Foram encontrados 517 registros para a palavra: Artigo:

Artigo: GOVERNO FEDERAL: SÓ E ABANDONADO

Não importam as circunstâncias políticas, econômicas ou sociais que envolvem o Brasil durante o período pré ou pós-eleitoral, mas já está na hora dos parlamentares abrirem o baú onde se encontram no esquecimento algumas propostas de Emendas Constitucionais que visam à alteração desse longo prazo atual existente no Art. 82 da Constituição de 1988, entre a data em que ocorre a eleição presidencial (7 de outubro) e a data da posse do eleito, em 1º. de janeiro.

A PEC 51/2003 de autoria do ex-deputado Bismarck Maia (PSDB-CE) – espera tanto para ser analisada que o autor deixou de ser deputado desde 2007! -, na qual propõe o dia 15 de novembro para a posse do Presidente da República, governadores, prefeitos, deputados federais e senadores, data que considero a ideal. ..

ARTIGO: Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade

A demora por tomadas de decisões afeta consideravelmente governos que possuem todas as prerrogativas para serem considerados de excelência. Já criar expectativa para outrem é uma falta séria de compromisso com a dignidade e o sentimento alheio. Não se promete o que não pode ser cumprido, isto é fato e, infelizmente, uma prerrogativa usada por poucos.

O Brasil que os brasileiros querem é utópico por conta do comportamento dos próprios brasileiros. Corruptores criticam corruptos e o que deveria ser uma obrigação é caracterizado de virtude, com a moral e a ética não sendo mais valores intrínsecos, passando a serem 'princípios em extinção'...

ARTIGO: O VOTO E O MAU POLÍTICO

Leitor, antes de matarmos as saudades mútuas, faça-me o favor de responder sem pestanejar: É possível nas galáxias algo mais chato e porre na TV que o horripilante “O Brasil que eu quero”, a desabençoada “Previsão do tempo” e o indigesto “Como tornar a sua TV digital”? Será que será possível?

Quilaro que é ...e começa esse mêszinho: O horário político. Pense!..

ARTIGO: Educação e esportes como ferramentas de integração social

O esporte não é apenas uma palavra, um substantivo comum e não se define com um único conceito. A prática esportiva no contexto atual vem ganhando diversas formas, modalidades e, principalmente, sua finalidade tem sido ampliada. Vivemos hoje em uma sociedade onde, em várias áreas, os valores éticos e morais, de tradições e conceitos foram praticamente esquecidos. Sendo assim, o grande ídolo, já não é mais um escritor famoso ou um cientista, mas sim, um jogador de futebol, um cantor ou vencedor do Big Brother Brasil.

Nos últimos anos é expressivo o aumento de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. A prática de esportes não é apenas um símbolo de cuidado com a saúde. Os esportes têm sido, cada vez mais, uma ferramenta de integração e inclusão social. Durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade...

Artigo: Perturbação do sossego. E agora, o que fazer?

*Ulisses Augusto Bittencourt Dalcól

Pense bem, você tem ou já teve problema com barulho em sua vizinhança? Seja maquinário de uma empresa, seja um animal de estimação que não para de latir ou um vizinho que adora uma festa, mas não se importa com outros...

Artigo: O Brasil precisa de políticas públicas de combate às drogas, por Gonzaga Patriota

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética, que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso, técnicas especiais. Elas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais.

O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranqüilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. É um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos, no qual o uso de uma substância ou uma classe de substâncias alcança uma prioridade muito maior para um determinado indivíduo, do que outros comportamentos que antes tinham mais valor. Uma característica central da síndrome da dependência é o desejo (freqüentemente forte e algumas vezes irresistível) de consumir drogas psicoativas, as quais podem ou não ter sido prescritas por médicos...

Artigo: A importância da água para vida, por Gonzaga Patriota

A água é um recurso natural de valor inestimável. É essencial para a vida, por isso é necessário preservá-la. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida. Entretanto, apesar de toda a sua importância, a água é um recurso que pode acabar, portanto, exige cuidados em relação à quantidade de uso, a sua qualidade, as suas fontes, à sua distribuição desigual pelo planeta, além de planejamento e custeio de tratamento, de conservação e proteção.

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontram-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas...

Artigo: LIBEROU GERAL

Pensamos nós, que somos míseros mortais, nem somos superiores, muito menos supremos, conforme ouvimos há algumas semanas de um Ministro do STF, com todas as letras, que eles são supremos! Aí gera nas pessoas de inteligência mediana a seguinte indagação: “- Por que alguém que deveria zelar pelo exato cumprimento das Leis, acha-se superior a elas?”

Certos homens quando doam-se ao Justo e ao Direito, quando entregam-se de corpo e alma a perscrutarem os meandros da Justiça, suas nuances, sua Hermenêutica, (palavra tão em voga no momento, que nada mais significa que a ciência da interpretação da norma jurídica) e a empregam bem, sem deixar que o peso da balança do equilíbrio moral, do qual eles devem ser possuidores, conduzam-no para este ou para aquele lado, tornam-se verdadeiros Luminares da Ciência de Licurgo de Esparta...

Artigo: VIVENDO, SOFRENDO E APRENDENDO...

“Foto de 1996. Meninos de rua tentando se aquecer nos respiradores de saída de ar quente do metrô de São Paulo”.

Quando vi essa imagem acima descrita tomei um sustão. Depois que li do que se tratava fiquei ainda mais chocado, mas essa é a mais pura realidade de quem vive à margem da sociedade, da vida e de tudo... Feliz é você que está lendo esse texto porque milhões estão procurando um pedaço de papel e um lápis para aprender a escrever e não encontram... Feliz somos nós que estamos do lado de cá, tendo, ainda que seja pouco, um bocado para nos alimentar, além de cobertores adequados à intensidade do frio!..

Artigo: Tempo de reinventar e se debuxar

Em momentos de crise econômica especialistas são quase que unânimes em dizer que é preciso se reinventar, seja em uma nova arrumação dos negócios já existentes ou na aposta de um novo nicho de mercado, pois a avalanche da recessão não escolhe suas vítimas, e como uma espécie de efeito dominó atinge do pequeno ao grande e vice-versa.

Diversas áreas são atingidas, sem distinções, provocando os prejudicados a se debuxarem. Muitos têm procurado investir em empreendimentos nunca imaginados serem explorados e um expressivo número de profissionais, de diversas áreas, atuando fora das suas experiências; enquanto ainda, cerca de 14 milhões de desempregados formais peregrinam pelas ruas de cidades de todo o país a procura de um trabalho. Professores viram vendedores, que passam a ser verdadeiros atores para não se transformarem em devedores. Um samba de crioulo doido.

O perrengue econômico não atinge apenas empresas e trabalhadores privados. Os serviços públicos também estão falidos. O fechamento de órgãos e instituições, extinções de projetos e programas sociais, entre outros benefícios cortados são provas desta infeliz realidade. Os municípios que dependem dos repasses oriundos dos governos estaduais e federal para sanarem seus compromissos financeiros estão agonizando e literalmente à beira da falência.

O apocalipse político que vive o Brasil está levando o país e sua população à bancarrota. Denúncias, exposições de corrupções e indefinições jurídicas têm causados prejuízos sem precedentes. A espera por acontecimentos positivos tem levado o brasileiro a conviver diuturnamente com sentimentos de angústia e sofrimentos.

Os poderes agem com lenidade e em causa própria, avessos aos problemas que afetam diretamente e com uma velocidade descomunal a combalida 'Terra Tupiniquim'. Os batedores de caçarolas, chuculateras, penicos e outros recipientes não aparecem mais como outrora, num passado não muito distante; talvez por perceberem que foram enganados, mas também com medo de danificar seus utensílios e a crise não oferecer condições de reposição dos mesmos. O tal do liga e desliga as lâmpadas das salas, dos quartos e das cozinhas não existe mais. O fato deve ser o receio de queimar o aparelho de iluminar e não ter dinheiro para trocá-lo.

No lugar dos adesivos que pregavam o 'fora Dilma' em veículos e janelas de apartamentos e casas hoje existem outros com os dizeres: "vende-se este veículo" ou vende-se este imóvel.

"... Mas eu só quero
Educar meus filhos
Tornar um cidadão
Com muita dignidade
Eu quero viver bem
Quero me alimentar
Com a grana que eu ganho
Não dá nem prá melar
E o motivo todo mundo
Já conhece
É que o de cima sobe
E o de baixo desce ..."
Xibom Bombom - As meninas
Compositor: Rógerio Gaspar; Wesley Rangel

Por Gervásio Lima
Jornalista e Historiador
..

Artigo: Joquinha Gonzaga: a peleja do sobrinho de Luiz Gonzaga e neto de Januário para valorizar a cultura das tradições juninas

Apesar da invasão das bandas eletrônicas nos festejos juninos ainda mais evidente neste ano de 2017, principalmente, nos contratos envolvendo prefeituras, o legítimo herdeiro musical de Luiz Gonzaga, o sobrinho Joquinha Gonzaga arruma o chapéu de couro, afina a  sanfona, zabumba e triangulo e ganha a estrada para fazer forró do bom.

A filha de Joquinha, Sara Gonzaga é a atual produtora empresária do sanfoneiro que traz a humildade e o sorriso de Luiz Gonzaga estampado  em cada abraço. Sara diz que durante todo o ano a vida do pai e sanfoneiro Joquinha Gonzaga "é andar por este Brasil, percorrendo os sertões para manter a tradição dos verdadeiros sanfoneiros"...

Artigo: DE DENÚNCIA EM DENÚNCIA, DE MALANDRAGEM EM MALANDRAGEM

Os nossos  corações, assim como todos os nossos sentidos, estão sobrecarregados de tantas denúncias contra antigas e novas lideranças políticas da ” república brasilis”, e, de tantas malandragens que esses homens e mulheres têm feito, que só requerendo a eles um tempo, para digerir essa primeira parte, antes que comece a próxima, a fim de não  nos provocar uma tremenda indigestão.

Terra descoberta por Cabral em 1.500, por acaso, quando tentando desviar o curso de suas naus da intensa calmaria que afligia o Atlântico central, o Almirante Português afastou-se em demasia, com sua frota, do seu curso, vindo a ter nas costas da Bahia,  avistando  a 22 de abril  uma pequena elevação a quem deu o nome de Monte Pascoal, porque estávamos na época da Páscoa daquele ano...

Artigo: O dia em que a hipocrisia perdeu

Finalmente o barco Temer afundou. Uma hipocrisia monumental como essa não tinha como durar, ainda que protegida pela mídia e pela justiça de Curitiba. Se Temer continua aí como um cadáver ambulante, um walking dead, tanto fez como faz. Seu governo morreu e ele também. O estrago é incalculável e só a história dirá em que abismo os golpistas meteram o povo brasileiro.

Aécio suspenso do mandato, irmã dele presa, Cunha silenciado por propina na prisão de Sérgio Moro, com aprovação do atual presidente. Nem o melhor dos escritores, ou cineasta, conseguiria imaginar para a ficção o que é a realidade brasileira...

VALE A PENA LER DE NOVO - ARTIGO: LUAR DO SERTÃO

Publicado em 12 de Outubro / 2011

Embora cearense no sobrenome, foi um maranhense de São Luís que exaltou com singela e rara exuberância as inolvidáveis belezas do Luar do Sertão.  Quem, em algum momento da vida, já não cantou com enlevo e romantismo os versos de Catulo da Paixão Cearense (1863-1943), verdadeiro hino de louvação ao sertão? “Não há, ó gente não há, luar como este do sertão” traz o estigma da paixão profunda pelos encantos das terras semi-áridas do sertão, que não tem as águas verdes do mar a banhá-las, mas tem a noite iluminada pela celestialidade dos astros...

Artigo: A crise econômica e a Reforma Trabalhista

*Paulo Sergio João

A nossa legislação trabalhista teria se desmoronado? Pelos comentários dos que apelam para a reforma trabalhista, o que até hoje se praticou, não serve mais para dar suporte legal às novas relações de trabalho. Para aqueles que não desejam a mudança invocam a preocupação de desproteção da classe trabalhadora. Mas, qual seria, de fato, a ameaça aos direitos trabalhistas fundamentais? A legislação atual de fato protege a classe trabalhadora?..

VALE A PENA LER DE NOVO – ARTIGO: SERIA UMA HERANÇA DOS DEGREDADOS?

(PUBLICADO EM 22 DE DEZEMBRO DE 2013)

 ..

Artigo:TUDO COMO ANTES, NA JUSTIÇA FEDERAL

Em fevereiro de 2016, sob o título COMO DIZIA O ILUSTRE OSVALDO RIBEIRO, narrei, em breves linhas, a situação da JUSTIÇA FEDERAL em Juazeiro, Bahia. Naquela época, reconhecendo a precariedade na prestação dos serviços, anunciei a morosidade na solução dos litígios, na grande maioria compostos por humanos acima de sessenta (60) anos, ou portadores de enfermidades.

Tudo como antes, talvez pior. Sem Juiz desde dezembro de 2016, os Processos eternizam a espera da “sorte” de um dia ser qualificado como URGENTE, haja vista que os magistrados substitutos, responsáveis por Juazeiro, sem prejuízo das atividades desenvolvidas em suas respectivas Varas, só despacham os feitos assim considerados, como se as demandas envolvendo idosos e enfermos não tivessem prioridade.

Concluindo, se antes tinha, na subseção de Juazeiro, uma Juíza que ficava apenas três dias por semana na Comarca, hoje temos Juízes Substitutos que ficam na Capital do Estado, num efetivo desrespeito aos jurisdicionados e aos advogados. Apesar de transparecer, não podemos afirmar que éramos felizes e não sabíamos...

Artigo: Discernimentos para o momento atual

A filosofia nos ensinava que o “bom filósofo sabe distinguir”. Na Teologia o discernimento é um dom do Espírito Santo.

Porém, discernir não é apenas um ato racional como quer a filosofia, mas buscar com reta intenção e reto coração o que é justo e bom...

Artigo: O PODER NÃO DURA PARA SEMPRE

O poder não dura para sempre, um dia ele acaba!

Assim como ele, também acontece com  a imodéstia, a deshumildade, a cumplicidade, a arrogância, a prepotência e a soberba...

VALE A PENA LER DE NOVO (Texto publicado em 25 de Abril / 2011) ARTIGO: UM PRÍNCIPE MIRIM NO REINO DA CORRUPÇÃO

“O que mais me preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. Rev. Martin Luther King Jr.                                                     

Vivemos num mundo de tantas turbulências e tragédias, de tantas angústias e sofrimentos, que às vezes a tristeza e a alegria, o sorriso e a lágrima parecem conviver em momentos de verdadeira simbiose. É preciso ter a percepção exata do sentido de cada instante, com suas intensidades e surpresas, de modo a oferecer à vida a possibilidade de melhor harmonia física e espiritual, com energia necessária à superação de todas essas adversidades que compõem a trajetória de cada um...