Moradores do bairro Parque Centenário, em Juazeiro, norte da Bahia, estão assustando com a violência. Casos de roubos e também de homicídios recentes registrados na localidade, aumentam mais ainda a insegurança de quem reside na comunidade, conforme aponta uma moradora, cujo nome será preservado.
"O matagal aqui está virando um matadouro de gente. [Recentemente], já tiveram dos homicídios no bairro, sempre à noite. Esses dias, quando estava indo para a igreja, só ouvi o barulho dos tiros, bem pertinho aqui de casa. É uma falta de vergonha. A prefeitura não se importa com nosso bairro. Estamos pedindo socorro, estamos abandonados", pontua a moradora, que cobra reforço da segurança e limpeza de algumas áreas da comunidade.
"É um matagal horrível, tomou de conta do nosso bairro. Vivemos na insegurança, com medo de andar no bairro. Estamos sem saber o que fazer. Isso aqui virou um matadouro de gente", denunciou ela.
Órgãos se manifestam
A RedeGN entrou em contato com a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), disse que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro "segue com patrulhamento 24h em toda a área urbana e também no interior do município. Além disso, a GCM também continua com a Operação Paz nas Comunidades, que acontece em uma determinada localidade por semana (sempre às sextas, sábados e domingos). O objetivo é reforçar a sensação de tranquilidade da população. No último fim de semana, por exemplo, a operação aconteceu no Alto do Cruzeiro. Esse trabalho acontece paralelo às ações de rotina da corporação".
Para fazer denúncias ou acionar a GCM, a população de Juazeiro pode ligar para a Central de Atendimento no telefone 153, ou para o número 3611-9880.
Sobre a limpeza das áreas da comunidade, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), disse que a demanda já foi encaminhada para o setor responsável "que vai colocar na programação das equipe que cuidam diariamente da limpeza da cidade para resolver a situação o quanto antes".
Por fim, o Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N) afirmou que a Polícia Militar "atua preventivamente no patrulhamento em vias públicas ou através de acionamento" e que "o policiamento na região é realizado pela 73ª CIPM diuturnamente com o emprego de guarnições motorizadas, que fazem rondas ostensivas preventivas".
O CPR-N destacou ainda que "além do policiamento ordinário, guarnições dos pelotões de emprego tático operacional (Peto), se sobrepõem ao policiamento dos setores, de acordo com a mancha criminal" e que "a companhia tem intensificado o policiamento, inclusive com operações, com vistas a coibir ações delituosas de quaisquer naturezas, contando com o reforço e o apoio da companhia independente de policiamento tático (CIPT) Rondesp , que realiza constantes ações preventivas em toda a extensão da área de responsabilidade da unidade".
Em caso de necessidade, acionada a Polícia através do 190 e do telefone (74)3612- 9005 para que a PM encaminhe guarnições ao local. A 73ª CIPM disse que se coloca à disposição para maiores esclarecimentos e reafirma o compromisso de bem servir à população juazeirense.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.