Foram encontrados 840 registros para a palavra: escolas

Violência nas escolas: como falar com crianças e adolescentes

“Mamãe, eu vou poder ir para a escola?” “Por que há massacre?” A professora Gina Vieira, pesquisadora em educação no Distrito Federal, ficou aturdida ao ouvir do filho de 12 anos a palavra “massacre” e perguntas que exigem mais do que uma simples resposta: exigem atenção, ouvidos disponíveis, seriedade, serenidade e acolhimento. 

“Muitas vezes, as famílias se recusam a conversar [sobre atentados tornados públicos em escolas e outros ambientes] porque acreditam que isso pode traumatizar a criança. Só que as crianças estão em um mundo em que elas são expostas de maneira visceral a tudo o que acontece”, diz a pesquisadora em educação que tem projetos premiados no campo da educação e de direitos humanos. ..

Secretaria Executiva de Segurança Pública intensifica fiscalização e segurança nas escolas de Petrolina

Em meio aos casos de violência que foram registrados em escolas do país, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Segurança Pública, está intensificando a fiscalização e a segurança no entorno do perímetro escolar e creches do município por meio da Patrulha Escolar, da Guarda Civil Municipal (GCM), e do Grupamento de Agentes de Segurança Patrimonial (GASPP). 

O objetivo dessa atuação é prevenir a violência e a prática de atos infracionais, que possam ser cometidos por crianças e/ou adolescentes, como também coibir práticas de crimes e infrações. "A nossa equipe já atua realizando ações itinerantes nos estabelecimentos, mas sabemos que essas ocorrências concretas e de boatos recentes precisam de uma resposta para tranquilizar os cidadãos. Por isso, estamos fortalecendo e adotando estratégias como forma de precaver qualquer incidente", destacou o secretário de Segurança Pública, Marcondes Inácio.  ..

Prefeito Simão Durando anuncia medidas para ampliar segurança nas escolas

Nesta quarta-feira (12), o prefeito de Petrolina, Simão Durando, se reuniu com representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Câmara de Vereadores, além de secretários municipais para discutir a questão da segurança na rede municipal de ensino.

O encontro resultou na criação de uma força-tarefa para prevenção de ocorrências e um pacote de ações para resguardar as escolas e creches da cidade...

Ministério da Justiça lança edital para ampliar segurança nas escolas. Programa financiará projetos locais

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou o edital de chamamento público para ampliar o programa de segurança nas escolas.

A medida já havia sido anunciada na semana passada, após o massacre ocorrido em uma creche de Blumenau (SC)...

"Não podemos desdenhar nem superlativar", diz representante das escolas privadas sobre ameaças

Após uma série de ataques em escolas pelo Brasil, o temor por novos casos espalhou-se pelas redes sociais e pelas escolas de Pernambuco. Em entrevista concedida à Rádio Folha, o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, afirmou que as instituições privadas têm tomado providências sobre as ameaças de ataques. 

“Já vínhamos preocupados com a segurança há bastante tempo. As escolas redobraram a segurança, com novas políticas de acesso, entrada e saída. Essas medidas foram tomadas por conta dos acontecimentos recentes aqui no Brasil”, disse José Ricardo Diniz...

Professores questionam segurança nas escolas de Juazeiro e servidores da EPIC denunciam atraso salarial do mês de março

Professora que pediu para não ter a sua identidade revelada encaminhou correspondência à redação da Rede GN questionando a segurança nas escolas municipais. Confira:

Estará a educação pagando as contas da eleição do deputado Jordávio Ramos?..

SSP e SEC reforçam ações e protocolos para reprimir boatos de ataques em escolas

Com o objetivo de atuar de maneira cada vez mais célere para prevenir crimes no ambiente escolar, buscar, identificar e responsabilizar os autores de ameaças, sejam elas reais ou falsas, as secretarias da Segurança Pública e da Educação da Bahia têm adotado uma série de ações conjuntas.

Entre elas está a disponibilização de um canal através do 181 para a comunicação de possíveis ameaças. As informações serão tratadas de maneira emergencial pela Superintendência de Inteligência e, imediatamente, repassadas para as forças policiais, visando a pronta resposta, quando cabível. Fotos, prints e vídeos também podem ser enviados através do site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.com)...

Artigo - Boatos, ameaças e ataques em escolas, creches e universidades

Vários Estados e municípios pelo Brasil vêm enfrentando uma onda relacionada de boatos, ameaças e alguns ataques que acabam ocorrendo. O problema não é novo, aliás já ocorre há mais de duas décadas, resultando em terríveis e brutais massacres pelo mundo.

Mas então, por que continuam acontecendo sem que as autoridades de diversos países até hoje não apresentassem uma solução definitiva?..

Em entrevista, diretor do Núcleo Regional de Educação lamenta onda de fake news sobre supostos atentados em escolas da região

O diretor do Núcleo Regional de Educação, Regivaldo Menezes, esteve ao vivo nesta terça-feira (11) no Programa Geraldo José e comentou sobre a onda de boatos sobre ameaças de ataques a escolas estaduais em Juazeiro e Casa Nova.

Durante a entrevista, o gestor definiu como “lamentável” as notícias falsas que têm sido espalhadas em aplicativos de mensagem. Nos últimos dias, após os atentados recentes a escolas em Santa Catarina, São Paulo e Goiás, surgiu em grupos de whatsapp uma lista de supostas unidades escolares ameaçadas na Bahia, que incluía os dois municípios do norte baiano...

TV Escola Juazeiro realiza ciclo de programação lúdica em escolas da rede municipal de ensino em incentivo ao protagonismo estudantil

Com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a TV Escola Juazeiro – Canal do Saber, iniciativa pioneira em Juazeiro e idealizada pela Gestão Suzana Ramos,  tem realizado um ciclo de programação lúdica em escolas da rede municipal de ensino, apresentando o novo formato de funcionamento da TV, que além de ter migrado para plataforma web, nesta nova fase tem buscado promover o protagonismo estudantil, através da formação de núcleos compostos por professores, coordenadores, gestores e famílias, onde se pretende compartilhar o dia a dia da Escola a partir da participação dos alunos na construção do conteúdo da TV.

Nesta terça-feira (11), a equipe da TV Escola Juazeiro realizou uma visita aos alunos da Escola Estação do Saber José Carlos Tanuri, o momento foi marcado por uma série de atividades recreativas como:  show de mágica, brincadeiras, contação de histórias e apresentação lúdica da nova proposta de programação da TV que passará a ser exibida no endereço: www.tvescola.juazeiro.ba.gov.br, após o processo de conclusão do site...

Prevenção: Renato Brandão protocola projeto que visa garantir segurança nas escolas de Juazeiro

Nas últimas semanas o Brasil tem se deparado com diversos ataques a crianças, professores e funcionários, em diversas escolas do País. Visando garantir a segurança e inibir estas ações, durante sessão ordinária desta terça-feira (11), o vereador Renato Brandão (PL) apresentou um Projeto de Lei, que visa garantir a segurança nas escolas municipais, estaduais e particulares de Juazeiro.

O Projeto de Lei 3.808/2023, estabelece a obrigatoriedade da instalação de sirenes de emergência nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade de Juazeiro, para situações de ataques e em situação de pânico. ..

Secretaria de Educação de Juazeiro pede investigação para punir quem está disseminando Fake News sobre ataques em escolas municipais

Uma onda de ameaças de agressão em escolas pelo Brasil gerou enorme preocupação em pais de alunos, inclusive, em Juazeiro (BA);

No RJ Notícias da Rádio Juazeiro nesta terça-feira (11) Ana Lúcia Santos da Silva da comunidade de Lagoa do Meio, distrito de Massaroca, mãe de aluna, liderança comunitária expressou preocupação e cobrou um posicionamento da Secretaria Municipal de Educação e Juventude...

Vereador Luciano do Valle propõe instalação de catracas de segurança e sistema de biometria nas escolas de Juazeiro

O Vereador Luciano do Valle apresentou, através da sua assessoria jurídica, durante sessão na Câmara de Vereadores de Juazeiro, na manhã desta terça-feira (11), um projeto de Lei Municip.

De acordo com o projeto, todas as escolas municipais deverão ser equipadas com catracas de segurança e um sistema de identificação biométrica. Com isso, seria possível controlar o acesso físico de pessoas, identificar e localizar potenciais criminosos, e assim impedir possíveis atentados...

Ondas de Ameaças: Secretarias de Educação e Defesa Social se reúnem com gestores para discutir violência nas escolas

Após unidades escolares de Palmares, Arcoverde e do Recife sofrerem intimidações desde domingo (9), representantes das secretarias de Educação e Esportes e de Defesa Social de Pernambuco vão se reunir com os gestores das Gerências Regionais de Educação nesta terça-feira (11).

O horário não foi divulgado. A SDS deve ouvir o que está sendo disseminado, e posteriormente adotar ações para o emprego nas escolas...

Sintepe realiza paralisação geral das escolas da Rede Estadual nesta terça-feira (11)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realiza nesta terça-feira, 11 de abril, uma paralisação geral nas escolas de toda Rede Estadual de Ensino, em todo o Estado de Pernambuco.

A primeira paralisação do ano faz parte da Campanha Salarial Educacional 2023. Não haverá protestos de rua, mas o Sindicato percorrerá locais de trabalho (do Litoral ao Sertão do Estado) para reforçar a paralisação. ..

Polícia descobre suspeito de espalhar boato de ataque a escolas em cidade da Bahia

Um suspeito foi detido nesta segunda-feira (10) em Vitória da Conquista, no Sudoeste, acusado de espalhar boatos de ataque a escolas da cidade. Segundo o Blog do Anderson, parceiro do Bahia Notícias, agentes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) localizaram o suspeito em uma escola local após receberem informações de uma possível ação criminosa.

O homem, que não teve nem identidade nem idade reveladas, prestou depoimento em uma delegacia. A Polícia Civil informou que as investigações seguem em curso, com monitoração das redes sociais. ..

Ministério da Justiça cria canal para receber denúncias de ataques à escolas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a organização não-governamental SaferNet Brasil, disponibilizou um canal virtual na internet para receber denúncias de ataques contra escolas.

O site está disponível e as informações enviadas serão analisadas pela equipe do Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública (veja o site aqui)...

Governo abre canal para receber denúncias de ataques em escolas

Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com organização não-governamental SaferNet Brasil, disponibilizou um canal virtual na internet para receber denúncias de ataques contra escolas. O site está disponível e as informações enviadas serão analisadas pela equipe do Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

De acordo com a pasta, centenas de agentes trabalham de forma integrada no monitoramento de ameaças: 51 chefes de delegacias de investigação, 89 chefes de agências de inteligência (incluindo Polícias Militares e Civis estaduais) e 25 policiais federais. As denúncias são anônimas, não sendo exigida identificação. ..

Em uma semana, SP registra 279 casos de ameaça em escolas, diz polícia

Em uma semana, a Polícia Civil de São Paulo informou ter registrado 279 casos de ameaças de possíveis ataques a escolas no estado.

Segundo o governo paulista, houve um aumento das ameaças de violência, nos ambientes escolar e virtual, após o ataque ocorrido na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo...

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola reforça importância de prevenção nas escolas

Embora seja uma prática violenta, nem sempre falar de violência é falar sobre bullying. Isso porque, de acordo com a psicóloga educacional do SESI Pernambuco, Daniella Menezes, não é possível dizer que uma criança ou adolescente está cometendo bullying quando ela é violenta por um único evento.

A especialista explica que o bullying é um ato de intimidação sistemática, ou seja, é uma violência que ocorre de forma recorrente, acarretando prejuízo físico ou emocional para o outro. Celebrado no dia 7 de abril, o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola existe para que escola e família reflitam, em conjunto, maneiras de combater esses comportamentos violentos...