Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

ESPAÇO DO LEITOR: A QUEM SERVE A ZONA AZUL?

Instalada na primeira quinzena de julho de 2016, a Zona Azul tem causado descontentamento e  prejuízo financeiro à população que tem o seu direito de ir e vir, cerceado. Quando imaginamos que 88% do dinheiro  arrecadado com a Zona Azul vai para uma empresa privada, chamada Sinal Park e apenas 12% para Prefeitura, conforme já noticiado nos blogs e redes sociais, perguntamos: A quem serve a Zona Azul? Posso te afirmar que a população é que não é.

Para tomarmos alguns exemplos das dificuldades que o estacionamento rotativo tem causado, falarei sobre a Praça da Bandeira ou Imaculada Conceição ou simplesmente a Praça onde abriga o Santuário de Nossa Senhora das Grotas e onde eu resido. Para vocês terem uma ideia, somente nesse trecho foram destinados 180 (cento e oitenta) estacionamento de motos, levando em consideração que os fieis que frequentam a Igreja, vem com suas famílias utilizando carros como transporte. A maioria destes estacionamentos, destinados a motos, ficam subutilizados e até mesmo ocupados por carros que não encontram onde estacionar os seus veículos nos horários em que ocorrem as missas...

Espaço Leitor - Suely Almeida-servidora pública

ESPAÇO DO LEITOR: ANJOS EXISTEM? EXISTEM SIM...!!!

Entramos naquela época, onde nossa solidariedade é aflorada de uma forma um pouco mais intensa, inspirada no simbolismo deixado pelo nascimento de quem só fez o bem sem se importar a quem...

Na Palavra Maior encontramos exemplos e gestos os mais profundos. Que o digam o cego Bartimeu ao ser perguntado o que queria, e dissera: “Mestre, eu quero ver!” (Marcos 10:51). E imediatamente foi curado. A mulher do fluxo de sangue reclusa por 12 anos tinha uma certeza de que se tocasse a roupa do Mestre, seria curada... (Mateus 9:21). E isso veio a acontecer! Aquela outra que dissera só ter um pouco de azeite e um punhado de farinha e tinha convicção de que quando aquilo acabasse ela e seu filho morreriam de fome, viu sua vida totalmente restaurada e transformada conforme I Reis 17:12-16...

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

Artigo: A importância da água para vida, por Gonzaga Patriota

A água é um recurso natural de valor inestimável. É essencial para a vida, por isso é necessário preservá-la. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida. Entretanto, apesar de toda a sua importância, a água é um recurso que pode acabar, portanto, exige cuidados em relação à quantidade de uso, a sua qualidade, as suas fontes, à sua distribuição desigual pelo planeta, além de planejamento e custeio de tratamento, de conservação e proteção.

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontram-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas...

Ascom

ESPAÇO DO LEITOR: VIVA O POVO BRASILEIRO!

A capacidade do ser humano nordestino em apelidar as coisas, foge do "modus operandi" da formalidade erudita. E, a propósito, caminhando por Petrolina em frente ao Monumento dos Pracinhas, me pus a conversar com uma senhora simpática, antiga moradora do local, que batizou esta escultura de: "MONUMENTO DOS BEBINHOS". O que chamou a minha atenção foi o fato de que as pessoas tendem a colocar apelidos, nem sempre simpáticos, aos monumentos mais significativos da cidade, denotando uma afeição natural do homem pelas obras de arte. O exemplo mais saliente é o "MONUMENTO DA BESTEIRA" (da Integração), cheio de simbolismos em sua arquitetura e a sua homenagem à integração dos bairros pela Avenida da Integração. Entretanto, vemos que a importância dos monumentos artísticos para a composição paisagística e urbanística das grandes metrópoles, prevalece desde a antiguidade, causando uma pantomima que me faz dizer: viva o povo brasileiro!

João Gauberto Andrada – cidadão petrolinense

..

UMA OPOSIÇÃO FRACA E DESFACELADA É PINTO NAS MÃOS DO COMUNISMO

Sei que o título acima é forte, desonroso e até mesmo uma provocação. Mas, foi isso mesmo que intencionei ao escrevê-lo: chamar sua atenção! É preciso que o povo brasileiro acorde desse nosso letárgico sono promovido pelas "fakenews" e principalmente por um senso comum que insiste em dizer: nada podemos fazer.

Ao assistir uma série jornalística do GRUPO BANDEIRANTES intitulada VENEZUELA PEDE SOCORRO, comecei a pensar nesse domingo chuvoso aqui no nordeste sobre o que Lula e seus asseclas petistas estavam (e ainda estão) tramando em fazer com o Brasil, caso estes sejam reeleitos. A série apresenta, dentre várias questões que englobam a situação social e econômica do povo venezuelano, o real motivo que levou a o país que já foi o mais rico da América do sul a hoje viver dias de total descontrole, fome e caos...

ERRY JUSTO - Radialista e Jornalista.

ARTIGO – “A GERAÇÃO DE CRISTAL”

Esta semana estou acometido por uma dúvida atroz: se dou uma folga ou não aos nossos políticos e a corrupção que o acompanha como uma inseparável amante apaixonada, para, então, derivar na direção de outro tema...! Ainda que o faça, abandonando-os como o tema central do artigo, acredito que, certamente, ao final concluirei que eles têm uma parcela de culpa nas consequências que marcam os fatos aqui analisados, e que estão ligados às fortes imagens da ilustração acima. E não é pouca a culpa!

Como os tempos mudaram, caro leitor! Faz bem recordar um tempo vivido em que a tecnologia avançada de hoje ainda dava os primeiros passos; quando as geladeiras eram à querosene; o rádio era à bateria Rayovac ou Eveready; o fogão era à lenha e o telefone pendurado na parede tinha uma manivela para produzir a chamada; quanta coisa mudou! Faz-me rir a lembrança de quando estive fazendo um curso na Itália em 1973 e, surpreso, via as pessoas com um grande aparelho telefônico nas mãos falando pelas ruas; era o Motorola Dynatac 8000X, que media 25 cm de comprimento, 7 cm de largura, pesava um quilo e a bateria só durava 20 minutos! O equivalente brasileiro foi aqui lançado em 1990, o Motorola PT-550, que muitos apelidaram de “tijolão”. Hoje, o celular adquiriu um aperfeiçoamento fantástico e tudo se faz através dele, até mesmo operações bancárias! ..

BEATRIZ VÍTIMA DE HERODES

Estamos vivendo o mês de dezembro, tempo de advento no qual nos preparamos para a celebração do Natal de Cristo. 

Tempo que também lembramos a figura de um monstro que viveu a dois mil anos atrás. Refiro-me a Herodes que num gesto de maior crueldade mandou assassinar inocentes. ..

Foto Ney Vital

QUEM É O VERDADEIRO CULPADO DA ASCENSÃO DE JAYR BOLSONARO?

Nesse pequeno artigo, venho na tentativa de trazer à luz algumas ideias e conceitos que escondidos ficam perante esse turbilhão de informações falsas e tendenciosas. Se formos analisar a política brasileira desde o governo Sarney (de 21 de abril de 1985 a 15 de março de 1990) até o Impeachment de Dilma Rousseff no dia 31 de agosto de 2016, observou-se que muito pouco o Brasil evoluiu. E não estou falando de economia, poder aquisitivo do cidadão, ciência e tecnologia ou tão pouco educação. Eu estou falando da mentalidade do povo brasileiro em saber identificar, analisar, avaliar e finalmente fazer a escolha certa em relação a seus representantes nas três esferas. Governos conservadores abriram a nova era após o Regime Militar como foi o caso do ex-presidente José Sarney.

Finalmente LULA ganha a eleição de 2002 e com isso nascem boas esperanças para uma nação machucada e desacreditada com políticas fracas e inúteis. Lula lança o Bolsa Família e outros "Bolsas" mais para dar dinheiro as classes mais pobres. Com ele no governo o "pobre" podia viajar de avião, ter televisão de led, fazer faculdade enfim, fazer tudo o que (em tese furada dele...) um "rico" podia fazer. Depois, Lula se envolve em seu primeiro escândalo, o mensalão! Isso não foi muito destrutivo, pois o larápio naquela época ainda tinha 75% de aprovação e popularidade da nação brasileira. Se reelegeu e depois de mais 4 anos colocou um poste que até então o Brasil não conhecia. Era uma mineirinha pouco simpática e de luz tão apagada que mal sabia formar numa oração um sujeito ligado a um verbo e por fim um predicado. Era péssima nas palavras e sofrível nos relacionamentos com outros políticos. Surge então o poste DILMA ROUSSEF. Daí a sujeira petista que estava por debaixo do tapete começa a aparecer e feder. O seu primeiro mandato foi até meio que regular. Mas, o segundo... Denúncia após denúncia, escândalo após escândalo e por fim IMPEACHMENT. Sim! Dilma foi a primeira mulher presidente e também a primeira mulher "impichada!" A REDE GLOBO que antes apoiava de pés juntos o "serviço" do PT agora já não via com bons olhos as atitudes da Ex. Guerrilheira que virou presidente e resolveu boicotar seu governo com notícias vexatórias, denúncias de corrupção e gafes da "presidenta!"..

ARTIGO - O SINDICALISMO DUVIDOSO

Fiz um pacto comigo mesmo que nada do que vem acontecendo no cenário político poderia abalar minha paz interior, mas, hoje cedo como de costume, comecei o dia vendo as principais notícias do Brasil e do mundo e uma coisa me chamou a atenção, quando de repente percebi que eu estava falando sozinho.... Dando soco na mesa, era a notícia divulgada pela folha que dizia: R$ 500 milhões aos sindicatos, em troca da Previdência. O Planalto acena com uma portaria, a ser assinada na semana que vem que liberaria o pagamento de R$ 500 milhões em verbas que estavam retidas para as Centrais Sindicais. Em troca, espera que os sindicalistas reduzam a pressão e deixem que transcorra com tranquilidade o voto da reforma da Previdência. (Folha), isso me fez lembrar de quando estudante universitário na década de 80 e militante da UNE, onde nas muitas lutas, combatíamos o peleguismo país.

Para que todos entendam melhor, vamos dar umas rápidas pinceladas: A ascensão de Vargas ao poder, no final de 1930, refletia uma nova situação no país e em nível mundial, que determinava a necessidade de um novo caminho a ser seguido. De um lado a crise internacional iniciada com a quebra da Bolsa de valores de Nova Iorque  e a decadência da elite agrária tradicional, principalmente aquela que governara o Brasil apoiada na agricultura de exportação; de outro, a reorganização do Estado, com novos grupos, interesses e fórmulas, que chegavam ao poder, através de Getúlio Vargas...

EU PENSO ASSIM...CONHECIDOS OS DOIS PRIMEIROS SEMIFINALISTAS DO INTERBAIRRO 2017

Antes de falar sobre o INTERBAIRROS, estou confirmando a reunião de apresentação do novo elenco da JUAZEIRENSE, que se dará, segunda-feira (11), às 19h, em local ainda a ser definido pela diretoria do Clube.

Sobre o INTERBAIRROS, temos em mãos, uma matéria completa sobre o assunto, uma produção da AGENCIA CH...

Herbet Mouze

MORADOR DO EXPEDITO NASCIMENTO DENUNCIA DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO COUNTRY CLUBE

Bom dia Geraldo José,

Peço a sua ajuda para que divulgue em seu Blog e programa Geraldo José, o descaso do SAAE com a população de Juazeiro. Há três dias tem um vazamento de água potável na rua Almirante Barroso bairro Country Clube. Segundo moradores eles já ligaram diversas vezes para o SAAE, mas até hoje nenhuma equipe foi resolver o problema...

Mais da metade dos deputados serão enforcados nas urnas em 2018

A vida política dos deputados federais, que apoiaram a derrubada de Dilma Rousseff, apoiam abertamente ou de forma velada o governo de Michel Temer, e do mesmo modo, vem decisivamente apoiando as reformas estruturais que estão diminuindo o tamanho do Estado na condução de políticas estruturais em favor do povo brasileiro, não está definitivamente nada fácil.

E provavelmente todos eles terão muitas dificuldades para convencer aos brasileiros de que devem voltar a representar os mesmos no Congresso Nacional a partir de janeiro de 2019. Prova mais do que cabal disso são os recentes eventos em que muitos deles estão participando e o povo sem nenhuma piedade não mais bate palmas como partícipes de auditório, mas simplesmente os deixam em situações constrangedoras pelas vaias recebidas...

Por Genaldo de Melo

Artigo - O problema não são os números ímpares

Minha filha, estou ligando para dizer que fiquei triste e preocupado com o que presenciei em sua casa neste final de semana. A educação e o cuidado que eu e sua mãe proporcionamos para você e seus irmãos não estão sendo recíprocos ao seu filho. Onde já se viu um menino de 14 anos, que frequenta a escola desde o maternal, não saber que três mais cinco são oito e ainda vir com a desculpa que o problema são os números ímpares? O que pude perceber, na verdade, é que a danada da internet está atrapalhando o aprendizado do meu neto e vocês não têm feito nada para mudar isso. Durante o tempo que passei em sua residência a única vez que ouvir a voz de Pedrinho foi na minha chegada e saída quando ele me pediu a benção.

Esta situação verídica é uma preocupante realidade que já afeta famílias nos mais diversos níveis sociais e culturais. Algo que caminha para se tornar um grande problema de saúde pública se não for feito um 'tratamento' que envolva escola, mídia, governo e, principalmente, família. A rede mundial de computadores (a internet) é um dos maiores inventos da humanidade, uma espetacular ferramenta para troca de informações e aprendizado, mas assim como tudo aquilo que é feito de forma desenfreada e sem controle, pode proporcionar efeitos indesejáveis e nocivos àqueles que a usam...

APELO DA COMUNIDADE DO BAIRRO JARDIM VITÓRIA

Por meio desse conceituado Blog vimos pedir divulgação do estado que se encontra o bairro Jardim Vitória.

Em maio desse ano começaram as obras de pavimentação de algumas ruas do bairro. Ocorre que a obra tão esperada pelos moradores ainda não foi concluída e vejam que já se passaram mais de 06 meses. Durante todo esse período estamos convivendo, o que não é fácil, com os bueiros a céu aberto. Vejam nas fotos a situação de alguns desses, que foi retirada a tampa de concreto e simplesmente abandonaram o serviço, isso mesmo, abandonaram pois são mais de 06 meses com ruas interditadas e os moradores tendo que conviver com a fedentina, baratas e ratos que saem dos bueiros. Estamos temerosos com as chuvas tão esperada, pois, os bueiros estão cheios de areia (resultado do serviço inacabado) e lixo, mesmo com a boa vontade dos moradores fazendo a limpeza braçal...

JUAZEIRENSE RECLAMA DA SAÚDE E DA UPA DE JUAZEIRO. Secretaria de Saúde esclarece procedimento

Geraldo,

Fico indignada quando ouço alguém dizer que a saúde de juazeiro está ótima! Só pode ser uma piada de muito mal gosto!! A saúde de Juazeiro não vale nada, assim como os governantes daqui, que estão preocupados apenas com seu próprio umbigo! ..

Sobre a Canção de Fatel no Festival Edésio Santos

Imagino que Fatel esteja se divertindo com toda essa polêmica em torno de sua música. Eu também. Pelo menos assim me parece, pois ele ainda não meteu as caras no meio desse tiroteio todo, e faz bem. Infelizmente não vi ao vivo sua defesa no palco. Mas em vídeo. E a música é muito legal, divertida e em sua performance... não é que o caba se saiu bem!? Parabéns. A simbiose, o enroscamento, a misturação do artista com o público é sempre algo a se comemorar. Massa. 

Então, como disse alguém sobre toda essa polêmica toda... talvez o autor nem quisesse tanto. Mas isso não vem ao caso. Pra isso também serve a arte: despertar no outro o que outro tem dentro de si. E essa de desafeto entre as duas  belíssimas cidades... coisa briguenta, ciumenta - tem, viu, ora se tem! Coisa das antigas, meu véi. Noutro momento entro nesses pormenores. (Seria essa uma de nossas riquezas... culturais?).

Mas, como disse, a música O Quintal diverte. E por si só isso já é de bom tamanho, ora! Segundo Bertolt Brecht, pode se tirar todos os elementos da arte (ele falava em teatro, seu terreiro), mas se ficar o elemento "diversão", tudo bem, ele ainda sobreviveria...

FESTIVAL EDÉSIO SANTOS DA CANÇÃO: A LINHA TÊNUE ENTRE A “DERROTA” E A “INJUSTIÇA”!

Ainda sobre o festival Edésio Santos da Canção, duvidas assolam e assombram a cidade. Entre murmurinhos e silêncios de estupefação, paira sobre a cabeça do fiel público do questionável festival a dúvida cruel: Como uma triagem feita em Salvador, coloca um compositor em primeiro lugar, tendo atingido 92 pontos e nos dois dias do evento, sendo novamente o primeiro colocado entre as 12 composições selecionadas pode de uma noite para outra, simplesmente nem ser citado?

Sumiu... Mais um ano... Ok, vamos respirar fundo, pegar a "viola" e seguir rumo às interrogações que insistem em nos perseguir nessa cidade chamada Juazeiro, terra de João Gilberto, aquele que não foi reconhecido enquanto aqui estava, e que talvez ainda não tenha esquecido dessa terra árida, distante que esconde por traz do vapor quente que oriunda do chão, a injustiça... Sabor amargo esse... Terra de tantos poetas, artistas, compositores, tantos que vivem por entre becos e vielas a gritar sua arte para os poucos que as entendem...

Meu amigo Fatel, feliz nas suas palavras, esqueceu de dizer que aqui também mora a desigualdade, o famigerado apadrinhamento, aquele ajeitadinho que vivemos há décadas!!!..

EU PENSO ASSIM...A ORLA VAI VOLTAR A TER SEU PARQUE ESPORTIVO.

 Em outubro do ano passado, produzi um comentário, com o título “DE QUEM É A AREA?” Parte dele, foi assim:

“Já vivi um tempo em que nossa cidade tinha vários espaços, terrenos, utilizados na prática do futebol. Serviam para os “babas” das manhãs bem cedinho e para o entardecer. Claro que nos finais de semana, esses campos da prática do futebol de areia, eram bem mais usados, frequentados, inclusive com realizações de torneios relâmpagos e até campeonatos bem movimentados vistos por bom público, os adeptos do nosso futebol...

Herbet Mouze

SOMOS ESCRAVOS MODERNOS?

Sexta-feira, 01 de dezembro de 2017, lá venho eu do meu ganha pão, e passando por um jovem rapaz, logo percebi que o mesmo estava indignado com alguma coisa, falando com uma outra pessoa sobre essa situação pela qual estamos sendo subjugados, quando o ouvi, disparar revoltado: “somos mesmo é um monte de escravos modernos...”

Fiquei intrigado com as colocações daquele moço e continuei com aquela palavra martelando lá dentro do órgão pensador e aqui vou tentar decifrar sua frase curta e direta...

ESPAÇO DO LEITOR: SALVE-SE QUEM PUDER!

Há muito tempo venho intrigado com os acontecimentos de afogamento de jovens em nossa região. É triste recebermos a notícia de que mais um as águas do Rio São Francisco levaram. Vem a pergunta em minha mente, o que fazer? O que sugerir para evitar mais acontecimentos desta forma? Creio que se conseguíssemos mais ou menos 50 (Cinquenta salva-vidas) e colocássemos na Barraca do Corpo de Bombeiros. Resolvia em parte da seguinte forma: Todo o banhista que fosse entrar na água, tinha de passar pela barraca do Corpo de Bombeiros, ouvir as orientações entregar a Identidade e receber o Kit de Salva-vidas. Após a sua saída retornaria a barraca devolveria o Kit e receberia sua identidade de volta. Como conseguir estes Kits. Um salva-vidas custa em média aproximadamente R$ 50,00 ou R$ 60,00 reais. A ajuda do comerciante que fornecesse o Kit ou os Kits, colocaria o nome da sua empresa como forma de propaganda. Uma das grandes empresas poderia ser a SKOL. A vida não tem preço, vamos todos juntos tentar resolver este problema. As férias estão chegando, o número de usuários das ilhas e praias do nosso querido rio São Francisco vai aumentar consideravelmente, e nós, o que devemos fazer, para salvar vidas?

Taurino Fernandes de Souza..

Artigo - A todos e a todas: um pleonasmo vicioso

Não sou nenhum Policarpo Quaresma, mas sou um ferrenho defensor da nossa bela e querida Língua Portuguesa, “a última flor do Lácio”, como bem disse Olavo Bilac.

Incomoda-me imensamente ouvir, dentro de ambiente acadêmico, professores proferirem o famigerado “a todos e a todas”. É extremamente desconfortável à minha audição. E o que é pior, professores com título de doutor, representado a própria Instituição de Ensino, em muitas vezes. Pois eles sabem ou deviam saber que “todos” é um pronome substantivo indefinido.  E que quando em uma saudação, se diz "a todos", tal cumprimento já se estendeu, conforme a própria acepção do pronome indefinido (todos), a todos os presentes ou ouvintes: homens, mulheres, jovens, crianças, meninos e meninas, etc...

Imagem Ilustrativa da Internet

Espaço do Leitor: Uso de verba sem licitação ou pregão. Isso Pode?

Olá Geraldo e leitores desse conceituado blog, após muito tempo sem encaminhar nada a esses meios de comunicação venho compartilhar com todos e se possível através deste veiculo de comunicação receber as devidas respostas ou esclarecimentos, já que mesmo encaminhando Ofício à secretaria (SEDUC) não fui respondido.

Desde minha adolescência sou fanfarreio, mas acima de tudo sou um cidadão, assim sendo venho observando já há algum tempo o uso indevido dos ônibus escolares (os amarelinhos/Bob Esponja), como também que a Fanfarra de Inclusão Musical Paulo VI, a qual obtive informações com várias pessoas e tive a confirmação com a diretora da referida instituição de ensino que a corporação hoje é INDEPENDENTE, ou seja, que não tem mais vínculo com a unidade de ensino...