Foram encontrados 39334 registros para a palavra: ti

Bahia pode ter 'novo Eldorado' sucroenergético, apontam investidores

Polo bioenergético e sucroalcooleiro está em implantação no Médio São Francisco

Um novo Eldorado do setor sucroenergético. Essa é a visão de empresários, agrônomos, agentes de bancos de fomento e de fundos de investimentos que foram conhecer in loco a implantação de um Polo de Desenvolvimento Bioenergético e Sucroalcooleiro, aposta do Governo do Estado, para potencializar econômica e socialmente o Médio São Francisco baiano. Uma comitiva de negócios, chefiada pelo vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), esteve em Muquém do São Francisco e Barra do Rio Grande, na última semana, para atrair novos investidores para o projeto. O modelo bem sucedido da Agrovale, referência em agricultura irrigada no setor sucroalcooleiro em Juazeiro, também foi visitado...

Levantamento da prefeitura aponta baixo risco de infestação do Aedes aegypti em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina divulgou o resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em 2019 no município. Foram vistoriados estabelecimentos residenciais e comerciais em diversos bairros da cidade e o índice geral ficou em 0,7%, ou seja, em situação de baixo risco de acordo com Ministério da Saúde, deixando Petrolina em uma situação considerada satisfatória.

Os bairros com maior infestação foram Dom Avelar, Loteamento Dom Avelar, São Jorge, São Joaquim e Terras do Sul, com índice de 2,5%. Em segundo lugar, com 1,8%, aparecem os bairros São Gonçalo, Jardim Petrópolis, Cohab VI e Vila Chocolate. No primeiro levantamento, feito no início do ano, o índice de infestação do município foi de 1,4%. Esse número aumentou no terceiro levantamento, realizado antes do fim do primeiro semestre, chegando a 2,1%, colocando a cidade em situação de médio risco para surto...

Nesta quarta (27/11), gasolina vai custar cerca de R$ 2,70 em 25 postos de Juazeiro (BA)

O Dia da Gasolina Sem Impostos será realizado por 25 postos de Juazeiro com o apoio do Sindicombustíveis Bahia e do Procon de Juazeiro (Ba), nesta quarta-feira (27/11). Maior número de postos que já participaram de ação como esta, numa mesma cidade. O combustível será comercializado, em média, por R$ 2,70, a partir das 7h até enquanto durar o estoque disponível para a ação. Cada posto participante vai comercializar mil litros de gasolina sem impostos, sendo 10 litros por cada carro e 5 litros por moto.

Com o Dia da Gasolina Sem Impostos, os revendedores querem mostrar à sociedade os altos custos dos impostos embutidos no preço do produto. Os tributos ICMS, PIS, COFINS e CIDE correspondem a 45% do litro de gasolina. “Se houvesse menos impostos, o preço dos combustíveis também seria mais baixo. A culpa não é do posto e sim dos impostos”, comentou o revendedor da Rede de Postos Juazeiro, Plácido Alexandre...

Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) chega a Barreiras, Oeste da Bahia

Trinta órgãos públicos e ONGs trabalham em prol da preservação do Velho Chico

A cidade de Barreiras, no Oeste do estado, recebe a 45ª etapa do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), coordenado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (NUSF), pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec-BA), em conjunto com outros órgãos parceiros. O objetivo é combater as ações de degradação do Velho Chico e seus afluentes, e minimizar os impactos para a população que depende do rio.  ..

Diretor da AMA - Juazeiro participa de Encontro Nacional da ABRACEN em Porto Alegre- Rio Grande do Sul

O Diretor Executivo da AMA-Juazeiro, Agnaldo Meira, participou do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) que aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.  O evento da Abracen/Brastece teve o objetivo de atualizar informações e discutir a situação dos ceasas de todo país.

O encontro reuniu representantes de todas as centrais de abastecimento do Brasil e discutiu assuntos referentes a Instrução Normativa Conjunta Nº 2 de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Anvisa, que instituiu a rastreabilidade de produtos vegetais frescos, desafios da agricultura e do uso das tecnologias, analisando seus riscos e benefícios, Novos Panoramas do Agronegócio brasileiro, além da visita técnica ao Pavilhão dos Produtores e aos boxes de empresas atacadistas na Ceasa...

Operação Faroeste: Magistrados investigados do TJ-BA querem fazer delação no MPF

Dois magistrados da Bahia investigados na Operação Faroeste já manifestaram interesse em fazer uma delação premiada no Ministério Público Federal (MPF). A operação investiga um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e tráfico de influência.

Segundo a coluna Radar, da revista Veja, a investigação deve chegar a outros desembargadores, além de personagens dos meios jurídico, político e empresarial de Salvador. Durante a operação, quatro desembargadores do TJ-BA foram afastados, entre eles, o presidente da Corte, desembargador Gesivaldo Britto. No último sábado (23), Sérgio Humberto Sampaio também foi preso, após determinação da Justiça. ..

Ao lado do senador Jaques Wagner, Nelson Leal exulta o trabalho de 20 anos da Articulação Semiárido Brasileiro

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, recebeu nesta segunda (25.11) o senador Jaques Wagner (PT) e o deputado federal Afonso Florence (PT) para a Sessão Especial, proposta pelas deputadas Neusa Cadore e Fátima Nunes, que celebrou os 20 anos da ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) que congrega cerca de três mil organizações da sociedade civil de distintas naturezas – sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, ONG´s e Oscip - que estão envolvidas com as questões da convivência com o semiárido nordestino, presente em 10 estados: MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI e MA.

 “A maior revolução que foi feita nas políticas públicas do semiárido foi trocar a palavra ‘combate’ por “convivência’ com a seca. Parece pouco, mas isso foi determinante para que fossem implantadas políticas públicas de desenvolvimento sustentável e de agricultura familiar. A implantação, em toda a caatinga, de milhares de cisternas de captação da água de chuva é a face mais visível dessa articulação, importantíssima para os sertanejos da Bahia e do Nordeste”, elogia Leal...

ASSESSORIA DA POLÍCIA FEDERAL CONTESTA NOTAS DE PARTIDOS E MOVIMENTOS SOCIAIS SOBRE DESOCUPAÇÃO EM JUAZEIRO E CASA NOVA

Em novas fotos encaminhadas ao Blog GJ Notícias o Assessor de Comunicação da Polícia Federal em Brasília João Barconi reitera a informação contestando notas de Partidos Políticos e Movimentos Sociais da região do Vale do São Francisco de que houve conflito no cumprimento do Mandado de reintegração de posse impetrado pela Codevasf em assentamentos do MST, em Juazeiro e Casa Nova.

Segundo João Barconi, nesta segunda-feira, 25, a Polícia Federal, com apoio de outros órgãos de segurança pública e do Poder Judiciário Federal, deu cumprimento a mandados de reintegração de posse em favor da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba)...

NOTA CONJUNTA DOS PARTIDOS E MOVIMENTOS SOCIAIS CONTRA O DESPEJO DAS FAMÍLIAS SEM TERRA EM JUAZEIRO E CASA NOVA

Nós, Partidos Políticos e Movimentos Sociais da região do Vale do São Francisco, vimos em nota repudiar a ação violenta praticada pelo estado brasileiro contra as 700 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) acampadas nos assentamentos Abril Vermelho em Juazeiro e acampamento Irmã Dorothy Irani de Souza  na região de Casa Nova. Famílias que tornaram uma área antes destinada apenas a monocultura e a especulação do agronegócio em um espaço agroecológico produtivo e de auto sustento. 

Essas famílias trabalhadoras não só tiveram seus direitos sociais violados, mas também foram acusadas de forma caluniosa, em Nota pela Codevasf, de que suas atividades desenvolvidas na área produtiva por elas geram prejuízos ambientais e econômicos à mesma. Não bastasse a ofensa descabida às centenas de famílias, a Codevasf demostra total desconhecimento acerca dos propósitos das/dos Camponesas/es sem terras na região e em território nacional, que é de:  ocupar e produzir, com respeito ao meio ambiente, onde a terra cumpre a sua função social e produz alimentos saudáveis.  ..

Programa de Incentivo à Leitura reforça a importância dessa prática, ressalta deputado Roberto Carlos

Tramita, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei 23.399/2019 de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo, cuja a finalidade é criar o Programa Leitura o Ano Todo, nas escolas públicas e particulares do Estado.

Segundo o legislador, a prática da leitura traz muitos benefícios. “Essa busca pela melhoria do incentivo à leitura e escrita deve ser pautada em três pilares: o governo, a escola e o próprio lar. Do poder público, é preciso cobrar programas de incentivo destinados à leitura sobretudo, com projetos de lei como esse que ora apresentamos, como também investimentos em bibliotecas escolares”, explicou...

Prefeitura de Petrolina entrega mais 700 títulos de posse de imóveis nesta quarta

Dando continuidade ao programa 'Petrolina Legal', maior programa de regularização fundiária da história do município, a prefeitura vai entregar cerca de 700 títulos de posse de imóveis nesta quarta-feira (27). O evento será na Avenida Antônio Tavares de Melo, no bairro Terras do Sul, a partir das 19h.

Além dessa comunidade, o documento também será entregue aos moradores do Pedra linda, Cosme e Damião, João de Deus, São Gonçalo, Pedro Raimundo, Fernando Idalino, Henrique leite e complementação do Alto do Cocar. Com esses, serão cerca de 5.700 títulos entregues à população. A meta da gestão do prefeito Miguel Coelho é de alcançar 10 mil até o fim de 2020...

Agroindústria de Sobradinho assegura recursos para investimentos na produção rural

A Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), entidade gestora da indústria de beneficiamento de fruta instalada em Sobradinho, assim como várias outras associações vinculadas a cooperativa, serão beneficiadas com investimentos na ordem de mais de 3 milhões de reais e que muito vai estimular a produção rural no município. Além da Cooperparaíso, as associações Terra Nossa, Algodões Velho, Algodões Novos, Fonte de Vida, Asa Branca, Nova Esperança e Novo São Gonçalo também foram contempladas.

O recurso vem do Governo da Bahia por meio do Programa Bahia Produtiva, Edital de Estruturação 10/2018 - Aliança Produtiva, gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR),  o mesmo foi oficializado mediante assinatura de convênios na sede CAR em Salvador, com a presença do Secretário da SDR Josias Gomes, Diretor Presidente da CAR, Wilson Dias e dos diretores da Cooperparaíso e demais associações do município...

Mulheres de Petrolina podem contar com políticas públicas municipais no combate à violência

No Dia Internacional de Combate à Violência contra Mulher, nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de Petrolina lembra que o município dispõe de políticas públicas de enfrentamento a este tipo de crime. Neste ano,  foi criada a Patrulha da Mulher, equipe especializada da Guarda Civil Municipal (GCM), pioneira no interior do estado, capacitada para atender chamadas emergenciais, bem como acompanhamento de medidas protetivas.

O efetivo conta com 12 guardas, que trabalham em regime de escala. Ao todo, são quatro equipes que trabalham em regime de plantão. Em cada uma delas , há a presença de, no mínimo, uma mulher, para que seja possível prestar melhor assistência à vítima, que muitas vezes se sente desconfortável para conversar com homens. “No momento, estamos acompanhando 70 medidas protetivas. Avaliamos individualmente a situação para que as visitas sejam realizadas de acordo com a necessidade de cada uma das vítimas”, explica o inspetor J. Santos, coordenador da Patrulha da Mulher...

Prefeitura de Juazeiro lança edital para intervenção artística no Parque Fluvial

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, lançou na sexta-feira (22) edital para o Concurso de Arte Urbana no Parque Fluvial.  Com o tema ‘Leve Arte para o Parque’ o projeto tem como objetivo promover a renovação e revitalização da Orla 2 de Juazeiro (antigo Porto Fluvial) através da realização de intervenções artísticas com pintura, estêncil, entre outros. 

Segundo o titular da SEDUR, Hemerson Guimarães, a valorização do Parque Fluvial com intervenções artísticas é fundamental para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento na população. “Valorizar Juazeiro e tornar espaços públicos em locais para exibição de arte é fundamental para alavancarmos ainda mais nossa cidade como um atrativo turístico, e sempre envolvendo a população. O Parque Fluvial é um desses espaços e merece essa atenção especial”, comentou...

Fachin mantém julgamento no TRF4 de recurso de Lula no caso do sítio

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin decidiu hoje (25) manter o julgamento da apelação dos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação no processo do sítio em Atibaia (SP). O julgamento está previsto para quarta-feira (27) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre. 

Na decisão, o ministro entendeu que o pedido de adiamento feito pela defesa de Lula não pode ser decidido pelo STF antes de ser analisado definitivamente pelas instâncias inferiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Apesar de ter apresentado recurso contra a condenação a 12 anos e 11 meses de prisão pela juíza Gabriela Hardt, em fevereiro, a defesa do ex-presidente alega que o processo não está pronto para ser julgado e houve tramitação "injustificadamente acelerada" por se tratar de Lula. ..

Comissão vai discutir reformulação dos benefícios do programa Bolsa Família

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) criou a comissão especial que vai discutir o projeto que reformula os benefícios financeiros do Programa Bolsa Família. A proposta assegura a atualização anual dos recursos e dos valores referenciais para caraterização da situação de pobreza e extrema pobreza. O texto integra a agenda legislativa de desenvolvimento social, lançada nesta semana que passou na Câmara.

Maia explica que essa agenda é um pacote de ações voltadas à redução das desigualdades no Brasil. "Entre as propostas está a inclusão de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, na Constituição Federal. O programa passa a ser uma política de Estado e não somente de governo e torna obrigatório que ele tenha aumento real acima da inflação", afirmou Maia nas suas redes sociais nesta quinta. A nova comissão será composta de 34 integrantes e igual número de suplentes...

Agricultores de Juazeiro e municípios da região vão receber o Garantia-Safra 2018/2019 referente ao mês de novembro

De acordo com informativo do Ministério da Agricultura, produtores rurais que perderam com a seca, incluindo agricultores desta região, a exemplo de Juazeiro, Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá, dentre outros, serão contemplados com o Garantia-Safra 2018/2019 referente ao mês de novembro. Tem direito ao benefício pessoas com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção nos municípios onde moram igual ou superior a 50%. 

O Garantia Safra foi criado em 2002 e está vinculado à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico...

Damares convoca coletiva fake para promover campanha contra violência à mulher

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves , convocou uma coletiva de imprensa falsa como parte do lançamento de uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher , nesta segunda-feira. Ao encarar os jornalistas, Damares, demonstrando estar emocionada, ficou em silêncio por alguns segundos e depois deixou o local. Mais tarde, a assessoria do ministério confirmou que se tratava de uma "ação de marketing".  

A campanha, que tem a participação da cantoras Simone e Simaria, custou R$ 11 milhões, segundo o governo federal. A peça publicitária será veiculada em nas emissoras de televisão aberta, rádio, redes sociais, cinema e mídia externa. Já estava programada para às 16h uma solenidade pelo Dia do Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Por volta das 14h, a Secretaria de Comunicação (Secom) do Planalto enviou um aviso aos jornalistas de que Damares falaria antes da cerimônia, às 15h. Com quase meia hora de atraso, Damares chegou e permaneceu em silêncio na frente dos repórteres...

Juazeiro: Leitor reclama da falta de vacinação antirrábica nos finais de semana


Em nota encaminhada ao Blog GJ Notícias o leitor Ricardo, do Bairro Novo Encontro, em Juazeiro, reclamou da falta na prestação dos serviços de endemias em juazeiro, na questão da vacinação antirrábica, nos finais de semana.

Confira: “Moro no Bairro Novo Encontro e venho informar minha tamanha indignação com a falta de prestação de serviço da Endemias de Juazeiro-BA. Todos os anos ela sempre visitava as casas aplicando a vacina antirrábica. ..

Bolsonaro confirma interesse em exportar madeira nativa da Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro confirmou neste sábado (23) que o governo estuda liberar a exportação de madeira in natura de árvores nativas da Amazônia, conforme noticiou O Estado de São Paulo. Segundo a reportagem, a medida passou a ser estudada após sugestão de empresários do setor, mas representaria uma mudança inédita na legislação ambiental.

"É melhor você exportar de forma legalizada do que de forma clandestina e continuar saindo do Brasil", alegou Jair Bolsonaro a jornalistas, após participar de evento na Vila Militar, na zona oeste do Rio. Segundo o presidente, a medida teria que passar pelo parlamento. "(O ministro do Meio Ambiente) Ricardo Salles vai me dar a palavra final na semana que vem", disse Bolsonaro...