Foram encontrados 46342 registros para a palavra: ma

Bolsonaro estimula celebração do golpe militar de 64, em 2011 Dilma havia suspendido qualquer atividade para lembrar a data

O presidente Jair Bolsonaro orientou os quartéis a comemorarem a "data histórica" do aniversário do dia 31 de março de 1964, quando um golpe militar derrubou o governo João Goulart e iniciou um regime ditatorial que durou 21 anos. Generais da reserva que integram o primeiro escalão do Executivo, porém, pedem cautela no tom para evitar ruídos desnecessários diante do clima político acirrado e dos riscos de polêmicas em meio aos debates da reforma da Previdência. 

Em um governo que reúne o maior número de militares na Esplanada dos Ministérios desde o período da ditadura (1964-1985) - o que já gerou insatisfação de parlamentares -, a comemoração da data deixou de ser uma agenda "proibida". Ainda que sem um decreto ou portaria para formalizá-la, a efeméride volta ao calendário de comemorações das Forças Armadas após oito anos...

Justiça manda soltar ex-presidente Michel Temer e outros presos na Operação Descontaminação

O desembargador do Tribunal Regional da 2ª Região Antonio Ivan Athié acaba de revogar a prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer, do ex-ministro Moreira Franco e de mais seis investigados que estavam detidos desde quinta-feira (21) por decisão do juiz Marcelo Bretas.

Athié, que é relator do caso no TRF-2, havia sinalizado inicialmente que iria levar os pedidos de liberdade para julgamento colegiado com mais dois desembargadores, mas, após analisar o caso no fim de semana, concluiu que as prisões afrontavam garantias constitucionais...

Inadimplentes levam mais de um ano para limpar o nome

Apesar de encerrada a crise econômica, o brasileiro ainda sente seus efeitos e enfrenta dificuldades em limpar o nome. É o que revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais com consumidores que estiveram inadimplentes nos últimos 12 meses e já saíram dos cadastros de devedores. Os dados mostram que, em média, foram necessários 14 meses para o pagamento das dívidas responsáveis pela negativação de seus CPFs.

Na hora de quitar as contas responsáveis pela negativação, os maiores obstáculos encontrados foram obter um bom desconto no valor total da dívida (27%) e negociar prazos e formas de pagamentos (24%), enquanto 19% disseram não ter conseguido renda extra para quitar os compromissos em atraso. Entre os motivos que impossibilitaram o pagamento dessas contas estão a redução da renda (42%), a perda de controle dos gastos (38%) e o surgimento de imprevistos (36%).


Ao investigar as dívidas que levaram o brasileiro a ficar com nome sujo, o estudo aponta como principal vilão o cartão de crédito (33%). Em seguida aparece o crediário (17% — percentual que sobe para 25% nas classes C, D e E), os gastos com telefone fixo ou celular (16% — com maior participação nas classes A e B, com 21%), além dos empréstimos contraídos (12%).

A pesquisa também indica que 52% dos ex-inadimplentes foram registrados nos cadastros de restrição ao crédito por uma única empresa e outros 15% por duas. "A retomada da economia segue em ritmo lento, por isso, muitos inadimplentes não conseguem reunir condições para fazer uma renegociação e quitar suas dívidas. Mas caso a expectativa de melhora do emprego e da renda se concretize, os brasileiros devem voltar a recuperar o crédito nos próximos meses", analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.


81% dos ex-negativados buscaram algum tipo de recurso financeiro para regularizar dívidas atrasadas, como corte no orçamento

Diante de um cenário desfavorável do ponto de vista das finanças, a maioria dos ex-inadimplentes ouvidos pelo estudo adotou como estratégia a busca por recursos financeiros (81%) para regularizar as contas em atraso. Entre as medidas citadas, destacam-se os cortes no orçamento (21%), o dinheiro do 13º salário (15%), os "bicos" para gerar renda extra (13%) e o uso de reserva financeira, como poupança e outros investimentos (11%).

Dentre os que economizaram para quitar as dívidas, 59% reduziram despesas com alimentação fora de casa e 54% com lazer. Já 50% mencionaram ter controlado os gastos com vestuários e calçados (percentual que aumenta para 62% entre as mulheres), 39% com salão de beleza, serviços estéticos e cosméticos, enquanto 33% cortaram os serviços de TV por assinatura.

Outro dado mostra que 68% dos entrevistados tentaram negociar as dívidas que originaram a inclusão do nome em cadastros de restrição ao crédito antes de pagá-las. Desses, 43% procuraram o credor para propor um acordo e 24% foram procurados pela empresa para negociação. Por outro lado, 25% pagaram sem negociar.

Além disso, quatro em cada dez consumidores buscaram acordo para receber desconto adicional no pagamento à vista (44%), sendo a média do desconto de 35%. Em contrapartida, 30% disseram não ter recebido nenhuma proposta que valesse a pena e 26% não se lembraram do valor do desconto ou não souberam responder. Para aceitar a proposta do credor, 41% levaram em consideração o fato de as prestações caberem no orçamento e 32% consideraram o tamanho do desconto no pagamento à vista. Enquanto 52% optaram por pagar a dívida negociada em prestações e 46% por quitar a pendência à vista. 

45% pagaram contas em atraso pelo constrangimento de ter o 'nome sujo' e maioria admite já ter sofrido consequências pela negativação

Questionados sobre os motivos de pagar os débitos em atraso, 45% disseram não se sentir confortáveis em estar com o nome sujo. Já 44% justificaram ser o correto a fazer e 30% argumentaram que quanto mais demorassem para pagar, maior ficaria o valor da dívida.

Quando indagados se em virtude da negativação do CPF, sofreram consequências, 74% dos ex-inadimplentes disseram que sim, sendo que as mais comuns foram não conseguir fazer um novo cartão de crédito (27%) e crediário ou cartão de loja (26%). Parte dos entrevistados também afirmaram que só conseguiram comprar à vista (25%). Já 89% acreditam que melhoraram a forma de administrar o orçamento após ter o CPF negativado, principalmente por passarem a pensar mais antes de comprar (38%) e controlar os gastos (31%).
 
Meios tradicionais foram os mais utilizados para negociar dívidas, enquanto 13% recorreram apenas a canais online  

Sobre os métodos de negociação, o levantamento descobriu que 68% optaram exclusivamente pelos meios tradicionais, principalmente os que permitem um diálogo mais próximo com a empresa credora, como o contato telefônico (60%) ou pessoal nas lojas físicas (25%). As ferramentas digitais também vêm ganhando espaço na negociação de débitos em atraso. No total, 13% dos ex-inadimplentes recorreram unicamente a algum tipo de canal online, em especial sites ou aplicativos de empresas credoras (11%), e-mail para troca de mensagens com credor (10%), sites ou aplicativos especializados em negociação de dívidas (9%) e WhatsApp dessas empresas (9%). Já 18% utilizaram ambas as formas.

Para aqueles que utilizaram os meios online nas negociações, o fator preponderante pela escolha foi a praticidade. Dentre as principais vantagens mencionadas, 56% citam a agilidade, ao passo que 47% apontaram a comodidade em negociar sem precisar sair de casa ou do trabalho e 43% destacaram a facilidade de tentar um acordo em qualquer horário.

"As plataformas tradicionais de negociação, como o contato olho no olho ou por meio do telefone oferecem liberdade para que ambas as partes busquem acordos fora de um roteiro. Mas os meios digitais de renegociação são uma boa alternativa para quem quer praticidade", afirma a economista-chefe do SPC Brasil...

Filha de João Gilberto diz que o pai está bem, mas evita falar sobre os processos que envolvem o cantor


Em entrevista concedida à jornalista Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, na última terça-feira (19), Bebel Gilberto, filha do Juazeirense João Gilberto, disse que o pai está bem, mas evitou falar sobre o tema, alegando que “qualquer coisa que eu disser agora pode vir contra mim. Se você está do meu lado me ajude”, pediu, fugindo da polêmica que envolve uma questão judicial da guarda do cantor, ela, o irmão João Marcelo e Cláudia Faissol, ex-mulher de João Gilberto e mãe de Luiza, de 14 anos, caçula do cantor.

O papa da Bossa Nova, João Gilberto, de 87 anos, enfrenta diversos processos judiciais por dívidas e ações de despejos que motivaram as brigas familiares e a interdição do cantor, pela justiça, a pedido de Bebel Gilberto. Parte das dívidas se devem ao cancelamento de shows que faria em 2011, que João não realizou sob o argumento de questões de saúde, mas não devolveu adiantamentos milionários recebidos para a realização da turnê...

ESPAÇO DO LEITOR: Toda Sexta tem Obra, Mas Todo Dia tem Obra Parada. Parte 1

Quando a prefeitura de Juazeiro lançou o “Programa Toda Sexta tem obra”, no ano de 2014, inaugurava-se o maior carro chefe da propaganda e do marketing político de Juazeiro, até o nascimento da filha do ex-prefeito ocorreu numa sexta-feira. Passado o período de ouro das obras públicas, impulsionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, temos muitas obras paradas, algumas demorarão algum tempo para serem retomadas, causando muitos transtornos à população.

Ainda não se sabe qual o jogo contábil para as prestações de conta, uma vez que as obras públicas precisam obedecer a um cronograma de aplicação dos recursos e de execução da obra...

Alerta máximo: barragem de Barão de Cocais pode atingir mais cidades

Mais duas cidades, e não apenas Barão de Cocais, podem ser atingidas pela lama de rejeitos da Barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco, da Vale, caso a estrutura se rompa. Na última sexta-feira, 22, o nível de alerta da represa subiu para 3, que significa ruptura iminente ou em andamento.

Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, as cidades de Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo também seriam atingidas pela lama. Neste domingo (24), a Defesa Civil, em novo levantamento, disse que o total de moradores de Barão de Cocais a serem evacuados é de 6.054, em vez dos 9 mil anunciados anteriormente...

Confira o preço da maçã e outros produtos no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta segunda-feira (25)

A maçã ajuda a controlar certas doenças como diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias. O consumidor pode encontrar diversos tipos de maçã no Mercado do Produtor de Juazeiro, como a nacional, que a caixa com 18kg está cotada por R$ 65 reais. Já a maçã verde, com o mesmo peso, está  custando R$ 125 reais. A maçã importada, o cliente encontra por R$120 reais também a caixa com 18kg.

O Mercado do Produtor de Juazeiro funciona de segunda a sexta das 2h da manhã ás 22h da noite e no sábado das 02h ás 17 horas. Segue cotação dos demais produtos em anexo...

Líder do governo critica velha política, cita Maia e acirra crise

Em meio a uma crise com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o líder do governo na Casa, major Vitor Hugo (PSL-GO), afirmou a deputados de seu partido neste domingo (24) que o presidente Jair Bolsonaro está convicto de suas atitudes. Em mensagens de Whatsapp para a bancada do PSL, ele indicou que Bolsonaro não negociará e fez criticas à velha política, acirrando a tensão entre poderes.

As postagens no grupo da sigla ocorreram logo depois de um encontro dele com o presidente, no Palácio da Alvorada. "Nosso presidente está certo e também convicto de suas atitudes. Estive com ele hoje pela manhã. As práticas do passado não nos levaram ao caminho em que queremos estar. Todos nós, em particular do PSL, somos agentes para ajudar a mudar a situação em que nos encontramos", escreveu o líder no grupo de deputados, por volta de 13h30...

Nova iluminação em LED começa a transformar avenida Cardoso de Sá em Petrolina

Quem transita pela avenida Cardoso de Sá deve ter percebido, na noite de sábado (23), uma diferença significativa na iluminação da região. O prefeito Miguel Coelho acionou a nova rede de lâmpadas mais potentes (em LED) no trecho da entrada da cidade até o Batalhão do Exército. O corredor, que corta vários bairros e a orla, ganhará iluminação nova em toda sua extensão até o final de maio.

Nessa primeira etapa, foram instaladas luminárias em 120 postes. Em seguida, serão implantadas lâmpadas em LED em mais 350 pontos, ligando a entrada de Petrolina até a Orla II. "É uma obra que traz mais segurança, melhora a visibilidade para motoristas, ciclistas e deixa toda essa região mais bonita, valorizada. Então, o programa Mais Luz é muito além de uma instalação de postes, trata-se de uma ação estruturadora com vários benefícios para a cidade", enumera o prefeito. ..

ESPAÇO DO LEITOR: REJEITOS DE BRUMADINHO.

Onde devemos recorrer e nos garantirmos, para que todas as comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco (Velho Chico) que utilizam as águas deste grandioso “Rio da Unidade Nacional” possam ter informações concretas e seguras quanto ao uso das águas.

Estamos diante de uma situação de emergência e até agora o SAAE (Serviço   Autônomo de Água e Esgoto) responsável pelo fornecimento do líquido precioso que sem ele não existiria vida humana, nem vida animal, nem vida vegetal; porquê até agora não se pronunciou para tranquilizar a todos?..

Promessa de chuva nesta semana na região

De acordo com o site ClimaTempo, a previsão é de chuva durante toda semana na região de Petrolina e Juazeiro. Nesta segunda feira, por exemplo, a chance de chuva é de 75%. A temperatura deve variar entre 24º e 30º graus. Ainda de acordo com o instituto, as pancadas de chuva poderão acontecer a tarde e à noite. ..

Famílias do bairro Pedro Raimundo recebem orientação sobre importância da alimentação saudável pra mãe e filhos em Petrolina

O crescimento saudável de uma criança está diretamente associado aos alimentos oferecidos para ela. Uma ação integrada entre a Prefeitura de Petrolina e o programa "Crescer Saudável" está visitando comunidades e orientando pais sobre nutrição e a segurança alimentar para crianças de 0 a 5 anos e suas mães e cuidadores. No sábado (23), as equipes estiveram no bairro Pedro Raimundo.

O encontro, promovido na unidade do Nova Semente Cícera Maria da Silva, reuniu mais de vinte pais da comunidade e de bairros vizinhos. A programação, que inicialmente era voltada somente para mães, atraiu também alguns pais de alunos da unidade de ensino. Ao longo da manhã, eles assistiram a uma palestra sobre nutrição e saúde preventiva; participaram de uma oficina sobre horta doméstica e foi realizada a avaliação individual do Índice de Massa Corpórea (IMC). As mães receberam também guias para realização de exames de sangue na Unidade de Saúde do bairro, garantindo assim, uma avaliação mais completa pela equipe de nutricionistas...

Professora Dayane Pimentel defende que guardas municipais em todo o país tenham porte de arma

A deputada federal Professora Dayane Pimentel garantiu na manhã deste sábado (23) a guardas civis municipais de todo o País reunidos em Salvador que levará ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Justiça Sérgio Moro propostas que viabilizem o armamento dos grupamentos em todos as cidades brasileiras. A presidente do PSL na Bahia participou do I Simpósio Nacional de Guardas Municipais promovido pela União Nacional Azul Marinho (UNA), que ocorre até amanhã no Porto Bello Ondina Praia Hotel, em Ondina.

"Firmo aqui com vocês esse compromisso de defender essa causa que é justa", disse Dayane Pimentel, lembrando que a Guarda Municipal em Salvador é armada e "realiza um excelente trabalho". A líder do PSL na Bahia disse também que levará ao Congresso as reivindicações da categoria referentes à Reforma da Previdência. "Assim como os militares, os guardas municipais, enquanto agentes da segurança pública, também têm características de exposição a riscos que devem ser observadas", salientou Professora Dayane Pimentel...

JUAZEIRENSE RECLAMA DA DEMORA EM RESPOSTA PARA APOSENTADORIA

Aumentou a procura pela aposentadoria. Também ficou mais fácil agendar o pedido do benefício e, por isso, não se vê mais aquelas longas filas na porta do INSS, mas a velocidade na hora de analisar o processo continua a mesma. É lenta. A leitora Lúcia Bonfim encaminhou mensagem via facebook ao Blog GJ Notícias reclamando da demora para ter uma resposta ao seu pedido que foi dado entrada há quatro meses.

Confira a mensagem da leitora: “Geraldo José eu me chamo Lúcia, e lhe peço por favor, para você divulgar esta mensagem porque eu dei entrada na minha aposentadoria vai fazer quatro meses e não tenho resposta. O que eles falam é que não tem pessoas suficiente para trabalhar neste serviço por causa da demanda, mas nós não temos culpa, por isso eu peço aos governantes que resolvam, olhem mais para nós. Trabalhamos tanto e quando chega o tempo de aposentar tem esta falta de respeito, não só eu que está com este problema tem muita gente também peço ao presidente do INSS que coloque mais pessoas para trabalhar. Queremos o andamento em nossas aposentadoria porque tem gente que fez concurso do INSS só esperando ser chamado. Até quando nós vamos esperar? Tem gente que tem um ano esperando, é uma falta de respeito com idosos. Obrigado pelo este espaço” expressou a leitora...

ARTIGO – UMA MÃO LAVA A OUTRA...

Tenho observado, com certa frequência, que o feedback passado por alguns comentários, torna evidente que a Esquerda não admite, em nenhuma hipótese, que aqueles que ela considera como de Direita sejam capazes de emitir uma análise crítica lúcida e independente e, logicamente, com postura imparcial nem sempre compreendida. 

Percebe-se um evidente amadorismo em algumas ações do novo governo, talvez até motivado pela natural inexperiência, o que não o isenta de uma lógica contestação. Isso não significa, contudo, que esteja ocorrendo uma repentina guinada do autor à esquerda, como alguém insinuou. Da minha parte não existe apego inconsequente ao nome pessoal do Bolsonaro em si, mas o desejo principal é que se viabilize o processo de mudança necessário, prometido e desejado por todos, após o testemunhado fracasso de um corrompido projeto político recente. Sobre isso, todas os fatos possíveis e inimagináveis estão aí todos os dias nos noticiários daqui e, infelizmente, também no exterior...

PM é denunciado por fazer vítima de João de Deus dar depoimento falso

Um policial militar de Abadiânia, no Entorno do Distrito Federal, foi denunciado por participar da fabricação de um documento falso para ajudar João de Deus. Uma das vítimas de abuso sexual foi levada a assinar uma declaração em cartório com informações falsas, segundo destacou o promotor do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO). As informações são do G1. De acordo com a vítima, o PM a intimidou, segurando a arma de forma ostensiva na frente dela o tempo todo. Além do policial, outras pessoas a coagiram. A corporação afirma que “não foi informada formalmente deste fato”.

O promotor destacou ainda que dois delegados da Polícia Civil são investigados pela corregedoria da corporação por suspeitas de também terem beneficiado o médium. Segundo relatos, um dos investigadores teria desencorajado uma mulher a registrar uma ocorrência de abuso sexual contra João de Deus porque “não iria dar em nada”. Em nota, a assessoria da Polícia Civil disse que "a Casa Correicional instaurou investigação preliminar a fim de apurar eventuais irregularidades atribuíveis a servidores desta Instituição relativas ao caso do médium João Teixeira de Faria"...

Abertas as inscrições para 35ª Meia Maratona Tiradentes

Estão abertas as inscrições para a 35ª Meia Maratona Tirantes, que acontece no próximo dia 28 de abril em Juazeiro. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) com o apoio e arbitragem da Federação Baiana de Atletismo.

As inscrições serão realizadas exclusivamente online através do endereço http:meiamaratona.juazeiro.ba.gov.br, no período de 22 de março a 23 de abril, com limite de 600 participantes. Os atletas locais que não têm acesso à internet poderão ir até a sede da Seculte, localizada à Praça da Imaculada Conceição, que um funcionário auxiliará na inscrição...

Entre os males o menor. Petrolina é goleado mas se mantém na elite do futebol pernambucano

Entre os males, o menor. O dito popular acentua bem o que foi a participação do Petrolina no Campeonato Pernambucano de 2019, mesmo sendo goleado pelo Sport, neste domingo (24) na Ilha do retiro.

Com a goleada por 4 x 0 e a eliminação da competição a fera sertaneja ainda tem o que comemorar, pois se manteve na primeira divisão em 2020, apesar da campanha fraquíssima, que o colocaria entre os rebaixados, com 8 pontos, não fosse a escalação irregular de um jogador pelo Flamengo de Arcoverde, na primeira fase da competição. O time de Arcoverde perdeu 13 pontos, salvou o Petrolina da degola e assumiu a posição de rebaixado junto com o América...

Obras hídricas em Pernambuco garantem abastecimento para mais 400 mil pessoas

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, destacou que os esforços do Governo Federal para o Nordeste do País vão priorizar a oferta de água a regiões que enfrentam irregularidade de chuvas e, por isso, precisam de mais investimentos em ações e projetos hídricos. Na sexta-feira (22), em Pernambuco, o ministro participou da inauguração da Adutora do Moxotó - que integra a Adutora do Agreste -, estrutura que leva as águas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco para mais 400 mil pessoas em dez cidades.

A ampliação da oferta de água para essas localidades é possibilitada pela Adutora do Moxotó. O recurso hídrico está sendo captado em uma das barragens do Projeto de Integração, localizada em Sertânia (PE), por meio do trecho interligado à Adutora do Agreste, em execução pelo Governo de Pernambuco com apoio financeiro da União...

Maia exclui pacote anticrime da agenda na Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), passou a ideia de que o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro, está fora da agenda e não deve entrar em discussão na Câmara. No sábado (23), em meio aos conflitos com o presidente Jair Bolsonaro, Maia afirmou: "A minha agenda é a reforma da Previdência", disse após almoço com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O pacote anticrime foi enviado por Moro para ser apreciado pelos deputados federais em fevereiro, antes do projeto de reforma da Previdência. No entanto, Maia não trata o tema com prioridade, segundo destacou o UOL.

"Depois da Previdência, a nossa agenda é a reforma tributária e a repactuação do Estado brasileiro. É isso que queremos fazer. De que forma o governo vai ou não participar não é um problema meu, é um problema do Executivo", declarou o presidente da Câmara. "Esse é o grande objetivo de todos no Brasil, organizar as contas do Estado brasileiro." Maia é o presidente da Casa e o responsável por decidir o que vai ser pautado e votado pelos deputados federais...