Foram encontrados 2955 registros para a palavra: cal

Polícia já identificou suspeito de ter assassinado o jovem Marcos Gabriel

Em contato, por telefone, com o Blog Geraldo José na tarde desta terça-feira (16), o Delegado de Homicídios de Juazeiro, Barcos Aíra, afirmou que a Polícia Civil já identificou o suspeito de ter assassinado o jovem Marcos Gabriel.

O crime que chocou a comunidade juazeirense aconteceu no dia 29 de novembro após um evento na Lagoa de Calu. O jovem, de 28 anos, foi vítima de dois disparos de arma de fogo na cabeça e morreu após cinco dias em uma unidade de saúde da região...

AS CALÇADAS SEM FAMA...

Olhe bem em direção dos cones branco e vermelho, lado direito dessa foto... Podemos chamar isso de calçada?

Já faz um tempinho vi aqui no blog um post interessante (com foto e tudo), insinuando que aqui na cidade existia uma das menores calçadas do mundo, cuja via salvo engano, fica ali pelas imediações da Av. Adolfo Viana.....

Eleições 2016 - Confira o calendário e principais mudanças para eleições municipais

Com eleições municipais, em primeiro turno, marcadas para o dia 02 de outubro, primeiro domingo do mês, os partidos, candidatos e eleitores precisam ficar atentos ao calendário eleitoral para 2016.

As principais mudanças foram determinadas pelo projeto de reforma política aprovado no Congresso em 2015 e sancionado  ano passado pela presidente  Dilma Rousseff...

PE: CUT e Sindmetal repudiam demissão de sindicalista pelo EAS

A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) e o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE) vêm a público repudiar a demissão do companheiro sindicalista Marcos Batista dos Santos, o Marcão, pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS) que continua usando da velha prática antissindical de perseguição aos trabalhadores do setor metalúrgico.

Marcão é um valoroso companheiro testado na luta sindical; entrou como soldador no EAS em 2007 e logo se envolveu no combate junto com os companheiros do Sindmetal-PE; foi representante de base e em seguida diretor executivo da Secretaria de Assuntos Jurídicos, atualmente é diretor do Sindicato; não há  justificativas  da classe patronal para sua demissão. Além de demitir trabalhadores, cipeiros e dirigentes sindicais, descumpre o acordo nacional com a categoria...

Espaço do Leitor: Morador reclama de capina feita nos contornos da BR-407 e no Parque Lagoa de Calú

Vive-se um momento em que se fala muito em preservação ambiental, são palestras, seminários, vídeo conferências, etc., mas nada do que se ouve é vivenciado na prática...

Salvador: Carnaval 2017 vai homenagear 50 anos da Tropicália

O Pelourinho vai fazer uma grande homenagem aos 50 anos da Tropicália no Carnaval 2017. Em seu perfil oficial no Twitter (@costa_rui), o governador Rui Costa anunciou que este será o tema da festa no Centro Histórico de Salvador no ano que vem: "Que baiano não se sente honrado ao ver que nossos artistas marcaram para sempre a cultura do nosso País? Como é bom ter nascido na terra - mãe de mudanças, de poesia, inteligência, de liberdade. Por tudo isso e muito mais, vamos fazer uma linda homenagem à Tropicália no Carnaval do Pelô em 2017", disse Rui na rede social. 

Segundo o governador Rui Costa, a meta para 2017 é firmar ainda mais parcerias e também ampliar o número de atrações sem corda nos circuitos Dodô e Osmar. "Queremos mostrar às empresas que, além da brincadeira de Carnaval, isso aqui é um bom negócio para apresentar suas marcas". Ainda conforme Rui, há a intenção de "multiplicar os espaços onde o folião não precise estar dentro de uma corda para poder brincar". Neste ano, o Carnaval do Pelô está homenageando o samba, que nasceu na Bahia e teve a primeira música gravada há 100 anos. ..

CARRO É LOCALIZADO COM UM CORPO SEM OS SINAIS VITAIS NO BAIRRO TABULEIRO

Guarnições da 75ª CIPM – Companhia Independente de Policiamento Comunitário estão em deslocamento nesse momento porque às 07:50h foi localizado um carro Fiat Uno Vermelho com o corpo de um homem sem os sinais vitais em seu interior.

O veículo pertence ao Sargento da Polícia Militar de Pernambuco Ederlino Rufino de Carvalho, conhecido como Sargento Rufino, e está com os vidros travados e foi localizado na Rua 14 do bairro Tabuleiro. As últimas informação dão conta de que o Sargento teria respondido a uma tentativa de assalto na zona rural de Juazeiro, distrito de Maniçoba. Uma pessoa que acompanhava o policial teria sido ferida e o Sargento Rufino foi levado como refém. ..

Luiz Caldas explica confusão no seu trio: "Salvador está perdido", desabafa

O trio do cantor teve um problema técnico e o carro ficou preso por mais de uma hora no Corredor da Vitória, o que acabou dispersando seu público. Luiz aproveitou para comparar o carnaval de Salvador com o do Recife e Rio de Janeiro. 

Veja o vídeo AQUI..

Calendário de eventos da SEDESC é apresentado em reunião

A Secretaria de Cidadania (Sedesc), realizou uma reunião, agrupando todos os seus funcionários, para tratar das ações para este ano, e apresentar o calendário de eventos e ações que serão realizadas. A secretária de Cidadania, Célia Regina Carvalho, mencionou o empenho da atual gestão no acompanhamento das ações que o social tem realizado, fazendo com que cada vez mais a SEDESC desenvolva seus trabalhos diante da sociedade. Ela destacou também a realização de todas as conferências na área de direitos humanos no município, bem como a participação efetiva da sociedade nos eventos.
 
Ainda durante a reunião, a Psicanalista, Eliana Sicsú, ministrou palestra para os funcionários, falando sobre autoestima, cuidados com a vida e no trabalho. Os funcionários  receberam o cronograma de ações e atendimento ao público, e ainda participaram  de capacitação para fazer do ano de 2016, o melhor ano para o social no município. O prefeito Julio Lossio, disse estar satisfeito até o momento com o serviço realizado pela SEDESC, mas quer que o ano de 2016 seja potencialmente melhor, em atendimento no tocante ao ser humano no social.
 
“Tivemos 7 anos de muita realização no social. Nesse ano que encerra o meu segundo mandato, queremos dar a cidade o que não foi possível durante os últimos anos. Por isso, essa reunião é importante, por que mostra nossos anseios de entregar ao município, programas que farão a diferença para jovens, crianças, adultos e idosos. Temos uma equipe de excelência na Cidadania, que fizeram e farão diferença nos eventos e ações que serão desenvolvidos em 2016”, disse o prefeito. ..

DESCASO DO PODER PÚBLICO COM OS MORADORES DO BAIRRO SÃO GONÇALO EM PETROLINA

Moradores do Bairro São Gonçalo denunciam a falta de atenção básica pela Prefeitura Municipal de Petrolina. Segundo informações da população “a atual administração pública do PMDB abandonou a nossa comunidade há mais de 7 (Sete) anos de incomodo. O Prefeito Júlio Lóssio tenta esconder o cenário de calamidade instalado no Bairro São Gonçalo, e cada vez mais prejudicando os comerciantes, estudantes, empregados que precisam diariamente daquela localidade para se locomover”.

“É importante ressaltar que o acesso de entrada no Bairro São Gonçalo está todo deteriorado, por falta de manutenção pelo órgão público. A principal Avenida Prof. Simão Amorim Durando  encontra-se em péssimo estado, vários buracos, sem sinalização e faixa  na pista, um reflexo do descaso pela Gestão Municipal” prossegue a denúncia de Rafael Expedito Lopes de Oliveira...

ARTIGO: EUCLIDES 150

No dia 20 de janeiro deste ano, o jornal o Estado de São Paulo publicou, em caderno especial, longa reportagem sobre os 150 anos de nascimento de Euclides da Cunha. Trata-se, sem dúvida, da primeira de uma série de outras tantas publicações que, em 2016, haverão de homenagear o escritor nascido em Cantagalo, antiga província do Rio, em 20 de janeiro de 1866.

E não é para menos. Engenheiro, poeta, escritor, jornalista, Euclides da Cunha é um dos mais legítimos representantes da inteligência brasileira. Intelectual de escol, foi ele responsável pela descoberta de um Brasil que até então era desconhecido: o Brasil do interior. Para ele, a construção da identidade nacional brasileira teria de buscar seus fundamentos na profundidade do Brasil interiorano, pois era lá que estava “o cerne da nacionalidade”...

PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES EMITE NOTA SOBRE DENÚNCIA DA APLB LOCAL

A Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes esclarece que o compromisso com o pagamento dos servidores municipais, em especial os educadores, é e sempre será prioridade para a gestão. A administração tem procurado valorizar a classe, concedendo seus direitos de forma justa, remunerando os funcionários dentro do mês trabalhado. Como é de conhecimento público e notório, o país vem atravessando uma grave crise financeira, com reflexos nos estados e municípios, resultando na diminuição do repasse de recursos devido à queda de arrecadação. No entanto, a gestão municipal não mediu esforços e conseguiu honrar esta obrigação no seu tempo legal, apesar das dificuldades, eliminando o débito de janeiro com os trabalhadores.

É importante ressaltar que o pagamento do terço de férias será realizado até o dia 10 de fevereiro de 2016, data base em que o repasse é feito...

Permissionários do Mercado do Produtor reclamam de entupimento de esgoto na localidade

Um dos permissionários do Mercado do Produtor, Sandoval Ramos, enviou um e-mail ao blog relatando um transtorno na localidade. Segundo ele, esgoto entupido está causando diversos problemas. Veja na íntegra abaixo:

"Nós somos permissionários do Mercado do Produtor de Juazeiro e temos um enorme transtorno com relação ao entupimento no sistema de esgoto principalmente quando chove. Não sei se por causa da falta  de limpeza ou da estrutura do mesmo, só sei que é insuportável a fedentina que toma conta da loja, sem contar que não temos como usar o nosso banheiro, pois o mesmo chega a transbordar com os dejetos que vem da rua e sobe pelo ralo e vaso sanitário. Por várias vezes já informamos a administração do Mercado do Produtor, que diz não ser de responsabilidade da mesma, e sim do SAAE que algumas vezes vem fazer manutenção, porém não temos uma solução definitiva para o problema. Gostaríamos  que o responsável tomasse uma atitude acerca dessa situação para que isso não voltasse a acontecer". ..

Circulação da “Cia. 2 em Cena” chega a localidades do interior de Juazeiro

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude (SECJU), localidades do interior de Juazeiro, como Carnaíba do Sertão e Lagoa da Pedra (projeto Maniçoba), receberam nos dias 26 e 27 de janeiro, espetáculos teatrais dentro do projeto “Repertório CIRCOlando Nordeste”, que conta com o incentivo do Funcultura, do Estado de Pernambuco.

Os espetáculos foram realizados pela “Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança” (Recife-PE) e vem oferecendo apresentações gratuitas do seu repertório em praças públicas. De acordo com o diretor de Cultura e Juventude da SECJU, Josenaldo Cícero (Naldinho do Kidé) o poder público municipal apoiou a iniciativa da trupe teatral, mobilizando e acompanhando as escolas e os moradores das localidades de Carnaíba do Sertão e Lagoa da Pedra...

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO DE SOBRADINHO SERÁ ANUNCIADO NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 28, DIZ EDITAL

A prefeitura de Sobradinho publicou edital com o novo calendário de etapas do Processo Seletivo REDA 2016.

De acordo com a publicação “o novo calendário é imperativo considerando que diversos eventos externos culminaram na alteração das datas inicias, a exemplo das fortes chuvas que ocorreram na região, obrigando a readequação da data para a recepção dos recursos.

Publicação do Resultado após análise dos recursos será nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro...

JÁ ESTÁ DEFINIDO O LOCAL ONDE A JUAZEIRENSE VAI ESTREIAR NO BAIANÃO

A JUAZEIRENSE, até o início da tarde de ontem ainda não tinha a certeza qual seria o estádio que faria sua estréia no “BAIANÃO”, no próximo domingo, contra o E.C.BAHIA. Falou-se que poderia ser em Senhor do Bonfim, Barradão, Pituaçu, isso porque, até agora, e eu já sabia há algum tempo, o gramado do nosso estádio não estaria apto para receber jogos. O Presidente Roberto Carlos nos confirmou que o jogo de estreia será domingo no Estádio de Pituaçú.

Roberto Carlos, presidente do “CANCÃO DE FOGO”, para melhorar o seu grupo de trabalho, chamou para o seu lado, para reforçar a comissão técnica do clube, o experiente Janilson, ex grande craque de futebol e com experiência na área técnica, vai ser auxiliar técnico da equipe. Também outra ótima aquisição, o desportista, ex-craque de futebol, sendo inclusive ex-Presidente do JUAZEIRO. Ele é o Carlos Humberto, que vai ser o Gestor Administrativo...

NOTA/ AMMA MULTA COMPESA POR IMPEDIR FISCALIZAÇÃO EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) multou a Compesa em R$ 20 mil, por impedir a fiscalização de técnicos do setor de Monitoramento e Fiscalização do órgão ambiental, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória, na manhã desta terça (26). A sanção está prevista no artigo 77 do decreto Federal 6.514/08, que determina a aplicação de multas entre R$ 500 a R$ 100 mil, para quem "obstar ou dificultar a ação do Poder Público no exercício de atividades de fiscalização ambiental". A Lei Municipal 1.199/2002, em seu artigo 97, diz que "no exercício da ação fiscalizadora serão assegurados aos agentes fiscais credenciados o livre acesso e a permanência, pelo tempo necessário, nos estabelecimentos públicos e privados".

A AMMA informa ainda que, através de notificação, está solicitando da Compesa as análises físico-quimica e bacteriológica da água proveniente das ETAs...

ENGENHEIRO E PRÉ-CANDIDATO FLÁVIO LUIZ QUESTIONA LOCALIZAÇÃO DE ALGUNS PARQUÍMETROS DO ZONA AZUL EM JUAZEIRO

O engenheiro e empresário Flávio Luiz, pré-candidato a prefeito de Juazeiro pelo PP – Partido Progressista, não ficou nada satisfeito com a instalação de alguns parquímetros em locais que considera, extremamente inadequados. “Só mesmo em Juazeiro. Peço aos engenheiros da prefeitura que orientem os colegas para evitar dissabores futuros aos condutores de veículos e transeuntes” alertou...

Prefeitura de Petrolina realiza ações de limpeza pela cidade e alerta para lixo em local indevido

A prefeitura de Petrolina tem realizado, constantemente, os serviços de limpeza e manutenção em diferentes pontos da cidade. Como sendo uma tarefa de suma importância para o município, a secretaria de Infraestrutura esteve, durante a semana, em diversos bairros realizando ações de limpeza e melhorias em locais públicos, incluindo vias e estabelecimentos.

“As atividades de limpeza e manutenção são periódicas, atendendo diversos bairros de diferentes localidades. Nosso objetivo é manter a cidade limpa e organizada para nossos moradores. Mas para isso, precisamos muito da colaboração da população, principalmente em manter a limpeza das ruas. Nós instalamos várias lixeiras pela cidade e a Prefeitura realiza o serviço de coleta seletiva”, relata o prefeito Julio Lossio...

A FEIRA LIVRE DO NORDESTE COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR

A canção “A feira de Caruaru”, composta por Onildo Almeida e interpretada pelo imortal Rei do Baião, além de ser um clássico da música popular brasileira, é também uma bela e justa homenagem a uma das mais autênticas manifestações da cultura do Nordeste: a feira livre. Tomando como referência a Caruaru dos grandes são joões e do Mestre Vitalino, a moda em destaque mostra o quão é rica e diversa a feira livre do Nordeste.

A feira é, por excelência, o lugar da diversidade. Nela se vende, se compra, se troca. Em cima de esteiras, de caixotes, ou expostos em pequenas bancas cobertas de lona, são ali oferecidos os mais diferentes gêneros e produtos, desde alimentos, vestuários, até utensílios de cozinha e ferramentas de trabalho; a feira possui sua culinária, seu modo de vestir, sua linguagem; na feira se come, se bebe, se embriaga, se cai, se levanta; na feira se canta, se dança, se contam histórias, se rememoram fatos; na feira se celebra o encontro, o ajuntamento, a roda de amigos em torno da boa “cana; na feira, arranjam-se namoros, encontram-se amantes, terminam-se casamentos; a feira é celebração, é acontecimento, é festa (a própria etimologia já o indica: “dia de festa”); é a quebra da rotina e da “mesmice” que marcam o cotidiano. 

A feira é também lugar de comunicação. Por ali circulam de boca em boca informações a respeito de quase tudo: a chuva que caiu alhures; a vaca do amigo que deu boa cria; a comadre fulana que partiu dessa pra melhor; a filha do sicrano que fugiu com um marmanjo há pouco chegado de São Paulo; a mulher que chifrou o marido com o filho do vizinho; a guerra que estourou longe dali; o deputado que roubou lá pras bandas da capital; o prefeito que fraudou as urnas a fim de ganhar a eleição; o padre que deu em cima da catequista da paróquia. 

É na feira que os artesãos expõem seus produtos e os artistas populares mostram a força do seu talento. Quando eu era adolescente, não me cansava de parar para ouvir os cantadores de ABC, poetas populares que percorriam as feiras do Nordeste comercializando seus folhetos de cordel. Aliás, veio daí minha paixão por esse gênero de poesia. Sempre admirei as feiras livres, em especial a de Monte Santo, meu torrão de origem. Achava bonito o desfilar dos caminhões paus-de-arara, que dos quatro cantos chegavam apinhados de pessoas a conduzirem suas mercadorias. Encantava-me com os vendedores de pomadas e cascas de pau, a divertirem o público com seus ousados ventríloquos, que falavam e contavam piadas como se fossem gente. Adorava os bolos, manuês e arroz doce servidos quentinhos, ainda fumaçando. Para mim, a feira era sempre uma festa, sendo rara a semana que não a frequentava. Chegava de manhã, no começo, e saía à tardinha, já no final. 

A feira quebra barreira, estreita laços, estabelece convivência. Ali cada um é tratado pelo nome (Zé, Maria, João, Zefinha), como se fora um ambiente familiar. Ao freguês, é facultado experimentar o produto, sem que isso gere qualquer compromisso. Sem a rigidez das leis do Mercado, os preços ali são flexíveis e estão sempre sujeitos à pechincha do consumidor. Dependendo da lábia e do choro do comprador, uma dúzia deixa de ser doze para ser quinze unidades. O lucro é importante, mas “agradar” o freguês torna-se mais importante ainda.

Muitas cidades operam o tempo todo quase que em função da feira, dela recebendo todas as influências possíveis. O intercâmbio com pessoas de outras procedências, algo inevitável, acaba sempre acrescentando elementos novos à vida local. Aliás, a troca de experiências entre pessoas e grupos diferentes será sempre um traço marcante quando o assunto for feira livre. Assim surgiram e se desenvolveram muitas das feiras do Nordeste – região historicamente cortada por peregrinos, mercadores e viajantes. É sabido que antigos pousos de tropeiros transformaram-se em feiras livres e, estas por sua vez, deram origem a muitos dos atuais centros populacionais. Outros grupos sociais também tiveram participação na construção desse patrimônio da cultura brasileira. Dentre eles, há de se mencionar negros, índios, retirantes, beatos, cangaceiros, adivinhos, feiticeiros, poetas, prostitutas, mendigos, cachaceiros... cada um emprestando sua concepção acerca do mundo, das coisas e das pessoas.

Importante fator de geração de renda, o que já é bastante significativo, haja vista as condições sociais e econômicas da maioria das cidades nordestinas, a feira representa também a ocupação do espaço urbano como lugar de encontro. No momento em que os modernos meios de comunicação, caso das redes sociais, ou a adoção de determinadas medidas de segurança, tendem a afastar as pessoas do convívio social, a rua é reclamada como espaço de socialização, de confraternização e de troca de experiências. E a feira livre desempenha esse papel.

A feira livre resistiu a todas as transformações por que passou o mundo ao longo dos séculos, chegando aos nossos dias com toda a força simbólica que lhe é característica – não obstante o advento dos novos expedientes comerciais, a exemplo dos quilométricos hipermercados e das agilíssimas compras virtuais. Como sabiamente salientou alguém, “a feira livre é como uma filha rebelde da modernidade que insiste em desafiá-la”.

É necessário, porém, que haja uma sólida política de preservação da feira livre. Há de se empreender amplo trabalho de conscientização da sociedade acerca do papel da feira enquanto expressão das culturas locais, não permitindo que novos modelos desfigurem seu formato original. Formato que vai desde o dia e horário do evento, até a espontaneidade com que os feirantes expõem seus produtos, não tendo de se submeterem aos “padronismos” das modernas formas de comércio. 

José Gonçalves do Nascimento

Poeta e cronista..