Foram encontrados 762 registros para a palavra: santos

Artigo – POR QUÊ NÃO “INTERCEPTAR” OS CRIMINOSOS?

Ao que parece, a Providência se preocupou tanto com o Brasil e os brasileiros, que estabeleceu um calendário adequado para que as crises sejam intercaladas por períodos de festas típicas comemorativas, regionalizadas ou nacionais – Natal, Ano-Novo, Carnaval, Semana Santa, São João, etc. -, além dos tradicionais “feriadões”, permitindo, assim, que as turbulências políticas e econômicas sejam esquecidas, temporariamente, ou se acomodem e sejam substituídas por novos fatos. O noticiário dos jornais diários, que sobrevive em função das notícias novas e bombásticas, é um dos principais responsáveis pelo nível emocional das pessoas. Certamente, algum leitor já utilizou ou testemunhou esse tipo de comentário, em algum momento: “...Já caiu no esquecimento”!

Em meio a esse universo de variáveis que mexem com o lado emotivo da sociedade, o cidadão fica meio à mercê da intensidade da manipulação da notícia e, quase sempre, sob a influência do grau dos interesses político-financeiros envolvidos...

Com show que aborda sobre o empoderamento feminino, Andrezza Santos se apresenta hoje (29) no SESC Petrolina

Letras que despertam, libertam e empoderam. Assim vai ser o show de Andrezza Santos neste sábado (29), às 20h, no Teatro Dona Amélia, no SESC Petrolina. “Alto Lá” é o nome do show e também do primeiro disco da cantora, que mescla o experimentalismo eletrônico com elementos da Música Popular brasileira, e foi lançado no início deste ano nas principais plataformas de streaming de música.

“Quem for assistir ao meu show vai conferir todas as sete músicas que compõem esse meu primeiro disco, como também vai conferir releituras de grandes sucessos nacionais. São canções compostas e cantadas por mulheres. É uma forma de enaltecer as produções femininas que são invisibilizadas, mas que sempre estão presentes na música e na arte como um todo”, ressalta a artista...

Ingressos antecipados para show de Andrezza Santos no SESC Petrolina já podem ser adquiridos

No próximo sábado, 29 de junho, a cantora Andrezza Santos apresentará o show “Alto Lá” no Teatro Dona Amélia, no SESC Petrolina, às 20h. Os ingressos antecipados já estão sendo vendidos na Central de Atendimento do SESC, situada na rua Dr. Pacífico da Luz, nº 618 – Centro, no horário das 14h às 18h.

No show, serão apresentadas as músicas que compõem o primeiro disco da cantora, que foi destaque ano passado no Festival Edésio Santos da Canção, de Juazeiro-BA, quando arrematou três prêmios, e também grandes clássicos da MPB que foram escritos por mulheres. O show contará com participações especiais. ..

Artigo – UMA NAÇÃO DIVIDIDA

O noticiário diário está sempre repleto de relatos da ocorrência de vulcões em atividade, incêndios, terremotos, tornados, tsunamis e furacões, entre outras tragédias, espalhados pelo resto do mundo. Durante esses desastres cíclicos, o brasileiro lamenta a dor e as perdas de tantas vidas, mas, logo se acomoda confortavelmente em sua poltrona e comenta feliz com aqueles que estão ao seu lado: “O Brasil é um país privilegiado; aqui nada disso acontece”! 

A empolgação momentânea o faz esquecer das nossas enchentes urbanas, desabamentos de prédios e quedas de barragens, que igualmente ceifam muitas vidas. Ocorre que aqui a avaliação é minimizada por um detalhe que é verdadeiro e inquestionável: as nossas tragédias têm a participação direta do HOMEM! Seja pelo lixo jogado nas ruas e que impede o normal escoamento das águas; seja por algumas eventuais falhas técnicas na construção de alguns edifícios; ou seja pela queda das barragens de resíduos minerais que se beneficiam ao longo dos anos de vistorias viciadas que ocultam os riscos reais de possíveis rompimentos, causando destruição ambiental e mortes de centenas ou milhares de pessoas, e contribuintes, que pagam para morrer tragicamente! Pior de tudo isso, é saber que não dá em NADA! Como até hoje NUNCA deu...

MST volta a cobrar justiça no caso do assassinato brutal do líder camponês Fábio Santos

Já se passaram seis anos do assassinato brutal do professor e camponês Fábio Santos, uma das principais lideranças do MST na Bahia, e o crime ainda não foi solucionado. Esta semana, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) emitiu uma nota com mais cobrança por justiça e o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) aumentou o coro pedindo resolução do caso. "As famílias Sem Terra mais uma vez se manifestam e afirmam confiança nas instituições jurídicas. Todos nós queremos que a justiça seja feita", salienta Assunção.  Nova audiência de instrução, que será presidida pela juíza Lázara A. de Oliveira Ferreira, acontece na próxima quarta-feira (26). 

Fábio foi brutalmente assassinado na frente de sua esposa e filha no município de Iguaí, no sudeste baiano, consternando os militantes Sem Terra e provocando o repúdio e a indignação popular. "Desde o ocorrido, o MST tem estado em luto e em luta para que justiça seja feita e que os assassinos e mandantes sejam presos e que não ameacem mais a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Conforme acompanhamento do Ministério Público e investigações do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos da Polícia Civil [Gemacau] há uma 'associação criminosa' composta por fazendeiros e pistoleiros que atuava na região de Ibicuí, Iguaí e Nova Canaã", salienta nota do MST. ..

Artigo – “FAÇA O QUE EU DIGO, MAS...”

A vida reserva as mais diferentes e, às vezes, inimagináveis surpresas para as pessoas. Diante dessas possibilidades, muitas coisas seriam evitadas e palavras não seriam ditas, uma vez que poderiam negar a legitimidade de certas convicções, e exibir a fragilidade de certos conceitos ideológicos. Notadamente no campo político, via de regra, essas alternâncias são frequentes e obedecem ao ciclo da maré das conveniências e interesses. Por exemplo, esse enfoque nos remete à reflexão de que existe algo contraditório no discurso atual do PT, se comparado ao discurso original do seu inspirador e fundador. Hoje insistem com grande ênfase de que o atual governo, pela origem militar do Presidente e a participação na equipe de inúmeros militares, põe o país em risco de volta à ditadura. E a todo momento se reportam ao período militar.

Ocorre que, já faz algum tempo, tem circulado um vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nunca contestado, no qual existem diversas entrevistas a televisões, onde rasga declarações elogiosas ao desenvolvimento econômico durante os governos militares, dando realce ao General Médici que na visão do líder petista seria eleito pelo povo se se submetesse a uma eleição, tal a aprovação que desfrutava! Vejamos algumas frases ditas pelo líder, fundador do PT:..

Bolsonaro demite Santos Cruz da Secretaria de Governo; General Ramos assume

O ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz deixou o comando da Secretaria de Governo. A saída foi definida no final da manhã de hoje (13), em reunião de Santos Cruz com Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto e confirmada há pouco pelo Palácio do Planalto, que também anunciou que o general de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira é quem assumirá a pasta. Em nota, o porta-voz do governo, Otávio Rêgo Barros, agradeceu o trabalho de Santos Cruz.

"O senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, informa que o ministro-chefe da Secretaria de Governo, general de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, será substituído pelo general de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira. O presidente da República deixa claro que essa ação não afeta a amizade, a admiração e o respeito mútuo, e agradece o trabalho executado pelo general Santos Cruz à frente da Secretaria de Governo", afirmou...

Artigo – BRASIL: UMA BALEIA FERIDA!

Na metáfora proferida pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante a Audiência sobre a Reforma da Previdência, na Comissão de Finanças e Tributação-CFT, da Câmara dos Deputados, mais precisamente ele disse que: “com crescimento de apenas 0,6% ao ano nos últimos oito anos, o Brasil é uma baleia ferida arpoada várias vezes, que foi sangrando e parou de se mover. Precisamos retirar os arpões, consertar o que está equivocado”. Até poderia parecer uma frase de efeito como tantas que são utilizadas no linguajar impactante do dia a dia, se não encerrasse uma triste verdade que afeta o nosso Brasil dos dias atuais. É impossível dissociar tantas imoralidades praticadas na vida pública deste país, das máculas provocadas à nossa economia, com consequências danosas à própria imagem do Brasil no conceito mundial, e que vieram à tona nos últimos tempos. E, sem medo de errar, podemos dizer que tinha – e ainda tem -, muita sujeira embaixo do tapete!

Quem assistiu ao debate pela TV Câmara, pôde ver que de um lado havia um técnico com Doutorado em economia público-privada em todos os sentidos, às vezes ríspido e arrogante, e que deu muito trabalho a dois Assessores que, ao seu lado, tentavam controlar os seus ímpetos de respostas mais agressivas, face a certas perguntas insidiosas. Do outro lado, alguns Deputados mais preocupados em atingir duramente o governo e exibir uma postura pessoal político-ideológica e partidária, onde um presidiário é quem domina as suas convicções, deveriam contestar com argumentos pertinentes os pontos da Reforma que consideram nocivos aos brasileiros e que tanto falam em rejeitar. ..

Artigo – DEMOCRACIA: SALVEM OS PODERES!

Tenho sempre enfatizado, através desta coluna, que a Democracia perde consistência ou não sobrevive sem o funcionamento normal das Instituições básicas e fundamentais ao Sistema, representadas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Obviamente que, como são integrados por um ser humano infestado de qualidades e defeitos, os Poderes da República estão suscetíveis a uma grande diversidade de desempenhos dos mais variados níveis. Mas, é o convívio com os diferentes que a isso chamamos de Democracia.

Assim, reconhecidas as dimensões e os valores institucionais, impõe-se a crítica e o questionamento às falhas de desempenho dos agentes gestores, não sendo justos os ataques descontrolados aos Poderes, em particular. Esse enfoque tem o objetivo de divergir dos princípios que inspiraram aos organizadores da manifestação pública do último dia 26/05 em todo o país, no que concerne a fugir do foco original anunciado que era expressar apoio e solidariedade ao Governo Federal e em particular ao Presidente da República, para setorizar ataques ferozes ao Congresso Nacional e ao STF-Supremo Tribunal Federal. Ora, se o ato público representava o exercício de um direito assegurado pela Democracia, há de se respeitar e preservar as Instituições que dão legitimidade ao Sistema e não procurar anarquizá-las! A isso podemos chamar de civilidade!..

PREFEITO PAULO BOMFIM LAMENTA MORTE DO PROFESSOR JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS (NEGÃO DO EDSON)

É com muito pesar que o prefeito Paulo Bomfim lamenta o falecimento do professor José Raimundo dos Santos, carinhosamente chamado Negão do Edson, em referência ao Colégio Edson Ribeiro, onde desenvolveu, por um longo período, importantes contribuições nas áreas esportiva e cultural. 

O educador também atuou na esfera pública, sendo gestor da área de Esporte do município. Ele deixa uma contribuição inestimável para o esporte e a educação de Juazeiro...

MORRE EM JUAZEIRO O PROFESSOR JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS (NEGÃO DO EDSON)

Foto dos 60 anos de Negão do Edson em 2017.

Informações dos familiares e do professor Gilmar Nery dão conta de que acaba de falecer no Hospital Regional de Juazeiro o Professor José Raimundo dos Santos, popularmente conhecido como Negão do Edson...

Artigo – AVANÇOS E... RECUOS!

Têm sido fartos os motivos graciosamente oferecidos pelo governo para que mesmo os que nele votaram, e continuam confiantes, expressem as suas inquietações diante da insegurança de tantas frágeis decisões, ao ponto de alguns insinuarem, o que é verdade, que vem acontecendo “o recuo do recuo”, o que significa dizer que até após recuar de uma decisão, ainda há incertezas! Isso para não falar da escassa habilidade para manter o bom relacionamento político entre eles, e assim conquistar o apoio parlamentar indispensável à aprovação das reformas desejadas. Quem estiver pensando que vai ganhar apenas no GRITO, está muitíssimo enganado, principalmente nos dias atuais, onde o diálogo tem que ser esgotado até a última gota. 

Está difícil de compreender - e parece que a culpa não é só do governo -, a quantidade de picuinhas diárias que surgem nas relações do Presidente da Câmara Rodrigo Maia e o Presidente Bolsonaro. Quase sempre após um café da manhã, almoço ou jantar de reaproximação entre eles, saem distribuindo entrevistas às televisões enaltecendo que tudo agora é “paz e amor”, mas, logo depois, tudo se desfaz. Esse clima desestabiliza e retarda o debate, prejudicando o país...

Vereadores de Petrolina divergem sobre concessão de título de cidadania a Bolsonaro

Decreto Legislativo do vereador Elias Jardim (PHS), que concede título de cidadania petrolinense ao presidente Jair Bolsonaro, deve ir à votação na sessão desta quinta-feira (23), às 10h, na Câmara de Vereadores de Petrolina, um dia antes da visita dele ao município. Na justificativa o autor da proposta destacou que a honraria se justifica “pelo esforço do presidente Bolsonaro de tirar o Brasil de uma grande crise”.

Mas há quem conteste no legislativo. O vereador petista Gilmar Santos não concorda com concessão do título de cidadania e anunciou voto contrário: “Aceitar calado é submeter-se a esse e tantos outros absurdos. Não apenas votaremos contra mas também repudiaremos esse acinte”, escreveu...

Artigo – EM BOCA FECHADA...

Além do vasto número de Ministérios que integram a estrutura do Governo Federal, temos Secretarias, Autarquias, Agências e Departamentos outros que zelam pelo funcionamento da gigantesca máquina administrativa do Estado. Ainda há um cargo, em particular, que zela pela imagem do Presidente, requer especial capacidade de expressão, poder de síntese e muita habilidade na comunicação, uma vez que sempre se dirige a jornalistas sedentos por notícias do governo: o PORTA VOZ. A função se reveste de particularidades especiais, visto que a esse profissional não basta reproduzir uma linha de pensamento do governo, mas ser a voz pública do próprio Presidente. E quando este tem a loquacidade de um Bolsonaro, os reparos e justificativas se sucedem a todo instante!

Obviamente que aqueles que escolheram o segmento da atividade política, assumiram a condição de entes públicos por opção própria e estão sujeitos ao crivo da avaliação crítica, seja como alvo do eleitor e cidadão, ou dos analistas em todos os níveis. Diante dessa vulnerabilidade a que estão expostos, são grandes as responsabilidades não somente decorrentes do poder dos seus atos oficiais, como, também, por tudo aquilo que pensam e falam.                                                     ..

Artigo – BRASIL: DUAS IDEOLOGIAS E UM DESTINO

Sob qualquer ângulo que se queira analisar o cenário político e econômico nacional, são múltiplos e variáveis os fatores que se apresentam, todos revestidos de insegurança e instabilidade. Numa fase, a corrente de Esquerda fracassou no seu projeto político de longa duração no país, não por falta de competência, mas, principalmente, pela empolgação diante da delirante visão de tantos bilhões disponíveis, que tanto permitiu rechear as contas dos seus líderes espalhadas pelos paraísos fiscais, como internacionalizou recursos federais para estimular movimentos de esquerda em outros países. Sem falar de dinheiro até pelas cuecas, num caso para lá de bizarro ocorrido com o Secretário de certo partido no Ceará e ligado a uma importante liderança nacional, em cuja cueca conduzia 100 mil dólares! Impossível esquecer tal ocorrência dos tempos do Mensalão!

Para esses objetivos se utilizou do nosso BNDES para financiar portos, estradas, ferrovias, usinas, metrôs e aeroportos ao redor do mundo. Desnecessário dizer que as empresas executoras dessas obras eram brasileiras, capitaneadas pela OAS e Odebrecht, o que, agora, permite a compreensão da razão de tantos investimentos internacionais. Pelo jeito, uma mão lavando a outra, e vamos imaginar que todas as mãos foram lavadas com dinheiro sujo. 
 
Diante de tanta expansão das ações de Governo levando capital para financiar obras na Argentina, Venezuela, Bolívia, Equador, Peru, Panamá, Colômbia, Uruguai e Nicarágua, além de países africanos, como Moçambique, Angola, Zimbabwe, Congo, etc., realmente nos sentíamos como uma enganosa potência financeira! Enquanto isso, no âmbito interno, tinha o programa Bolsa Família que cegava a todos, e passava uma imagem de felicidade permanente. Mas, a Lava Jato ainda vai precisar apurar quem vai pagar a conta, uma vez que as inadimplências desses países já começaram e o calote não vai ser pequeno. Daqui a pouco de Lava Jato vai passar a ser LAVA TUDO! Quem viver, verá...

Artigo – COMENDAS... SOB ENCOMENDA?

Numa fase de nossa história em que os muitos problemas nacionais provocam fortes preocupações em todo brasileiro, beira o ridículo, pra não dizer de uma fragilidade sentimental sem limites, o fato do nosso Presidente da República reservar um importante tempo da sua agenda para homenagear pessoas com as mais altas Comendas Nacionais da Ordem de Rio Branco, mesmo com o respeito pessoal que possam merecer, nas quais não se identifica um feito marcante, se quer, que possa justificar tamanha distinção, reservada com o objetivo de "distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção". O Regulamento que normatiza as regras a serem observadas para a concessão de tão dignificante honraria, estabelece no seu Art. 1º: [...] “com o fim de galardoar as pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras que, pelos seus serviços ou MÉRITOS EXCEPCIONAIS (destaque do autor), se tenham tornado merecedoras dessa distinção”.

Bem verdade que os condecorados nesse grupo do dia 30/04, na maioria, são autoridades públicas, como o vice-presidente Hamilton Mourão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); os ministros da Justiça Sergio Moro, e da Economia, Paulo Guedes; os governadores de São Paulo, João Doria, do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente do Tribunal de Contas da União, José Mucio, e militares de alta patente, além dos parlamentares senador Major Olímpio (PSL-SP), a deputada Bia Kicis (PSL-DF) e o deputado Hélio Lopes (PSL-RJ), entre outros. E como forma de coroar o grande “mico”, quem mais recebeu a comenda? Os filhos do Presidente: Flávio Bolsonaro (Senador) e Eduardo Bolsonaro (Deputado), e o guru ideológico da família, o ensaísta e pensador Olavo Luiz Pimentel de Carvalho, sendo que este reside nos EUA, desde 2005! Não me perguntem o porquê da honra, ou que virtude cívica essas figuras detêm, porque, sinceramente, não saberei responder...

Artigo – ELEGEMOS UM OU QUATRO BOLSONAROS?

A nação brasileira vive um momento especial e controvertido. Existe uma profunda consciência de que são graves os problemas existentes em todas as áreas, com particularidade naquelas que afetam a saúde, a educação, a segurança e o emprego, cuja responsabilização não cabe atribuir unicamente ao atual governo com apenas 118 dias de gestão, mas, também, não é justo ficar tripudiando sobre os governos que cometeram erros em passado recente, quando deveriam todos juntarem forças para superar as dificuldades decorrentes de tão acentuada crise econômica, que fazem de conta nada ver, nem está acontecendo.

É inquestionável que uma economia, quando não é muito sólida, fica vulnerável às influências positivas e negativas de todo o processo político em andamento no país, em cujo campo os nossos personagens ativos são pródigos na geração da desconfiança que contagia os investidores e contribui na construção do clima de instabilidade no mercado. ..

Bahia: Tiziu é nomeado Superintendente da SUAF

O Governo do Estado da Bahia da publicou no Diário Oficial desta terça-feira (22/04), a nomeação de Ademilson da Rocha Santos, popular Tiziu, como o novo superintendente da SUAF – Superintendência da Agricultura Familiar. O órgão está diretamente ligado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e tem como proposta planejar e executar ações voltadas para a promoção, estímulo e estruturação das atividades econômicas desenvolvidas por agricultores familiares, suas organizações e demais segmentos, de forma sustentável.

Natural de Sobradinho, onde foi candidato a prefeito na última eleição, Tiziu tem uma trajetória de militância nos movimentos sociais em defesa das pautas da convivência com o semiárido e da agricultura familiar, tem formação como técnico em agropecuária pela Escola Agrotécnica de Juazeiro, pedagogo egresso da Universidade do Estado da Bahia onde também adquiriu especialização no Ensino da Comunicação...

Artigo – CATARATAS DO IGUAÇU: UMA MARAVILHA DA HUMANIDADE!

A cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, acolheu com carinho e muito brilho a 25ª Edição do “Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil – CINFAABB 2019”, que aconteceu naquela AABB de 5 a 12/4. O evento foi revestido de uma grandiosidade ímpar, naturalmente correspondendo não somente ao elevado nível de simpatia do seu povo, como à altura das extraordinárias belezas naturais que enobrecem todo o seu território. Impossível a cada visitante não contemplar, encantado, as águas em quedas das Cataratas do Iguaçu, cujo volume impressiona e empolga a todos pela vazão de 4,5 milhões de metros cúbicos por segundo! Em razão de toda essa pujança e esplendor, com muita justiça foi classificada e reconhecida pela UNESCO como uma das SETE MARAVILHAS NATURAIS DA HUMANIDADE. 

O evento a que estive presente, que teve a participação de 4.150 pessoas, entre atletas e convidados que integraram as delegações das 43 AABBs de 22 Estados da Federação, é anualmente organizado com muita eficiência pela FENABB-Federação Nacional das AABB’s e com a participação do CESABB-Conselho Estadual de AABB, além do indispensável apoio e colaboração das entidades de representação dos funcionários e aposentados do Banco do Brasil: PREVI, ANABB, AAFBB, SEGASP Sports, CASSI e COOPERFORTE. Esses certames, em cada etapa anual, são realizados em diferentes Estados do país, cabendo a coordenação local à respectiva AABB da cidade sede. Em 2020 será na AABB do Balneário Camboriú-SC. Por sinal, muito esperado por todos! E nem precisa dizer porquê!..

VALE A PENA LER DE NOVO: ARTIGO – UMA JANELA PARA O FUTURO

No dia a dia as pessoas são sempre levadas, por alguma imagem repentina, a rever filmes que se passaram em suas vidas, fazendo eclodir lembranças e emoções as mais diversas. Por exemplo, transitou pelo Facebook essa foto, bastante emblemática, mostrando um garoto pobre, entre seis e oito anos, assistindo à programação de uma TV postada na janela de uma casa qualquer. Era o retrato vivo da simplicidade, em sua expressão maior, de um tempo que não volta mais..

A televisão, essa grande novidade que chegou ao Brasil em 1950 através do pioneirismo de Assis Chateaubriand, fundador da hoje extinta TV Tupi, mesmo em preto e branco, encantava todo brasileiro. A imagem colorida somente chegou ao Brasil na copa de 1970, mas, somente poucos e seletivos aparelhos nas três principais capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília tinham a condição de transmitir essa beleza em cores. Mas, como o desenvolvimento tecnológico está a todo vapor, já temos hoje a imagem digital de extraordinária qualidade, destacando-se a televisão brasileira como das melhores do mundo...