Foram encontrados 36 registros para a palavra: florestal

Bombeiros de Juazeiro combatem incêndio em Parque Estadual em Jacobina

Uma guarnição de combate a incêndio florestal do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Juazeiro está atuando desde ontem (14) no incêndio que afeta o bioma do Parque Estadual das Sete Passagens, localizado entre os municípios de Miguel Calmon e Jacobina, no Centro-Norte da Bahia. Uma outra equipe foi enviada ao local nesta sexta-feira (15).

Os bombeiros estão sob o comando do Capitão BM Rangel. O parque tem uma grande importância pois situa-se no Polígono das Secas, e suas nascentes abastecem rios como o Itapicuru-Mirim, um dos principais afluentes do Rio Itapicuru. O Parque das Sete Passagens é ainda um remanescente de Mata Atlântica e abriga diversas espécies ameaçadas de extinção. ..

Estado decreta situação de emergência por incêndio florestal em 16 cidades da Bahia

O governo da Bahia decretou situação de emergência em 16 cidades baianas afetadas por incêndio florestal, que abrange incêndios em Parques, Áreas de Proteção Ambiental e Áreas de Preservação Permanente Nacionais, Estaduais ou Municipais, e incêndios em áreas não protegidas com reflexos na qualidade do ar.

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado, as cidades de Andaraí, Barra, Barreiras, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Correntina, Cotegipe, Ibotirama, Iramaia, Iraquara, Itaguaçu da Bahia, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Paratinga, Riachão das Neves e Santa Maria da Vitória foram afetadas po incêndio florestal...

Após mais de dez dias de trabalho, Bombeiros debelam incêndio florestal em Pilão Arcado

Após mais de dez dias de trabalho, Militares do 9º Grupamento de Bombeiros Militar de Juazeiro e do 19º GBM de Alagoinhas extinguiram um incêndio florestal de grande proporção no Povoado de Lagoa Grande, na zona rura de Pilão Arcado-BA. As equipes estavam travalhando no local desde o dia 17 de setembro.

O povoado, que fica a 460 km de distância de Juazeiro, teve uma situação crítica de destruição de fauna e flora, devido a grande estiagem que atinge o país, potencializando o a queima da vegetação, que estava se propagando por toda localidade. Ainda sim, com apoio da Prefeitura de Pilão Arcado e de populares que foram voluntários para ajudar no combate, foi possível extinguir o fogo do local...

Guarnição do Bombeiros de Juazeiro reforça combate a incêndio florestal em Pilão Arcado

O Corpo de Bombeiros segue trabalhando para debelar as chamas de um incêndio florestal no município de Pilão Arcado. Nesta sexta (24), mais uma equipe de agentes dos Bombeiros chegou ao local.

A guarnição de Incêndio Florestal do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Juazeiro deslocou-se para a cidade de Pilão Arcado para realizar o controle de focos na região do distrito de Lagoa Grande, informou o GBM. A equipe é comandada pelo Sd BM Emerson, e tem, como demais integrantes, Sd BM Mahatma, Sd BM Welton, Sd BM Gleisson e Sd BM Dias...

Ecologia Humana: Aqueduto do Horto Florestal de Juazeiro é tema de Mestrado no campus III da Uneb

A estudante e advogada Maíra Cavalcanti Coelho defendeu pesquisa para obter o título de mestre no Curso de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da Universidade do Estado da Bahia. Maíra fez uma imersão na Ecologia Humana mostrando a dimensão plural para compreender o conhecimento de muitas áreas, e, entre elas, a sustentabilidade ecológica, principalmente em seus aspectos culturais e os conceitos de história, memória e patrimônio. 

Na pesquisa Maíra, destaca o valor arquitetônico e paisagístico do Aqueduto do Horto Florestal e o estudo sobre sua história e preservação, “tomando como pressuposto a memória desenhada desde o século XIX, quando a obra foi implantada no município de Juazeiro, Bahia inspirada nas construções romanas, inclusive em relação à sua funcionalidade.”..

Incêndio florestal é extinto em Pilão Arcado; combate segue em Campo Alegre de Lourdes

O incêndio florestal que atingia a região de Pilão Arcado, no Sertão do São Francisco, foi extinto pelo Corpo de Bombeiros da Bahia (CBMBA) nesta segunda-feira (30). De acordo com a instituição, agora o combate continua em Campo Alegre de Lourdes, onde os bombeiros iniciaram o período de monitoramento.

Também há focos de incêndio florestal na cidade de Morpará, na região Oeste, onde combate também continua numa área de difícil acesso. Na região, os primeiros focos foram identificados neste sábado (28). ..

Bombeiros combatem incêndio florestal na região de Pilão Arcado, no norte da Bahia

Dezoito bombeiros militares seguem no combate ao incêndio florestal nas localidades de Mandarino, Baixão do Jacu, Bandeira de Baixo, entre os limites das cidades de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia. O incêndio começou na última segunda-feira (9).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares foram divididos em três frentes de trabalho. Ainda segundo a corporação, duas retroescavadeiras e três caminhões pipa foram disponibilizados pelas prefeituras de Campo Alegre de Lourdes e de Pilão Arcado...

Investigações envolvendo Salles apontam para 'lavagem' de carga florestal

A Polícia Federal informou ao Supremo Tribunal Federal, por meio de ofício enviado na segunda-feira (19), que uma das apurações que atingem o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles aponta para o uso de documentos falsos e "lavagem" de produtos florestais.

O ofício, assinado pelo delegado Franco Perazzoni, pede para que o ministro Alexandre de Moraes designe as investigações deflagradas pela Operação Akuanduba para a Justiça Federal de Altamira, no Pará, já que os elementos adquiridos até o momento apontam que a madeira ilegal foi retirada daquela região...

Dia da Árvore: setor florestal baiano é referência em produção com sustentabilidade 

Poucas pessoas sabem que no Brasil 100% do papel produzido e cerca de 90% de toda a madeira para fins industriais tem origem nas florestas cultivadas com finalidade comercial.

Segundo a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), a Bahia possui 700 mil hectares (ha) de plantações florestais, o que corresponde a 7% de árvores plantadas do país. No dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), juntamente com a Abaf, reforçam a importância do desenvolvimento sustentável do setor, item presente na agenda positiva que tem sido construída. ..

Incêndio Florestal na localidade Riacho Seco/Curaçá-BA foi extinto de acordo com o Corpo de Bombeiros

Em comunicado a redação da RedeGN, o Corpo de Bombeiros informou que a queimada em vegetação da comunidade de Riacho Seco / Curaçá-BA foi extinta. Confira a nota:..

Brasil atingiu este ano a meta de redução em até 38% das emissões de carbono na área florestal, ministro Edson Duarte comemora

O Brasil atingiu este ano a meta de redução em até 38% das emissões de carbono na área florestal. O país reduziu 1,28 bilhão de toneladas de dióxido de carbono entre agosto de 2017 e julho de 2018, o que representa uma redução de 60% no volume emitido por atividades florestais. O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, comemorou os resultados e declarou que os números confirmam a contribuição brasileira para redução dos gases efeito estufa no mundo. 

“O Brasil vem fazendo um papel importante. Isso deve servir de estímulo para fazer mais, ou seja, o que o Brasil fez é importante, mas o sentimento é de que precisamos fazer muito mais porque a situação é muito grave no mundo inteiro. A contribuição tem que ser de todos os países”, comentou Duarte à Agência Brasil..

Diante da repercussão negativa o presidente Temer decide revogar o decreto que extinguiu Reserva Amazônia

Diante da repercussão negativa do decreto assinado na semana passada que extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), os ministros Sarney Filho (Meio Ambiente) e Fernando Coelho Filho (Minas Energia) anunciaram que o presidente Michel Temer decidiu revogar o decreto e assinar um novo texto para "clarificar" a questão. "O decreto sai hoje", disse Sarney. "Esse novo decreto revoga decreto anterior ao mesmo tempo que clarifica as questões." 

Fernando Coelho Filho, que na última sexta-feira, 25, concedeu uma coletiva e gravou vídeos para negar que haveria desmatamento na Amazônia, admitiu que o novo decreto é "fruto do desdobramento que teve a repercussão" do decreto anterior. O ministro disse ainda que a ideia é desmistificar também notícias de que investidores internacionais já tinham conhecimento prévio do tema e afirmou que o assunto era público aqui no Brasil desde novembro de 2016. ..

Ivete Sangalo volta a criticar medida do Governo Federal que extingue Reserva Florestal

A cantora Ivete Sangalo neste final de semana voltou a criticar e tornar pública sua indignação com o presidente Michel Temer após decreto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), que extingue a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), que conta com mais de 4 milhões de hectares e que fica na divisa entre o Sul e Sudoeste do Amapá com o Noroeste do Pará.

Durante o "Festival de Inverno", em Vitória da Conquista, ela voltou a tocar no assunto: "Eu sou uma pessoa pública e uma pessoa pública deve ter o discernimento e o cuidado de saber que aquilo que ele vai dizer vai influenciar muito as outras pessoas, para o bem ou para o mal. Tenho indignação por muitas coisas, mas tem determinadas ações que a gente não pode voltar atrás, não são reversíveis. Então, chega uma hora que a gente não aguenta, e dá aquele grito", pontuou. ..

Primeiro encontro territorial de regularização florestal acontecerá em Juazeiro

Nesta quarta-feira (19), acontecerá em Juazeiro-BA o primeiro Encontro Territorial de Regularização Florestal.  O evento é uma organização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).

O evento tem como objetivo alinhar as ações para realização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), uma vez que é obrigatória a regularização ambiental no Brasil para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico além de combater o desmatamento...

Sema e Inema realizam Encontros Territoriais de Regularização Florestal

No dia 19 de abril, a partir das 14h, o município de Juazeiro sedia o primeiro Encontro Territorial de Regularização Florestal/Cefir, no auditório da Codevasf (Avenida Comissão do Vale do São Francisco, s/n, Juazeiro-BA). O evento, realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), reunirá prefeitos, secretários municipais de Agricultura e de Meio Ambiente e representantes de sindicatos de trabalhadores rurais de 16 municípios dos territórios de identidade Sertão do São Francisco e Itaparica. O objetivo é alinhar ações para realização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir).

O Cefir, no âmbito estadual, corresponde ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), instituído no âmbito federal como pilar da política de regularização ambiental no Brasil. O cadastro dos imóveis rurais é obrigatório, a fim de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A partir de dezembro de 2017, a lei condicionará a inscrição no CAR/Cefir para a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras, dentre outros benefícios para o agricultor...

Fogo florestal recomeça na região da Chapada Diamantina, na Bahia

A trégua foi curta e os antigos focos de incêndios na Chapada Diamantina e no seu entorno reapareceram na virada do ano e nesse domingo (3) ameaçavam cidades como Ibicoara e Mucugê, no Parque Nacional. Áreas de vegetação ressequida próxima às cidade da região movimentaram brigadistas, bombeiros e aeronaves no combate às chamas, que também ocorrem em outras áreas do Estado. Em Iguaí, por exemplo, na região Sudoeste, próximo à Vitória da Conquista, um grande incêndio na vegetação próxima à cidade assustou os moradores na véspera do Ano Novo, tendo sido debelado ontem. A situação também é de alerta, conforme explicou o secretário estadual de meio Ambiente, Eugênio Spengler.

Na última sexta-feira, Dia de Ano Novo, segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, surgiram focos de incêndios nos arredores das cidades de Ibicoara e Mucugê. “A área que mais preocupa é Ibicoara porque é onde há uma situação muito insistente do fogo, que no sábado assumiu proporções maiores”, disse o secretário. Quatro aviões e um helicóptero, além de bombeiros e brigadistas voluntários estão envolvidos no combate às chamas na região...