ESPAÇO DO LEITOR: SAÚDE/SUS - FALÊNCIA OU MAL ATENDIMENTO?

02 de Aug / 2016 às 23h00 | Variadas

IGUALDADE DE$IGUAL

O princípio de equidade do SUS (Sistema Único de Saúde) prevê que todos tenham direito à saúde pública e gratuita conforme sua necessidade. Isso significa ter, por exemplo, prevenção para quem está  sadio, remédios eficientes para os doentes e também a possibilidade de uma operação neurológica ou um tratamento de câncer de alta tecnologia para quem precisa.

A proposta do SUS é diferente da de um plano de saúde. O SUS é um sistema de garantias para a saúde pública e também a do indivíduo. A vigilância em saúde tem que estar articulada com atendimento para ser efetiva e eficiente”. Maria Angélica Borges dos Santos, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz

Na prática, o sistema que inclui 400 milhões de vacinas aplicadas anualmente e que gasta R$ 4,4 milhões para transplante de órgãos. É o mesmo nos hospitais em que faltam médicos, leitos e remédios. Segundo o Data SUS707 mil pessoas entre 5 e 74 anos morreram só em 2014 por causas consideradas evitáveis --como gripe, tuberculose ou infecções intestinais.

O SUS paga por 95% dos transplantes de órgãos realizados no país --o Brasil é o segundo no mundo em número de transplantes de rins e fígado. No entanto, a vigilância sanitária --parte da rede pública-- não consegue controlar o mosquito Aedes aegypti, transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela. Mais de 1,2 milhão de brasileiros foram infectados por dengue só em 2016.

Para os que pesquisam gestão do sistema, a desigualdade é resultado do subfinanciamento histórico da rede pública somado a problemas de administração.

“A saúde nunca foi tratada como prioritária na política de Estado brasileira. Nos 28 anos do SUS, o financiamento nunca deixou de ser discutido como um tema problemático”.Áquila Mendes, professor de economia da saúde da USP

O dinheiro, que sempre foi insuficiente, ainda sofre cortes recorrentes pela indefinição de quanto os Municípios, Estados e Governo Federal devem obrigatoriamente investir.

Mas com a crise financeira dos governos, o investimento em saúde volta a entrar em discussão. Será que colocar um teto no aumento de gastos em saúde é uma saída?

VEJAMOS O QUE O SUS É OBRIGADO A OFRECER

1 – AMBULATÓRIO E CONSULTÓRIO

A porta de entrada do SUS é a UBS(Unidade Básica de Saúde). Atendimentos ambulatoriais e consultas de baixa complexidade, como clínica geral, pediatria, obstetrícia e ginecologia podem ser realizadas no famoso “postinho” ou em unidades de pronto-atendimento.

O início do Pré-Natal pode ser realizado na UBS realizando o teste de gravidez. O resultado sendo positivo, a mulher já pode de imediato iniciar o Pré-Natal, realizando exames de sangue, urina, para detectar sífilis, HIV, hepatite B, além da ultrassonografia.

Em Tempo: Em Juazeiro nada disso acontece, será porque?

2 – QUIMIOTERAPIA  E RADIOTERAPIA

A política de prevenção e controle de câncer garante o atendimento integral a qualquer doente com câncer, por meio da unidade e centros de assistência de alta complexidade em oncologia.

Em Tempo: Aqui em Juazeiro existe alguma unidade ou algum desses centros?

3 – HEMODIÁLISE

O tratamento aos doentes renais crônicos devem ser realizadas em clínicas especializadas, mas, também pode ser feito em casa Pelo Programa Melhor em Casa.

O objetivo desse programa é alcançar o máximo possível de pacientes.

Em Tempo: Me parece que temos uma clínica especializada, mas e o Melhor em Casa acontece?

4 – AMBULÂNCIA

O SAMU(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tem como objetivo chegar precocemente à vitima após ter ocorrido alguma situação de urgência e/ou emergência.

Esse serviço tem um número próprio que é o 192.

Em Tempo: Em nossa cidade temos esse serviço, mas, a burocracia dos atendentes as vezes deixa muito a desejar e acabam até em óbito por tanta ineficiência.

5 – TRATAMENTO CONTRA TABAGISMO E OUTROS APOIOS

O SUS oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. O tratamento pode ser feito em grupos de apoio ou com medicamentos.

Em Tempo: Nunca ouvi nenhum comentário ou até mesmo alguém que faça uso desses tratamentos aqui em Juazeiro, será porque?

6 – REMÉDIOS

São mais de 20 mil drogarias no Programa Aqui Tem Farmácia Popular e 551 unidades do Farmácia Popular. São garantidos aos usuários do SUS, medicamentos básicos até os de alto custo. O SUS já quebrou inúmeras patentes de medicamentos.

Em Tempo: Esse é um ou o maior problema da saúde sucateada de juazeiro, pois a décadas que não mais existe a distribuição gratuita de medicamentos, pois nunca tivemos nenhuma Farmácia Popular e nem nenhum convênio com o Programa acima citado. Mas será porque?

7 – TRANSPLANTES

O SUS também é obrigado a realizar transplantes de órgãos como as cirurgias de coração, fígado, rim e pulmão. Podendo ainda realizar transplantes de tecido, como córnea e medula óssea.

Em Tempo: Nunca soube que alguém de nossa cidade teve algum órgão transplantado e que os procedimentos foram pagos pelo SUS. Se houve o povo até que gostaria de saber, para também poder  agilizar algum procedimento.

8 – INTERNAÇÕES

As internações devem ocorrer em diversas especialidades: cirúrgica, obstétrica, partos, psiquiátrica, pediátrica, para reabilitação ou para casos crônicos, de cuidados prolongados.

Em Tempo: Nesse tópico fica o pior desempenho da saúde em Juazeiro, pois o único hospital que tínhamos ESTÁ FECHADO greve dos Médicos e Funcionários que não recebem seus proventos e por não ter as mínimas condições de trabalho possíveis, porque falta medicamentos importantes e até vestuário. Mas será mesmo porque?

9 – FISIOTERAPIA, ACUPUNTURA  E PSICÓLOGO

Também é de obrigatoriedade do SUS a fisioterapia, terapias especializadas, próteses e órteses. Pacientes com dores crônicas e com transtornos psiquiátricos como a depressão podem realizar sessões de acupuntura.

Em tempo: Nesse item posso afirmar que funciona, putz! É o único que funciona pois existem ótimas clínicas conveniadas que prestam excelentes serviços.

Além de todos esses procedimentos o SUS tem por obrigatoriedade de ter uma equipe bem treinada de Agentes Comunitários de Saúde, para atender a todos moradores do munícipio em área definida.

Em Tempo: Será que existe algum tipo de treinamento para as Agentes de Saúde?

Será que elas atendem a todos os moradores? Será que a Enfermeira responsável pela UBS vá junto nas visitas ou somente fica sentada dentro da sua sala no ar condicionado?

Pelo que eu sei não existe nenhum tipo consultoria sobre o que fazem. Mas será porque?

PASSE NO TRIBUNAL ANTES DO HOSPITAL

Sabendo de todas essas atribuições que o SUS(Sistema Único de Saúde) tem, faço aqui  uma pergunta: Por que o Secretário de Saúde do nosso munícipio(Plínio José de Amorim Neto) teima em não oferecer o mínimo que nós cidadãos merecemos?  Será que toda vez que necessitamos de EXAMES, CONSULTAS, CIRÚRGIAS E MEDICAMENTOS TEMOS QUE AJUIZAR/PROCESSAR  O MUNÍCIPIO PARA GARANTIR NOSSO DIREITO A SAÚDE?

"SAÚDE É UM DIREITO DO POVO E UM DEVER DO ESTADO. SE NÃO TEMOS COMO PAGAR POR EXAMES-CONSULTAS-CIRÚRGIAS E OS MEDICAMENTOS, TUDO ISSO É UM DEVER DO ESTADO”.  Dito por Drª Rosana Chiavasa – adovogada

Saliento a você Plínio José, digníssimo secretário de saúde de nossa cidade, que ontem, hoje e sempre buscarei meus direitos em toda  instâncias judiciais. E proclamo a TODO JUAZEIRENSE QUE FAÇA O MESMO POIS É DIREITO NOSSO E DEVER DO ESTADO CUIDAR DA NOSSA SAÚDE.

Rogério Espíndula

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.