Foram encontrados 2546 registros para a palavra: sus

Pneu de Ônibus da São Luiz estoura e passageiros ficam assustados

Um ônibus da empresa São Luiz de número 5037 que conduzia passageiros no trajeto Juazeiro/Uauá, estourou um dos pneus no momento em que passava próximo ao povoado de Café da Pedra, região de Juazeiro, segundo passageiros que seguiam viagem no referido ônibus da empresa São Luiz. Eles relataram que tomaram um susto grande e que o fato causou pânico, por sorte, ninguém se feriu. Internautas comentam que o serviço não é bom e que são rotineiros os incidentes como este ocorrido na tarde desta segunda-feira, 11/01. "Por isso ônibus tem velocidade máxima controlada, permite ao motorista a possibilidade de controlar o veículo”, disse um internauta. Outro comentou: "Sempre acontece isso... está um descaso", queixa-se. 

Vale lembrar que a empresa São Luiz perderá a concessão e não poderá mais operar no estado a partir deste ano de 2016. De acordo com declarações concedidas pelo Diretor da Agencia Estadual de Regulação de Serviços de Energia Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), Eduardo Pessoa, em novembro do ano passado durante uma Audiência Pública em Senhor do Bonfim. De acordo com as declarações do diretor da AGERBA, será feita em caráter de urgência uma nova Licitação para contratar outra empresa para tais serviços, tendo em vista uma série de irregularidades como não cumprimentos de TACS, atrasos de licenciamentos, inúmeras multas não pagas entre outras questões, a empresa de Transporte São Luiz perderá a concessão e não poderá mais operar no estado...

MULHER SUSPEITA DE TER SIDO APEDREJADA NO ALTO DA ALIANÇA É A SEGUNDA VÍTIMA DE HOMICÍDIO EM JUAZEIRO NESTE 2016

Na manhã deste domingo (10), décimo dia do ano, Juazeiro registra o segundo homicídio de 2016. O primeiro ocorreu no último dia 08, sexta, quando foi oficializado no Hospital de Traumas em Petrolina, o falecimento de Alexsandro Bonfim Matos, 38 anos, residente no bairro Jardim Flórida. Ele foi alvo de vários disparos de arma de fogo dia 30 de dezembro, na Praça Santa Terezinha em Piranga.

Por volta de 06 e 15h da manhã deste domingo (10), o CICOM – Centro Integrado de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública da Bahia em Juazeiro recebeu ligações de populares dando conta de que o corpo de uma mulher ainda não identificada, foi encontrado sem os sinais vitais na rua 10, do bairro Alto da Aliança...

Lewandowski suspende temporariamente pagamento de bolsa pescador

O ministro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu nesta quinta-feira (7) suspender em caráter liminar o pagamento da "bolsa pescador" em 2016. Se a decisão for mantida, o governo poderá economizar R$ 1,6 bilhão, destinados ao pagamento do benefício. O caso, que está sob a relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, ainda precisará ser reavaliado pelo plenário do Supremo, o que deve acontecer somente depois de 1º de fevereiro, quando termina o recesso do Judiciário. Plantonista no STF durante o recesso para julgar apenas questões urgentes, Lewandowski considerou que a demora para julgar o assunto poderia causar prejuízo aos cofres públicos. O ministro avaliou que o Executivo deve revisar os períodos de defeso - quando a pesca artesanal é proibida por causa da temporada de reprodução dos peixes - e o cadastro de pescadores atendidos pela bolsa antes de retomar o repasse do benefício, que deveria começar a ser pago na próxima segunda (11). O benefício tem o valor de um salário mínimo mensal e é pago enquanto durar a período, até o limite de 5 meses. Até segunda análise, o recurso deixará de ser pago a 487.843 pescadores, que estão, no entanto, liberados para pescar. A medida do ministro suspende um decreto do Congresso Nacional que anulou em novembro os efeitos de uma portaria do Executivo editada em outubro. A portaria revogou por 120 dias o defeso. Como consequência, o seguro pago aos pescadores durante a temporada também deixa de ser pago. Nesta quinta, a presidente Dilma Rousseff protocolou no Supremo uma ação questionando a constitucionalidade do decreto do Congresso por considerar que ele viola a independência entre os poderes Executivo e Legislativo. "Não há mais evidências suficientes de que os defesos regulados nos 10 atos suspensos sejam necessários à preservação das espécies", diz o documento protocolado no Supremo. ..

VER-SUS no Vale acontece nas cidades de Petrolina, Juazeiro e Senhor do Bonfim

A IV Edição do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) no Vale do São Francisco ocorrerá nos municípios de Juazeiro-BA, Senhor do Bonfim-BA e Petrolina-PE, no período de 13 a 21 de janeiro. O VER-SUS é realizado através de uma parceria da Rede Unida com o Ministério da Saúde e estudantes da graduação, e consiste numa importante ferramenta de educação em saúde que visa ressignificar a formação acadêmica, ao estimular as/os viventes a se integrarem e militarem em favor do Sistema Único de Saúde.

Durante estes 9 dias, 30 discentes de diversos cursos e integrantes de movimentos sociais estarão alojados na Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro-BA, onde vão dormir, fazer suas refeições, interagir e debater sobre a importância da defesa do sistema de saúde pública do nosso país...

Rio São Francisco recebe 300 mil alevinos de espécies nativas durante festa de Bom Jesus dos Navegantes (SE)

 
As águas do Velho Chico voltaram a ser repovoadas pela Codevasf com alevinos de espécies nativas no trecho sergipano do rio São Francisco. O primeiro peixamento realizado pela Companhia, em 2016, ocorreu durante a realização da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, no último domingo (03), em Neópolis.
 
Foram lançados 300 mil juvenis da espécie curimatã pacu. Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), localizado em Neópolis. Em 2015, o Centro de Betume produziu 1,5 milhão de alevinos para recomposição da fauna do São Francisco. De acordo com o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, o engenheiro de pesca Iru Guimarães, a ação possui uma importância ambiental e econômica para a região. 
 
“É uma ação cotidiana da Codevasf em toda a região do Vale do São Francisco. Em Sergipe, os peixamentos são feitos com espécies nativas importantes como a xira, também conhecida por curimatã pacu, o piau, o surubim, opacamã, entre outras”, explica. “Eles possuem a finalidade de recompor a ictiofauna dos rios, ou seja, as populações de peixes nativos, que foram afetadas pela construção das barragens. É um trabalho de  importância econômica que contribui para a pesca artesanal praticada na região, como também ambiental, auxiliando no equilíbrio ecológico do rio São Francisco”, finaliza o engenheiro de pesca da Codevasf. 
 
O secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente do município, Manoel Augusto Antunes, também avalia a importância da ação realizada frequentemente pela Codevasf no município. “O rio São Francisco está passando por um momento delicado e essa ação da Codevasf, que é uma grande parceira da prefeitura municipal, contribui para o sustento dos pescadores e para revitalização do rio”, destaca.  
 
Para ampliar as ações realizadas no  Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, a Codevasf está investindo mais de R$ 4 milhões na reforma e modernização da unidade.  As obras, em fase final, vão dobrar a capacidade de produção de alevinos 4 milhões para 8 milhões de alevinos por ano. “No momento, a Companhia trabalha na reforma dos viveiros e na construção do sistema de abastecimento de água do local”, destaca o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, Iru Guimarães. 
 
Já foram concluídas as obras das edificações, dos laboratórios, do galpão de manejo de alevinos, do auditório e dos alojamentos, entre outras. Segundo o Gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Walber Santos, esse foi o primeiro de muitos peixamentos que serão realizados em 2016: “A expectativa é que aconteçam pelo menos 40 ações como essa em toda bacia do São Francisco até o fim do ano, sempre com a participação da sociedade e foco na educação ambiental”, finalizou.
..

Homem é suspeito de matar ex-companheira em Petrolina

Uma mulher, de 30 anos, Joelma Viana da Silva, foi assassinada no início da tarde deste sábado (02) na Rua Rio Paraíba, que fica no bairro José e Maria, Zona Leste de Petrolina. Ela foi encontrada em cima da cama sem sinais de vida. O suspeito do crime é o seu ex-companheiro Maurício Antônio da Silva Pereira.

O corpo foi encontrado pelo filho de um idoso, do qual a mulher era cuidadora há 12 anos. Ele disse que chamou por ela do portão e, por não responder, entrou e encontrou a vítima deitada com as marcas da violência no pescoço...