Foram encontrados 395 registros para a palavra: Caatinga

Estudantes exploram os potenciais da Caatinga em visita à Embrapa

Despertar o interesse pela pesquisa científica em jovens é um desafio para muitas instituições no Brasil. No contexto do Semiárido, muito já foi descoberto sobre as espécies nativas da Caatinga, mas as potencialidades do bioma ainda são desconhecidas por grande parte da população. Com o objetivo de instigar a percepção de alunos sobre essa diversidade, a Embrapa Semiárido recebeu, nesta terça-feira (04), cerca de 65 estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio da Polícia Militar de Petrolina (PE) para uma visita guiada às instalações da Unidade.

Acompanhados pela equipe técnica da empresa, os alunos tiveram a oportunidade de compreender a importância da pesquisa científica e os potenciais da Caatinga que podem ser explorados na região. A visita faz parte do programa Embrapa & Escola, que busca aproximar cientistas, estudantes e professores para estimular nos jovens o interesse pela ciência...

Parque Josepha Coelho ganha mais vida com mudas de plantas da Caatinga

O Parque Municipal Josepha Coelho está, cada vez  mais,  arborizado. Através do Projeto 'Nossa Árvore' desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina e do engajamento da população, 200 novas mudas foram plantadas nesta quinta-feira (30) no local.  

Pessoas da comunidade e estudantes da Escola de Referência Professora Evanira de Souza Dias, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o 'Nossa Árvore', que tem a proposta de tornar Petrolina uma cidade mais verde com o plantio de mudas típicas do bioma Caatinga, transformando praças e espaços de lazer. Caraibeira; Catingueira; Ipê-branco; Embaúba e Pau-mulato: essas são algumas das espécies que agora poderão ser encontradas no Parque Municipal.  ..

Cipe Caatinga ministra 'Jornada de Instrução Militar' para 188 alunos

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga ministraram a 'Jornada de Instrução Militar' para 188 alunos do Curso de Formação de Soldados do 3º Batalhão de Instrução e Capacitação de Juazeiro. O treinamento aconteceu em uma fazenda a 15 km do centro da cidade, nesta terça-feira (22)...

Evento mostra pesquisas e experiências de uso e conservação da Caatinga

Um amplo leque de possibilidades de uso e conservação do Bioma Caatinga está sendo evidenciado pela pesquisa científica e pelas experiências da sociedade civil. Os trabalhos realizados pelas mais diversas instituições vêm mostrando que é possível utilizar os recursos naturais, gerar renda e ainda preservar a natureza, além de recuperar as áreas já degradadas. 

Todas essas alternativas foram apresentadas e debatidas durante o II Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic) e VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, realizado entre os dias 30 de Julho e 3 de Agosto, no Polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA. O evento reuniu mais de 400 participantes, entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, produtores e outros interessados, oriundos de sete estados do Nordeste, além de outras regiões...

Operação da Polícia Militar prende foragido e apreende armas em povoados da Caatinga

Uma operação da Polícia Militar resultou na prisão de três homens, inclusive um foragido, e na apreensão de dois revólveres, dois rádios comunicadores, uma balaclava e munições de diversos calibres nos povoados de Ibó e Barreiras, região de Abaré, a 552 quilômetros de Salvador.

Realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, a operação, que teve como objetivo cumprir mandados de prisão e busca e apreensão, envolveu policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) e do Serviço de Inteligência da unidade que pertencem ao 20º Batalhão da PM...

Banco de Sementes Crioulas de Casa Nova é referência em Simpósio sobre a Caatinga

Pesquisadores, estudantes e agricultores familiares relacionados à vida na Caatinga participam, até esta sexta-feira (03), do II Simpósio do Bioma Caatinga - SIBIC, que acontece nos campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE) e em Juazeiro (BA). O evento busca promover o intercâmbio de informações e fomentar a articulação de diferentes atores, de variadas áreas do conhecimento, para debater e compreender melhor a dinâmica dos processos ecológicos da Caatinga e discutir o uso e manejo adequados dos recursos naturais, de forma que possam minimizar e reverter a degradação do bioma e aproveitar o seu potencial.

O simpósio, que ocorre juntamente com o VI Workshop de Sementes e Mudas  da Caatinga, é uma promoção da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), em parceria com a  Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Univasf, com o apoio de diversas organizações públicas e da sociedade civil organizada. ..

Produção de sementes e mudas da Caatinga é tema de evento em Juazeiro-BA

Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga ocupa uma área equivalente a 11% do território nacional e 70% do Nordeste brasileiro. Sua biodiversidade sustenta atividades econômicas voltadas para a agricultura, pecuária e para fins e industriais, como farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos. Mas sua intensa degradação ameaça algumas espécies nativas, tornando fundamental a produção de sementes e mudas para a preservação e o reflorestamento.       

Pensando nisso, a Embrapa realiza, entre os dias 31 de Julho e 2 de Agosto, o VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga. O evento acontece simultaneamente ao II Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic), que será realizado no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro-BA...

Curso de Taxidermia tem inscrições abertas no Cemafauna Caatinga em Petrolina, PE

Até dia 01 de agosto estão abertas as inscrições para o Curso de Taxidermia oferecido pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) que acontecerá no Laboratório de Taxidermia do Centro no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Uniavsf) em Petrolina, PE.

Com um total de 12 vagas, o curso acontecerá de 02 a 04 de agosto, com carga horária total de 16 horas. A inscrição é realizada por meio do site www.even3.com.br/taxidermia, o custo é de 25 reais. O ministrante é o médico veterinário Fabricio Silva...

II Simpósio do Bioma Caatinga discute ações da fauna e flora até o dia 3 de agosto

Discutir assuntos relacionados a fauna, flora, micro-organismos e aspectos físicos do bioma Caatinga. Este é um dos propósitos do II Simpósio do Bioma Caatinga, que acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). 

O evento é destinado a professores, estudantes, técnicos, gestores, pesquisadores, membros de órgãos governamentais e à sociedade em geral. O II Simpósio do Bioma Caatinga é organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), com apoio da Univasf e de outras instituições da região como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e a Universidade de Pernambuco (UPE)...

Evento discutirá conservação e uso sustentável dos recursos da Caatinga

Em sua segunda edição, o Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic), que acontece de 30 de julho a 3 de agosto no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro-BA, apresenta uma programação extensa e diversificada. Serão palestras, mesas redondas, workshops, apresentações orais e em pôster e visitas técnicas, com temáticas que abordam a conservação e o uso sustentável dos recursos do bioma.

Com mais de 650 inscritos, o público alvo do simpósio é formado por professores e estudantes, pesquisadores, técnicos, produtores, gestores e sociedade civil em geral. A expectativa dos organizadores é de que o evento se consolide como um espaço de discussão sobre o uso e manejo dos recursos naturais da Caatinga, e através dele os participantes possam atualizar seus conhecimentos sobre o bioma e discutir estratégias voltadas para um desenvolvimento sustentável da região. ..

Cemafauna Caatinga abre inscrições para Colônia de Férias 'Ceminha'

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) abriu as inscrições para a Colônia de Férias "Ceminha" para crianças de 8 a 12 anos. O período da Colônia é de 23 a 27 de julho. As inscrições seguem até 20 de julho e serão feitas exclusivamente por e-mail. O Cemafauna fica no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, zona rural de Petrolina-PE.

A Colônia de Férias "Ceminha" acontecerá de 8h30 às 12h nas instalações do Centro. As crianças receberão um kit didático (mochila, 1 guia de répteis, camiseta, boné, caneta e bloquinho de anotações), terão direito a lanche todos os dias, transporte gratuito saindo pela manhã às 8h da Univasf Campus Centro e chegando às 12h15 ao mesmo local...

Viveiro da Agrovale doa mudas da Caatinga para municípios da Bahia e Pernambuco

Os municípios de Casa Nova e Campo Formoso, no norte da Bahia, receberam essa semana as primeiras doações de mudas nativas da Caatinga produzidas pelo Viveiro da Agrovale depois de uma reforma e ampliação. As 500 mudas de espécies a exemplo de caraibeiras, aroeiras, paineiras, ipê roxo e jatobás, foram doadas à empresa Polimix Concreto e à rádio Nuporanga, sendo destinadas à recuperação de áreas degradadas, repovoamento e reflorestamento com o objetivo maior de preservação da Caatinga (bioma exclusivamente brasileiro). 

De acordo com o diretor da rádio Nuporanga, Zito Veras, esta é a quinta vez que ele recorre ao Viveiro da Agrovale com objetivo de levar para Campo Formoso "um pouco mais de verde e ar puro para os espaços socioambientais", destacou. Com uma programação de agendamento entre os horários de 7h às 10h, através do telefone: (74) 3612-2900 (Ramal: 355) o viveiro vai receber nesta quinta-feira (5) a visita da prefeitura do município pernambucano de Orocó, que será contemplado com mais 500 mudas de porte pequeno ao médio. Até o próximo dia 20, serão entregues mais de 6 mil mudas para os municípios de Jacobina, Juazeiro e Miguel Calmon, na Bahia e Belém do São Francisco e Petrolina, em Pernambuco...

Bioma Caatinga prepara profissionais para atuar no norte da Bahia

Os profissionais que irão atuar no ciclo III do Bioma Caatinga, Programa de Inclusão Produtiva da Ovinocaprinocultura do Semiárido da Bahia, em Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Uauá e Curaçá, no norte da Bahia, estão recebendo orientações sobre a metodologia do projeto. O encontro acontece até esta quinta-feira, 28, na sala de treinamento do Sebrae em Juazeiro e reúne os profissionais credenciados que vão desenvolver atividades, até 2019, como Agente de Desenvolvimento Rural Sustentável, supervisor, agente de mercado, agentes de comunicação e informação, de mercado e de crédito.

Entre os temas abordados na capacitação, os participantes conheceram as estratégias e metodologia do projeto na região, os papeis de cada integrante na equipe, além de noções de marketing, vendas e acessos a mercados com o consultor Aldir Parisi. Ele destacou a importância de focar na regionalidade e identidade cultural da região para ressaltar o valor dos produtos, a exemplo do bode do sertão do São Francisco...

Alunos da Educação Infantil realizam I Mostra Cultural em homenagem à Caatinga em Juazeiro

Com o tema ‘Chuva de Amor na Caatinga’, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nélia de Souza Costa realizaram terça-feira (12), a I Mostra Cultural em homenagem à Caatinga, no bairro João Paulo II.

De acordo com a gestora da EMEI Lilian Leal, o objetivo do projeto é ensinar para as crianças de 1 a 5 anos as belezas da fauna e flora da caatinga. “Nós moramos na caatinga e os alunos precisam desde cedo conhecer e aprender a preservar e amar o meio ambiente em que vivem. Desde fevereiro começamos a trabalhar com eles os animais e as plantas da região, que resultou na produção de um livro produzido por cada turma. E hoje estamos expondo todo o material que as crianças produziram em sala de aula”, explicou a gestora...

Petrolina: Espécies típicas da Caatinga ganham espaço no Museu do Sertão

O 'Jardim Sertanejo' do Museu do Sertão, em Petrolina, está ainda mais amplo. É que a prefeitura  revitalizou o espaço dedicado à vegetação e também aumentou o número de espécies nativas da Caatinga. Entre as plantas que já podem ser visitadas estão o umbuzeiro, a umburana de cambão, o caroá e a coroa de frade. 

A obra é de realização da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), em parceria com a Diretoria de Projetos, da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). Além do Jardim do Sertanejo, também estão sendo recuperados o paisagismo de outras áreas verdes do museu...

Sobradinho: Secretaria de Educação premia alunos da rede municipal vencedores no Projeto Caatinga

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (04) no Plenário da Câmara Municipal a entrega de troféus aos alunos vencedores do concurso de redação Projeto Caatinga. Participaram do projeto, que teve como tema "No chão da diversidade a caatinga é nossa identidade" alunos da rede municipal dos níveis fundamental I e II. O Projeto Caatinga tem como objetivo trabalhar a temática do bioma caatinga e a sua diversidade ambiental.

A coordenadora de Educação Ambiental, Socorro Aquino, avaliou positivamente as atividades. "O Projeto Caatinga vem se desenvolvendo e crescido a cada ano. As escolas vêm trabalhando com muita dedicação para que os alunos estejam empenhados e engajados na perspectiva ambiental. Os alunos do fundamental I trabalharam de forma primorosa nos desenhos, e os alunos do fundamental II elaboraram redações maravilhosas que trazem o senso de pertencimento e de preocupação com a nossa biodiversidade." destacou a coordenadora...

Nova espécie de anfisbena (cobra-de-duas-cabeças) é descoberta na Caatinga

 

Amphisbaena kiriri, essa foi a nova espécie de anfisbena, ou cobra-de-duas-cabeças, descoberta na Caatinga. O nome científico é uma homenagem a uma etnia indígena, os índios Kiriri (também conhecidos como Cariri ou ainda Kariri), designação para a principal família de línguas indígenas do sertão do Nordeste brasileiro, onde antigamente estes povos viviam em grandes comunidades nas Caatingas do interior do estado baiano, e atualmente contam com poucos indivíduos. A descoberta foi realizada por um grupo de herpetólogos, profissionais especialistas que estudam anfíbios e répteis.

Segundo o Doutor Leonardo Ribeiro, professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e coordenador do estudo: “As anfisbenas são répteis que juntamente com os lagartos e as serpentes formam um grupo denominado Squamata, e compartilham um ancestral em comum. Apesar de parentes próximos, as anfisbenas não são serpentes. Elas vivem enterradas no solo, por isso têm os olhos bem pequenos, quase vestigiais e não enxergam muito bem”. Fazem parte da equipe Henrique Costa, doutorando em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Samuel Gomides, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)...

Cipe Caatinga e Bope encontram plantio de maconha em Juazeiro (BA)

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) encontraram, na tarde da quinta-feira (31), um plantio de maconha durante treinamento. Os 1.300 pés da erva foram localizados, na cidade de Juazeiro, no momento de uma capacitação.

Os PMs faziam uma atividade do curso de Instruções de Prática de Rastreamento e Contrarrastreamento e Operações e Estudos de Caso de Ocorrências de Crimes Contra Instituições Financeiras, promovido pela Cipe Caatinga. Durante atividades em ilhas, no Rio São Francisco, a plantação, com pés medindo 50 cm de altura, foi descoberta...

Ministro Edson Duarte assina acordo de 32 milhões de dólares que beneficiará a caatinga

Acordo de cooperação prevê investimentos da ordem de 32 milhões de dólares no pampas, pantanal e caatinga

O Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, assinou nesta terça-feira (23), em Brasília, em solenidade que marcou a passagem do Dia Internacional da Biodiversidade, um acordo de 32,6 milhões de dólares, que beneficiará, dentre outros biomas, a Caatinga. 

Os recursos, do GEF, tendo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Funbio como agência executora, devem beneficiar pelo menos 13 estados e 12 áreas-chaves, totalizando 9 milhões de hectares, inclusive de áreas do semiárido. O prazo de execução é de cinco anos.

De acordo com o Ministro Edson Duarte “Esse projeto é fundamental para que o Brasil cumpra metas internacionais de conservação de espécies”, declarou. Dentre os componentes de atuação do projeto está a conservação de espécies ameaçadas e o controle e prevenção de caça, pesca, extração vegetal ilegal e tráfico ilegal de espécies silvestres, dentre outros...

Nova etapa do Bioma Caatinga vai levar tecnologias para 600 criadores de caprinos e ovinos no Norte da Bahia

Foi ao estilo mais sertanejo que a terceira etapa do Programa Bioma Caatinga foi lançada, na sexta-feira, 11, no auditório do Grande Hotel em Juazeiro, no norte da Bahia. Ao som da sanfona e do clássico de Luiz Gonzaga, “A morte do vaqueiro”, que o músico Silas França abriu a programação do evento.  

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, participou da solenidade de assinatura do convênio, em parceria com o Banco do Brasil e Fundação Banco do Brasil. O projeto vai ser executado até 2019, e inclui ações de tecnologia para manejo, acesso a mercados, crédito financeiro e boas práticas de gestão na propriedade rural, serão disponibilizados R$ 1. 570.043, 96...