares, o Regimento Interno da Casa – se é que já não tem! –, deveria   instituir regras mais rigorosas que estabeleçam um melhor nível de equilíbrio e coerência comportamental dos senhores deputados, para que aquela Casa não se identifique com um Circo durante as sessões plenárias.

O tema de hoje, contudo, não privilegia a Câmara de Deputados, mas a Casa de maior relevância e significado no contexto do Congresso Nacional: o SENADO FEDERAL! Historicamente, a imagem dessa Casa sempre repercutiu um conceito de inviolabilidade e respeito, desde a primeira legislatura iniciada em 6 de maio de 1826, quando atendia pelo nome de “Senado do Império do Brasil”.  Na época, o cargo de Senador era vitalício e privativo de brasileiros natos ou naturalizados e os Senadores eram considerados "augustos e digníssimos senhores representantes da Nação", e seu cargo era sinal de importante distinção para homens dedicados à vida pública, não sendo à toa que Ruy Barbosa lá esteve deixando o melhor de sua inteligência...

ARTIGO – MINISTRO, ISSO É FALTA DE EDUCAÇÃO!

Ministro Tévez: “Brasileiro viajando é canibal. Rouba coisas dos hotéis”

O tema desta semana não poderia ser outro, diante da indignação que me provocou as palavras do Ministro da Educação – Educação?! – na entrevista às Páginas Amarelas, da Revista VEJA, desta semana. Estranhamente as arrojadas diatribes ditas por ele, espontaneamente, não repercutiu na imprensa em geral como seria de imaginar, até por parte daqueles que estão se apegando a mínimos detalhes para exacerbar ataques ao governo. Difícil não afirmar que foram deselegantes, estúpidas, infelizes e inadequadas as suas palavras, na condição que hoje se encontra como responsável pelo Ministério que cuidará da Educação no País: “O brasileiro viajando é um canibal. Rouba coisas dos hotéis, rouba o assento salva-vidas do avião; ele acha que sai de casa e pode carregar tudo”...

Prefeito Paulo Bomfim promove novas mudanças no secretariado

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, anunciou mudanças nos comandos de diversas pastas da administração municipal. As alterações dão continuidade a uma iniciativa que pretende, nas palavras do chefe do executivo, “oferecer novos desafios para alguns quadros de governo, dar mais dinamismo ao andamento dos trabalhos e garantir que a equipe se mantenha motivada e comprometida com os anseios da população”.

Com o anúncio, a composição da equipe de governo passa a incluir os seguintes nomes:..

Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, lamenta morte do servidor João José dos Santos

O Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, decretou luto oficial de três dias, pelo falecimento do servidor público municipal João José dos Santos, 57 anos, ocorrido nesta segunda- feira (4), "considerando seus relevantes serviços prestados não só a administração pública, como também ao Município de Sobradinho como um todo", anunciou o decreto.

João José dos Santos atuava na Secretaria Municipal de Saúde, onde fez muitos amigos e contribuiu com a gestão municipal no atendimento à saúde dos sobradinhenses...

ARTIGO – “TUDO TEM O SEU TEMPO DETERMINADO”

No primeiro mês do novo governo, o cenário político-administrativo que se apresenta à avaliação crítica dos brasileiros, sugere a existência de uma perceptível gama de intensas preocupações que dominam alguns segmentos - fato mais que natural -, e em outros um perfil mais reflexivo e de reações ainda latentes, como se propondo recordar as palavras do sábio Salomão, de que para “tudo tem o seu tempo determinado” (Eclesiastes 3-1). Também no nível dos analistas há uns com ímpetos de pouca moderação, intolerância, e inusitada pressa na solução dos graves problemas que afligem o país, nem sempre ocultando a pressão ideológica que os inspiram. É óbvio que são muitas as situações que reclamam uma ação governamental efetiva, as quais, ou não foram atacadas com determinação pelos governos anteriores, ou foram encaminhadas de forma inadequada. O inadmissível é pretender que uma equipe que ainda está olhando onde pisa, consciente que há muita areia movediça no seu entorno, tenha competência para resolver tudo em tão pouco tempo. É impossível, nesse momento, comparar 1 mês com 16 anos...

Dentre as tantas formas de abordagens sobre essa inquietante expectativa, uma delas me impressionou pelo alcance e profundidade do pensamento do autor, que define a verdade sobre dois caminhos a trilhar: “O Brasil não precisa pacificar os ânimos para voltar a crescer e desenvolver. É o contrário. O Brasil precisa voltar a crescer e se desenvolver para o país se acalmar e avançar”. (Nizan Guanais, Folha, Edição 29/01/2019). Ele demonstra com grande acerto que não é pela emoção e pelo abatimento, ou curvados diante do Muro das Lamentações, que se resolverá os problemas sociais e econômicos, as graves dificuldades da educação e da saúde, além do caótico quadro de insegurança que entristece as nossas grandes cidades. E sim buscando os caminhos que fortaleçam a nossa economia através do restabelecimento da confiança dos investidores e motivando os empreendedores, a fim de que sejam ampliadas as oportunidades de trabalho. Alcançando essas metas, o estado de ânimo do país voltará à plena normalidade...