Foram encontrados 480 registros para a palavra: adolescente

Casa Nova mobiliza-se contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria de Ação Social, Conselho Tutelar, CRAS e todos os órgãos que compõem o SUAS -  rede de assistência social do município de Casa Nova, unidos à Secretaria de Educação, de Saúde, SAAE e Gabinete, Ministério Público, Policia Civil e Polícia Militar,  realizaram na manhã desta sexta-feira (18/05) um grande ato para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Centenas de jovens da rede escolar, a Promotora da Comarca, Aline Curvelo; o Delegado Cleriston Jambeiro, a Secretária de Educação, Rosicler Oliveira Lustoza; Diretora do SAAE, Dagmar Nogueira; Secretario e Articulador do Selo UNICEF, Cosme Coelho; a Primeira Dama, Itamara Torres; o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sérgio; Coordenadores e Diretores das Unidades Escolares, do Hospital e dos órgãos municipais, lideranças comunitárias, pais, lotaram a Quadra Poliesportiva José Vivente de Oliveira, mobilizando-se contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes...

Combate a exploração sexual de crianças e adolescentes e a luta antimonicomial marcam o dia '18 de maio' em Curaçá

Em todo o país, o dia 18 de Maio é marcado por duas lutas importantes que asseguram a dignidade e o bem estar das pessoas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através do CREAS (Centro em Referencia Especializado em Assistência Social) realizou uma caminhada pelas principais ruas de Curaçá com a participação de crianças e adolescentes de escolas públicas, professores, conselheiros, autoridades e trabalhadores do SUAS.

Esse momento trouxe dados importantes e a necessidade de se falar em exploração sexual como um crime silencioso que atinge crianças de diferentes faixas etárias, muitas vezes, violentadas por familiares ou pessoas próximas. ..

Juazeiro: Ações educativas marcam Dia D da Campanha ‘Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes’

Desde o início do mês de maio a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza ações da Campanha ‘Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes’. Hoje, 18 de maio, Dia D da campanha nacional, as atividades foram intensificadas com um trabalho educativo enfatizando o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O objetivo da campanha realizada anualmente é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. De acordo com a equipe da SEDES, o objetivo de incentivar e encorajar as pessoas a denunciarem casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes está sendo alcançado. Estamos com ações na sede e interior do município e as pessoas abordadas têm parado para nos ouvir. É importante que a sociedade entenda a importância da denúncia, saiba que temos um disque denúncia disponível onde tudo pode ser feito em anonimato e toda uma rede de proteção à criança e adolescente acessível no município", destacou Cida Vieira, coordenadora do PETI.  ..

Acari realiza campanha de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescente

Proclamado pela Lei Federal 9.970/00, no ano 2000, o dia 18 de maio foi declarado como "Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Data que visa a promoção de campanhas de conscientização da sociedade para esta problemática crescente no Brasil.

 A ACARI - Associação Civil de Articulação para a Cidadania, instituição filantrópica que atua em Petrolina/PE na promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, vem realizando nas redes sociais e nos meios de comunicação regional, a campanha "Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes"...

Município participará de ações da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) participará durante o mês de maio da Campanha Nacional ‘Faça Bonito. Proteja nossa crianças e adolescentes’ que traz o tema do Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As ações envolverão toda a Rede de Proteção Socioassistencial às Crianças e Adolescentes.

O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Dessa forma, a intenção segundo os organizadores, é incentivar e encorajar as pessoas a denunciarem casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes...

Hospital Dom Malan envia nota e esclarece causa da morte de adolescente grávida ocorrido nesta quarta feira (02)

Jovem adolescente grávida morre no hospital Dom Malan em Petrolina e diretoria envia nota:

Confiram:..

Cinema itinerante Ultragaz Cultural leva cultura à crianças e adolescentes de todo o País

A Ultragaz anuncia o início da primeira etapa da turnê 2018 do projeto Ultragaz Cultural. Desde o ano 2000, a Ultragaz leva projetos de cultura pelo país. Em seu 17º ciclo, o projeto percorrerá 14.847 quilômetros pelo Brasil, iniciando em março em São Paulo, percorrendo até Belém do Pará, cruzando 11 estados, por 2 dias em cada uma das 15 cidades. Uma carreta especialmente adaptada e transformada em uma sala de cinema comportando 77 lugares atenderá crianças e adolescentes de escolas e instituições da rede pública, e também as comunidades locais.

“Há 17 anos, o Ultragaz Cultural leva cultura e educação a todas as regiões do país, especialmente à população que menos tem acesso a atividades deste tipo”, afirma Daniela Gentil, gerente de sustentabilidade da Ultragaz. “Promover a democratização do acesso à cultura faz parte dos nossos compromissos de sustentabilidade”. ..

Namorado virtual de adolescente desaparecida fala com a polícia: ela disse estar determinada a ficar no Rio de Janeiro

A família de Alana Sá Barreto, de 17 anos, continua em busca da jovem desaparecida desde domingo (18), que viajou para o Rio de Janeiro sozinha. Segundo informações do delegado Darlson Macedo, do Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o paradeiro da adolescente ainda é desconhecido. O delegado conseguiu contato com o namorado virtual da menina, um estudante de audiovisual, de 20 anos, que teria repassado novas informações sobre o caso. 

Em ligação telefônica, o jovem disse não saber que ela viajou sem o consentimento da família e estabeleceu contato com a mãe e o irmão da jovens, além de estar colaborando com informações para a polícia. Ele afirma que a adolescente teria ido encontrá-lo, após quatro meses de relacionamento. "Ele confirma que foi recebê-la no aeroporto e que ela pernoitou na sua casa. Ela alega que viajou para conhecê-lo e para tentar uma carreira artística. Ela gosta de cantar e queria ser cantora. Ele é fotógrafo e disse que poderia ajudá-la a fazer alguns testes na cidade, onde encontraria oportunidades", explica Macedo. ..

Exagero de tecnologia deixa crianças e adolescentes desconectados do mundo real

O Brasil já conta com 22 milhões dos chamados nativos digitais, nascidos e criados a partir da década 1980, na era dos games e da internet. Contrariando prognósticos de que a tecnologia apenas ajudaria a multiplicar informações e o círculo de amizades, muitas crianças e adolescentes nunca estiveram tão desconectados do mundo. Parecem hipnotizados por seus aparelhos móveis, perdendo a vontade de estudar, de brincar ao ar livre e até de conversar entre si e com os familiares, sem intermediação das telas.

Segundo estudiosos, muitos jovens já apresentam sintomas de vício em eletrônicos, como  a queda no rendimento escolar, a insônia e o nervosismo sem causa aparente. Calcula-se que a cada cinco crianças e adolescentes, um sofre de um transtorno que necessita de tratamento especializado por se tornar antissocial, sofrer de insônia e apresentar queda no rendimento escolar. Por mês, quatro novos casos de compulsão por games batem à porta do consultório do psiquiatra José Belisário Filho, em Belo Horizonte. “É preciso entrar com medicação em alguns casos. Mas, felizmente, em outros é só uma questão de reorganizar o sono e melhorar a atividade física”, diz o médico. ..

CANOAGEM PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN

O Grupo de estudos e pesquisa em atividade física adaptada- GEPAFA da UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO segue com inscrições abertas para a prática de canoagem para crianças e adolescentes com síndrome de Dow. Para participar das aulas, os alunos precisam ter diagnóstico de síndrome de Down, ter entre 06 e 14 anos e estar devidamente matriculados. Para inscrição, os pais ou responsáveis deverão se dirigir ao colegiado de educação física da UNIVASF-Campus Petrolina, das 14 ás 20 H até 14/03.

Os alunos realizarão avaliação antropométrica, testes motores e aulas de canoagem. As aulas acontecerão na piscina do complexo esportivo da UNIVASF- Campus Petrolina duas vezes por semana em dias e horários a combinar com os pais ou responsáveis. Serão disponibilizadas 20 vagas...

Dupla que tatuou testa de adolescente é condenada em SP

A história de dois homens que tatuaram "Eu sou ladrão e vacilão" na testa de um adolescente que havia roubado uma bicicleta ganhou mais um capítulo. A dupla, presa desde 9 de junho de 2017, foi condenada pelos crimes de lesão corporal gravíssima e constrangimento ilegal, não podendo responder em liberdade. 
 
Segundo o G1, um dos autores da tatuagem, Maycon Wesey Carvalho dos Reis, 28 anos, recebeu pena de três anos de reclusão em regime inicial semiaberto pelo crime de lesão corporal gravíssima e de quatro meses e 15 dias de detenção em regime inicial semiaberto pelo crime de constrangimento ilegal.

Já Ronildo Moreira de Araújo, 30, pagará a pena de três anos e seis meses de reclusão em regime inicial fechado lo crime de lesão corporal gravíssima e de cinco meses e sete dias de detenção em regime inicial semiaberto pelo crime de constrangimento ilegal...

Câncer: mais de 300 mil crianças e adolescentes são diagnosticados todos os anos

O Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância, lembrado ontem (15), a Childhood Cancer International (CCI), alertou para a necessidade de ações globais conjuntas para enfrentar o que chama de desafio crescente imposto pela doença. Dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer indicam que cerca de 215 mil casos são diagnosticados todos os anos em menores de 15 anos, além de 85 mil casos entre adolescentes de 15 a 19 anos.

“Apesar de o número de crianças com câncer ser bem menor quando comparado à incidência global da doença em adultos, o número de vidas salvas é significativamente maior: as taxas de sobrevivência em países de alta renda chegam a uma média de 84% e estão melhorando de forma consistente mesmo em áreas com menos recursos no mundo onde há apoio local e internacional”, destacou a CCI, por meio de nota...

Bahia: Auditores encontram 30 crianças e adolescentes exercendo atividades proibidas

Uma ação de combate ao trabalho infantil no município de Porto Seguro identificou 30 crianças e adolescentes trabalhando em atividades não permitidas. A operação foi realizada no período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro nas praias e nas ruas históricas do município, onde se concentra a maior parte dos turistas e trabalhadores infantis.

Em uma das praias de Porto Seguro, um garoto de 13 anos, Tiago, foi flagrado vendendo garrafas de água, atividade que realiza com o padrasto. Assustado ao ser abordado pela equipe da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA), o menor, que caminhava de forma arqueada por conta das caixas pesadas que carregava nas costas, forneceu alguns dados pessoais e se afastou rapidamente...

Adolescente grávida é morta a tiros por dívida de drogas em Santa Cruz Cabrália

Grávida, uma adolescente de 16 anos foi assassinada a tiros na madrugada de terça-feira (23), em Santa Cruz Cabrália. O feto, cujo tempo de gestação não foi divulgado, também morreu. Segundo informações do G1, a Polícia Civil divulgou nessa quinta (25) que o crime foi decorrente de uma dívida de drogas. Imagens registradas por uma câmera de segurança apontam o momento em que duas pessoas caminham na rua, uma delas a vítima identificada como Dhessica Whinhy Batista Almeida. Uma motocicleta para ao lado dos passantes, aparentemente o piloto chama a adolescente e começa a atirar. De acordo com a publicação, o delegado titular da cidade, Bruno Barreto, afirmou que Dhesssica era usuária de drogas e tinha envolvimento com o tráfico na região. Até o momento, a polícia segue a suspeita de que um traficante teria ordenado a morte dela. "Parece que ela estava em débito. Ela já tinha apanhado como alerta, só que depois dessa agressão, parece que ela não conseguiu efetuar o pagamento e foi assassinada", relatou o delegado. Segundo o G1, o mandante do crime já foi identificado, mas não teve seu nome divulgado pela polícia. Já o corpo da jovem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Porto Seguro, onde foi periciado. O caso é investigado pela Polícia Civil. ..

Projeto leva cinema e diversão para crianças e adolescentes nos CRAS de Juazeiro

As crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Juazeiro estão aproveitando as férias escolares para participarem do projeto “Férias CRAS pintando o 7”, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). O objetivo do projeto é motivar os usuários a continuarem participando dos serviços mesmo em período de férias.

“É uma época de notória dispersão dos participantes e a promoção de atividades lúdicas contribui para trazê-los de volta aos serviços”, afirmou a coordenadora do CRAS da Malhada da Areia, Eucimara de Morais, destacando ainda que os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que funcionam nos 5 CRAS do município não têm período de férias e a comunidade pode procurar as equipes de atendimento e grupos durante todo o ano...

Cinco baianos são presos na Argentina suspeitos de estuprar e matar adolescente de 15 anos

Cinco baianos, quatro da cidade de Cipó e um de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, foram presos na Argentina suspeitos de estuprar e matar uma jovem de 15 anos. O crime teria ocorrido no réveillon, e os suspeitos foram presos pela polícia local no dia 1º de janeiro.

Conforme a imprensa local, a adolescente Irina Diana Lopez foi encontrada no quatro de uma pensão da cidade de Corrientes. Uma irmã da vítima encontrou o corpo. A jovem morta estava sem roupas e apresentava sinais de espancamento e sangramento nas partes íntimas. O filho da vítima, de 6 meses de idade, estava ao lado do corpo...

Cerca de 70 mil crianças e adolescentes estão na fila de espera por cirurgias eletivas

Cerca de 70 mil crianças e adolescentes de zero a 19 anos esperam por uma cirurgia eletiva, que é aquela onde é possível escolher a melhor data para a operação. Esses meninos e meninas estão na fila para corrigir, por exemplo, o estrabismo, problemas nas amígdalas, na adenoide – que obriga a criança a respirar pela boca -, e postectomia, que é a cirurgia de fimose – para retirar o excesso de pele do pênis. A informação é da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Entre a população infanto-juvenil, as áreas que mais recebem demandas para cirurgias eletivas são ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Do total de crianças que estão na fila de espera, 36 mil têm menos de 10 anos e quase mil ainda não completaram um ano de idade...

Unicef discute situação da infância e adolescência no semiárido

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) deu início nesta terça-feira (12), ao 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 para os municípios de Pernambuco. Equipes do Unicef e parceiros estarão reunidos em três municípios-polo com gestores públicos dos 123 municípios pernambucanos participantes desta edição do Selo UNICEF.

Serão polo os municípios de Salgueiro, Arcoverde e Caruaru. Os encontros terão a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e dos profissionais indicados por cada município como articulador(a) municipal do Selo UNICEF e mobilizador(a) de adolescentes e jovens...

PRF usa artes cênicas para sensibilizar crianças e adolescentes sobre um trânsito mais seguro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza, na próxima quarta-feira (22), a primeira edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito), no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município e visa formar cidadãos mais conscientes e comprometidos, além de contribuir para reduzir acidentes e preparar os futuros condutores para um trânsito mais seguro.

O Fetran Teatro é um projeto nacional de Educação para o Trânsito da PRF, que ocorre pela primeira vez no estado. Considerando que crianças, adolescentes e jovens são agentes ativos no trânsito, o projeto utiliza as artes cênicas como meio de sensibilização deste público, que tem um apreço natural pelo caráter lúdico, criativo e versátil que o teatro proporciona. 
 ..

Unicef: violência mata uma criança e um adolescente a cada 7 minutos

A cada 7 minutos uma criança ou um adolescente, entre 10 e 19 anos de idade, morre em algum lugar do mundo, vítima de homicídio ou de alguma forma de conflito armado ou violência coletiva. Somente em 2015, a violência vitimou mais de 82 mil meninos e meninas nessa faixa etária. Os dados são do relatório Um Rosto Familiar: A Violência na Vida de Crianças e Adolescentes, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A América Latina e o Caribe têm os mais altos índices de homicídios. Em 2015, dos 51,3 mil homicídios de meninas e meninos de 10 a 19 anos – não relacionados a conflitos armados –, mais da metade, 24,5 mil, aconteceram nessa região. “Esses números se mostram desproporcionais considerando que tal conjunto de países abriga pouco menos de 10% da população nessa faixa etária”, diz o Unicef...