RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Variadas

Lancha Escolar e escola climatizada serão entregues neste final de semana

Neste sábado (16), ainda em comemoração ao aniversário da cidade, a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) entregará a comunidade uma Lancha Escolar. A nova aquisição é fruto de uma parceria com o Governo Federal, através do programa Caminho da Escola, que já beneficiou no ano passado o município com 7 ônibus escolares, os primeiros da história da cidade. A lancha, que atenderá a comunidade da Ilha de Nossa Senhora e Quipar, é fabricada pela Marinha do Brasil, construída em alumínio naval, possui 7,3m de comprimento e capacidade para 20 alunos. A entrega será realizada às 9h, no Ponto das Barquinhas. E amanhã, domingo (17), também às 9h, a comunidade de Campos receberá uma escola totalmente climatizada, que proporcionará conforto para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. A unidade escolar beneficiada é a Manoel Luiz. ..

Ascom Seduc

72° BI PARTICIPA DA 1ª VIRADA MULTICULTURAL DE JUAZEIRO

Logo mais às 8 horas, na Orla Nova, como parte das comemorações dos 133 anos de Juazeiro começa a 1ª Virada MultiCultural. Iniciativa da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura da Prefeitura Municipal o evento promete congregar mais de trezentos artistas das mais variadas vertentes até a manhã deste domingo, dia 17.

Dois palcos, praça de alimentação, stands e tendas para exibição dos trabalhos dos artistas, feiras de livros, de artesanato e de culinária foram montados no local. Para o público infantil serão oferecidas oficinas e revoadas de pipas, espetáculos circenses, barca das artes e muitas outras brincadeiras...

MOMENTO ENCANTADO EM BONFIM COMEMORA OS 21 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Desde a sua concepção, há 21 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vem determinando linhas de ação e conduta que a sociedade brasileira, em diversas esferas, deve adotar em benefício da população infanto-juvenil. Para comemorar essas duas décadas de existência do ECA e de seus desdobramentos, a Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveram nesta quinta-feira (14), na Praça Nova do Congresso, um evento lúdico, voltado para os estudantes da rede de ensino público do município.

O Momento Encantado, como foi intitulado, fez jus ao nome e ofereceu para as crianças presentes um mundo mágico de brincadeiras, palhaços e guloseimas. O prefeito Paulo Machado esteve na Praça Nova e ao lado do vice-prefeito Aurélio Soares e da secretária de Educação e Cultura Maria das Neves conversou animadamente com os pequenos estudantes que reagiram com risos aos gracejos do gestor.  ..

Ascom Bonfim

Implantação do Projeto Lindú é discutida em reunião

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira, participou na última quarta-feira (13), de reunião na Codevasf - Juazeiro para tratar da implantação do Projeto Lindú, que pretende beneficiar os pequenos agricultores do Baixo Salitre. A Prefeitura juntamente com a Codevasf, União das Associações do Vale do Salitre (UAVS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais conscientes da situação dos pequenos produtores que historicamente cultivavam na calha do rio e que agora estariam sujeitos a certa precariedade fundiária; decidiram pela criação de um projeto agrícola que contemple esses ribeirinhos, permitindo condições básicas para seu desenvolvimento. 

“O Projeto pretende respeitar e manter a cultura histórica regional, valorizando e fixando o produtor no entorno do Projeto Salitre como forma de mitigação dos impactos sociais gerados pela sua implantação”, informou o secretário Agnaldo Meira. O convênio assinado pela Prefeitura e Codevasf tem por objetivo promover a criação do projeto através da aquisição de áreas continuas e contíguas visando contemplar os pequenos agricultores locais. ..

Lene Radina Ascom Seadruma

Casa Nova realiza o 5º Enduro das Dunas da Copa Sertão de Enduro

A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, realiza hoje (15) e amanhã (16) o 5º Enduro das Dunas, da 3ª e 4º etapa da Copa Sertão de Enduro de Regularidade 2011. O evento motociclístico tipo rally acontece nas trilhas da região de Casa Nova, no sentido cidade às Dunas do Velho Chico, sob a supervisão da Federação Baiana de Motociclismo. 

De acordo com o secretário de Esportes, Itamar Rocha, enduro é uma modalidade fora de estrada de motociclístico. “É uma prova de regularidade que realiza-se num percurso de veredas, pistas ou estradas abertas à circulação normal”, diz. “Integradas ao percurso, encontram-se várias provas classificatórias, organizadas em locais fechados ao tráfego normal, sob quaisquer condições do tempo, na qual o desempenho do piloto é determinante para sua classificação no enduro”, explica o secretário de Urbanismo e organizador da prova, Fernando Marins. ..

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN

1ª Virada Multicultural de Juazeiro é amanhã (16)

A cidade continua em festa pelos 133 anos de Juazeiro e neste sábado, 16 de julho, a partir das 8h, na Orla Nova da Cidade, tem a 1ª Virada MultiCultura. O inédito evento promovido pela Prefeitura de Juazeiro, mediante ação da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) irá reunir cerca de trezentos artistas das mais variadas vertentes até a manhã do dia 17.

Um grande complexo com dois palcos, praça de alimentação, stands e tendas para exibição dos trabalhos dos artistas, feiras de livros, de artesanato e de culinária esta sendo montado no local. Para o público infantil serão oferecidas oficinas e revoadas de pipas, espetáculos circenses, contos de histórias na “Barca das Artes” e muitas outras brincadeiras...

(Com informações de Luiz Hélio Ascom Seiasc)

Rejeitadas as contas de Água e Esgoto de Sobradinho

Na sessão desta quinta-feira (14/07), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da EMSAE – Empresa Municipal de Serviços da Água e Esgoto, de Soibradinho, sob a responsabilidade Ednaldo José Soares da Silva, em função de irregularidades na utilização dos recursos municipais,no exercício de 2010.

O relator, Conselheiro Substituto Evânio Antunes Cardoso, imputou multa no valor de R$ 5 mil e recolhimento aos cofres públicos municipais a importância de R$ 3.735,48, referente desincorporação irregular do saldo de caixa...

Fonte: TCM

Inaugurado o Hospital Municipal da Criança em Juazeiro

Juazeiro completou 133 anos nesta sexta-feira (15) e quem ganhou o primeiro presente foram as crianças do município com a entrega do Hospital da Criança de Juazeiro, antiga Só Baby, a partir de agora administrada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde. A solenidade aconteceu durante a manhã na unidade hospitalar e reuniu, além do prefeito Isaac Carvalho e o secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, autoridades militares, presidentes de partidos, vereadores, equipe do governo e comunidade em geral.  

“Desafio maior será garantir um atendimento digno a população infantil. Este é o único hospital da criança na cidade e não pode ser fechado. Vamos continuar os serviços, mas com outro nível de qualidade, para manter uma estrutura moderna e com mais investimentos”, informou Ubiratana Pedrosa. O secretário de saúde completa as informações destacando a importância e a integralidade das ações do SUS e os avanços alcançados nestes quase 3 anos de administração. “São atendimentos ofertados para milhões de usuários com o propósito de melhorar e ampliar a assistência no país. Em Juazeiro o SUS tem avançado muito. Se compararmos com 2008 já podemos ver mudanças. Não vemos filas em hospitais, falta de leitos, atualmente fazemos mais de três milhões de procedimentos ao ano, desde as visitas domiciliares dos agentes de saúde aos atendimentos médicos, todas as unidades de saúde estão sendo substituídas por unidades próprias com mais conforto, espaço e as devidas qualidades técnicas, dentre outros”, ressaltou. ..

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

Estado convoca 2.353 candidatos aprovados no concurso da Educação

O Diário Oficial do Estado publicou, nesta sexta-feira (15), a convocação de 2.353 candidatos aprovados no concurso público para o cargo de professor do ensino fundamental e médio da rede estadual. Do total, 477 profissionais irão atuar em Salvador e região metropolitana. Os demais, 1.876 candidatos, serão distribuídos entre as 32 Diretorias Regionais de Educação (Direc) lotadas no interior da Bahia.

A convocação para provimento de vagas irá obedecer à ordem de classificação por Direc/Pólo e Disciplina. Nesta etapa, os 2.353 convocados deverão realizar os exames pré-admissionais, a cargo da Junta Médica do Estado, e apresentar na Secretaria da Educação (SEC) toda a documentação necessária para investidura no cargo, como está listado no capítulo 5 do Edital de Abertura.

Esta é a primeira convocatória realizada para o certame, que aprovou o total de cinco mil candidatos após a realização das provas discursivas e objetivas, além da avaliação de títulos. Os aprovados no concurso que excederem o número de vagas disponíveis irão integrar o cadastro de reserva.

O certame, realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB), sob a coordenação da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), é para o provimento de 3,2 mil vagas para o cargo de Professor Padrão P – Grau 1. Os profissionais terão carga horária de 20 horas semanais. ..

13ª Festa dos Pescadores de Sobradinho

A cidade de Sobradinho já vive a expectativa para a realização da 13ª Festa dos Pescadores que acontecerá neste sábado, dia 16, numa realização da Colônia Z - 026. Na programação que se inicia com uma missa de ação de graças às 08 horas na sede da colônia, estão previstos caminhada até o porto do Chico Periquito, passeios e competições de barcos envolvendo pescadores. Ainda nas margens do rio, acontecerão apresentações culturais e entrega de prêmios aos competidores. À noite, haverá festa dançante animada pela a Banda Os Caboclos e o Sanfoneiro Flávio Baião, na sede da entidade. 

A Festa dos Pescadores de Sobradinho já é uma tradição que se confirma como um dos mais animados eventos populares da cidade. Idealizada pelo saudoso Valdicio Rodrigues, falecido em janeiro 2010, a festa é considerada como um momento de entretenimento e de integração entre os pescadores e a comunidade, que nesse dia, lembra dos desafios enfrentados pelos profissionais da pesca que tanto contribuem com o desenvolvimento socioeconômico da Terra da Barragem. O presidente da Colônia de Sobradinho, Adolfo Pinheirio, se mostra animado em realizar, mesmo com algumas dificuldades, a festa que homenageia os pescadores, que junto com a Colônia, celebram com alegria esse importante momento que faz parte da história de Sobradinho...

Por Raimundo Fábio

POVO E AUTORIDADES PARTICIPAM DAS COMEMORAÇÕES DOS 133 ANOS DE JUAZEIRO

Bonita solenidade na manhã desta sexta-feira (15), em frente ao Paço Municipal, marcou o início das comemorações dos 133 anos de Juazeiro à elevação da categoria de cidade.

O hasteamento do pavilhão nacional e das bandeiras da Bahia e do Município, sob os acordes do Hino Brasileiro executado pela banda do 3° BPM, aconteceu com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, do Tenente-Coronel Helvétius Marques e do Major PM Sampaio, sub-comandante do Batalhão Sertanejo...

UNEB promove “Hora do Conto”

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Departamento de Ciências Humanas (DCH) e do Colegiado de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), realiza no próximo sábado (16) a “Hora do Conto” – uma atividade lúdica de estímulo a leitura e a escrita de crianças e adolescentes do Bairro São Geraldo e circunvizinhos.

Desenvolvida há cerca de dez anos, a “Hora do Conto” é uma meta do projeto de extensão Grupos de Estudos em Educação Infantil. A atividade é coordenada pela professora Selma Maria Campos Santos e realizada em parceria com alunos do curso de Pedagogia e voluntários interessados em escrita, leitura e brincadeiras voltadas para o público infanto-juvenil. ..

ZEZÉ DO GRUPO MATÉRIA PRIMA CONTINUA FORAGIDO

O delegado titular da Polícia Civil em Juazeiro, Flávio Martins, disse ao blog que continua foragido da justiça, José Carlos Alves dos Santos, conhecido como Zezé do grupo musical Matéria Prima. O mesmo assassinou a tiros no dia 28 de maio deste ano, Francisco José de Assis em um bar localizado na avenida principal do bairro Alto do Cruzeiro.

Decretada a prisão preventiva pelo Juiz de direito substituto da 1º vara crime, policiais civis após a decretação do mandado fizeram diligências, mas não conseguiram localizar o homicida que é considerado foragido da justiça. O delegado informou ainda que qualquer informação do seu paradeiro pode ser dada pelos telefones 197 ou 74-3613-8220, que funcionam 24 horas...

Domentário Vapor do Vinho é lançado com sucesso no 6° Salão do Turismo em São Paulo

No 6° Salão do Turismo - que acontece no Anhembi, em São Paulo (SP), até domingo, dia 17 de julho - tem o estande da Bahia, que oferece a revista " 26 Roteiros Turísticos da Bahia de Todos Nós" com sugestões de passeios por todo o estado. Além dos roteiros já apresentados pela Bahiatursa na edição de 2010, a publicação traz sete opções novas de turismo espalhadas pela Costa das Baleias, Costa do Dendê, Chapada Diamantina, Costa do Descobrimento, Costa do Cacau e Vale do São Francisco.

Ontem (14), foi exibido o vídeo do lançamento do Vapor do Vinho com apoio da Bahiatursa, Governo do Estado da Bahia, Sebrae Bahia, Prefeitura de Juazeiro e Vinícola Terranova em parceria com a barca Rio dos Currais, produzido pela DPJ Filmes. Foi um sucesso e em breve teremos muitos turistas que visitarão o Vale do São Francisco. (Vídeo enviado por Luís Rogério Rocha Pereira)...

CIA 1º ATO APRESENTA Ó PAÍ, Ó

O colorido dos casarões do pelourinho, o cotidiano dos moradores e a música baiana dos anos 80. Esses são alguns elementos, que, relacionados ao humor e o drama tornam o espetáculo teatral “Ó paí, ó” imperdível. A montagem da Cia 1° Ato de Teatro estará em cartaz a partir desta sexta-feira (15) às 20h no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro. A temporada segue até o domingo (17).

“Ó paí, ó” contará com um grande elenco de 25 atores, que em cena, representarão o modo irreverente de ser e sobreviver dos moradores e frequentadores do Pelourinho. O espetáculo foi inspirado no texto de Márcio Meirelles e no filme de mesmo nome. A produção teatral tem a direção geral de Devilles e direção musical de Rafael Medrado, e traz para o palco uma novidade, a trilha sonora, que será ao vivo, executada por músicos da banda A5...

Por Juliane Peixinho/ Cia 1º Ato

União recupera R$ 55 milhões desviados durante caso Lalau

A AGU (Advocacia-geral da União) divulgou nesta quinta-feira que obteve decisão favorável da Justiça para reaver R$ 55 milhões desviados durante a construção do Fórum Trabalhista de São Paulo para o Tesouro Nacional, entre 1994 e 1998. O escândalo levou à prisão do então juiz trabalhista Nicolau dos Santos Neves, o Lalau. A Justiça constatou que houve desvio de verbas públicas na obra, tocada pelo Grupo OK, que na época tinha o ex-senador Luiz Estevão como sócio. De lá para cá, várias ações foram ajuizadas, buscando a condenação e execução dos responsáveis pelo esquema.

Segundo a AGU, este é o maior recolhimento para os cofres da União já registrado, referente à recuperação de verbas desviadas em caso de corrupção. Os valores que serão transferidos estão depositados na Caixa Econômica Federal. A decisão que ordena essa transferência ainda está sujeita a recurso perante o TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região. O processo apura o desvio de R$ 169,5 milhões das obras do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de São Paulo. Lalau foi condenado pelo TRF a 26 anos, seis meses e 20 dias, em regime fechado, em maio de 2006, pelos crimes crimes de peculato, estelionato e corrupção passiva --o crime de formação de quadrilha já havia prescrito.

O ex-juiz, então, recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), que manteve a condenação. Desde agosto de 2007, ele cumpre prisão domiciliar. Lalau tem contas bloqueadas desde 1999. Em 2008, tentou liberar cerca de R$ 7 milhões de uma conta em Genebra, alegando ser de "herança não declarada". Em 2002, a AGU conseguiu sequestrar e vender um apartamento de Nicolau em Miami (EUA), também não declarado, por US$ 800 mil. (Com informações da Folha de São Paulo - Foto da Internet)..

Sintrab-Saúde minimiza negativa do pedido de registro sindical no Ministério do Trabalho

O SINTRAB/SAÚDE enviou nota ao blog esclarecendo matéria publicada esta semana sobre o arquivamento do Pedido de Registro Sindical no Ministério do Trabalho. Diz a nota:

A informação procede, porém é perfeitamente normal. Diversas entidades sindicais no Brasil, também já tiveram processo de registro arquivado recorreram ou deram entrada em novo processo e tudo ocorreu naturalmente; afinal de contas, estamos num país extremamente burocrático.

Outro exemplo de entidade que também teve seu processo arquivado, segundo a própria Delegacia  Regional de Trabalho foi o SINSERP, e isso nunca impediu a entidade de representar seus trabalhadores. E como já dissemos antes, outros sindicatos de servidores do município também não possuem...

Hospital Regional de Juazeiro comemora “DOIS ANOS NA PRAÇA”

Festejando seus dois anos de inaugurado pelo Governo da Bahia, o Hospital Regional de Juazeiro, gestão IMIP, realizou na última quarta-feira (13) o evento “HRJ - Dois anos na praça”. A ação, que aconteceu na Praça da Misericórdia, das 09:00 às 13:00, ofereceu diversos serviços de saúde à população, como vacinação, testes de glicemia e aferição de pressão, além de orientação médica e nutricional.

Recepcionados por funcionários de diversos setores do hospital (Emergência, Oncologia, Internação Domiciliar, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social) os transeuntes puderam se sentir mais próximos da unidade de saúde, tirando dúvidas sobre os serviços prestados no HRJ. “Essa foi uma ação muito legal, porque cuidou da saúde das pessoas, que muitas vezes não têm tempo de procurar um médico para pegar informações. Hoje aqui eu pude tirar muitas dúvidas sobre o câncer de próstata e aprendi mais sobre a importância de se realizar o exame” declara o autônimo Gilvan Ribeiro...

Ascom HRJ

Estudande da UNEB participa de maior evento científico do país‏

 
A estudante Adzamara Amaral, do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia, representará a instituição na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO).
 
A aluna apresentará, nesta sexta-feira, o trabalho científico “Mapeamento sobre a imprensa do Pólo Juazeiro-Ba e Petrolina-Pe (1901-1999): a construção de um Acervo”, desenvolvido sob a orientação da professora Andréa Cristiana Santos. O estudo discute a história da imprensa apresentando um mapeamento dos meios de comunicação e demonstrando sua evolução técnica, das primeiras tipografias à implantação do sistema televisivo na região.
 
Para a discente, é importante apresentar um trabalho no SPBC pelo evento reunir cientistas, professores e estudantes de todos as universidades do país e por valorizar o currículo acadêmico do estudante. Além disso, a reunião da SBPC interfere diretamente no debate sobre questões que determinam os rumos das políticas de Ciência e Tecnologia e da Educação no Brasil. (Com informações do Multiciência - Uneb)
..

COMPOSITOR DE SOBRADINHO TEM MÚSICA GRAVADA PELA BANDA CALCINHA PRETA

O jovem Francisco Meirelles, 27 anos é o autor da música "O Celular" e foi composta por ele há cerca de um mês. "Essa musica é muito importante para mim, pois ela foi feita num momento de muita tristeza e foi dela que tirei forças para compor", diz Meirelles.

Não é a primeira vez que uma banda grava composição do artista, em 2006 a banda Cavalo de Fogo da cidade de Petrolina gravou música de sua autoria. "Naquela época eu estava começando a colocar no papel meus sentimentos", relembra Meirelles, como gosta de ser chamado. Quando se fala em valores o compositor não revela quanto recebeu pelo trabalho. "O maior pagamento é o reconhecimento do meu trabalho, não é todo mundo que tem uma música no CD da Calcinha Preta", lembrou, prometendo que mais novidades virão por ai...

Por: Joanna Dourado (enviada pelo próprio compositor)