Incêndio Florestal na localidade Riacho Seco/Curaçá-BA foi extinto de acordo com o Corpo de Bombeiros

Em comunicado a redação da RedeGN, o Corpo de Bombeiros informou que a queimada em vegetação da comunidade de Riacho Seco / Curaçá-BA foi extinta. Confira a nota:

A saída da base de descanso se deu às 8:00h, sendo logo em seguida providenciado o café da manhã pela representante da comunidade de Riacho Seco, senhora Ana Paula Vaqueira.

No trajeto até a base de apoio operacional na localidade atingida, já foi realizada observação de parte da área queimada. Às 10:30h foi feito o monitoramento aéreo com o drone, não sendo indentificado nenhuma fumaça nesse momento.

Às 11:40 iniciou-se o monitoramento terreno com a pick-up e a pé firme circundando a extensão da linha queimada. Nesse trajeto, foram encontrados e controlados alguns pontos quentes em meio a área queimada, objetivando evitar o alastramento de chamas para áreas preservadas pelo trabalho anterior.

Às 14:30, a equipe deslocou-se em direção a base de descanso e alimentação no Distrito de Riacho Seco, para almoçar.

16:20h, na base operacional, foi realizado o segundo monitoramento aéreo do dia, não sendo indentificado, em toda a área visualizada, nenhuma fumaça ou pontos que oferecessem risco de reiguinição.

Às 17:00h iniciou-se novo monitoramento terreno com a pick-up.

Reunião de avaliação

Às 18:00h, na casa do senhor Henrique, morador da fazenda Recurso, com a presença de: Ana Paula Vaqueira (representante comunitária do Distrito de Riacho Seco); senhor Claudemir Costa Pereira (presidente da associação de moradores da comunidade de Lajedo); senhor Rafael (operador do carro pipa da Mineração Caraíbas). Foram avaliados os resultados de todas as ações da operação desenvolvidas durante o dia e diante do cenário estabelecido foi declarado a extinção do incêndio. Imediatamente após a reunião foi mantido contato com a Unidade, quando foi determinado a desmobilização da operação.
 
Em reunião da equipe, já na base de alimentação e descanso, foi decidido que, devido ao desgaste físico dos componentes e deficiência nos faróis da pick-up frontier, o pernoite seria ainda em Riacho Seco, com o retorno estabelecido para a manhã do dia seguinte.

Vídeo

Da redação com informações do 9º GBM