Foram encontrados 135 registros para a palavra: Centenário

Artigo - O centenário da LDJ

Poucas instituições de Juazeiro têm 100 anos de existência. Naturalmente, o próprio Município que completará 145 anos no próximo 15 de julho.

 Temos a Sociedade 28 de Setembro que hoje se encontra sem vida social e com o prédio em ruinas, Apolo Juazeirense, 3° BPM/J, o Veneza Futebol Clube e, incluo ainda o Coreto da Praça da Misericórdia, pelo menos são as que lembro...

TJBA celebra o centenário da morte de Rui Barbosa com homenagens e seminário

No primeiro dia do mês de março de 2023, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) exaltará a importância do Advogado, Político, Escritor, Jornalista e Diplomata Ruy Barbosa, com a celebração do centenário da sua morte. Autoridades dos três Poderes, além de civis e militares, estarão reunidos no Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, para homenagens e colocação de flores na cripta, onde estão os restos mortais do Jurista e de sua esposa Maria Augusta.

A cerimônia acontecerá a partir das 20 horas e, na ocasião, será outorgada a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa ao Professor Edvaldo Brito. Dando continuidade às comemorações, nos dias 09 e 10 de março, o TJBA realizará o Seminário "Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação". Serão dois dias de exposições, abordando 11 temas...

Está faltando água nos bairros Parque Centenário, Novo Encontro, Cajueiro, Vila Jacaré e São Geraldo, informa SAAE

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), por meio de nota enviada a Rede GN informa que devido os serviços de concerto na rede de esgoto, em um PV, localizado em frente ao Colégio CPM, o abastecimento de água será interrompido nos bairros Parque Centenário, Novo Encontro, Cajueiro, Vila Jacaré e São Geraldo.

A previsão para o retorno do abastecimento de água, está programado para às 18h, desta quinta-feira...

Um centenário nobre para Ana das Carrancas - A Dama do Barro

Dezoito de fevereiro de 2023. Uma  data especial para a história do artesanato de Pernambuco. Um capitulo gigante e nobre da vida real, da vida de lutas e glórias de Ana Leopoldina dos Santos. Para Petrolina, Pernambuco e Brasil, Ana das Carrancas. É chegado o centenário da mulher icônica no horizonte da arte popular.  É falar aqui da mulher artesã e sobre a trajetória de uma  sertaneja, negra, guerreira e abençoada pela imensidão de sua fé. Ana batizada como artesã pelas águas mansas e perenes do Velho Chico. Ana devota de Nossa Senhora, e claro, de São Francisco.  

Ana que bebeu da água do rio Velho Chico pela primeira vez ao lado do marido José Vicente – aquele homem que completava suas forças na arte de fazer carrancas para o mundo. Aquele homem que cego de nascença falava, cantava e ajuda a moldar suas peças com o tato das mãos e pés. O  coração falava por tudo e por amor sem tamanho, tipo aquele amor maior do mundo.  ..

Carnaval de Petrolina vai homenagear centenário de Ana das Carrancas

Após dois anos sem ser realizado, por causa da pandemia da Covid-19, o Carnaval de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, volta em 2023 homenageando uma das principais figuras da cultura pernambucana, a artesã Ana das Carrancas. Se estivesse viva, a Dama do Barro, como era conhecida, comemoraria 100 anos.

“Meu coração está em festa, após dois anos, voltar a realizar esse evento tão popular, tão nosso, tão pernambucano. Esse ano está ainda mais especial porque vamos homenagear o centenário de Ana das Carrancas. Uma mulher guerreira, inovadora, a frente do seu tempo", destacou o prefeito Simão Durando, durante o Baile Municipal...

Centenário de Mestre Jaime é tema de exposição na Casa de Cultura de Salgueiro

Durante quase 75 anos, a ‘Bicharada do Mestre Jaime’ coloriu e virou símbolo do carnaval de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. O carnavalesco, que morreu em janeiro de 2021, completaria 100 anos agora em 2023.

Para celebrar o centenário, entra em cartaz desde sexta-feira (3), na Casa de Cultura de Salgueiro, a exposição 'Ocupação Mestre Jaime: Carnaval e Boemia’...

Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura de Petrolina são criticadas devido até o momento não ter programação para Centenário de Ana das Carrancas

No próximo dia 18 de fevereiro, se fosse viva artesã de Petrolina, Ana Leopoldina dos Santos, que foi Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2006, estaria completando 100 anos. 

Conforme informado pela REDEGN com exclusividade, a  Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) definiu 2023 como o Ano Comemorativo Ana das Carrancas, em celebração ao centenário da artesã pernambucana...

Ativista Cultural cobra da Prefeitura de Petrolina uma programação para comemorar o Centenário de Ana das Carrancas

Conforme publicado com exclusividade pela REDEGN, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) definiu 2023 como o Ano Comemorativo Ana das Carrancas, em celebração ao centenário da artesã pernambucana. A escolha foi oficializada pela Reitoria por meio da publicação do Ato Executivo de Decisão Administrativa 001/2023.

Em contato com a redação da REDEGN, um ativista cultural,  ligado aos movimentos sociais e que pede para não ter nome citado, cobra da Prefeitura de Petrolina, uma programação visto o nome de prestigio que dona Ana das Carrancas estabele até hoje para Petrolina". ..

Uerj institui 2023 como Ano Comemorativo Ana das Carrancas no centenário da artista pernambucana

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) definiu 2023 como o Ano Comemorativo Ana das Carrancas, em celebração ao centenário da artesã pernambucana. A escolha foi oficializada pela Reitoria por meio da publicação do Ato Executivo de Decisão Administrativa 001/2023.

O reitor Mario Carneiro explica que a Uerj este ano homenageia uma personalidade que representa a cultura popular brasileira e o desenvolvimento do país. Mulher negra, pobre e nordestina, Ana das Carrancas escapou da seca e da miséria pela potência de seu trabalho artístico e tornou-se uma figura relevante para a cultura nacional...

Com obras a todo vapor, Praça do Centenário atinge 90% de conclusão

Cenários de muitas memórias afetivas de petrolinenses e turistas, a Praça do Centenário está passando por obras de requalificação.

As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA) estão trabalhando em ritmo acelerado, a obra atingiu agora 90% de conclusão...

Águas das chuvas invadem residências no bairro Parque Centenário em Juazeiro (BA)

A cada período chuvoso em Juazeiro (BA) a comunidade do bairro Parque Centenário vive um tormento. Com a precipitação na madrugada desta sexta-feira (04) o bairro Parque Centenário voltou a ser alagado e as águas invadiram diversas residências, indo parar nos banheiros.

Um leitor da Rede GN informou que no bairro Centenário foram mais de 100mm de chuva. Edileide, moradora do Parque Centenário encaminhou alguns vídeos mostrando a realidade da rua Agapanto. Confira:..

Morador faz apelo em favor da rua Agapanto no bairro Parque Centenário

Bom dia Geraldo, quero através do seu programa alertar às nossas autoridades, em especial à nossa Prefeita Senhora Suzana Ramos e demais secretários em especial o de infraestrutura, a respeito do abandono sistemático ao qual vem sendo submetido o Parque Centenário no que concerne à pavimentação de suas ruas e também ao problema dos alagamentos em todas as vezes que chove.

As recentes obras feitas na região, em especial a pavimentação da Rua Novo Juazeiro, exemplo Rua dos 3 Postes, feitas por uma empreiteira que não demonstrou um mínimo conhecimento da questão hídrica do local, capacidade técnica para realizar as obras que, alem de tomarem um tempo elevado, incompatível com as dimensões da obra, causando incontáveis problemas e contratempos vários, aos moradores circunvizinhos,ainda serviram  para agravar ainda mais os problemas causados pelos alagamentos,assim,o que já era ruim, ficou pior e bota pior nisto!..

Juazeiro: moradores do São Geraldo, Novo encontro e Parque Centenário relatam falta d'água; SAAE justifica

Nas vésperas da chegada da primavera brasileira, onde os termômetros já registram médias acima de 35º na região do Vale do São Francisco, alguns moradores da cidade de Juazeiro, norte da Bahia, estão tendo que conviver com a falta de água. Foi o que relatou um morador, cuja identidade será preservada, em contato com a redação RedeGN.

"Desde ontem [terça-feira], nos bairros São Geraldo, Novo encontro e Parque Centenário, a água está bem fraca e as caixa não encheram. Ficamos sem água hoje", contou o leitor...

Assustada com homicídios na comunidade, moradora do Parque Centenário, em Juazeiro, pede reforço na segurança e limpeza de terrenos: "Virou um matadouro"

Moradores do bairro Parque Centenário, em Juazeiro, norte da Bahia, estão assustando com a violência. Casos de roubos e também de homicídios recentes registrados na localidade, aumentam mais ainda a insegurança de quem reside na comunidade, conforme aponta uma moradora, cujo nome será preservado.

"O matagal aqui está virando um matadouro de gente. [Recentemente], já tiveram dos homicídios no bairro, sempre à noite. Esses dias, quando estava indo para a igreja, só ouvi o barulho dos tiros, bem pertinho aqui de casa. É uma falta de vergonha. A prefeitura não se importa com nosso bairro. Estamos pedindo socorro, estamos abandonados", pontua a moradora, que cobra reforço da segurança e limpeza de algumas áreas da comunidade...

Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas promove evento comemorativo do centenário do educador

O Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas promove a atividade "Eu vivi o Centenário de Paulo Freire" no próximo dia 16, às 9h, no Anfiteatro Professora Iracema Pires, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

"Somos convocados a esse ato comemorativo, no sentido de construirmos pontes de conhecimentos e afetos, tendo como foco o que nos ensina Paulo Freire, quando nos fala de Humanização e Emancipação, contando com o desenvolvimento das nossas possibilidades de diálogo de construção e de socialização do conhecimento", afirma a professora Maria Erivalda dos Santos Torres, presidenta do Centro Paulo Freire...

Bicentenário da Independência: Na Bahia, o movimento pela independência começou em fevereiro de 1822

Na Bahia, o movimento pela independência começou em fevereiro de 1822. Sete meses antes da proclamação por Dom Pedro, mas os portugueses se recusaram a sair da província e houve uma guerra que durou até a expulsão deles, no dia 2 de julho de 1823.

Uma das heroínas foi Maria Quitéria que fingiu ser homem, usando o nome do cunhado dela, soldado Medeiros, e se alistou como voluntária na guerra. Ela se destacou por sua bravura, foi descoberta, mas continuou lutando e chegou a receber uma condecoração de Dom Pedro I...

No mês em que comemora o seu centenário, o rádio continua cada vez mais jovem

O dia 7 de setembro de 1922 marcou as comemorações em torno da independência do Brasil, mas não foi esse o único acontecimento a merecer registro naquela data, pois esta viu surgir também um veículo que se tornaria extremamente popular como entretenimento de massa – mas não só, como veremos – ao longo das décadas seguintes: o rádio, cuja gênese está diretamente ligada ao nome de Roquette-Pinto. Foi ele que, maravilhado com a transmissão, à distância e sem fios, da fala do presidente Epitácio Pessoa – evento que deu início à radiotelefonia brasileira – fez surgir, em abril do ano seguinte, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, com transmissor instalado na Escola Politécnica, na cidade que ainda era a capital federal.

A vocação popular do rádio não demorou, então, a aflorar, e foi justamente essa vocação que o transformou num veículo de entretenimento, cultura, informação e prestação de serviço, um aparelho que reinou absoluto nos lares de todo o País pelo menos até o surgimento da televisão, nos anos 50. Esta, que foi um obstáculo quase intransponível no caminho de outra arte popular – o cinema -, não teve a mesma força para desbancar o rádio da posição que ocupava na preferência de boa parte da população...

Do lixo ao lazer: Prefeitura de Juazeiro inaugura Praça das Bromélias e melhora qualidade de vida de moradores dos bairros Centenário e Novo Encontro

A Prefeitura de Juazeiro mudou a realidade urbana na área da divisa entre os bairros Novo Encontro e Centenário e transformou um local, que era utilizado para descarte de lixo e entulho, em um lindo espaço de lazer e entretenimento. Fazendo parte das comemorações dos 144 anos do município, a Praça das Bromélias foi entregue na noite desta quarta-feira (20), e já é realidade para os moradores.

Os serviços começaram do zero e o investimento foi de mais de R$ 120 mil em recursos próprios. Na praça foram  implantados parque infantil, piso intertravado, realização de paisagismo, bancos e iluminação. ..

Bicentenário do nascimento do Barão de Exu será comemorado entre os dias 15 a 17 de julho

O municipio de Exu, Pernambuco, Terra de Luiz Gonzaga e Barbara de Alencar fará a comemoração ao bicentenário do nascimento do Barão de Exu. Os festejos serão realizados na Fazenda Araripe entre os dias 15 a 17 de julho. A realização do evento é do Instituto Histórico Barão de Exu e terá uma programação especial. 

Batizado Gualter Martiniano de Alencar Araripe, o Barão de Exu, nasceu em 1822, portanto completaria 200 anos este ano. Em vida foi destaque na década de 1870 ao exercer legislaturas como deputado provincial na Assembleia de Pernambuco, porém o momento magno foi a decisão pessoal de construir a Igreja de São João Batista do Araripe...

Empresa que presta serviço à Prefeitura de Juazeiro queima óleo próximo a residências no Parque Centenário e moradores passam sufoco

Uma empresa que presta serviço à Prefeitura de Juazeiro tem causado dor de cabeça aos moradores do Parque Centenário. É que de acordo com informações que chegaram a Redação RedeGN, a mesma estaria realizando a queima de óleo ao ar livre, nas proximidades das residências.

A informação foi repassada por alguns moradores da comunidade, que reclamam dos prejuízos à saúde. A suposta queima do material acontece, segundo os mesmos, na Rua Sempreviva, situada nas proximidades do canal do Novo Encontro...