Foram encontrados 2596 registros para a palavra: agu

Construção de cisternas e barreiros permitirá maior oferta de água em Campo Alegre de Lourdes

O Projeto Cisternas, executado pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), chegou ao município de Campo Alegre de Lourdes para beneficiar as famílias atingidas pela seca.  Com apoio da prefeitura municipal, o Constesf irá construir cerca de 140 tecnologias sociais que irão proporcionar acesso à água de qualidade e à segurança alimentar.

As tecnologias, destinadas à produção de alimentos e à criação de pequenos animais, serão divididas em dois tipos: cisternas de enxurrada ou produção, com capacidade para armazenar até 52 mil litros de água, e os barreiros, que garantem até 500 mil litros...

Flávio Baião a síntese da valorização do Forró Gonzagueano

Nascido em Juazeiro no ano de 1968, portanto, caminhando para meio século de vida, Flávio Marcelo Mendes da Silva é a síntese de um seguidor do forró feito por Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Ele é fiel ao valorizar o nome artístico que ganhou, Flávio Baião. Inspirado no tradicional chapéu de couro e sua simplicidade de ribeirinho nascido nas margens do Rio São Francisco Flávio é baião para a nação forrozeira Brasil afora. Já gravou cinco Cds e 1 DVD. 

No chiado da sanfona, na batida da zabumba e no zunido do triângulo, esse músico segue difundido os autênticos ritmos nordestinos. Coco, baião, xote xaxado e arrasta- pé são as palavras de ordem desse grande cantor. Da sua voz ecoa melodias que revelam o jeito de ser e de viver do seu povo, suas músicas são marcadas pelo calor festivo presente no sertanejo; sendo o sol o maior dos holofotes a iluminar esse artista que, de tão apaixonado pela sanfona, adotou por sobrenome Baião...

Atenção: Agência Pernambuco de Águas e Clima Alerta sobre baixa umidade do ar no sertão

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso de umidade baixa para esta terça-feira (31) no Sertão de Pernambuco. A umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 20%.

De acordo com o alerta, a presença de uma massa de ar seco sobre o Nordeste “propicia uma acentuada elevação da temperatura e valores baixos de umidade relativa do ar. No domingo (29), a umidade relativa do ar atingiu 14% em Serra Talhada, 16% em Petrolina, 18% em Floresta e 19% em Ouricuri. ..

Pais de Beatriz Mota, assassinada em dezembro de 2015 dizem que aguardam na Fé a justiça

Os pais de Beatriz, assassinada em dezembro de 2015, em Petrolina, disseram durante evento realizado na Lagoa do Calu, na noite de ontem (30), que "aguardam a justiça ser feita e a polícia consiga responder e mostrar a sociedade o nome do assassino".

Sandro Romilton e Lucia Mota relataram o sofrimento que passam desde que aconteceu o crime e "não é a primeira vez que vivem situações como a de ontem, quando as redes sociais divulgam nomes de  acusados do assassino da filha". Em contato com a redação do Blog, Sandro Romildo disse que "a família e amigos vão aguardar a apuração oficial dessa prisão"...

Sem água, ração para o rebanho diminui e preocupa criadores

Ao todo, 232 municípios baianos estão em situação de emergência por conta da seca ou estiagem. Sem água, ração para rebanho só diminui. Para amenizar o sofrimento de cerca de 40 mil moradores de Juazeiro, onde a maioria sobrevive da criação de caprinos e ovinos, a Codevasf diz que perfurou nos últimos cinco anos 503 poços tubulares e construiu 507 aguadas.

“O maior problema é com relação à ração dos animais. Estamos improvisando com bagaço de cana-de-açúcar, que enche por mais tempo o estômago dos bichos”, informa a Secretaria de Agricultura de Juazeiro. “Distribuímos entre junho e setembro 300 toneladas de ração animal e até o final de novembro vamos distribuir mais 300 toneladas"...

CNA rejeita aumento nos valores cobrados para uso da água na Bacia do Rio São Francisco

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) rejeitou por unanimidade a proposta do Comitê de Bacias do Rio São Francisco de aumentar os valores cobrados pelo uso da água do rio, que pode chegar a 800%. O debate aconteceu nesta quinta-feira (26) em reunião da Subcomissão Nacional de Recursos Hídricos.

“A CNA, como sempre vigilante na defesa dos produtores rurais brasileiros, vai lutar pela rejeição dessa proposta que compromete significativamente os custos de produção e a viabilidade econômica e operacional da irrigação em diversos polos produtivos que ficam na bacia do rio São Francisco”, destacou o presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Muni Lourenço. 

Presidente da Comissão Nacional do Meio Ambiente da CNA, Muni Lourenço. ..

Bahia: Agricultores ligados à Cecaf desocupam o Incra e aguardam execução de demandas

Acampados no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Salvador, entre a segunda (23) e a quarta-feira (25), os trabalhadores rurais da Central Estadual de Associações das Comunidades Tradicionais, da Agricultura Familiar e Campesina da Bahia (Cecaf/BA) deixaram o local, após serem atendidos em três diferentes órgãos, e vão aguardar a execução das demandas em suas localidades. De acordo com o presidente da Central, Weldes Queiroz, não há mais necessidade de ocupação neste primeiro momento, mas não descarta outra mobilização caso as pautas não sejam atendidas. "Cobramos demandas dos agricultores familiares da Bahia aos governos federal e estadual. Crédito fundiário, área de conflito, infraestrutura e implementos agrícolas, esses são os principais pilares de reivindicações", salienta. 

De acordo com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que deu suporte ao movimento da Cecaf, a Central hoje é uma organização conhecida. "Temos que dar a devida importância à nossa militância e, em especial, à direção da Cecaf, que já começou uma organização com um quadro de militantes capacitados, conhecedores da realidade do povo. Temos que ouvir os movimentos e caminhar juntos", completa Valmir. Para Weldes, as reuniões com o superintendente do Incra, Giuseppe Serra, com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, e com a delegada agrária Patrícia, que é ligada à Secretária Agrária Nacional, avançaram sobre as questões do crédito fundiário. ..

Vereador acusa Codevasf de não canalizar o Açude Gavião de Izacolândia

O vereador Domingos de Cristália (PSL) compartilhou numa rede social a situação de calamidade vivida pelos moradores do interior de Petrolina: a falta d’água no interior de Petrolna A foto mostra o açude do Gavião em Izacolândia, localidade da zona rural de Petrolina. Domingos cita que o "açude sempre teve água canalizada pela Codevasf, está secando, e a situação é bastante critica para os agricultores que tiram o sustendo das famílias por meio do trabalho rural".

“Os agricultores que plantam frutas como goiaba, acerola, manga, entre outras, estão passando um grande sufoco e a reponsabilidade é da Codevasf, o órgão federal prometeu há dois meses, que iria retomar a canalização de água do Projeto Pontal para o Açude do Gavião e até agora nada, a situação é critica, não só por lá, bem como em todo o interior de Petrolina", acusa Domingos...

Com seca e sem carro-pipa, famílias ficam sem água para beber na zona rural de Petrolina

Moradores da zona rural de Petrolina com a falta de chuvas sofrem com a seca e a falta de água para beber. Na manhã desta terça-feira (24) diversos ouvintes de rádio clamaram ao Governo Federal, Estadual e municipal por ajuda. Segundo eles os caminhões pararam o fornecimento na zona rural, por falta de pagamento.

A Prefeitura de Petrolina informou que até o final do mês a situação será resolvida. O blog enviou solicitação ao Exército responsável pela Operação Carro Pipa e aguarda resposta...

DISTRITO DE CARNAÍBA DO SERTÃO SOFRE COM A FALTA DE ÁGUA

Moradores do distrito de Carnaíba do Sertão, a 12 km da sede de Juazeiro, estão há oito dias sem água. Eles reclamaram no Facebook do Blog, no Programa Geraldo José (Transrio FM) e no RJ Notícias (Rádio Juazeiro) argumentando que o carro-pipa colocado pelo SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) não tem sido suficiente para atender a demanda.

Veja algumas mensagens:..

6º BPM REALIZA PRISÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE E CETO PRENDE HOMEM ACUSADO PORTE DROGAS

O 6º Batalhão de Polícia Militar de Senhor do Bonfim, prendeu no  Bairro Brisas do Monte, após denúncia de direção perigosa o condutor de um veículo. Segundo os policiais o acusado encontrava-se em visível estado de embriaguez alcoólica e muito agressivo.

No veículo havia outras 4 pessoas, inclusive uma criança. Os policiais ainda foram desacatados; cerca de 10 pessoas, entre amigos e parentes dos ocupantes, aproximaram-se provocando uma confusão generalizada. Uma passageira chegou a agredir fisicamente um dos policiais. O acusado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante. ..

Operação combate furto de água no Sertão de Pernambuco

A Compesa realiza, em parceria com a Policia Militar, uma operação para combater o furto de água no Ramal V da Adutora do Oeste, entre a zona rural do município de Trindade, passando por Araripina, até o distrito de Barra de São Pedro, em Ouricuri. O ramal é responsável pelo abastecimento dos distritos de Nascente, Lagoa do Barro e Gergelim, em Araripina, além da sede do município e da localidade de Lagoa do Barro, em Ouricuri, no Sertão. Até o momento, já foram retiradas dez ligações clandestinas, o que permitiu recuperar uma vazão de 20 litros de água por segundo, produção suficiente para atender cerca de 2,1 mil famílias.

O trecho do  Adutora do Oeste que é alvo da operação tem 30 quilômetros de extensão e transporta 50 l/s de água captada diretamente do Rio São Francisco. "O desvio causava um impacto grande no atendimento das localidades e na cidade de Araripina. Vamos prosseguir com a ação na tentativa de retirar todas as ligações irregulares que desequilibram o sistema causando falta de água e queda de pressão", explica o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Virgílio...

Água, meio ambiente e cidades foram temas do 2º dia do Encontro Preparatório de Juazeiro

"Se vocês querem melhorar o nível de chuvas da sua região, têm que começar a plantar árvores já". Esta foi a recomendação do engenheiro químico e consultor em saneamento e meio ambiente Celso Luís Giampá, durante a Mesa Redonda Água e Meio Ambiente, do Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Água. Autor do livro Água: a próxima guerra, ele foi categórico ao dizer que para assegurar o abastecimento de água é preciso ter atitudes mais sustentáveis.
 
Isso tem a ver com o ciclo hidrológico, que é afetado com o corte de árvores. Um dos fatores que provocam chuvas são os chamados "rios voadores", enormes massas de vapor d'água vindos na atmosfera que em condições propícias precipitam. O problema é que estes rios não são somente alimentados por água que vem dos oceanos, rios e lagoas, mas também por umidade resultante da evapotranspiração das plantas.
 
Ressaltando que o Brasil é um país privilegiado pela grande quantidade de água doce disponível e pelo fato de a maioria dos seus rios estarem localizados inteiramente dentro do território nacional, ele enfatizou também a  necessidade de  políticas de uso racional da água serem efetivadas e se tornarem prática constante dentro do país. "A água não nasce da torneira. Infelizmente, o povo só percebe que temos um problema de água quando abre a torneira e não sai água. É só aí que as pessoas vão começar a se manifestar", apontou.

O Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o Fórum Mundial da Água está acontecendo em Juazeiro, no Complexo Multieventos da Univasf. Profissionais da área tecnológica de todo o Brasil estão reunidos para debater temas pertinentes ao uso sustentável da água e preservação dos recursos hídricos até à noite desta sexta-feira (20). O evento visa coletar sugestões do Nordeste para levar até o Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília entre 18 a 23 de março de 2018, e é uma realização do Sistema Confea/ Crea com apoio da Mútua...

Termina hoje curso de capacitação sobre barragens suterrâneas

Com o objetivo de capacitar a equipe técnica com informações detalhadas de todas as etapas de seleção, construção e manejo de barragem subterrânea, tecnologia social de captação de água da chuva para produção de alimentos e dessedentação animal, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realiza, um curso sobre locação, construção e manejo de barragem subterrânea, no município de Juazeiro.
 
A iniciativa, que teve início na segunda-feira (16), foi realizada por meio do programa Água para Todos e do projeto Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido).

A coordenadora de Água para Produção do PAT, Ana Luiza Marques, explica que a barragem subterrânea é uma tecnologia social que visa o barramento de água da chuva no subsolo, permitindo o cultivo em período de estiagem: "A capacitação nos proporcionou o aperfeiçoamento de técnicas em todas as etapas do processo da barragem subterrânea. Iremos aplicar o conhecimento adquirido na execução dos convênios com a Codevasf"...

Governo libera recursos nas áreas de infraestrutura à Jaguarari, mas convênio deve ser cancelado por falta de inicialização das obras

Uma emenda totalizando um montante de R$ 295.300,00, destinada pelo Deputado Federal José Carlos Araújo (PR) em 2015 à Jaguarari está parada na Caixa Econômica Federal. O Governo pagou integralmente o recurso destinado à pavimentação em vias públicas do distrito de Juacema, no entanto, a obra até hoje não foi iniciada.

O convênio vence no dia 05 de novembro de 2017.  Caso o trabalho não seja iniciado e o prefeito não peça prorrogação dentro do prazo legal haverá cancelamento do recurso e o dinheiro terá de ser devolvido...

Agência bancária explodida em Jaguarari continua sem atendimento aos clientes

O Banco do Brasil de Jaguarari foi explodido na madrugada da segunda-feira (01) e passados 17 dias, segundo os moradores e clientes do banco não existe um comunicado oficial sobre a reabertura e atendimento da agência. As principais queixas ficam por conta dos idosos e aposentados que tem se deslocado para outras cidades para terem o direito ao atendimento.

Os moradores temem que ocorra o mesmo com o Banco do Brasil de Sobradinho, que continua fechado após a explosão do cofre central da agência no mês passado. Diante da situação, conforme já noticiado neste blog, os clientes do banco viajam para Juazeiro e outros para a agencia de Senhor do Bonfim...

ÁGUA POTÁVEL JORRA HÁ CINCO DIAS NO BAIRRO ALAGADIÇO

De tempos em tempos os moradores e comerciantes da Travessa da Maravilha, no bairro Alagadiço, sofrem com o esgotamento entupido e conseqüentemente com a fedentina que acaba afastando a clientela, mas desta vez o problema é com água limpa, tratada jorrando há cerca de cindo dias.

Na manhã desta quinta-feira (19) eles entraram novamente em contato com a redação do Blog Geraldo José no sentido de levar ao conhecimento do Poder Público o problema nas proximidades do Colégio Estadual Cecílio Matos...

Com seca e falta de água nas torneiras, moradores do Distrito de Izacolândia, dependem de carro pipas

Moradores do Distrito de Izacolândia, cerca de 50 quilometros de Petrolina, sofrem com estiagem prolongada que atinge a região e com a falta de água nas torneiras. A foto enviada pelo vereador Domingos de Cristalia mostra a situação dos moradores da localidade. O vereador acusa que os Governos Federal e Estadual e municipal não estão cumprindo a lei que garante a operação de abastecimento do carro pipa.

Segundo o vereador a "única água que chega na zona rural do distrito é levada aos moradores pelos carro-pipas. A agricultora Edelzuita Lima disse que para sobreviver tem que dividir a água que usa para dar para as galinhas para que não morram de sede. ..

TCM rejeita contas das prefeituras de América Dourada e Jaguarari

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (18/10), rejeitou as contas das Prefeituras de América Dourada e Jaguarari, na gestão de Joelson Cardoso do Rosário e Antônio Ferreira do Nascimento, respectivamente, ambas relativas ao exercício de 2016. O conselheiro Paolo Marconi, relator dos pareceres, determinou a formulação de representação ao Ministério Publico Estadual contra os dois gestores para que se apure a prática de ato de improbidade administrativa diante das irregularidades apuradas no relatório técnico.

As contas de América Dourada foram rejeitadas em razão do descumprimento do art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, já que o ex-prefeito não deixou em caixa os recursos necessários para pagamento de despesas assumidas em seu mandato, o que resultou numa indisponibilidade financeira no montante de R$2.662.929,89. O gestor também não realizou o pagamento de duas multas imputadas anteriormente pelo TCM, nos valores de R$4.778,59 e R$5.734,31. A relatoria aplicou multa ao gestor no valor de R$10 mil pelas irregularidades relacionadas no parecer e determinou o ressarcimento de R$91,60 aos cofres municipais, com recursos pessoais, referentes a despesas com taxas bancárias...

Fernando Bezerra pede à Funasa recursos para saneamento, abastecimento de água e combate à dengue, zika e chicungunya

A primeira agenda de trabalho do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), nesta quarta-feira (18), foi na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Brasília. Recebido pelo presidente do órgão, Rodrigo Dias, o parlamentar solicitou a liberação de recursos a municípios de diferentes regiões de Pernambuco para a execução de ações de saúde que vão desde o combate a endemias (dengue, zika e chikungunya) e abastecimento de água até melhorias sanitárias e construção de casas em áreas rurais e tradicionais. As medidas beneficiam diretamente as cidades de Bodocó (Sertão), Ibirajuba (Agreste) e Petrolina (Sertão), com investimentos que somam aproximadamente R$ 9,2 milhões. 

"Esta será uma grande ajuda do governo federal aos pernambucanos do Sertão e do Agreste", destaca Fernando Bezerra. De acordo com o presidente da Funasa, ligada ao Ministério da Saúde, as demandas apresentadas hoje pelo senador serão atendidas no menor tempo possível. "Faremos todo o esforço para ajudarmos estes municípios a melhorarem a saúde e a qualidade de vida de seus habitantes", afirmou. Rodrigo Dias comprometeu-se a dar novo posicionamento ao senador, sobre a liberação dos recursos, até o final desta semana...