Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

SEDUR responde leitor sobre construção de passarela na BR-407

O Blog Geraldo José nesta sexta-feira (27) postou o relato do leitor Marcos Barbosa sobre a construção de uma passarela na parte duplicada da BR-407, em frente ao Shopping de Juazeiro. Confira Aqui.

A  Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano de Juazeiro (SEDUR) entrou em contato com a nossa redação e informou que "é sensível a todos os pontos elencados pelo leitor e inclusive já fez gestão junto ao Dnit e ao Governo do Estado para viabilizar a iluminação e melhorias para a segurança dos pedestres não só desse trecho, mas de outros como o do trecho urbano da BR 235, também próximo ao shopping, que embora estejam na área urbana do município, são BR’s vias onde o município não tem autonomia para execução de intervenções"...

Espaço do Leitor: Praças públicas sucateadas em Juazeiro.

Venho por meio desta fazer um apelo. As nossas praças públicas estão uma vergonha, tudo quebrado sucateado, a pessoa leva o seu filho para um momento de lazer e olha com que nos deparamos. As fotos revelam o caos em uma praça no bairro Country Clube.

Sidimara Torres Araújo..

ESPAÇO DO LEITOR: CARTA PARA GERALDO CONTESTANDO PAULO BOMFIM.

Amigo Geraldo,

Inicialmente gostaria de parabenizar ao ouvinte Joaquim pelo discernimento e grau de conhecimento com que trata as coisas de Juazeiro. Deveríamos ter uma sociedade com um número maior de cidadãos deste porte, e assim, teríamos uma classe política de melhor qualidade...

Campanha em favor de Passarela na BR-407

O leitor do Blog Geraldo José, Marcos Barbosa, enviou e-mail à nossa redação, reivindicando a construção de uma passarela na parte duplicada da BR-407, em frente ao Shopping de Juazeiro. Confira:

Geraldo,..

Artigo: QUALIDADE DE LENI

Vivemos na época das “leniências” e das “delações premiadas”, por parte de alguns maus políticos,  de grandes e inescrupulosas empresas nacionais, bem como da aceitação destas,  por parte de algumas autoridades do nosso Judiciário.

Leniência é um termo que vem do Latim, “lenitate” ou “lenidade”, cujo significado é o mesmo que brandura, suavidade, doçura ou mansidão. O que no contexto da lei de repressão às infrações contra a ordem econômica, dá, às sanções contra práticas anti-concorrenciais, a qualidade de lene, isto é, o abrandamento da punição a ser imposta...

SEMAO responde reclamação de moradores do Centenário e Jardim Vitória sobre animais soltos nas vias públicas

Após o Blog Geraldo José postar a indignação dos leitores Fábio Ramon e João Gilberto sobre animais soltos nas ruas de Juazeiro, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAO) enviou uma nota a nossa redação dando esclarecimentos sobre o assunto. Confira a seguir:

"A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAO) informa aos moradores Fábio Ramon (bairro Centenário) e João Gilberto Guimarães Sobrinho (Jardim Vitória) que a fiscalização apreende diariamente inúmeros animais na cidade. O trabalho, porém, precisa ser uma parceira com a população, especificamente com os criadores de animais, para que não os deixem soltos na área urbana e não ocasionem acidentes ou transtornos como os registrados pelos moradores...

LEITOR RECLAMA DA PRESENÇA DE ANIMAIS NO JARDIM VITÓRIA

O leitor João Gilberto Guimarães encaminhou mensagem ao Blog Geraldo José reclamando da presença diária de animais circulando pelas vias do bairro Jardim Vitória. Veja a mensagem: “Geraldo, boa tarde, envio algumas fotos que tirei aqui na minha rua no bairro Jardim Vitoria. Essa é uma situação rotineira, às 13:30h quando a coleta ainda não passa, os cachorros e cavalos fazem a festa. Gostaria que você perguntasse ao setor responsável até quando vamos ter que conviver com essa sujeira espalhada como se já não bastasse a poeira diária, nada contra os proprietários dos animais, mas vivemos na área urbana e não na área rural. Valeu Geraldo”.

João Gilberto Guimarães Sobrinho..

ARTIGO - A CAATINGA E SEUS MUITOS ENCANTOS

Ao se deparar pela primeira vez com a caatinga, espanta-se Euclides da Cunha com aquela “flora inteiramente estranha e impressionadora capaz de assombrar ao mais experimentado botânico”. Chega a ser contundente: “é uma flora agressiva”. Depois emenda: “agressiva para os que a desconhecem — ela é providencial para o sertanejo”.

A caatinga é mais que uma vegetação, é um templo. E o sertanejo tem com ela uma relação mais que amorosa: espiritual. Relação de devoção mesmo. Não há sertanejo que não venere a caatinga como se fosse esta uma coisa sagrada. Ela é quase indizível, imperscrutável. Somente os que com ela convivem são capazes de decifrá-la em plenitude. Nela coexistem valores que só o sertanejo é capaz de captar. A caatinga é uma questão de identidade. De espírito. De consciência. Não basta nela conviver. É preciso vivê-la, senti-la, penetrar sua essência. Beber sua seiva sagrada...

José Gonçalves do Nascimento [email protected]

Artigo: UAUÁ: MUDANÇAS CLIMÁTICAS X MUDANÇAS POLÍTICAS

Ao longo dos séculos nossa terra, nosso povo e nossos animais sofrem com as longas estiagens. Mas as secas, esse fardo que pesa sobre nossos ombros sertanejos nos faz mal? Ora a avarenta cobiça de nós homens e mulheres que aqui moramos ou trabalhamos seja talvez um mal pior que esse fenômeno natural. Desmatamos 93% da caatinga, matamos nossos rios, e os que ainda não matamos estamos o fazendo. Aramos nossas terras férteis para produzir mais rápido e causamos erosões. Construímos estradas, caçamos os animais silvestres, um por um, até extinguir muitos deles. Construímos nossas cidades e sobre elas, despejamos nossos esgotos e próximos delas nosso lixo. 

As secas que douraram e blindaram nossas árvores, que deixaram esse pedaço de Brasil Árido, distinto doutras florestas, as mesmas secas que constituíram um dos maiores e mais diversos ecossistemas do mundo – a caatinga, como entender essa variante climática? Ou como conviver com ela, qual é o seu histórico?

Nos registros do escritor e jornalista Euclides da Cunha, na nossa região, aparecem evidencias que as secas causaram sérios problemas nos séculos XIII e XIV para os povos que aqui moravam. Em seu mais famoso livro Os Sertões ele dedicou o capitulo IV ao assunto. Esse trecho do livro descreve o fenômeno como um grande pavor para as populações que ali habitavam: "Desse modo é natural que as vicissitudes climáticas daqueles nele se exercitem com a mesma intensidade, nomeadamente em sua manifestação mais incisiva, definida numa palavra que é o terror máximo dos rudes patrícios que por ali se agitam — a seca". Noutro trecho ele lista as principais secas desde 1710 aos dias que precederam o final da Guerra de Canudos: "Assim, para citarmos apenas as maiores, as secas de 1710-1711, 1723-1727, 1736-1737, 1744-1745, 1777- 1778, do século XVIII, se justapõem às de 1808-1809, 1824-1825, 1835-1837, 1844-1845, 1877-1879...", (do século XIX.) Das citações de Cunha às mais recentes secas, ficaram conhecidas por nossos bisavôs ou bisavós, como contava minha tia-bisavó Idalina Dantas os seguintes períodos. Foram secos os anos de 1915, 1931-1932, 1934-1936, 1939, 1955, 1961, 1976, 1979-1985, 1993, 1998-1999 do século XX...

ESPAÇO DO LEITOR: SESP responde reclamação de morador do Jardim Flórida

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa ao morador Ricardo Rodrigues, que a Rua 9, do bairro Jardim Flórida será atendida nesta semana com serviços de iluminação seguindo o cronograma definido antecipadamente pela secretaria. Qualquer reclamação o usuário deve ligar para o número de atendimento 074 3612 5411. ..

ESPAÇO DO LEITOR: SEDUR responde morador do bairro Codevasf sobre entulho acumulado na Rua Progresso

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que já entrou em contato com a empresa executora da obra para que seja retirado o entulho citado pelo leitor.  A equipe da secretaria pede desculpa aos moradores por todo e qualquer transtorno causado pelas obras, mas lembra que os transtornos de agora são para melhorias futuras e em caso de novas reclamações podem entrar em contato com a secretaria através do telefone (74) 3612- 5429. ..

ESPAÇO DO LEITOR: FALTA DE RESPEITO COM O CIDADÃO.

Olá Geraldo,

Mais uma vez venho demonstrar minha indignação com o setor de iluminação pública. Há tempos venho ligando e solicitando a iluminação da rua 9 do bairro Jardim Flórida que ainda se encontra às escuras. Já tenho vários protocolos e nada ainda foi feito, gostaria de saber da secretaria se é alguma perseguição com nós moradores dessa rua? Somos eleitores e pagadores de imposto assim como os outros tantos da cidade. Sempre informam que está na programação, e que programação é essa que já perdura dois anos?

Fica aqui o meu desabafo. Obrigado pelo espaço...

MORADOR DO SÃO GERALDO REIVINDICA REDUTOR DE VELOCIDADE NA AVENIDA PAULO RIOS CAMPELO

Em e-mail ao Blog Geraldo José o leitor Alex Santos reitera apelo no sentido de que a Prefeitura Municipal coloque os redutores de velocidade na Avenida Paulo Rios Campelo, bairro São Geraldo, prometidos há mais de um ano. “Geraldo Vê se se pode fazer alguma reclamação sobre essa Avenida Paulo Rios Campelo bairro São Geraldo. Vieram colocar as placas e já tem mais de três meses e nada. Até hoje sem resposta. Acidente constante só promessa de fazer lombada e nada” concluiu Alex Santos. ..

Espaço do Leitor: Morador do bairro Codevasf reclama de entulho acumulado na Rua Progresso

Venho através deste meio de comunicação, que por sinal de boa credibilidade, fazer um pedido emergencial que divulgue esta imagem com o intuito de pedir ao órgão responsável que tire este entulho (aterro) da pavimentação das ruas adjacentes que colocaram na Rua do Progresso no Bairro Codevasf. Está causando medo aos moradores da rua e quem passa nela durante à noite. Nada contra a administração pública, é apenas só um pedido. ..

ESPAÇO DO LEITOR: Morador cobra lombadas na avenida Miguel Silva em Juazeiro

A leitora do blog Joelma Souza enviou para nossa redação, um e-mail cobrando de autoridades, a colocação de lombadas em sua rua. Veja abaixo na íntegra:

"Essa foto é da Avenida Miguel Silva. A mesma do condominio country club. Uma avenida muito estreita, os carros passam em alta velocidade. Vários acidentes já aconteceram aqui. Pedimos urgência na construção de lombadas. Já foram solicitadas por moradores, mas até agora nada. Nossa indignação maior, é que foram colocadas duas lombadas em frente ao condomínio, beneficiando somente eles. Pedimos à prefeitura providências...

ARTIGO: FRAUDES NÃO ACONTECEM APENAS EM GRANDES EMPRESAS

A Revista VISÃO JURÍDICA, da Editora Escala, Edição nº 124 traz interessante matéria sobre o envolvimento de pequenas e médias empresas em algum tipo de fraude, afirmando que 60% dessas empresas que chegam à falência cometeram fraudes.

A matéria faz referência ao professor de História da Universidade Estadual de Campinas (SP), Leandro Karnal, autor de vários livros e que tem sido destaque nas discussões mais inteligentes que se propagam pela internet sobre o caráter do brasileiro...

*Maiana Santana

ESPAÇO DO LEITOR: SESP responde a reclamação de morador do Alto da Maravilha sobre entulho na rua

Na manhã de hoje (23) o Blog postou o apelo dos moradores da Rua 5 Alto da Maravilha para a retirada de entulhos. Veja aqui. A secretária de Serviços Públicos de Juazeiro enviou uma nota ao Blog sobre o assunto. Confira a seguir:

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa que a retirada do entulho na Rua 05, no bairro Alto da Maravilha será realizada essa semana, dentro da programação diária da gerência de limpeza. A SESP esclarece que o lixo depositado no endereço acima surge da falta de colaboração do cidadão que descarta irregularmente entulho no local...

ESPAÇO DO LEITOR: ELES NÃO MUDAM... SÃO TODOS IGUAIS!

Nesse inicio de ano, uma grande maioria das cidades passou a ter uma nova direção, cujos empregos foram dados de mão beijada por mim, por você, por nós... E para completar, ainda ganharam um titulo pomposo chamado Representantes do Povo.

E, por falar em emprego, quero lhe dá uma sugestão para você ver ELES saírem correndo: apareça principalmente na frente daquele que foi na sua casa lhe pedir o voto, com um envelope tamanho oficio deixando parecer que dentro tem um Curriculum... Faça esse teste, e se ELES não saírem em disparada, diga-me, e nunca mais escrevo uma linha sequer aqui!..

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

O PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO EMPREGO E A NECESSÁRIA REFORMA TRABALHISTA

*Josemar Santana

A criação do PPE (Programa de Proteção ao Emprego) foi uma saída encontrada pelo governo no sentido de evitar demissões em massa nos diversos setores da economia e, obviamente, para diminuir os gastos com os programas assistenciais dirigidos aos desempregados, como observa Danilo Pieri Pereira, advogado especializado em Direito e Processo do Trabalho, em artigo publicado na edição nº 128 da Revista Visão Jurídica...

ESPAÇO DO LEITOR: ENTULHO INCOMODANDO POPULAÇÃO DO ALTO DA MARAVILHA.

Em mensagem ao Blog Geraldo José moradores da rua 5 no Alto da Maravilha em Juazeiro estão reclamam do entulho e muita sujeira acumulados num ponto comercial abandonado. Os detritos estão atraindo ratos, baratas, pernilongos e sujeitando os moradores mais próximos a doenças e também ao mau cheiro que está insuportável. “Nos ajude neste descaso Geraldo” apelam os reclamantes. ..

FREQUENTADOR REIVINDICA SALVA-VIDAS NA ILHA DO FOGO

Josival Oliveira Costa, popularmente conhecido como Bau da Maringá, é o segundo leitor do Blog a reclamar nos últimos dias da ausência de Guarda Vida num dos pontos mais freqüentados no período do verão: A ilha do Fogo.

Em mensagem ao Blog nesta segunda-feira (23), Josival Barbosa, um dos habituais freqüentadores da ilha expressou o seu descontentamento com a situação e fez um apelo ao novo prefeito de Petrolina Miguel Coelho. “A ilha do fogo está sem salva vidas. A prefeitura de Petrolina tem que  referendar  o  apoio  que existia na outra gestão” concluiu...

ARTIGO – SÓ DEPOIS DO CARNAVAL... (II)

O país convive anualmente com um ciclo do calendário que se repete sempre sem muitas alterações - e com o qual todos já estão acostumados -, configurado pelo estado de “maresia” que atinge todo o sistema nacional, desde quando se inicia o recesso dos Poderes Legislativo e Judiciário no final de dezembro, com o consequente desaquecimento dos fatos políticos mais retumbantes, tanto os positivos como os negativos, até que se ultrapasse o período das festas do tradicional Carnaval brasileiro, em fevereiro.

Uma exceção a essa regra, ultimamente, vem sendo caracterizada pela permanente vigilância e incansável atuação das autoridades incumbidas da Operação LAVA JATO, que continuam tirando o sono de muita gente face o compromisso de varrer a sujeira dos crimes de corrupção que vem destruindo a vida nacional. E por aí estão chegando novas delações premiadas – virou moda nacional! –, instituto jurídico cuja restrição maior é o fato de reduzir o tempo de prisão desses marginais do colarinho branco. A propósito, só tenho a lamentar a perda trágica do Ministro Teori Zavascki, na semana passada, exatamente o Relator dos processos ligados à LAVA JATO e à homologação dos Acordos de Delações...! Acidente?!..