Foram encontrados 167 registros para a palavra: secult

Secretário de Obras apresenta projeto de revitalização do Parque Lagoa de Calú à equipe da Seculte

Com o objetivo de apresentar o projeto de reforma do Parque Lagoa de Calú à equipe de gestores da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (Seculte) o secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (26), o titular da pasta, Sérgio Fernandes e o superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco.

“Uma das propostas de governo do prefeito Paulo Bonfim é o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a potencialização do esporte e da cultura e para isso precisamos de espaços adequados. O parque Lagoa de Calú é um desses espaços, o município sempre esteve ciente dessa necessidade de revitalização do espaço, mas existiam necessidades mais urgentes como educação, abastecimento, saneamento. Agora estamos dando início a recuperação das praças e espaços públicos. O projeto já está pronto e será iniciado em breve”, destacou o secretário Anderson Alves...

Primeira plenária do Conselho de Cultura conta com a presença do gestor da SECULT

O Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro realizou na última sexta-feira, 13 de janeiro, a primeira plenária e contou com a participação do Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Sérgio Fernandes, do Superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias e do Presidente da Casa dos Conselhos, Roosevelt Duarte.

O Presidente do Conselho de Cultura, Elder Ferrari destacou as ações realizadas em 2016 e disse que houve vários avanços na construção do Plano Municipal de Cultura. "Esse é nosso maior desafio, pois representa uma etapa para implantação do sistema de cultura juntamente com a criação do fundo de cultura que possibilitará a classe sair do papel de pedinte". Ele explicou como funciona os recursos do fundo de cultura e pediu a participação e empenho de todos os Conselheiros para priorizar a finalização do Plano. Solicitou do Secretário Sergio Fernandes colaboração e agilidade nos processos referentes às leis de criação do fundo de cultura que já foram encaminhados à Procuradoria. "A construção do Plano de Cultura, a sistematização da política pública de cultura será um passo gigantesco para a gestão que conseguir colocar em prática"...

Bahia: Secult abre inscrições para contratações artísticas no Carnaval 2017

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia abre a partir da próxima segunda-feira, 28 de novembro, as inscrições para os projetos Carnaval do Pelô e Carnaval Pipoca 2017. O prazo final é 20 de dezembro de 2016. O formulário de credenciamento e o regulamento completo estão disponíveis no site da SecultBA. O recebimento das propostas será no Palácio Rio Branco - Centro, de 9h às 12h e 14h às 17h.

Carnaval Pipoca..

Programação especial festeja aniversário de espaços culturais da Secult

Entre o final de agosto e durante o mês de setembro, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) celebra o aniversário de três de seus espaços culturais. O Cine Teatro Lauro de Freitas, Casa da Música e Teatro Dona Canô preparam uma programação especial a fim de valorizar a produção cultural dos seus territórios. São diversas as atrações que marcam presença nos palcos dos espaços, com classificação livre e entradas gratuitas.

Na segunda-feira (29), às 18h, o Cine Teatro Lauro de Freitas celebra seus 33 anos de história. Na programação, os alunos dos projetos “Lauro + Dança” e “O Corpo em Movimento” apresentam o resultado de suas aulas de dança. O grupo Orooni também marca presença com sua performance percussiva e, na sequência, o espetáculo teatral “A Gazeta do Palhaço” apresenta uma divertida e desafiadora aventura. O momento final será marcado pela inauguração do Mural Aberto 3ª Bienal da Bahia, assinado pela artista plástica Hilda Salomão.

Cercada pela Lagoa do Abaeté há 23 anos, a Casa da Música prepara para o público um mês totalmente dedicado à comemoração de seu aniversário. Entre as atividades, estão a exposição “A Casa dos meus Sonhos”, de 3 a 30 de setembro, das 9h às 17h; exibição dos filmes ‘Meu amor’ e ‘Anunnaki’, nos dias 9, 23 e 30 de setembro, às 18h; um luau, ação dentro do projeto ‘Viva Abaeté’, no dia 16, às 16h; e Sabadeira Musicada, dia 24, às 14h, com a realização da oficina ‘Muita Música’, com o professor Fábio Shiva.

Já em Santo Amaro, no dia 14 de setembro, às 18h30, o Teatro Dona Canô, que completa 15 anos, convida a Filarmônica Filhos de Apolo para abertura da celebração. O evento ainda traz a presença do Núcleo de Dança Mahadevi, o Grupo Swing Dance e Stylo Corpo, o músico Peterson Figueredo e Banda, a cantora Amália Patrícia, o cantor e compositor Val Caetano, a Orquestra Sunset e Carol Soares, os cantores Márcio Valverde e Lívia Milena, o cantor e compositor Marcel Fiúza, o grupo As Marias, a cantora Maraíza Fernanda, o cantor e compositor Roberto Mendes e o Coral Juventude e Arte do Recôncavo.

Espaços culturais 

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse o site...

Cidadania cultural é tema de ciclo de debates da Secult

Reconhecer a amplitude do conceito de cidadania cultural. Este é o principal objetivo do projeto ‘Cidadania Cultural em Debate’, um ciclo de debates que vai pautar temas que impactam nos direitos culturais de minorias sociais. A iniciativa marca uma nova proposição da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), no sentido de incorporar em suas políticas perspectivas mais profundas das diversidades culturais. 

A estreia do projeto acontece nesta quarta-feira (24), das 18h30 às 20h30, com uma discussão sobre ‘Drogas lícitas e ilícitas: culturas, usos e usuários’, no auditório do PAF 5 da Universidade Federal da Bahia (Ufba), local que receberá as edições mensais de debates até o fim do ano. A cada encontro, cidadãos em seu lugar de fala, representantes de movimentos sociais, ativistas, especialistas e gestores públicos dialogam com a plateia. Assuntos emergentes, que vêm repercutindo na vida pública de maneira expressiva, entram numa discussão que se compromete com a inclusão. 

“Estamos assumindo a decisão de reconhecer que territórios culturais não são apenas geográficos, mas também simbólicos e identitários. Estamos em busca de compreender como o desenvolvimento da cultura possa de fato gerar mais justiça social e ser vivenciado por cada vez mais baianos”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, que espera mapear diretrizes para esta atuação.

O evento é aberto ao público e não exige inscrição prévia. A participação está sujeita à lotação do espaço. Será realizado credenciamento na entrada para posterior envio de certificado virtual. Depois da edição inaugural, já estão agendadas as pautas ‘Cultura LGBT fora do armário: identidades e representações’ (28 de setembro), ‘Infância e juventude: a cultura como chave para o ensino e aprendizado’ (26 de outubro), ‘Culturas negras: proteção, afirmação e resistência’ (23 de novembro) e ‘A mulher, os feminismos e a cultura machista’ (14 de dezembro).  ..

Secult abre inscrições para Concurso Escritores Escolares

Elidjane Cardoso, estudante.

Estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental I, II e Médio de toda a Bahia já podem inscrever poesias e redações, com tema livre, no 3º Concurso Escritores Escolares, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC). A seleção está relacionada ao Plano Estadual do Livro e Leitura (Pell), que busca estimular a leitura e a escrita, descobrir talentos da literatura e fomentar o mercado editorial em território baiano. 

Para marcar, nesta quarta-feira (1º), a abertura do período de inscrição, que vai até o dia 1º de agosto, foram realizadas apresentações artísticas no Beco da Cultura, localizado no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador. O interessado em se inscrever deve comparecer à sede da FPC, instalada no Edifício Brasil Gás, na Avenida Sete de Setembro, levando duas cópias da produção textual em mídias de CDs, além de documentos como identidade, CPF e comprovante de residência e matrícula escolar. 

Para 2016, a expectativa é que o concurso dobre o número de participantes em comparação com o ano passado, quando cerca de 120 estudantes foram inscritos. "O projeto pretende incentivar os estudantes no hábito da escrita criativa. Isso já reverbera um pouco a atenção que os professores têm com os alunos", explica a titular da Diretoria do Livro Leitura, vinculada à Fundação, Mariângela Nogueira. 

Aos 8 anos de idade, o estudante Samuel Dantas, que já conquistou o terceiro lugar no ano passado, vai participar novamente do concurso. Para ele, a literatura impulsiona os desejos da infância. “O meu maior sonho é ser escritor e esse concurso me ajuda. Estimula a minha construção dos textos. Isso contribui muito”. A premiação está prevista para a primeira quinzena do mês de novembro e aos 1º, 2º e 3º colocados de cada série escolar serão entregues prêmios e menções honrosas. Os vencedores dos 1º e 2º lugares ganham 100 livros e uma bicicleta, cada. O 3º classificado leva para casa 50 exemplares de livros de escritores baianos, resultado de editais publicados pela FPC. 

De acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 67% da população não contou com uma pessoa que incentivasse a leitura em sua trajetória. Onze dos 33% dos entrevistados influenciados por alguém tiveram a mãe como a principal motivadora. Foi assim também com a estudante Elidjane Cardoso, que não tinha afinidade com a literatura, mas se apaixonou por ler e escrever com apoio da família. “Não tinha interesse em livro, mas minha mãe me mostrou como é bonito entender e se expressar através dos textos. Acho que todo mundo deveria estimular esse lado”...

SECULT REALIZA PALESTRAS PARA AUXILIAR PRODUTORES CULTURAIS NO INTERIOR

 
A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) vai iniciar o ciclo de palestras sobre Execução e Prestação de Contas de Projetos do Fazcultura e do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), programas que fazem parte do Sistema Estadual de Fomento à Cultura. A iniciativa é destinada a produtores culturais interessados em ter acesso às informações e acontece em parceria com o escritório do Bahia Criativa. O primeiro encontro será no próximo dia 31, das 14 às 17h, no Forte de Serviços Criativos (Forte do Barbalho), em Salvador.
 
Uma das palestras será direcionada para os proponentes do edital Agitação Cultural: Dinamização de Espaços Culturais, do FCBA, na capital e no interior, com realização por meio de videoconferência, aberta ao público, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), Avenida Paralela, em Salvador - e retransmitida para 32 cidades, no dia 14 de abril. 
 
Segundo o diretor de Controles da Superintendência de Promoção Cultural, Manoel Pinto, responsável pelas palestras, o objetivo é esclarecer aos proponentes de projetos culturais sobre os mecanismos de prestação de contas, a forma de preenchimento dos formulários e a relação com a Secult, obedecendo as normas vigentes. “Queremos proporcionar a um número cada vez maior de proponentes a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre os vários aspectos da execução dos projetos apoiados via Fundo de Cultura e Fazcultura”. 
 
Desde que foi iniciado o ciclo de palestras, em 2009, ocorreram mudanças positivas no trabalho dos proponentes quanto à apresentação das prestações de contas, que passaram a observar melhor os critérios das normas dos programas. O calendário de palestras e outras informações estão disponíveis no site da Secult.  A palestra do dia 31 será veiculada por videoconferências para as cidades de Guanambi, Vitória da Conquista, Ibotirama, Paulo Afonso, Alagoinhas, Ilhéus, Pintadas, Amargosa, Irecê, Piritiba, Barreiras, Itaberaba, Ribeira do Pombal, Bom Jesus da Lapa, Itabuna, Santo Amaro, Brumado, Itapetinga, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Jacobina, Seabra, Cruz das Almas, Jequié, Senhor do Bomfim, Eunápolis, Juazeiro, Serrinha, Feira de Santana, Macaúbas, Teixeira de Freitas e Valença. 
..