Uma onda de ameaças de agressão em escolas pelo Brasil gerou enorme preocupação em pais de alunos, inclusive, em Juazeiro (BA);
No RJ Notícias da Rádio Juazeiro nesta terça-feira (11) Ana Lúcia Santos da Silva da comunidade de Lagoa do Meio, distrito de Massaroca, mãe de aluna, liderança comunitária expressou preocupação e cobrou um posicionamento da Secretaria Municipal de Educação e Juventude.
Após unidades escolares de Palmares, Arcoverde e Recife sofrerem intimidações no domingo (9), representantes das secretarias de Educação e Esportes e de Defesa Social de Pernambuco prometeram se reunir com os gestores das Gerências Regionais de Educação nesta terça-feira (11).
O horário não foi divulgado. A SDS deve ouvir o que está sendo disseminado, e posteriormente adotar ações para o emprego nas escolas.
Após os ataques ocorridos nas últimas semanas em escolas pelo Brasil, o Governo Federal lançou um canal para denúncias sobre informações de possíveis ameaças e ataque às escolas.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.
Já em Pernambuco, o Estado, pede qualquer informação a respeito de uma possível ação criminosa seja denunciada através do 190, que funciona 24h e as informações também ficarão sob sigilosas.
Um suspeito foi detido nesta segunda-feira (10) em Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano, acusado de espalhar boatos de ataque a escolas da cidade. Agentes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) localizaram o suspeito em uma escola local após receberem informações de uma possível ação criminosa.
O homem, que não teve nem identidade nem idade reveladas, prestou depoimento em uma delegacia. A Polícia Civil informou que as investigações seguem em curso, com monitoração das redes sociais.
NOTA DA SEDUC
A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) tranquiliza a comunidade e ressalta que está trabalhando efetivamente para manter a ordem e segurança necessárias para o bom andamento das atividades pedagógicas que seguem normalmente.
Entre as ações realizadas pela Seduc para garantir a segurança nas escolas da rede estão a presença da Ronda Escolar da Polícia Militar, que redobrou a atenção no entorno das instituições de ensino, e a realização de momentos formativos sobre estratégias de prevenção e controle da violência escolar.
A Seduc reitera que o mesmo conteúdo que tem assustado os pais, além de ser falso (fake News), tem sido compartilhado em todo o país de forma arbitrária, e que as providências estão sendo tomadas junto aos órgãos de segurança, de todas as esferas de governo, no sentido de investigar, identificar e punir o(s) autor(es) deste tipo de crime.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.