Foram encontrados 13 registros para a palavra: focos de incêndio

Focos de incêndios aumentaram na Bahia no mês de agosto

Somente no mês de agosto, 785 focos de queimadas foram registrados na Bahia, número 6% maior do que o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A maioria dos casos (506) aconteceu no oeste, região de Cerrado, segundo bioma com mais registros de incêndios no Brasil, atrás apenas da Amazônia.

Entre janeiro e 27 de agosto, a quantidade de incêndios chegou a 3.265 em todo o estado. E como pano de fundo para entender esse cenário, estão fatores como altas temperaturas, baixa umidade e ventos mais fortes, e principalmente a ação danosa do homem...

Bahia registra mais de 700 focos de queimadas em agosto

A Bahia registrou 785 focos de queimadas no período de 1º a 26 de agosto, última segunda-feira. O levantamento é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora a situação em todo o Brasil.

De acordo com os dados detectados pelo Inpe, a situação é mais crítica no oeste do estado. Do total de incêndios, 506 ocorreram na região...

Bioma Caatinga teve mais de 21,5 mil focos de incêndios em 2023, o índice mais alto desde 2010

O Bioma Caatinga teve mais de 21,5 mil focos de calor em 2023, o índice mais alto desde 2010, quando o bioma teve 21,8 mil focos. Foi o que apontou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O sistema usa imagens de satélite para detectar ocorrências de fogo com mais de 30 metros quadrados (m²)...

Focos de incêndio afetaram cidades do Oeste, Chapada e Norte baiano neste domingo

Dezesseis municípios baianos tiveram focos de incêndio neste domingo (8). Para combater as chamas, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) enviou 200 agentes e 40 viaturas para as regiões Oeste, Norte e Chapada Diamantina. 

Os municípios ainda com focos de incêndio são: Morpará, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Barreiras, Muquém do São Francisco, Barra,  Wanderley, Cotegipe, Riachão das Neves, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos e Lençóis. ..

Aeroporto de Petrolina registra, em julho, dois focos de incêndios nas proximidades do terminal

O clima seco e a baixa umidade combinados com a ação humana são um cenário propício para a incidência de queimadas. Além de prejudicar o meio ambiente, causa prejuízos à saúde humana e também pode ocasionar sérios riscos para as operações aeroportuárias.

Nos últimos 10 anos, o Nordeste tem estado no topo com alto índice de queimadas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a região já registrou mais de 9.600 incêndios em 2023...

Cerrado é o bioma mais atingido por focos de incêndios florestais em 2022

O cerrado queima em níveis recorde neste ano. Até agosto, foram registrados 20.095 pontos de incêndio no bioma, número superior ao que foi identificado na Amazônia - 16.874 - e na Mata Atlântica — 4.684 —, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A marca da destruição no cerrado corresponde a quase metade das queimadas em todo o Brasil, representando 45% do total. Somente em maio, foram 3.578 focos, o pior número para o mês desde que o levantamento começou a ser feito por satélite, em 1998...

'Brigadistas chegam a andar 7h', relata voluntária sobre difícil acesso a focos de incêndio na Chapada Diamantina

Brigadistas voluntários relataram sobre o difícil acesso a focos de incêndio na Chapada Diamantina e a falta de equipamentos para o combate às chamas. "Chegam completamente exaustos, sem força física e emocional. Helicóptero para a gente seria essencial, porque vivemos em um área de serras e montanhas", detalha Giovana Rabello, que é brigadista voluntária.

Giovana também conta o trabalho de combate às chamas é feito pela noite, quando o calor é menos intenso...

Quatro estados já ultrapassaram a média histórica de incêndios. Bahia possui 9 cidades com focos de incêndios

Setembro nem acabou e 4 estados e o Distrito Federal já ultrapassaram a média histórica de fogo registrada Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), contabilizada desde 1998. A causa é majoritariamente humana, mas com uma amplificação direta feita pela seca.

Na Bahia, 9 cidades ainda apresentavam focos de incêndio...

Meio Ambiente: Pantanal já tem o pior mês de outubro da história em focos de incêndios

Voluntários ajudam no resgate de uma anta encontrada com as patas queimadas. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal está reforçando o socorro aos bichos. Vários foram encontrados nos últimos dias, um sinal de que o fogo continua no Pantanal.

“Nós estamos ainda atendendo animais que, eles ao atravessar de um ponto ao outro justamente para procurar alimento e água, eles estão sendo encontrados com as patas queimadas. Não é aquela vítima no início, que era o corpo. Agora, são só as falanges, só os dedos queimados”, explica o veterinário Fernando Siqueira...

Brasil tem maior número de focos de incêndio desde 2010; “O Pantanal pede socorro”, escreve Luan Santana

Entre janeiro e setembro, foram registrados, até agora, 111.458 focos de incêndio espalhados pelos 27 estados da Federação. O último balanço do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que os focos deste ano são o maior volume registrado no mesmo período desde 2010, quando foram contabilizados 166.860. O estado mais afetado é o Mato Grosso, com cerca de 25 mil pontos de incêndio. É lá onde Pantanal pede socorro: dois dos principais municípios mato-grossenses que abrigam o bioma estão entre os 10 do Brasil com mais focos acumulados em 2020.

O sertanejo Luan Santana, ao publicar umas fotos do fogo no Pantanal, fez um apelo ao governo para salvar um dos maiores biomas brasileiros. “Como pessoa nascida e criada no Pantanal meu coração dói ao ver imagens como essa… os governos precisam agir. O fogo hoje chegou ao maior santuário para onças pintadas do mundo, o Pantanal pede socorro”, escreveu...

9º GBM COMBATE DOIS FOCOS DE INCÊNDIO EM JUAZEIRO (BA)

Segundo informações do Tenente Coronel Tarcísio Ribeiro, Comandante do 9º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) houve dois registros de ocorrência nas últimas 24 horas, em Juazeiro (BA).

Nesta quinta-feira (30) Por volta das 15:30h, a equipe de serviço se deslocou até a BR-235, km 02, sentido Juazeiro e a entrada principal da Agrovale, a fim de debelar focos de incêndio numa roça de pé de coco. A operação foi concluída com sucesso...

Número de focos de incêndio a vegetação triplica na Bahia nos três primeiros meses do ano

A Bahia registrou um número três vezes maior de focos de incêndio a vegetação nos três primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 1º de janeiro e 10 de março deste ano, o estado teve 870 casos. No mesmo período de 2018 foram 218 registros. Esse aumento foi o quarto do país.

De acordo com o órgão, as temperaturas altas e a falta de chuva deixam a vegetação seca, propícia às queimadas. Segundo o INPE, o sul da Bahia foi a região com o maior casos de focos de incêndio. Um deles ocorreu no Parque Nacional Monte Pascoal, unidade de conservação ambiental onde o fogo consumiu uma área equivalente a 1.501 campos de futebol...

9º GBM COMBATE FOCOS DE INCÊNDIO EM UMBURANAS E PILÃO ARCADO

Desde semana passada que dois incêndios, um na cidade de Umburanas, região de Centro- norte e outro na cidade de Pilão Arcado, região do Vale do São Francisco, tem mobilizado o efetivo do 9º Grupamento de Bombeiros no combate intensivo as chamas.

Uma equipe que deslocou do Subgrupamento em Senhor do Bonfim, sob o comando do Tenente BM Enderson Rocha, combate focos de incêndio na Serra Campo Largo, pertencente ao município de Umburanas, dentro do Complexo eólico Campo Largo. Foi realizado um sensoriamento remoto via imagens de satélite, analisando manchas de calor detectadas via satélite...