A nova Carteira de Identidade Nacional poderá ser tirada em Pernambuco, a partir de abril. No dia 21 de março, o Governo do Estado promoveu uma solenidade que marcou a chegada oficial do documento. O evento aconteceu na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), em Santo Amaro, na área central do Recife.
Ele contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB). Segundo o gerente do IITB, o delegado Paulo Jean, o lançamento da nova identidade é um "marco histórico". O governo informou, durante a solenidade, que será elaborado um calendário, apontando as prioridades. Jean afirmou que a carteira mudou, ms o sistema de solicitação é o mesmo. O agendamento deve ser realizado pelo site https://www.pecidadao.pe.gov.br/. A pessoa entre lá e apenas vai ter que cumprir um cronograma.
"A primeira identidade nacional vai estar liberada para pessoas acima de 60 anos. Com três meses, a gente baixa essa idade de 60 para até 49 e, assim, sucessivamente", afirmou.
Ainda de acordo com o governo, os estudantes que não têm identidade serão convocados automaticamente. "Os idosos, acima de 65, em primeira via já tiram automaticamente, já é a carteira nova", acrescentou Jean.
Conheça a carteira
A Nova Carteira de Identidade tem padrão nacional e número único para todo o País, o CPF. Além disso, possui um fluxo oficial de emissão e de dados de identificação em todo o país. Assim, suspende o uso de informações divergentes na identificação do cidadão. A nova carteira estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação. Segundo o Governo federal, isso permite a "redução das fraudes e custos para sociedade, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados".
Como funciona
Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública.
Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos. A CIN também inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.
Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.