RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Médicos de Petrolina participam do Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

Na última semana aconteceu em Belém-PA o 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade no qual foram debatidos os avanços desta especialidade no Brasil, os desafios da Atenção Primária à Saúde e as perspectivas para os próximos anos.Para Izaías Francisco de Souza Júnior, Médico de Família da cidade de Petrolina e Coordenador do Curso de Medicina da UNIVASF, a participação em eventos como este é essencial. "Tivemos a oportunidade de debater novas propostas com médicos e professores de todo o Brasil. E o nome do da UNIVASF e do município de Petrolina tem chegado com força nestes espaços."

O Congresso contou com a participação de cerca de 4 mil pessoas de todo o Brasil e os grandes desafios apontados pelos participantes estão relacionados à interiorização da medicina em nosso país e à fixação dos profissionais nas unidades de saúde.
 
"Petrolina e o Vale do São Francisco despontam como pioneiros nesta discussão em nosso país. A residência em Medicina de Família e Comunidade da UNIVASF já formou quase 10 médicos de família na região e atualmente temos 16 residentes que passam por treinamento para que muito em breve possam ser grandes especialistas e contribuam mais ainda com os avanços da saúde na região" afirmou o Médico de Família de Petrolina e professor da UNIVASF Aristóteles Cardona Júnior. Também estiveram presentes no Congresso alguns residentes e estudantes da UNIVASF, representantes da Liga de Medicina de Família e Comunidade.
..

Moradores do Residencial São Francisco interditam BA-210 em protesto

Alegando que a paciência chegou ao fim os moradores do Residencial São Francisco liderados por Monalisa Kely Barbosa, interditaram a BA-210, em frente ao condomínio, na manha desta terça-feira (04).

"Estamos com este manifesto porque a prefeitura e a Caixa Econômica Federal nos colocaram aqui e nos abandonaram. Os esgotos estão entupidos, não há coleta de lixo há mais de uma semana, não temos segurança e a droga está imperando em todo residencial", protestou...

Ministério Público move Ação Civil Pública contra o Prefeito de Uauá por motivo de realizar 10 dias de festa

Muitos municípios da Bahia decidiram reduzir os dias de festa por conta da seca que assola o nordeste e em Uauá a escassez de chuvas traz sofrimento e muitos prejuízos. O prefeito de Uauá, Olímpio Cardoso, no entanto, fez diferente. Neste ano, mesmo com a falta de água e outros problemas oriundos da seca, promete fazer 10 dias de festa com bandas consideradas caras, a exemplo de Tairone Cigano, Flávio Leandro, Forró das Antigas e outras. 

Isto chamou a atenção do Ministério Público que decidiu mover uma Ação Civil Pública contra o município. Segundo o documento do Ministério Público, o município está passando por um período crítico de estiagem e não tem recursos para ajudar as famílias que sofrem com a seca. Tampouco irá receber dinheiro da Bahiatursa, Governo Federal ou de instituições Privadas para promoção de festas. O fato segundo o MP é uma contradição. Por isso, pediu a Justiça uma Antecipação de Tutela, medida emergencial com o objetivo de evitar que o dinheiro público seja desviado ou gasto de forma indevida. ..

Com informações de Adailton Santana

Colégio Dínamo comemora Dia Do Meio Ambiente com abraço simbólico no Parque Lagoa de Calú

O Colégio Dínamo realiza nesta quarta-feira (05), no Dia Mundial do Meio Ambiente, mais uma ação envolvendo alunos, professores e a comunidade com o objetivo de despertar a conscientização ecológica.

O projeto, que marca a passagem da Semana Internacional do Meio Ambiente, terá este ano o Tema “Abrace a Natureza”, com diversas atividades ambientais e culturais, além de um abraço simbólico no Parque Lagoa de Calú, em Juazeiro. “Esta é mais uma oportunidade de despertarmos nas pessoas da comunidade e nos alunos a importância de cuidar do Meio Ambiente, cuidando das praças, do ambiente mais próximo e por consequência, do nosso planeta”, disse Iria Souza, diretora do colégio...

Nativa Comunicação

I Sarau Itinerante: Sociedade Ativa marca os rumos da arte em Sobradinho

Há muito não se via em Sobradinho um evento de arte que envolvesse diversas manifestações culturais com requinte, elegância, respeito aos convidados e valorização ao trabalho do artista. O dia 1º de junho de 2013 deve ser lembrado como data que marca a trajetória de novos rumos para a arte na cidade. O nível profissional dos artistas deixou a plateia boquiaberta. As apresentações musicais levaram ao palco músicos que se destacaram em festivais, como: Magaiver Gama, Jonathan Andraws, Jeffesson Castro, abrindo espaço também para novos talentos – a dupla Fernanda e Jaqueline. O forró do Lunga e A Nega Maluca contagiaram os presentes no arrasta pé. A cada manifestação, um sucesso, a exemplo: o desfile de roupas feitas de material reciclado realizado pela Professora Regina e a Body Art do artista plástico Swilliam. O grupo de dança Movimento com Estilo deixou a todos perplexos com a performance robótica e os sincronizados passos do Hip-hop; no teatro a Trupe Artes e Risos divertiu crianças e adultos e as Meninas de Antonita fizeram refletir sobre os traumas infantis causados pelas várias formas de agressão. Além disso, pode-se prestigiar as exposições de artes plásticas e objetos artesanais de Paulino, Juliana, Ualison e Casa das Antonitas. A Associação de Artes Cênicas de Sobradinho em email ao Blog agradece a participação voluntária dos que contribuíram com o evento e deixa o convite antecipado para o próximo Sarau Itinerante: Sociedade Ativa, pois a comunidade carece de arte e sendo ela ferramenta de transformação social, deve alcançar os que mais necessitam. ..

Ministério da Saúde altera faixa etária da Campanha contra Pólio

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) tem início neste sábado (08), em todo Brasil. Este ano o Ministério da Saúde alterou a faixa etária das crianças que devem ser vacinadas. Na última campanha, em 2012, a faixa etária era de recém-nascidos a 4 anos, este ano passa para crianças entre 6 meses a  5 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina tem como objetivo imunizar, pelo menos, 95% desta população, tanto da zona urbana quanto rural. O percentual equivale a 23.588 crianças. A Campanha está em sua 34ª edição e há 23 anos o Brasil não registra casos da doença. ..

Secom PMP

São João da Bahia terá aplicativo especial com programação e informações

Principal festa do calendário de eventos do interior, ocorrendo simultaneamente com aqueles de médio e grande porte, em mais de 200 municípios, o São João da Bahia ganha um novo reforço em 2013. A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e a Bahiatursa lançam na próxima quinta-feira (6), no Sheraton Hotel da Bahia, em Salvador, um aplicativo para smartphones e tablets, com um variado conjunto de dados sobre a festa.

A ferramenta inclui informações importantes como a programação dos festejos em Salvador e em mais de 100 municípios, medidor de distância entre cidades baianas, curiosidades, receitas de comidas e bebidas típicas, guia de festas privadas, opções de empresas que realizam excursões e notícias sobre os festejos na capital e no interior. O aplicativo está disponível nos sistemas IOS, Android e Blackberry e pode ser baixado nas lojas virtuais. De acordo com a superintendente de Investimentos em Polos Turísticos e responsável pelos projetos de web da Setur, Clarissa Amaral, o objetivo dos dispositivos é orientar os baianos e turistas que forem curtir as festas de São João na capital e também no interior. “No aplicativo, estarão disponíveis a programação, notícias e serviços que são úteis para quem for pegar a estrada ou curtir os festejos no Pelourinho”.

Versão móvel ..

Secom BA

Melhores Sanfoneiros do Autêntico Forró Pé de serra estarão no Arraiá do Dadau

Está com saudade de uma legítima festa junina onde os acordes da sanfona, da zabumba e do triangulo garantem o arrasta pé a noite toda? Podem se alegrar, pois na segunda edição do Arraiá do Dadau o arrasta pé com o autêntico Forró Pé de Serra está mais do que garantido. O sanfoneiro Flávio Baião e seus convidados serão os responsáveis por muito xote, xaxado e baião enquanto durar a festa, das 20:30 às 02:00h.

Trazendo para o evento um repertório repleto de forró para todos os gostos, recheado com vários sucessos do Rei do Baião, Jackson do Pandeiro, Nando Cordel, Dominguinhos, Osvaldinho e outros, o sanfoneiro Flavio Baião, responsável pela produção musical do Arraiá do Dadau, disse que a proposta desta edição é superar a animação da anterior, se é que isso é possível. “Estou trazendo como convidados grandes nomes da nossa região como: Renam Mendes, Silas Souza, Adão de Rajada, Vanderlei do Nordeste, Almir do Buqueirão e Gervilson Duarte”, assinala Flávio, acrescentando que o repertório montado para o evento trará não só os clássicos dos festejos juninos, mas também as músicas do seu novo DVD gravado em Juazeiro no mês abril e com previsão de lançamento para o final deste ano. “Vamos fazer o melhor do forró e garantir a animação da festa”, sela o sanfoneiro...

Enfoque Comunicação

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco finaliza contratação de 22 obras hidroambientais com recursos da cobrança pelo uso da água

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre na quarta–feira (05/06), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF deu um passo importante para marcar, de forma efetiva, o seu comprometimento com a gestão de recursos hídricos do país. A primeira leva de 22 projetos hidroambientais financiados com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia do Velho Chico já se encontra em execução nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Cerca de R$ 20 milhões foram repassados pelo CBHSF visando o aumento da qualidade e quantidade da água da bacia do São Francisco e seus afluentes. Entre as ações que vêm sendo realizadas estão a construção de pequenas barragens para captação de água da chuva; cercamento de margens e nascentes para preservação ambiental;  adequação das estradas para melhorar a drenagem das águas da chuva e reduzir o assoreamento dos cursos d´água, além do trabalho de educação ambiental e mobilização social...

Assessoria de Comunicação do CBHSF

Simpósio da UNEB, em Juazeiro, discute a proteção dos recursos naturais

Começa amanhã a 2ª edição do Simpósio de Meio Ambiente e Agricultura (SiMAA), realizado pelo campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. O evento é uma homenagem ao dia mundial do meio ambiente, que é comemorado no dia 5 de junho. Este ano, o simpósio irá discutir sobre a “Proteção dos Recursos Naturais”. O II SiMAA acontece no Auditório Antônio Carlos Magalhães do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da UNEB. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição no local e horário do evento, que começa a partir das 8h. As vagas são limitadas e o valor da taxa de inscrição é de R$10.

O objetivo do II SiMAA é despertar no público a necessidade de desenvolver práticas agrícolas mais sustentáveis e levantar estratégias para a preservação  de recursos como a água, o ar, o solo, e toda a biodiversidade. O simpósio faz parte das atividades da disciplina controle de poluição na agricultura, ministrada pela professora Herbênia Cruz, e é planejado junto com os discentes do curso de Engenharia Agronômica através do apoio de instituições e empresas do Vale do São Francisco...

Luna Layse - Estagiária do Núcleo de Comunicação do DTCS - Campus III Uneb

Peça Teatral “Professoras Alucinadas” será reapresentada no Centro de Cultura João Gilberto

Após o sucesso da primeira temporada, a peça “Professoras Alucinadas – A insana arte de ensinar” será reapresentada na próxima quarta-feira (05), às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto. A comédia é baseada nos textos de Roberto Athayde e Luís Fernando Veríssimo e retrata com bom humor a realidade do ensino público brasileiro

As personagens Margarida e Girassol, representadas pelos atores Nilton Miranda e Ricardo Mattos, são professoras de escolas públicas e mostram os métodos de ensino, autoritarismo do professor, excesso de teorias e falta de compromisso dos governantes com a educação...

Campanha contra Pólio começou hoje em Juazeiro

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) começou hoje, dia 03 de junho em Juazeiro. A Secretaria da Saúde pretende imunizar 95% do públicoalvo da mobilização: crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos. O município possui atualmente 16,2 mil crianças nesta faixa etária. A Campanha em Juazeiro será encerrada dia 21 de junho. A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, da sede e interior. A mobilização maior (dia D) está marcada para o dia 08 de junho.

O secretário da Saúde, Cássio Garcia, chama a atenção dos pais com relação à necessidade da vacina. “É importante que os pais levem seus filhos para os postos de saúde para que recebam as gotinhas contra paralisia infantil, mesmo que eles já tenham sido imunizados. Não existem casos da doença em Juazeiro há 18 anos, mas o vírus ainda circula em países da Ásia e da África, por isso devemos estar atentos para que casos não voltem a acontecer na cidade”, comentou. ..

Por Vânia Castro/SESAU

ESTUDANTES DE JORNALISMO DA UNEB\JUAZEIRO COBRIRÃO JOGOS DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, EM SALVADOR

 

 

No último mês de novembro, a SECOPA (Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014), em parceira com a UNEB (Universidade do Estado da Bahia), anunciou o resultado de um Edital do programa Legados da Copa e o projeto Chuteiras Fora de Foco foi um dos 14 aprovados. Em síntese, o projeto prevê a formação em Jornalismo Esportivo de 12 estudantes de Comunicação Social, Jornalismo em Multimeios, da UNEB, do Campus III (Juazeiro) para a cobertura de dois jogos, em Salvador\BA, da Copa das Confederações...

Ascom Uneb Imagem da Internet

LOCUTORES DA RÁDIO COMUNITÁRIA LUZ DO SERTÃO FM DE UAUÁ INICIAM CURSO DE FORMAÇÃO

Aconteceu quinta-feira, dia 30/05, no Centro Comunitário de Uauá, na Praça São João Batista, o curso de Iniciação à Rádio Comunitária. O curso contou com a participação expressiva dos locutores e diretores da Rádio Comunitária Luz do Sertão FM com objetivo de proporcionar aos locutores e diretores um maior conhecimento sobre os objetivos e a utilização desse tão importante meio de comunicação.

O curso teve início com a palavra do presidente, Francisco-Prolepses, e, logo após, uma dinâmica de apresentação, bastante elogiada pelos locutores. No momento de reflexão, os locutores explanaram sobre a comunicação e os objetivos que os levaram até a rádio comunitária...

"Queimadas" nas proximidades da estrada da Adutora colocam donos de chácaras em alerta

Segundo a Enciclopédia Livre Wilipédia "Queimada" é uma prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso do fogo de forma controlada que as vezes pode descontrolar-se e causar incêndios em florestas, matas e terrenos grandes.

Este final de semana um leitor que tem propriedade na estrada da Adutora enviou fotos dando conta de um crime que vem sendo praticado a cada final de semana e feriados, às margens da BR-407: são as queimadas que além de por em risco as demais propriedades, em caso de descontrole, bem como a fumaça que invade a pista pode levar a um acidente de graves proporções na referida BR. O leitor ainda questiona pelas entidades e órgãos de proteção ambiental em Juazeiro...

Em evento muito concorrido AMF inaugura escritório central em Juazeiro

Uma solenidade bastante concorrida marcou a inauguração sexta-feira (31) do escritório central da empresa AMF Empreendimentos, no bairro de Piranga, em Juazeiro. O evento que contou com a presença do prefeito Isaac Carvalho, do deputado Roberto Estadual Roberto Carlos, de Pedro Alcântara representando o Governo do Estado, vereadores, empresários, imprensa, dentre outros segmentos, marcou o lançamento do loteamento Nova Juazeiro, ainda em fase de implantação nas proximidades da BA 210, sentido Rodeadouro, no município.

Carlos Gilberto, um dos sócios da AMF, ressaltou durante sua fala a importância do empreendimento que deve disponibilizar milhares de lotes para famílias de baixa renda na região, destacando dentre essa facilidades o preço fixo das mensalidades: “O vendedor de picolé, a doméstica, os trabalhadores informais vão ter a oportunidade de ter seu lote, pagando pouco e tendo a certeza de que não terá dificuldades no fim do contrato, que tem preço fixo e está disponível para qualquer pessoa que tenha identidade e endereço fixo”, destacou...

Fotos Repórter Fotográfico Ivan Cruz (Jacaré)

Lançamento do livro "Pouso do Verso"

Na próxima sexta-feira, dia 07, às 18 horas, na EFEJ (Escola de Formação de Educadores de Juazeiro) localizada na rua Agostinho Muniz 1010-A no bairro São Geraldo, acontecerá o lançamento do livro de poesias "Pouso do Verso" dos autores Edmar Gomes e Sônia Alves. Em email ao Blog a poetisa Sônia Alves expressa amor à sua terra e as raízes nordestinas. Confira:

Geraldo José,..

Rede de esgotamento sanitário do Residencial São Francisco provoca problemas de saúde no Alto da Aliança

A comunitária Helena de Souza do bairro Alto da Aliança esteve sexta-feira (31) no programa Geraldo José na Transamérica FM, oportunidade em que denunciou ter sido infeccionada por mosquitos oriundos da rede de esgoto a céu aberto proveniente do esgotamento sanitário do Residencial São Francisco.

Não é a primeira vez que a comunitária denuncia o problema, porém desta vez ela pegou forte contra quem deveria defender a sociedade. "Parece que o Ministério Público está literalmente cego. Não é de hoje que a gente denuncia esse descaso e o órgão nada faz", reclamou...

Cientistas constatam a presença de fóssil de animal pré-histórico em Corrente (PI)

Indícios sugerem que trata-se de animal da Era do Gelo

Cientistas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) estiveram em Corrente durante esta semana realizando estudos e coletando amostras de um fóssil pré-histórico encontrado na localidade de Riacho Grande, interior do município. São eles o Zoólogo Dr. Paulo Auricchio, o Paleontólogo Dr. Juan Cisneros, a Arqueóloga e Mestrando em Palentelogia Mayana de Castro e a Bióloga Dra. Cláudia Madella...

Enviado pelo Portal Corrente (PI)

Carro-bomba mata ao menos oito pessoas em Damasco, na Síria

Pelo menos oito membros das forças do regime de Bashar al-Assad foram mortos pela explosão de um carro-bomba no subúrbio de Yobar, em Damasco, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos. O ataque foi feito por um suicida perto da estação de polícia em Yobar, no nordeste da capital. Até agora, os meios de comunicação oficiais sírios ainda não confirmaram o ataque.

A explosão coincidiu com intensos combates entre tropas no bairro do regime e os rebeldes, disse a organização. Ontem à noite, outras áreas da periferia de Damasco como Asala, Hajar al Aswad, Muadamiya e Yabrud foram bombardeadas...

G1