RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Variadas

Aumentar produção pecuária é estratégico em projeto da Embrapa e da CHESF

O aporte de tecnologias no setor pecuário é uma das medidas com potencial para dinamizar a economia de Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Sobradinho, municípios baianos localizados no entorno do lago formado pela Barragem de Sobradinho. Com um rebanho que soma 174.422 cabeças de bovinos, 452.119 de ovinos e 1.030.167 de caprinos, o aumento dos índices de produtividade terá conseqüência quase que imediata na melhoria da renda e na qualidade de vida dos agricultores e de suas famílias, destaca o engenheiro agrônomo Rebert Coelho Correia, pesquisador da Embrapa Semiárido.

Capacidade - À frente do projeto “Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA”, Rebert coordena um conjunto de iniciativas voltadas para estruturar as propriedades com reservas forrageiras e principalmente, estimular os agricultores a manejarem seus rebanhos com base em conceitos como o de capacidade de suporte, baseado na alimentação. “O objetivo é mudar o caráter extensivo da criação animal nesses municípios. Se os agricultores melhoram o desempenho dos sistemas de criação pecuária, não temos dúvida da repercussão positiva da atividade sobre a economia, a geração de renda e, principalmente, na qualidade de vida das famílias”, afirma. ..

Marcelino Ribeiro Ascom Embrapa Semiárido

CEPREV É CONVIDADO A AJUDAR NA CRIAÇÃO DE CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA DEPENDENTES QUIMICOS EM SALGUEIRO–PE

O CEPREV - Centro de Recuperação de Dependentes Químicos que funciona em Juazeirohá mais de sete anos foi convidado a contribuir na criação de uma entidade semelhante no interior de Pernambuco. Quinta-feira (14), o presidente do CEPREV, Robson Vieira Pereira e o diretor JailsonBatista, visitaram o Sítio Lagoinha, local onde irá funcionar o centro de recuperação Recomeçar. O sítio fica a 12 quilômetros de Salgueiro.

Além da visita a casa, ogrupoainda teve reunião com o prefeito Marcones Libório e responsáveis de movimentos e da sociedade organizada para apresentar o projeto da organização.As dependências passarão, inicialmente, por reformas. “Será um local que irá receber homens de várias localidades, principalmente pessoas que são da região do Sertão Central e que precisam e querem se livrar da dependência”, destacou Ednaldo Barros solicitando o apoio da população para a reforma do local...

Site de entretenimento Portal Zap é homenageado no Baile das Personalidades 2011.

O já tradicional evento Baile das Personalidades promovido pelo colunista social Gileno Dias, aconteceu neste sábado (16) na Chácara Bougainville. Diversas personalidades de vários segmentos receberam o prêmio que reconhece o trabalho dos mesmos em suas áreas, o Portal Zap marcou presença e também foi homenageado no evento. "É muito importante ser reconhecido, ainda mais por pessoas que nós sabemos que fazem a diferença na região, que estão sempre antenados que é o caso do Gileno. Esse prêmio dá um gás ainda maior para continuarmos nessa crescente e trazer sempre mais diversão para o nosso público." disse Bruno Lopes, diretor do Portal que representou todos da equipe do site.

Bruno Lopes recebendo o certificado das mãos de Gileno Dias..

Compesa realiza novas interligações no bairro Vila Eduardo em Petrolina

Com o objetivo de reforçar o abastecimento e regularizar as pressões da área a Compesa estará nesta terça feira (19), a partir das 8 horas, realizando intervenções no bairro Vila Eduardo. No local serão executados os serviços de interligação na rede de 300 milímetros de diâmetro da Rua da Imperatriz. Durante a realização dos serviços o abastecimento será paralisado nos bairros: Vila Eduardo, Nova York, Alto Cheiroso, Vila dos Imbiras, Vila dos Ingás, Condomínios Iate Clube, Água Viva e Sol Nascente, Vila dos Oficiais, Jatobá, Fernando Idalino e Henrique Leite. A previsão é de que o sistema seja reativado a partir das 18h, quando será iniciado o processo de regularização do abastecimento. A companhia estabelece um prazo de 48 horas para que o sistema seja totalmente normalizado. ..

Ascom Compesa Foto Ilustrativa

Unimed VSF oferece palestra e exames no Dia Internacional do Homem

Para comemorar o Dia Internacional do Homem, sexta-feira (15), a Unimed Vale do São Francisco ofereceu aos seus colaboradores uma palestra sobre a saúde do homem, realizada no auditório Dr. Alírio Brandão – sede da cooperativa médica. Durante o evento os funcionários também puderam aferir a pressão arterial e verificar a taxa de glicemia e a circunferência abdominal. Com o tema: Reflexões sobre a saúde masculina, o clínico infectologista, Luiz Gustavo, falou sobre as causas mais frequentes de morte dos homens, desde a infância até a senilidade. “Algumas pesquisas afirmam que o organismo do homem é mais frágil, por isso, na infância, por exemplo, os meninos são menos resistentes às doenças infectocontagiosas, assim como os idosos sofrem mais com a incidência de cânceres”, comenta. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que a expectativa de vida do homem é, em média, oito anos menor que a da mulher. “Os homens morrem mais porque vão menos ao médico e abusam dos maus hábitos como o tabagismo e o sedentarismo. Além disso, também verificamos a incidência de fatores externos como acidentes e a violência”, explica Luiz Gustavo. De acordo com a pesquisa só em 2009, no Brasil morreram 471.389 mil mulheres e 631.225 mil homens e as principais causas da mortalidade masculina são as doenças isquêmicas do coração, as cerebrovasculares e os homicídios...

Clas Comunicação

Ranilson Ramos visita Bodocó e se reúne com produtores de queijo locais

O prefeito do município de Bodocó, Brivaldo Alves, recebeu a visita do secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranilson Ramos, no domingo (10) para assinatura de um convênio destinando recursos para a terceira edição da Expoleite. Hoje (17), o secretário visitou novamente a cidade, desta vez, acompanhado da gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, para uma reunião com todos os produtores de queijo de Bodocó. A reunião aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI).  Logo após, eles visitaram duas fábricas de queijo, além de conhecer a implantação do Programa Balde Cheio no município. Ranilson elegeu como prioridade realizar a reunião em Bodocó antes mesmo da Audiência Pública, que acontecerá no próximo dia 20 na Câmara de Vereadores de Petrolina, com a presença do Ministério Público, onde serão tratados os problemas relacionados à comercialização de queijos em Petrolina. ..

14 personalidades receberam o título de cidadania uauaense sexta (15)

A Câmara de Vereadores realizou sexta-feira (15), sessão solene para a entrega de títulos de cidadania uauense a diversas personalidades. A solenidade aconteceu, no Plenário Pedro Ferreira Sobrinho, na sede do Poder Legislativo Municipal, localizado na Praça São João Batista. Os Vereadores destacaram a importância de cada título concebido aos filhos adotivos de Uauá. O prefeito Jorge Lôbo e o vice Pepé, prestigiaram a solenidade. Os novos cidadãos uauaenses homenageados usaram a tribuna e agradeceram a comenda. O acontecimento foi encerrado com as palavras do Presidente da Câmara, Vereador João Alves, que agradeceu a todos pela presença e colaboração.

Homenageados:

Alex dos Santos Andrade
Antônio Carlos Santos Moura
Cosme Alves dos Reis
Domingos Caetano da Silva Neto
Dr. André Andrade vieira
Edson Lopes do Couto
Gildemar Sena de Oliveira
Hélio Alves Cardoso de Assis
Jeová de Santana Almeida
Josivan bezerra de Araújo
Miguel Andrade de Jesus
Orlando mota Sampaio
Prof. Roberto Nunes Dantas
Prof. Manoel Antônio dos Santos Neto
..

Informações e Fotos: Ferinha/do umbuzada.com

Acidente com ônibus da banda 14 Bis mata uma pessoa em MG

Um acidente com o ônibus da banda 14 Bis matou uma pessoa na manhã deste domingo (17) na BR-381 em Caeté, na Região Central de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros não soube informar se os cantores do conjunto estavam no veículo.

De acordo com os bombeiros, outras três pessoas foram atendidas no local e levadas para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. Ainda segundo os bombeiros, o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo e caiu em uma ribanceira...

G1 (Foto: Sylvio Coutinho/14bis.com.br)

13ª Festa do Pescador movimentou Sobradinho

Sobradinho teve dia bastante movimentado neste sábado, 16, com as comemorações do Dia do Pescador. A festa, na sua 13ª edição, contou com a presença de caravanas de praticamente todas as colônias de pescadores do Vale do São Francisco. A comunidade do Rodeadouro, em Juazeiro, marcou presença levando quase uma centena de pessoas em barca muito animada e ao som do “Samba de Véio.”

A programação, que se iniciou com missa celebrada na igreja local, culminou com atividades às margens do Rio São Francisco, com competições, apresentação do “Samba de Véio” e muito forró, à noite, com o sanfoneiro Flávio Baião...

Bodocó realiza 24º edição dos Jogos Escolares

“Bodocó, orgulho de um povo que pratica esportes e elege campeões”, sob este slogan a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza a 24ª edição dos Jogos Escolares de Bodocó (Joesbo). Quatorze escolas, entre elas, duas estaduais, duas da rede privada e doze municipais, participarão das atividades que buscam incentivar cada vez mais a prática de esportes no município.

A solenidade de abertura do evento será realizada na próxima segunda-feira (18), às 19 horas, na Quadra Poliesportiva Francisco Rodrigues Cunha, localizada no bairro São Francisco. Na ocasião, haverá composição de mesa das autoridades, apresentação das delegações, entrada do fogo simbólico dos Jogos Escolares, juramento do atleta, além de apresentações culturais. Futsal, handebol, voleibol, basquete, futebol, provas de atletismo, natação e xadrez integram as modalidades desta edição.

Para o secretário municipal de Educação, Ronaldo Menezes, os Jogos Escolares proporcionam a integração entre os jovens e crianças do município e estimulam a prática saudável de esportes. “Os Jogos Escolares proporcionam a integração entre os nossos jovens e crianças, que, unidos pela prática saudável de esportes, mostram ainda o bom desempenho. É através dos jogos municipais, que os nossos futuros atletas se desenvolvem, podendo representar, de forma bastante positiva, o município de Bodocó em outras cidades e regiões”, disse Ronaldo...

Ascom Bodocó

Sustentabilidade agrícola em pauta no Perímetro Nilo Coelho

A agricultura sustentável foi o tema da Semana do Meio Ambiente 2011 promovida pela Codevasf e a Plantec, empresa responsável pela assistência técnica e extensão rural nos perímetros de irrigação Senador Nilo Coelho e Bebedouro em Petrolina. O evento, realizado quinta-feira (14) no Nilo Coelho, também contou com o apoio do Banco do Nordeste, Embrapa Semiárido, Consea Orgânico, SEBRAE, os Distritos de Irrigação d Nilo e Bebedouro (DINC e DIPIB) e lojas de insumos agroecológicos da região.

Cerca de 300 produtores freqüentaram as estações onde participaram e palestras e assistiram às demonstrações práticas sobre caldas orgânicas, compostagem e coquetéis. Estreante numa Semana do Meio Ambiente, o agricultor Jacinto Pereira Lima, do N6, relata que vai aprofundar os conhecimentos para exercitar práticas sustentáveis no seu lote agrícola, onde já coco, banana e goiaba. Segundo o gerente de Irrigação da Codevasf em Pernambuco, Luiz Manoel de Santana, o cenário contemporâneo tem exigido cada vez mais a produção e comercialização de alimentos mais saudáveis. “Além da redução de gastos, por exemplo, a agricultura sustentável também gera bons indicadores socioambientais com a preservação dos recursos naturais”, destaca Santana...

Ascom Codevasf 3 SR

Petrolina: Capacitação do Banco do Empreendedor iniciará nesta segunda-feira

Potencializar os beneficiários do Bolsa Família para a geração de renda é o objetivo com que o Banco do Empreendedor inicia a capacitação sobre Educação Financeira entre os dias 18 e 21 de julho, das 14h às 17h, no Centro de Referência de Assistencial Social (CRAS) Dom Avelar, localizado na Avenida da Harmonia, nº 17. Com 50 vagas, o curso terá aulas teóricas e práticas de economia e será ministrado pela instrutora Cléa Pulsa. A capacitação é direcionada para os beneficiários dos bairros atendidos pelos CRAS São Jorge e Dom Avelar: Santa Luzia, Lagoa Seca, Antônio Cassimiro, Vila Eulália, Km 2, Dom Malan, Areia Branca, Vila Aparecida, Terra do Sol, São Jorge, Dom Avelar, IPSEP, Vila Rotary, Padre Cícero, Mandacaru, Loteamento Recife, Vila Marcela, Projetos N6, N7, N8, N9, N10, N11, N12 e Projeto Maria Tereza. 

Lançado no final do mês de abril, o Programa Banco do Empreendedor de Petrolina é o primeiro no estado de Pernambuco e tem como finalidade oportunizar micro e pequenos empreendedores do município a terem acesso a empréstimos sem burocracia e de forma acessível. O Programa é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina em parceria com a Agência de Crédito, que é habilitada pelo Ministério do Trabalho. Os interessados em mais informações podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), pelo telefone 87 3867-4164. A sede da Sedest está localizada na Rua Valério Pereira, 515, Centro. ..

Natália Carneiro Secom PMP

CONTRA A MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA SENHOR DO BONFIM INSTITUI CÂMARA TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS

Com a finalidade de desenvolver ações que reduzam o índice de mortalidade infantil em Senhor do Bonfim, foi instituído esta semana a Câmara Técnica Municipal de Investigação de Óbitos Infantil, Fetal, Mulheres em Idade Fértil – MIF e Maternos.

A cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, o secretário de Saúde do município, Francisco Lustiago empossou os membros da 1ª Diretoria da entidade, formada por representantes, titulares e suplentes oriundos da Saúde, tais como: Vigilância epidemiológica, Área técnica de saúde da mulher e da criança, Atenção básica, Programa Saúde da Família, Programa Agente Comunitário de Saúde, Atenção hospitalar, Informação em saúde, Auditoria e Regulação, Núcleo de Educação Permanente e médicos obstetra, pediatra e clínico...

Ascom Bonfim

Alunos de Engenharia Elétrica lançam livro de Eletrônica Analógica

Os alunos do 8º período do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco- Univasf, Vital Pereira Batista Junior e Quelle Gomes dos Santos lançaram esta semana o livro “Experimentos de Eletrônica Analógica - Diodos, Transistores e Amplificadores Operacionais”. A publicação trata de experimentos de eletrônica analógica realizados no Laboratório de Eletrônica Digital da universidade, sob a orientação do professor Isnaldo Coelho.

O livro é o resultado de simulações desenvolvidas durante a disciplina Eletrônica Analógica, ministrada no 6º período do curso. São oito capítulos com experimentos que verificam a aplicação prática dos componentes estudados. A estudante Quelle dos Santos, uma das autoras da obra, sente um misto de satisfação e dever cumprido ao ver o trabalho publicado. “Quando a gente percebe que tudo que estuda na disciplina pode ser aplicado na prática, o aprendizado aumenta”, complementou Quelle.

Este é o segundo livro publicado pelos estudantes. Em Abril deste ano, Quelle, Vital e mais outros dois alunos do Engenharia Elétrica, Lucas Pires e Rafael Lima, lançaram “Experimentos e Sistemas de Controle”. O trabalho também foi desenvolvido em uma disciplina do 6º período do curso, neste caso, Laboratório de Controle I, com a orientação do professor Eduard Montgomery. Para o estudante Vital Pereira, as publicações representam uma importante contribuição para a formação dos profissionais da área. “O Brasil tem muitos bons livros teóricos de engenharia elétrica, mas a área de experimentos ainda é pobre. Com estes trabalhos, nós decidimos compartilhar as informações para colaborar no desenvolvimento dos estudos práticos de estudantes de todo o país”, concluiu Vital. “Experimentos de Eletrônica Analógica - Diodos, Transistores e Amplificadores Operacionais” pode ser adquirido através do link abaixo.
  ..

Por Fabíola Moura

Teatro de fantoches homenageia o ECA no HDM

Em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o serviço social e a terapia ocupacional do HDM realizaram quinta-feira, apresentações de teatro de fantoches abordando temas ligados à violência física, psicológica, sexual e a negligência contra a criança e o adolescente.

A peça teatral foi dividida em quatro cenas que mostraram de forma lúdica  situações do cotidiano de violência contra a criança e adolescente. “É muito importante que a temática da violência seja abordada em espaços diversos, inclusive dentro do hospital onde os profissionais de saúde precisam identificar situações de violência e notificar”, explicou a coordenadora de Serviço Social do Hospital Dom Malan, Carla Theóphilo.

A apresentação aconteceu na brinquedoteca do Hospital e foi apreciada por crianças internadas na pediatria e seus acompanhantes. “Achei importante o que foi mostrado com os bonecos, porque abriu nossa mente para muita coisa. A partir de agora, vou ficar mais atenta a tudo que acontece em minha casa e com meus filhos”, avaliou a dona de casa Maria Joelma da Silva moradora de Juazeiro que acompanhava o filho de seis anos. ..

Ascom HDM

Idosos apresentam resultados de Conferência em Lago Grande

Cento e sessenta participantes, entre representantes do poder público, sociedade civil e convidados, compareceram quinta-feira (14) à Escola Santa Maria para a I Conferência Municipal do Idoso de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco/PE). Os trabalhos foram coordenados pela secretária municipal de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Mônica Pereira. Entre os resultados do encontro, foram propostos políticas intersetoriais de atenção ao idoso com a presença do Município, Estado e União bem como o fortalecimento do Conselho do Idoso no município. 

Outros eixos apresentados foram a elaboração de um projeto de formação continuada e de alfabetização para quem já passou de 60 anos no município, além da realização de cursos diversos voltados para ampliar o conhecimento e manter o idoso em constante atividade. Mônica revela que na questão da saúde, foi proposto que as unidades de saúde do município passem a ter profissionais voltados para este publico especifico, com geriatras, psicólogos, enfermeiros preparados para atender o idoso e a idosa. ..

SEDETE-ASS. DE IMPRENSA FOTO ISAEL DIAS - DIVULGAÇÃO

Vitivinicultura e enoturismo são temas de seminário na Fenagri 2011

Considerado o segundo pólo vitivinicultor do Brasil, com uma produção anual de oito milhões de litros de vinhos finos, o setor do agronegócio voltado à vitivinicultura do Vale do São Francisco será debatido durante a 22ª edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada - Fenagri 2011. O Seminário Regional da Vitivinicultura e Enoturismo será realizado pelo Sebrae em parceria com a prefeitura de Juazeiro no dia 29/07, a partir das 17h, no estande do Sebrae -  pátio externo da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, em Juazeiro-BA,  com acesso livre ao público. 

Durante o seminário será abordada a agenda estratégica da viticultura, vinhos e derivados, o programa de desenvolvimento da cadeia produtiva de vinhos, sucos e espumantes e o diagnóstico de enoturismo no Brasil com enfoque no Vale do São Francisco.Estão sendo esperados, entre outros especialistas no segmento, o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani e a coordenadora dos projetos de fruticultura e vitivinicultura do Sebrae, Lea Maria Lagares. ..

Clas Comunicação

EMPOSSADA NOVA DIRETORIA DO SINDICATO RURAL DE CURAÇÁ

A posse da nova diretoria e conselho fiscal do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá – STR - aconteceu ontem (15), na sede da Sociedade dos Vaqueiros, logo após a leitura do Termo de Posse, feita pela advogada da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia – FETAG, Thaís Elislaglei. Ela presidiu a Junta Governativa que estava gerenciando o STR durante parte do processo Eleitoral, que começou em julho do ano passado e teve algumas intervenções da Justiça, as quais terminaram atrasando muito a eleição realizada no último dia 10 (domingo passado). 

“Foi um processo eleitoral conturbado, mas eu vim como o compromisso da FETAG em organizá-lo, evitando mais ações na Justiça. Proponho à nova diretoria que se faça uma reforma no estatuto, pois muitas brechas dele favoreceram estes problemas no processo eleitoral”, frisou a advogada. Estavam presentes no evento muitos trabalhadores rurais de Curaçá, além de alguns vereadores, representantes sindicais do Município e também de Juazeiro. ..

Por Maurízio Bim Revista Cura’Saae e Blog asscurralvelho.blogspot.com

Centros Sociais Urbanos fortalecerão ações sociais

Coordenadores dos 32 Centros Sociais Urbanos da Bahia (CSU) e do Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC) estarão reunidos, nesta segunda-feira (18), para discutir as novas diretrizes de trabalho que devem ser adotadas nos Centros. O encontro, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), acontecerá no CSU de Narandiba, das 8h às 18h, e contará com a presença do secretário Carlos Brasileiro.

A reunião tem como objetivos: iniciar os processos de definição da identidade dos CSUs diante das agendas do Governo Estadual, mostrando como os Centros podem fortalecer o cumprimento dos programas de combate à pobreza, Pacto Pela Vida e Todos Pela Alfabetização – TOPA, e reordenar e qualificar os serviços já oferecidos por esses equipamentos, como atenção ao idoso, cursos de qualificação profissional e práticas esportivas...

JAGUARARI INAUGURA BASE DO SAMU 192

O prefeito de Jaguarari, Antonio Nascimento, através da Secretaria de Saúde, promove na manhã deste sábado (16), a partir das 10 horas, a inauguração da BASE DO SAMU 192. A base do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência fica próximo ao posto de saúde da sede e estará integrado  à rede do Território Piemonte Norte do Itapicuru que reúne ainda os municípios de Senhor do Bonfim, Pindobaçu, Itiúba, Antônio Gonçalves, Ponto Novo, Andorinha e Campo Formoso. A solenidade presidida pelo prefeito contará ainda com a presença de vereadores, autoridades civis e militares, secretários municipais e populares. ..