Água, meio ambiente e cidades foram temas do 2º dia do Encontro Preparatório de Juazeiro

20 de Oct / 2017 às 17h00 | Variadas

"Se vocês querem melhorar o nível de chuvas da sua região, têm que começar a plantar árvores já". Esta foi a recomendação do engenheiro químico e consultor em saneamento e meio ambiente Celso Luís Giampá, durante a Mesa Redonda Água e Meio Ambiente, do Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Água. Autor do livro Água: a próxima guerra, ele foi categórico ao dizer que para assegurar o abastecimento de água é preciso ter atitudes mais sustentáveis.
 
Isso tem a ver com o ciclo hidrológico, que é afetado com o corte de árvores. Um dos fatores que provocam chuvas são os chamados "rios voadores", enormes massas de vapor d'água vindos na atmosfera que em condições propícias precipitam. O problema é que estes rios não são somente alimentados por água que vem dos oceanos, rios e lagoas, mas também por umidade resultante da evapotranspiração das plantas.
 
Ressaltando que o Brasil é um país privilegiado pela grande quantidade de água doce disponível e pelo fato de a maioria dos seus rios estarem localizados inteiramente dentro do território nacional, ele enfatizou também a  necessidade de  políticas de uso racional da água serem efetivadas e se tornarem prática constante dentro do país. "A água não nasce da torneira. Infelizmente, o povo só percebe que temos um problema de água quando abre a torneira e não sai água. É só aí que as pessoas vão começar a se manifestar", apontou.

O Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o Fórum Mundial da Água está acontecendo em Juazeiro, no Complexo Multieventos da Univasf. Profissionais da área tecnológica de todo o Brasil estão reunidos para debater temas pertinentes ao uso sustentável da água e preservação dos recursos hídricos até à noite desta sexta-feira (20). O evento visa coletar sugestões do Nordeste para levar até o Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília entre 18 a 23 de março de 2018, e é uma realização do Sistema Confea/ Crea com apoio da Mútua.

Ascom-Carol Aquino/ Nadja Pacheco

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.