RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2253 registros para a palavra: pernambuco

Poeta Luiz Ferreira escreve livro durante pandemia homenageando os municípios de Pernambuco

Apesar desse momento de crise, caracterizado precisamente pela ruptura do fluir da vida, pelo questionamento inevitável de toda a estrutura já consolidada, provocada pelo irromper de uma situação imprevisível, como acontece deste o mês de março de 2019, destacam-se os que são chamados a dar uma resposta criativa que possa mobilizar um movimento de construção ou reconstrução de modos de ser, de se relacionar, de julgar e valorizar o mundo. 

Um exemplo é o poeta Luiz Ferreira, 77 anos. Ele aproveitou os dois anos que precisou seguir as regras sanitárias e ficar em casa, o isolamento social,  período que usou para escrever o livro que tem o título de "Pernambuco em Versos-Conquistas e Municípios. O livro destaca os 187 municípios de Pernambuco valorizando o patrimônio cultural e histórico das cidades. O livro ainda não foi editado mas o autor espera lança-lo ano quem vem durante as festividades dos 110 anos de luiz Gonzaga...

Pernambuco: Comprovar vacina será obrigatório para atendimento no Detran 

Seguindo determinação do Governo de Pernambuco, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), passa a exigir comprovante de vacina contra a Covid-19, a partir desta segunda (6) para acesso ao órgão.

Atualmente os atendimentos no Detran-PE só ocorrem mediante agendamento no site (www.detran.pe.gov.br) e, com a medida, torna obrigatória também a apresentação do Comprovante de Vacinação Oficial. ..

Assisão e Grupo de Xaxado Cabras de Lampião percorrem Pernambuco com aula-espetáculo

Nesse momento, onde os valores são postos em derradeiro plano da moral, ASSISÃO e O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO solicitam consentimento para adentrarem em sua escola para reafirmarem os alicerces da cultura nordestina, trazendo como ponto de partida a musicalidade do Mestre do Forró numa interação estética e inovadora com a poesia e a dança do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, brotando um espetáculo de especial beleza.

É para colaborar com a compreensão da origem e do desenvolvimento desses ritmos que surge o projeto “No São João é Assim”, um trabalho erudito de valorização destas heranças rítmicas populares nordestinas, apresentado através de uma aula espetáculo conduzida pelo mestre Assisão e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião...

Dr Salvador, médico que dará suporte a Lucinha Mota na sua caminhada até Recife, conclama colegas vereadores a somar na causa por justiça

O vereador de Juazeiro-Ba, Dr. Salvador Carvalho (PCdoB), usando a tribuna da Câmara nesta semana, fez um apelo aos colegas parlamentares e a sociedade regional como um todo, no sentido de apoiar o protesto que será iniciado neste domingo (5) pela mãe da garota Beatriz Angélica, brutalmente assassinada num escola particular de Petrolina, em dezembro de 2015.

Uso a tribuna para declarar meu apoio e convocar todos os vereadores de Juazeiro e a sociedade para um ato de grande importância em busca de justiça, que vai acontecer em Petrolina, mas diz respeito a toda a região, mas especialmente a Juazeiro, terra de Beatriz Angélica e de seus pais”, convocou...

Pernambuco registra menor solicitação de leitos UTI Covid-19 em 2021

A Central Estadual de Regulação de Leitos de Pernambuco registrou, na semana epidemiológica (SE) 47 – entre os dias 21 e 27 de novembro – o menor número de solicitações de leitos de UTI Covid-19 deste ano. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (02.12). Foram, ao todo, 227 pedidos, o que representa uma redução de 13% na comparação com a SE 46 e de 12% no comparativo com os últimos 15 dias.

Apesar da redução nas solicitações, André Longo ressaltou que o momento atual ainda requer cuidados, sobretudo por causa da variante Ômicron. "A nova cepa nos traz uma grande preocupação e um alto nível de incertezas. Com a Ômicron, os cuidados, como o uso correto das máscaras e a lavagem frequente das mãos tornam-se ainda mais fundamentais. São atitudes que precisam estar incorporadas ao nosso cotidiano", reforçou...

Maioria dos prefeitos de Pernambuco opta por não realizar festas públicas de Réveillon 

Prefeitos de 49 municípios de Pernambuco participaram de uma reunião para debater a realização de festas públicas, em especial o Réveillon e Carnaval. A assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), germinou na não realização de festas públicas na passagem de ano entre 2021 e 2022 pela maioria dos mandatários. Na ocasião também foi tratada a realização do Carnaval 2022. 

De acordo com a Amupe, a decisão pela não realização do Réveillon foi quase unânime dentre as prefeituras. ..

Mais um Leão rebaixado: desta vez o pernambucano

O Sport Recife nem precisou entrar em campo para selar, com o rebaixamento, a sua participação no Campeonato Brasileiro de 2021, série A. O Leão pernambucano viu pela TV o Juventude vencer o Bragantino, por 1 x 0, nesta terça (30), anulando qualquer possibilidade matemática de escapar da degola.

No domingo (28) o Leão Baiano, o Vitória, já havia passado pela experiência na Série B, perdendo para em casa para o Vila Nova, por 1 x 0, na última rodada, para descer à Série C.  ..

Surto de coceira e lesões na pele em Pernambuco não tem relação com ivermectina, diz infectologista

O surto de coceira com feridas na pele que tem sido registrado em Pernambuco, dificilmente, tem alguma relação com o uso abusivo de ivermectina, medicamento prescrito para escabiose, infecção conhecida como sarna, e doenças de verme que veio a ser indicado indevidamente para pacientes com Covid-19 durante a pandemia.

De acordo com o infectologista Demetrius Montenegro, que conduz um estudo para investigar as causas do problema, há apenas uma possibilidade de que o consumo indiscriminado do remédio torne o ácaro causador da sarna mais resistente à medicação. A hipótese, no entanto, seria válida apenas se os casos relativos ao surto atual fossem de escabiose, o que ainda não está confirmado...

Sociedade Brasileira de Dermatologia investiga surto de lesão misteriosa na pele em Pernambuco

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou nota na qual informa que está monitorando a situação em Pernambuco, depois que um surto de um tipo de lesão misteriosa na pele que causa coceira passou a preocupar autoridades de saúde.

O estado já registrou mais de 200 casos — 134 no Recife, 62 em Camaragibe e 6 em Paulista. Uma equipe de especialistas das secretariais estadual e municipal (do Recife) de saúde estão investigando em conjunto a possível causa do problema. Desde o início do surto, diversas possíveis causas vêm sendo apontadas.  ..

Sindicato dos Médicos de Pernambuco é contra realização das festas de fim de ano e do Carnaval: "Imprudência"

 

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) emitiu uma nota, neste final de semana, se posicionando de forma contrária à realização do Carnaval em 2022. A entidade também não apoia a realização das festividades do final de ano, como Natal e Réveillon...

Sociedade Brasileira de Dermatologia investiga surto de lesão misteriosa na pele em Pernambuco

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou nota na qual informa que está monitorando a situação em Pernambuco, depois que um surto de um tipo de lesão misteriosa na pele que causa coceira passou a preocupar autoridades de saúde.

O estado já registrou mais de 200 casos — 134 no Recife, 62 em Camaragibe e 6 em Paulista. Uma equipe de especialistas das secretariais estadual e municipal (do Recife) de saúde estão investigando em conjunto a possível causa do problema. Desde o início do surto, diversas possíveis causas vêm sendo apontadas.  ..

Fim de semana violento em Juazeiro e Petrolina, com pelo menos cinco mortes

O final de semana em Juazeiro e petrolina, foi mais uma vez marcado por muitas mortes violentas, a maioria delas sem identificação dos criminosos.

No sábado (27), no início da noite, no Bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro-Ba, um homem conhecido pelo apelido de “Popó”, foi alvejado por vários tiros e morreu no local. As causas não foram reveladas e os assassinos fugiram após a ação...

Pernambuco recebe 452.790 doses de vacinas da Pfizer

Na madrugada deste sábado (27.11), Pernambuco recebeu mais 452.790 doses da vacina Pfizer/BioNTech. O avião com os imunizantes pousou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre por volta da 0h45 e a carga seguiu para checagem e armazenamento na sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE).

Os imunizantes serão utilizados para aplicação de primeiras doses em adolescentes, além de segundas doses e reforço para a população em geral, de acordo com a necessidade de cada município. Desde o início da campanha de vacinação, já são mais de 6,6 milhões de doses recebidas da Pfizer...

Sertanejo Ranilson Ramos é o novo presidente do Conselho do Tribunal de Contas de Pernambuco

Ranilson Ramos é o novo presidente do Conselho do Tribunal de Contas de Pernambuco. Ranilson Ramos nasceu no município de Orocó, época em que pertencia a Cabrobó.

Ranilson foi vereador (1983-1986), presidente da câmara (1985-1986) de Petrolina, deputado estadual e secretário nos governos de Eduardo Campos. Ranilson é pai do deputado estadual Lucas Ramos. Formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco...

Mais 165 mil doses da Astrazeneca/Fiocruz chegam a Pernambuco

Na tarde desta quinta-feira (25), Pernambuco recebeu mais 165 mil doses de vacinas da fabricante Astrazeneca/Fiocruz. O avião com os imunizantes pousou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre por volta das 15h45 e a carga seguiu para checagem e armazenamento na sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE).

As vacinas serão utilizadas para segunda dose na população em geral que ainda não completou o esquema vacinal. Já foram aplicadas 13.300.312 doses de vacinas contra a Covid- 19 nos pernambucanos desde o início da campanha de imunização no Estado, no dia 18 de janeiro de 2021...

Em Pernambuco, comprovante de vacinação será obrigatório para acesso a estabelecimentos públicos

A partir do dia 1º de dezembro, o acesso aos estabelecimentos públicos em Pernambuco só será possível com a apresentação do comprovante de vacinação com esquema completo contra a Covid-19. O decreto com todas as regras para cumprimento da norma será publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado. O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou a nova medida durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (25.11).

"Apesar da estabilidade no cenário epidemiológico da Covid-19, registrada no Estado nas últimas semanas, não podemos ter a falsa sensação de que a pandemia acabou. A iniciativa tem como objetivo proteger a população e incentivar a vacinação de todos contra a doença", ressaltou Longo...

Pernambuco terá mais 70 escolas na modalidade integral a partir de 2022

O governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (24), a expansão da rede de escolas em tempo integral em Pernambuco para o ano letivo 2022. Serão mais 70 Escolas de Referência em Ensino Médio e Ensino Fundamental e Médio (Erem e Erefem), 34 Escolas de Referência em Ensino Fundamental (Eref), e mais 11 Escolas Técnicas Estaduais (ETE), sendo seis Erem já existentes que serão transformadas em ETE, e cinco escolas que estão em construção.

Segundo o governo estadual, quase 75% das vagas no ensino médio, em Pernambuco, são em tempo integral. Com relação ao ensino técnico, Pernambuco também ganha o reforço de mais 11 ETEs, subindo para 61 no total...

I Encontro do MPPE com a Imprensa abre a “Semana “Esperançar um novo tempo”” em Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) iniciou a “Semana do MP”, que tem por tema: “Esperançar um novo tempo”, com o lançamento do “I Encontro do MPPE com a imprensa”, realizado no Centro Cultural Rossini Alves Couto.

O evento teve o objetivo de estreitar o relacionamento com a imprensa, através de homenagem, além de divulgar a programação da “Semana do MP” em 2021...

Codevasf desenvolve projetos de cultivo de camarão no interior de Pernambuco e Sergipe; ação está sendo apresentada em feira do setor

Projetos de carcinicultura desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e instituições parceiras, em Pernambuco e Sergipe, têm apresentado resultados positivos quanto à viabilidade técnica e econômica do cultivo de camarões marinhos em água doce e em relação ao repovoamento no Velho Chico com o camarão-pitu, espécie nativa do rio.

As informações e detalhes técnicos dos projetos estão sendo divulgados no estande da Companhia na 17ª Feira Nacional do Camarão - Fenacam 21, que acontece nesta semana e será encerrada nesta sexta-feira (19), em Natal (RN)...

Variante Delta tem prevalência de 98% em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu mais um sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) em amostras de pacientes positivos para a Covid-19. A informação foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva do Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira (18.11). Ao todo, de 126 genomas com qualidade para a análise, 124 (98,5%) apresentavam a linhagem e sublinhagens Delta. Apenas em dois deles (1,5%) foi constatada a variante Gamma.

As amostras, coletadas entre o final de setembro e meados de outubro, são de pacientes de 18 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão: Caruaru, Dormentes, Feira Nova, Igarassu, Inajá, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa Grande, Moreno, Olinda, Orocó, Ouricuri, Paulista, Petrolina, Quipapá, Recife, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, São Caetano, São José do Belmonte, Serrita e Triunfo...