Foram encontrados 26548 registros para a palavra: RT

Facção ameça governo em carta; leia trecho

Uma carta assinada pela facção Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte e endereçada a Caio Bezerra, secretário de Segurança do Rio Grande do Norte, ameaça causar caos no estado. O texto lista "medidas" que serão tomadas pelos detentos, caso "vinherem mexer com algum de nossos prédios (sic)". A morte de polícias e ataques a órgãos públicos são algumas das promessas.

"Não estamos aqui para medir forças com o governo do Estado, mas também nois não iremos aceitar perde pra os vermes do PCCU nem um prédio nosso(sic)", diz trecho da carta, entregue nesta quarta-feira (18), segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. O texto foi concluído com um "atenciosamente conselho do SDCRN"...

RONDESP NORTE PRENDE TRAFICANTES NO RESIDENCIAL MAIRI

Nesta terça-feira (17) uma equipe da Rondesp Norte fazia o Policiamento Ostensivo nas proximidades do bairro Piranga II, quando foram informados por moradores do residencial Mairi que na rua G, tinha um grupo de homens fazendo uso de drogas, bem como neste mesmo local seria um ponto de venda. De imediato a guarnição se dirigiu para o local indicado e se depararam com um dos usuários na escada, que ao perceber a aproximação dos Rondespianos, tentou fugir, sendo alcançado juntamente com os outros usuários que estavam dentro do apartamento. Ao ser realizada a busca pessoal nos indivíduos bem como a revista no interior do apartamento, foram encontrados 86 dolões de maconha, uma balança de precisão e a quantia de R$ 469,00. No entanto, Talison Rodrigo Lima Delfino e Jorge Felipe Medrado dos Santos assumiram serem os proprietários da droga bem como afirmaram que utilizavam aquele espaço para o tráfico. Talison e Jorge Felipe foram apresentados a DEPOL Juntamente com todo material do delito e outros três usuários que estavam ali presentes. ..

Ministério confirma 8ª morte por febre amarela em Minas Gerais

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (18) a morte de oito pessoas em decorrência da febre amarela em Minas Gerais. Segundo a pasta, exames nas amostras de sangue desses pacientes detectaram a presença do vírus. Ao todo, 53 mortes registradas no leste mineiro são investigadas por suposta relação com a doença.

Em quatro das oito mortes confirmadas, o ministério já conseguiu confirmar que a doença foi contraída no meio rural - é a chamada febre amarela silvestre. Nos outros quatro, o governo ainda investiga a possibilidade de que a aplicação da vacina contra febre amarela, que contém o vírus vivo atenuado, tenha causado os óbitos...

PIS/Pasep de 2015 vai começar a ser pago a partir desta quinta (19)

A partir de amanhã, o Ministério do Trabalho começa a pagar o Abono Salarial do PIS ano-base 2015 para os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. Quem possui o Cartão do Cidadão e registrou senha pode retirar o benefício em caixas eletrônicos e casas lotéricas. Quem não tem deve se dirigir a uma agência da Caixa. Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano e teve remuneração média de até dois salários mínimos tem direito ao abono ano-base 2015. ..

Boa parte de Petrolina ficou sem água ontem, saiba a razão:

A falta de água em vários bairros de Petrolina na tarde de ontem (17) foi justificada pela Compesa devido a um acidente ocorrido em uma das principais redes de distribuição de água do município que afetou o abastecimento em 40% da cidade.

De acordo com a empresa, durante a realização de um serviço particular para fazer um aterramento na calçada de um imóvel localizado na Avenida da Integração, no bairro Areia Branca, uma tubulação de 400 mm da rede foi perfurada por uma haste. Para consertar o vazamento, de grande porte, a Compesa precisou suspender o fornecimento de água para 43 localidades de Petrolina...

PREFEITO PAULO BOMFIM FAZ MARATONA DE ENTREVISTAS NESTA QUARTA-FEIRA EM JUAZEIRO

O prefeito de Juazeiro Marcus Paulo Alcântara Bomfim começou pelo RJ Notícias da Rádio Juazeiro com o radialista Geraldo José na manhã desta quarta-feira (18) uma maratona de entrevistas nos diversos veículos de comunicação da cidade com intuito de avaliar o começo da atual gestão municipal.

Paulo assumiu que o momento é de extrema gravidade “mas graças ao governo exitoso de Isaac Carvalho estamos inaugurando obras e nos comprometemos a continuar com o programa ‘Toda sexta-feira tem obras” destacou no início da entrevista...

PREFEITO DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES PARTICIPA DE CONFERÊNCIA ONDE FORAM DEFINIDOS OS ENCAMINHAMENTOS PARA CONCLUSÃO, TESTE E OPERACIONALIZAÇÃO DA ADUTORA

Nesta terça-feira (17), na 6ª Superintendência da Codevasf na cidade de Juazeiro-BA, aconteceu uma conferência sobre a Implantação dos Sistemas Integrados de Abastecimento de Água em Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado. Na ocasião todas as instituições envolvidas na construção da adutora estavam presentes CODEVASF, COELBA, EMBASA, SAAE, MRM, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes e Prefeitura de Pilão Arcado.

Os participantes apresentaram a última pendência para o inicio da operacionalização do sistema, a implantação dos 100 km das redes elétricas. Segundo a Codevasf os recursos já estão liberados e a Coelba assinará em breve o contrato para a instalação e energização para o funcionamento da primeira fase da adutora. A empresa que irá administrar o fornecimento da água será a EMBASA e o contrato de prestação de serviço será assinado na próxima sexta-feira (20). Isso significa que brevemente a tão sonhada água chegara à residência do campo-alegrense...

Confirmado: Carnaval de Juazeiro contará com a participação de quatro blocos de corda da ABTJ

Após a polêmica gerada em torno da participação da Associação de Blocos de Trios e Cordas de Juazeiro (ABTJ) no carnaval de Juazeiro 2017, dirigentes de grêmios carnavalescos confirmaram a participação dos blocos durante o carnaval em entrevista ao Programa e Blog Geraldo José desta terça-feira (17). Os blocos de corda que confirmaram presença na festa são: Meu no Seu, Pinico, Aula Vaga e o Pimentinha.

Cristiano Silva Santos diretor do Bloco Pinico era um dos mais entusiasmados com a participação do bloco este ano. "Vamos para a avenida na sexta, 10, com toda animação da Banda Mirage que foi quem proporcionou o nosso melhor momento no carnaval de Juazeiro. Uma atração regional, mas que não fica a dever em nada às grandes atrações da Bahia. Toda nossa estrutura, Banda Mirage por apenas R$ 40,00. É imperdível" expressou Cristiano. ..

Artigo: Crescer no vazio ético da mídia brasileira

Era madrugada e dois jornalistas conversavam sobre mídia num aeroporto do Nordeste. Um era estrangeiro e outro brasileiro, ambos de um grande jornal internacional com extensão no Brasil.

O brasileiro – pela conversa era fotógrafo – pergunta ao estrangeiro como está a imagem do Brasil no país dele depois do golpe. O estrangeiro repete que está pior do que era antes. Mas, ressalta que notícias sobre o Brasil pouco aparecem no seu país de origem. Porém, continua dizendo que o Brasil, surpreendentemente, é o segundo mercado no mundo do jornal que ele representa. Esperavam que esse lugar fosse ocupado pela Argentina ou México, mas, aconteceu aqui, com uma equipe reduzida que ele começa a comentar com o fotógrafo...

COORDENADOR DA APLB-UAUÁ PARTICIPA DO 33º CONGRESSO DA CNTE EM BRASÍLIA

O coordenador da APLB-Sindicato Núcleo de Uauá, Francisco-Prolepses, participou do 33º Congresso da CNTE(Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) realizado de 13 a 15 de Janeiro do corrente ano em Brasília. O coordenador participou como delegado da Regional Nordeste, juntamente com o Diretor João Neto Fraga, Júlio Nascimento e Fábio Batista, compondo o grupo de Delegados da APLB-SINDICATO, segunda maior Delegação do Congresso.

O mesmo participou atenciosamente dos debates, apresentação das resoluções e do Pleito Eleitoral, apoiando a chapa 30, que ratificava o assento de dois dirigentes da APLB-SINDICATO na diretoria da CNTE: Rui Oliveira e Marilene Betros, chapa vencedora com 86,8% dos votos, tendo como presidente o professor pernambucano Heleno Araújo para o próximo quadriênio. O congresso aprovou o indicativo de Greve Geral para o dia 15 de Março. A APLB-SINDICATO mantém posição de apoio à greve, no Período de 15 a 25 de Março, com a realização de várias atividades. ..

RONDESP NORTE PRENDE TRAFICANTES NO BAIRRO PIRANGA II

Por volta das 12 horas do dia 14.01.2017, uma equipe da RONDESP NORTE fazia operação pelo bairro Piranga II quando percebeu um indivíduo que ao avistar a aproximação da viatura tentou adentrar numa residência na Rua B, caminho 08, nº 38, mas foi alcançado e abordado, sendo identificado como  ALEX SANTANA CARDOSO. O imputado apresentava odor de maconha sendo que na busca pessoal foi encontrado uma “trouxinha” da mesma droga. Os Rondespianos adentraram o imóvel e localizaram a pessoa de ADRIANO SANTANA CARDOSO. Em ato contínuo o efetivo realizou uma busca domiciliar na residência sendo encontrados os seguintes materiais:

• 98 (noventa e oito) trouxinhas de uma erva seca supostamente maconha;..

Centenas de peixes são encontrados mortos em lagoa de Petrolina, PE

Centenas de peixes apareceram mortos, nesta terça-feira (17), em uma lagoa no bairro Jatobá, Zona Leste de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ainda não se sabe o que provocou a morte dos peixes, todos da espécie tilápia.

Os peixes morreram na noite desta segunda-feira (16). Quando o dia amanheceu, os moradores da região ficaram assustados. “Eu nem imaginava que tinha esse tanto de peixe aqui. Ontem tinha um pouqinho, hoje já apareceu mais e com certeza vão morrer tudo, do jeito que está ai, não tem como escapar”, disse o supervisor de área Osmando Sabino.

Um das principais hipóteses para explicar o que houve é que a água pode ter ficado mais aquecida, o que diminuiu a quantidade de oxigênio. Sem conseguir respirar, os peixes morreram. O Ibama esteve no local e não descarta outra possibilidade para a morte dos peixes...

Atleta de Juazeiro participa da BR135 e consegue bom resultado ficando em 5º lugar

A BR135  é considerada a Ultramaratona contínua mais difícil do Brasil. A prova tem uma distância de 135 milhas (217 km). A prova teve início na última quinta-feira (12) às 08h00 na cidade de São João da Boa Vista/SP e após 41 horas Felipe Oliveira conseguiu completar a prova, que finalizou na cidade de Paraisópolis/MG no sábado (14).

Ele teve apoio de mais dois atletas da região: David Cardoso e Neto Oliveira, pelo fato de ser uma das provas mais difíceis do país é obrigatório o apoio. A corrida que é realizada há 10 anos passa pelo trechos do Caminho da Fé, considerada por todos os atletas a prova mais difícil do pais, não só pela distância percorrida, mas também pela altimetria, pois são subidas "intermináveis" durante os 217 km. Para participar da prova o atleta passa por um processo de seleção, onde os organizadores avaliam os currículos esportivos dos atletas que desejam participar. Apenas 60 currículos são selecionados...

Enfermeiros de Juazeiro participam de capacitação sobre o Calendário Nacional de Vacinação de 2017

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Norte (NRSN), começou a capacitar nesta segunda-feira (16), enfermeiros da Rede Municipal sobre as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação deste ano. Entre as novidades, destaca-se a inclusão de meninos de 12 e 13 anos como parte do público que pode receber a vacina HPV Quadrivalente.

Ainda nesta semana, nos dias 18 e 19 de janeiro, os demais enfermeiros das unidades municipais também serão capacitados e, na próxima segunda-feira (23), os insumos estarão disponíveis nos Postos de Saúde. Além da introdução da população masculina na vacina HPV Quadrivalente, também passa a fazer parte do Calendário um reforço da Meningocócica C (conjugada), que protege contra a meningite, em adolescentes de 12 e 13 anos. Ainda houve alteração na faixa etária de duas vacinas, Varicela e Hepatite A. Ambas estenderam a idade máxima - antes eram aplicadas em crianças menores de 2 anos e agora se estende para menores de 5 anos. ..

Reunião define participação de catadores de recicláveis no Carnaval de Juazeiro

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ), e do Centro de Estudos Socioambientais (PANGEA), se reuniram nesta segunda-feira (16) para definirem os últimos detalhes da participação dos catadores de matérias recicláveis no carnaval de Juazeiro.

Pelo quarto ano seguido a secretaria é responsável pelo cadastro dos trabalhadores e proporciona todo apoio durante o evento. Para Quitéria Lima, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade que está à frente do processo de cadastro de catadores desde o início da parceria, esse projeto possibilita humanização e um trabalho mais organizado. “Oferecemos toda estrutura de apoio necessária para que os cooperados possam desenvolver o melhor trabalho possível, tenham segurança (EPIs), além de alimentação e água”, comentou diretora...

Secretário de Meio Ambiente e de Ordenamento Urbano de Juazeiro participa do programa Geraldo José

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e de Ordenamento Urbano de Juazeiro, Agenor Souza, participou do Programa e Blog Geraldo José nesta segunda-feira (16). Na ocasião, o secretário comentou sobre os trabalhos de limpeza que tiveram início na semana passada na Orla da cidade.

“O trabalho não acabou, vai continuar o trabalho que foi dividido em etapas. O grupo de Capoeira Abadá Capoeira já fizeram o plantio de 20 mudas na área que foi limpa. Eu peço a população que o cidadão que tiver interesse possa descer e plantar uma árvore. O bom é esse a população ajudando o poder público não tem condições de fazer tudo sozinho. Adote uma árvore ela depois vai gerar uma boa sombra e um bom momento de sossego”, disse...

EU PENSO ASSIM...DÍVIDAS NÃO DEIXARAM O JUAZEIRO PARTICIPAR DO BAIANO/2017

O Juazeiro Social Clube, fundado em 16/08/1995, surgiu da fusão entre oito times amadores que disputavam na LIGA DESPORTIVA JUAZEIRENSE (América, Barro Vermelho, Carranca, Colonial, Grêmio, Olaria, XV de Novembro e Veneza). Em 1996, conquistou seu primeiro título, o da Segunda Divisão baiana. Na estreia na elite do futebol baiano, terminou em um satisfatório terceiro lugar.

Em 2000, disputou o Módulo Verde da Copa João Havelange, terminando na vice-liderança do Grupo B (atrás do Corinthians Alagoano). Na segunda fase, terminou como líder do Grupo 1, superando a Tuna Luso. O Juazeiro flertou com o acesso à Série B até a última rodada, disputando a vaga na final com o Uberlândia, sendo que os dois clubes terminariam empatados em vitórias, empates, derrotas e pontos ganhos. Mas a equipe mineira levou vantagem no saldo de gols (10 marcados e seis sofridos, saldo de 4), enquanto os baianos marcariam seis gols, levando quatro (saldo de 2). Na sua história, podemos registrar também outras boas participações. Por exemplo, em 2001, após uma gradativa evolução, o Juazeiro, sob o comando do técnico Élcio "Sapatão" Nogueira, conquista o vice-campeonato baiano de futebol daquele ano, tendo sido derrotado na final pelo Bahia, por 3x0...

ABTJ afirma que Carnaval de Juazeiro 2017 não contará com a participação dos blocos de corda

A menos de um mês para a realização de uma das festas mais esperadas pela população de Juazeiro, o Carnaval, o presidente da Associação de Blocos de Trios e Cordas de Juazeiro (ABTJ), Antônio Gama, afirmou, em entrevista ao programa Geraldo José nesta segunda-feira (16), que neste ano os blocos de trio e corda não irão desfilar no Circuito Ivete Sangalo, na avenida Adolfo Viana.

O motivo da desistência dos diretores dos blocos carnavalescos que integram a ABTJ, segundo Antônio Gama, é em virtude do modelo de carnaval adotado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro com a montagem do palco na Orla 2 da cidade...

Redução de juros vale a partir desta segunda-feira

Começa a valer a partir de hoje a redução nas taxas de juros prometidas na última semana pelos principais bancos do país, após a redução de 0,75 ponto percentual (p.p) na taxa básica de juros (Selic) do Brasil na última semana. Algumas das instituições, como o Banco do Brasil e Bradesco, informaram que antecipam também a partir de hoje um corte mais agressivo nas taxas cobradas pelo rotativo do cartão de crédito, antecipando mudanças que valem a partir do final de março.No final de dezembro, o governo anunciou que nenhum cliente poderá ficar mais de 30 dias no rotativo. Se ele não puder pagar a fatura integral, a dívida será parcelada. Com isso, a tendência é que os juros cobrados no rotativo se aproximem do custo da linha de parcelamento.

Hoje, a taxa do rotativo se aproxima dos 480% ao ano, enquanto o parcelamento da fatura custa ao consumidor 150% ao ano.No Banco do Brasil, o juro do rotativo do cartão de crédito deve encolher em 4 pontos percentuais. Isso significa que a taxa média de 15,18% cairá para 11% ao mês. Ou 250% ao ano. O BB afirma que em cinco linhas o corte será maior que a redução da Selic. No Bradesco, o custo será menor para crédito pessoal, cheque especial e compra de veículos. No empréstimo pessoal, a redução do juro máximo cobrado do consumidor de 7,78% para 7,72% ao mês, enquanto a taxa para compra do carro recuará da máxima de 3,66% para até 2,99% ao mês...

ARTIGO: “SAUDADE DAS DONZELAS LÁ DA CASA DE FARINHA”

Não poderia haver título melhor para estas linhas em que nos deteremos sobre as já saudosas casas de farinha. A frase é de um cantador do sertão que ouvi nos meus dias de menino. Ah, as casas de farinhas!

Poderíamos dizer que a vida no sertão começava na quadra da farinhada. Para a casa de farinha se voltavam todas as atenções, transformando-se a mesma num pólo aglutinador de pessoas advindas dos mais diferentes rincões. Famílias inteiras mudavam-se para lá, onde se demoravam por dias e até semanas, o tempo que fosse necessário para dar por pronta a cobiçada iguaria. 

A festa começava ainda na roça, na arranca da mandioca. Sim, a festa, porque aquilo não era trabalho. Parecia mais um folguedo, regado a pinga boa e animado por acaloradas cantorias. As arrancas eram disputadíssimas e possuíam caráter de evento social, com agenda previamente estabelecida. Assim se evitava que duas arrancas acontecessem ao mesmo tempo. Era a festa da mandioca. Dela participava a vizinhança toda, sem contar os que vinham de mais longe. 



Acomodadas em caçuás e transportadas no lombo de jumentos, as raízes chegavam à casa de farinha, onde eram aguardas por rapadeiras habilidosas. As facas entravam em ação, num chichiar contínuo e cadenciado. Em pouco tempo, livre da casca, o produto repousava branquinho, pronto para a “desmancha”. Lá fora, a panela borbulhava. Era o rango sendo preparado. Havia muitas bocas a alimentar. No cardápio, feijão com jabá e pé de porco.

E a festa prosseguia, cada um fazendo de um tudo: rapar, ralar, prensar, peneirar, enfornar, ensacar; eis a linha de produção. Recolhida em cochos ou gamelas, a manipueira fornecia a alvíssima tapioca posteriormente transformada nos alvíssimos beijus, que eram servidos no desjejum, com café quente, da hora. A cada passo, a cada processo, as pessoas iam se revelando mais qualificadas nas tarefas de que eram incumbidas. Homens feitos, mulheres e meninos, todos atuando com habilidade extraordinária. Não era pra menos; o ofício é antigo; vem de eras imemoráveis; os nativos já o faziam. O Brasil, aliás, nasceu sob o signo da farinha. Foi ela seu primeiro sustento; um maná dos deuses a forjar uma nação inteira. 

A casa de farinha não era só uma casa de farinha. Era uma indústria de saberes, de afetos, de poesia. Vivia ela da solidariedade, da cooperação, da ajuda mútua. Sua lógica era a do mutirão, do trabalho conjunto que forma fraternidade. Era o jeito bíblico e conselheirista de conceber a vida, de gerar sociedade. Sua produção tinha como fim o consumo familiar, comunitário, sem visar o lucro cego, fruto da ambição mercantilista. 

A casa de farinha modelou a cultura sertaneja. Estabeleceu formas de convivência. Fixou canais de interação. Uniu. Aproximou. Estreitou laços. Era lugar de encontro. De ajuntamento. De confraternização. Por ali circulavam informações; trocavam-se experiências; construíam-se novas relações. Ali contavam-se histórias de trancoso, liam-se folhetos de cordel, cantava-se a moda da terra. Vez ou outra, aparecia um sanfoneiro para animar a festa. Quando isso acontecia, o forró ia noite adentro. No terreiro, crianças brincavam de roda, livres da chatice dos mais velhos.

À noite, à boca do forno, juntava-se a rapaziada toda. Era chegada a hora da paquera. Muitos iam à casa de farinha com o intuito de namorar. E namoravam. Não foram poucos os casamentos nascidos ali, ao crepitar das brasas em chama.

Veio a mecanização e afastou o que havia de mais precioso. A casa de farinha já não é mais a mesma. Perdeu o encanto de outros tempos. Despida de poesia, de afeto e de calor humano, hoje não passa de uma ruína, perdida em meio à capoeira, como se fora um fogo morto.

José Gonçalves do Nascimento
[email protected]..