Foram encontrados 734 registros para a palavra: ensino

Sesi/PE encerra nesta sexta (06) as inscrições para 100 vagas gratuitas de Ensino Médio e Profissional no Sertão

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) encerra, nesta sexta-feira (06), as inscrições para o processo seletivo 2017 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada às pessoas de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da vida profissional. No Sertão, são 100 vagas em três cursos técnicos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), parceiro do programa. As inscrições devem ser feitas na escola do Sesi/PE, onde o candidato pretende estudar.

Ao realizar a inscrição, o candidato deverá escolher entre técnico em Administração, em Petrolina, onde há 40 vagas, ou um dos cursos de Araripina, que são técnico em Eletromecânica e técnico em Segurança do Trabalho, ambos com 30 vagas. As inscrições devem ser realizadas no SESI da cidade onde a pessoa pretende estudar. Os endereços e o edital estão disponíveis no site aqui...

SEDUC inicia matriculas dos novos alunos oferecendo ensino de qualidade e escolas reformadas em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro inicia, nesta quinta-feira (05), as matriculas dos novos alunos para a Rede Municipal de Ensino. Os estudantes que serão recebidos pela rede, vão contar com uma excelente infraestrutura, onde 97 unidades foram reformadas e climatizadas, além de uma equipe de professores qualificados na sede e no interior do município.

Para efetuar a matricula, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade escolar escolhida até o dia 13 de janeiro, e apresentar duas fotos 3×4, Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência, Transferência/Histórico Escolar, Carteira de Vacinação e Cartão Bolsa Família para alunos da Educação Infantil. As equipes da secretaria e das escolas estarão disponíveis nas unidades escolares, das 8h às 17h. Os alunos da casa que ainda não efetuaram a matricula podem realizar até esta quarta-feira (04)...

Sesi abre 100 vagas gratuitas para Ensino Médio e Profissional no Sertão de Pernambuco

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) lançou, nesta quinta-feira (15), as inscrições para o processo seletivo 2017 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada às pessoas de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da vida profissional. No Sertão, são 100 vagas em três cursos técnicos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), parceiro do programa. As inscrições vão até 23 de dezembro, quando param devido ao recesso de final de ano, sendo retomadas em 02 a 06 de janeiro.

Ao realizar a inscrição, o candidato deverá escolher entre técnico em Administração, em Petrolina, onde há 40 vagas, ou um dos cursos de Araripina, que são técnico em Eletromecânica e técnico em Segurança do Trabalho, ambos com 30 vagas. As inscrições devem ser realizadas no SESI da cidade onde a pessoa pretende estudar. Os endereços e o edital estão disponíveis no site ...

Sesi/PE abre mais de 600 vagas para Ensino Fundamental e Médio no Sertão

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) está com inscrições abertas para 5,1 mil vagas para os Ensinos Fundamental e Médio. No Sertão, são 603 vagas, sendo 365 em Petrolina e 238 vagas em Araripina. As unidades disponibilizam aos alunos ensino de qualidade, tecnologias de ponta para facilitar a aprendizagem, especialmente das disciplinas de exatas e ciências, e preparação para o mercado de trabalho. Tudo isso já incluído no preço da mensalidade, que é um valor acessível, principalmente para os dependentes dos trabalhadores da indústria, que têm um desconto especial. Outras informações sobre as inscrições na escola de Petrolina pelo telefone (87) 3861.1369 e em Araripina pelo número (87) 3873.1087.

“Procuramos oferecer o que há de melhor para a formação integral dos nossos estudantes a um preço justo, porque nosso interesse é viabilizar uma educação de qualidade para a população menos abastada, já que esse é o caminho mais seguro para a ascensão social”, afirma o gerente da Unidade de Educação da entidade, Michael Groarke. “Também enfocamos a preparação da mão de obra para fortalecer a indústria”, complementa...

Ensino de atletismo é tema central do livro “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola”

Com o objetivo de auxiliar diretamente os professores de Educação Física que atuam nas escolas, um grupo formado por um docente e estudantes de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e por professores de escolas da região está produzindo uma coletânea com oito livros sobre temas relacionados à área. O primeiro título “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola” foi lançado recentemente e já se encontra disponível para venda. A obra contém textos metodológicos e didáticos, sugestões de atividades práticas, além de discutir questões relacionadas ao atletismo no Brasil e no exterior. 

Elaborada por 12 autores, a iniciativa é fruto de um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da Univasf, coordenado pelo professor do Colegiado de Educação Física Diego Luz Moura. A ideia da elaboração da coletânea ocorreu a partir de um curso de formação realizado em junho deste ano, que reuniu 133 professores e coordenadores pedagógicos de três municípios diferentes dos estados de Pernambuco e da Bahia. O conteúdo da obra leva em consideração as experiências vivenciadas pelos professores da rede. 

O livro apresenta um debate sobre o atletismo no Brasil e no âmbito internacional, alguns princípios metodológicos para o ensino, sugestões de atividades práticas e de textos didáticos para debates de temas a partir do atletismo, como o bullying. O prefácio é assinado pelo professor João Batista Freire e pelo membro titular do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Antônio Jorge Gonçalves Soares. 

Segundo o professor Diego Luz Moura, o livro reflete como a educação física está sendo transmitida nas escolas. “A educação nas escolas tem que ser vista de maneira integral, através de um trabalho de corpo inteiro, que vai desde a mente até os movimentos. Este livro mostra como usar o atletismo para atingir esse objetivo”, afirma. 

Com 106 páginas, o livro pode ser adquirido pelo site da Editora CRV, nos formatos impresso ou digital. Os interessados também podem adquirir a obra com a professora Mariana Santana pelo telefone (74) 98816-7041. O preço de capa do livro “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola” é R$ 30,00. 

O LECPEF é um grupo de pesquisa surgido em 2013 e conta com a participação de alunos de pós-graduação e professores da rede de ensino. O grupo realiza pesquisas sobre o ensino da Educação Física, buscando valorizar as boas práticas realizadas pelos professores da região. A partir deste ano, o LECPEF começou a fornecer acompanhamento pedagógico e cursos de formação para professores que serão realizados até 2019. O próximo livro fruto da formação que será realizada em março de 2017 terá como foco a ginástica nas escolas.  ..

Univasf: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste fim de semana nos Campi Petrolina Centro e Senhor do Bonfim

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 será realizado sábado (5) e domingo (6) para candidatos de todo o país. A prova terá início a partir das 13h30 pelo horário de Brasília (12h30 horário local), mas os portões estarão abertos entre 12h e 13h pelo horário de Brasília (11h e 12h horário local). Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), as provas do Enem serão aplicadas nos campi Petrolina Centro (PE) e Senhor do Bonfim (BA). Para ingressar em um dos 27 cursos de graduação da Univasf em 2017, os candidatos interessados devem fazer a prova desta edição do Enem. 

A prova do Enem é requisito para ter acesso à educação superior e profissional em Instituições de Ensino Superior (IFES), cujos processos seletivos ocorrem por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a exemplo da Univasf. Outros programas do Ministério da Educação (MEC) somente podem ser pleiteados por candidatos que tenham feito o Enem, entre eles o Ciência sem Fronteiras (CsF). 

O local de prova consta no Cartão de Confirmação da Inscrição do candidato, disponível na Página do Participante no site de Enem. Para fazer o exame, os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identificação original com foto válido. Não será permitido o uso de lápis, boné, relógio, celular e calculadora. A organização do Enem recomenda que os estudantes usem roupas leves e levem comida e água para o exame, que serão revistadas na entrada. 

No primeiro dia do Enem, os candidatos deverão responder questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia do exame, serão as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e elaboração de uma Redação. No segundo dia, também será feita a prova de Língua Estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição no Enem. 

Processo Seletivo para Univasf - A Univasf utiliza integralmente a nota do Enem por meio do Sisu como forma de seleção de estudantes para ingresso nos cursos de graduação presenciais ofertados pela instituição. O Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais da Univasf (PS-ICG 2017) terá seu edital divulgado até o início de dezembro. ..

Confirmado curso de Medicina para Juazeiro. MEC divulga lista de instituições de ensino que implantarão cursos de medicina

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (27) portaria que divulga os municípios e instituições de educação superior selecionados para implantar cursos de medicina em diferentes municípios do país. Ao todo, serão abertas até 2.355 vagas para a formação de médicos distribuídas em 37 cidades de dez estados. A lista com as cidades e as mantenedoras de ensino selecionadas pode ser consultada no Diário Oficial da União

A iniciativa faz parte do Programa Mais Médicos, lançado em 2013, e tem o objetivo de levar cursos de medicina para locais com maior carência de médicos. O edital, cujo resultado foi publicado nesta terça-feira, é de 2014.  De acordo com o MEC, o edital chegou a ser suspenso em outubro de 2015, por decisão do Tribunal de Contas da União, e retomado este ano...

Após divulgar versão errada de MP, MEC afirma que artes, educação física, filosofia e sociologia seguem obrigatórias no Ensino Médio

Ao anunciar, nesta quinta-feira, as mudanças no Ensino Médio, o Ministério da Educação divulgou um texto apontando que algumas velhas conhecidas dos estudantes deixariam de ser tema obrigatório ao final da educação básica. Aulas de artes, educação física, filosofia e sociologia, pelo que constava no texto da medida provisória (MP) divulgado durante a tarde, não seriam mais parte compulsória do currículo do Ensino Médio, cabendo às escolas, redes de ensino e alunos definir quais delas fariam parte dos estudos. 

O texto, porém, estava equivocado. Na versão encaminhada para publicação no Diário Oficial — que deve vir a público na sexta para então ir à apreciação do Congresso Nacional —, o texto final aponta que não está decretado o fim de nenhuma disciplina, e as 13 que atualmente constam como obrigatórias para o Ensino Médio permanecerão obrigatórias...

Reforma aumenta carga horária do ensino médio e reduz conteúdo obrigatório

Ensino médio no Brasil vai passar por uma reforma: medida provisória assinada nesta quinta-feira (22) pelo presidente Michel Temer altera tanto o conteúdo quanto o formato. E vai até mesmo refletir na elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A primeira mudança importante determinada pela medida provisória é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional...

IFBA continua com inscrições abertas para o concurso de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com as inscrições abertas para o concurso público para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. São 193 vagas distribuídas em 23 cidades da Bahia.

As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, no site da organizadora, o Instituto AOCP,  até 26 de setembro. A taxa de inscrição custa R$ 150,00...

IFBA: Concurso de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico abre inscrições nesta quinta

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre nesta quinta-feira, 25, as inscrições do concurso público para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. São 193 vagas distribuídas em 23 cidades da Bahia. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, no site da organizadora, o Instituto AOCP, pelo site www.institutoaocp.org.br, de 25 de agosto até 26 de setembro. O período de isenção vai até 31 de agosto para candidatos que estejam inscritos nos programas sociais do Governo Federal. A taxa de inscrição custa R$ 150,00.

As vagas são para os regimes de trabalho de 20 e 40 horas semanais com dedicação exclusiva (DE), com diversas áreas de conhecimento como administração, ciência da computação, construção civil, engenharias, línguas, química, saúde, dentre outras. As remunerações podem variar de R$ 2.129,80 a R$ 3.147,69, para 20 horas, e de R$ 4.234,77 a R$ 9.114,67, para DE, de acordo com a titulação...

Escolas de Juazeiro (BA) buscam novas formas de ensino para os estudantes

O legado das instituições de ensino vai além da alfabetização, profissionalização ou contribuição para o ensino. Conhecidas pelo uso metodológico de aprendizagem, as escolas de Juazeiro (BA) têm ensinado aos estudantes conteúdos relacionados à afetividade, cognição e ao desenvolvimento psicomotor. Por pouco mais de quatro horas, nesta quarta-feira (10), a psicopedagoga, Eliete Araújo, deve abordar esses temas – novidade no país – para professores e coordenadores da escola Arco Iris, na cidade baiana.

A consultoria veio, depois que uma das maiores editoras do Brasil, a FTD, convidou Araújo para palestrar na unidade de ensino em Juazeiro. Segundo a psicopedagoga, serão discutidas com os profissionais da educação, as formas adequadas e produtivas de promover e aumentar o conhecimento dos alunos, as maneiras de ensinar aos jovens como lidar com seus sentimentos (dor, satisfação ou ansiedade) e como estruturar a aprendizagem do estudante para que ele tire o máximo proveito do que foi ensinado.  ..

Sem bolsas para graduação, Ciência sem Fronteiras terá foco no ensino médio

O Programa Ciência sem Fronteiras passará por uma reformulação e não serão concedidas novas bolsas de intercâmbio para estudantes de cursos de graduação. A oferta de bolsas para pós-graduação será mantida e pode ser ampliada. O programa será retomado com foco no ensino de idiomas, no Brasil e exterior, para jovens de baixa renda que cursem o ensino médio em escolas públicas.

As informações foram divulgadas, em nota, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)...

REUNIÃO DISCUTE FUNCIONAMENTO DE ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PINHÕES

Na última sexta-feira, 22/07, aconteceu reunião entre o Sargento Ênio Costa e a gestora do Núcleo Regional de Educação - NRE, professora Marinez Menezes, para discutir o funcionamento da Extensão da Escola Estadual Pedro Raimundo Rêgo, no distrito de Pinhões.

A referida escola está com quadro de professores insuficiente e essa problemática foi constatada pelo sargento Ênio Costa, em visita ao referido distrito, após vários alunos reclamarem sobre essa situação, principalmente os concluintes do ensino médio; quando o mesmo ficou sabendo que a escola estava sob ameaça de parar suas atividades...

Crise e corte do Fies aumentaram inadimplência no ensino superior em 2015

O número de estudantes inadimplentes em instituições de ensino superior privadas do país atingiu 8,8% em 2015. De acordo com o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), a alta de 2014 para 2015 "pode ser explicada em função da crise macroeconômica e política que o país enfrenta e pelo corte do Financiamento Estudantil (Fies) a partir de 2015, com queda acentuada no número de contratos novos, reduzindo ingressantes e aumentando a evasão.”

Divulgados hoje (12), os dados fazem parte da 10ª Pesquisa de Inadimplência do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) e indicam que, em 2014, o índice registrado foi de 7,8%. O levantamento considera como inadimplente o estudante com mensalidade atrasada há mais de 90 dias.Segundo a pesquisa, o índice é o maior desde 2010, quando a inadimplência do setor alcançou 9,6%. A taxa de curto prazo, de até 30 dias de atraso, também sofreu acréscimo, passando de 13,2% em 2014 para 14,8% em 2015. A taxa de médio prazo, de até 90 dias, também subiu de 10% em 2014 para 11,1% em 2015...

Secretaria de Educação da Bahia e Ifba vão dinamizar ensino de ciências nas escolas estaduais

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) vão trabalhar, de forma conjunta, para dinamizar o ensino das ciências nas escolas rede estadual de ensino. Com este objetivo, o governador Rui Costa recebeu em seu gabinete, na noite de quarta-feira (7), o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, e o reitor do Ifba, Renato da Anunciação Filho, que esteve acompanhado pelo corpo técnico do instituto.

De acordo com o secretário, a participação do Ifba será no âmbito do programa Educar para Transformar com o objetivo de tornar mais atrativo o ensino das ciências em sala de aula. "Assim como estamos fazendo com as universidades estaduais e federais presentes na Bahia, estamos consolidando a participação do Ifba nas ações e projetos da secretaria. Vamos conversar também com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, outra instituição que pode agregar muito para o ensino dentro da sala de aula"...

HU-Univasf recebe equipe do Instituto Sírio Libanês

Profissionais do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) se reuniram com equipe do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) entre os dias 04 e 05 de julho. A visita faz parte do cronograma do Programa de Desenvolvimento de Competências e Planos Diretores para os Hospitais Universitários Federais, desenvolvido pela Ebserh em parceria com o IEP/HSL.

O objetivo do programa é aperfeiçoar a gestão dos hospitais, com melhoria no atendimento aos pacientes, a partir da elaboração de um Plano Diretor Estratégico (PDE) a ser implantando nas unidades. Uma equipe de 09 profissionais do hospital está participando do programa. Mensalmente são promovidos encontros entre os colaboradores dos hospitais da rede EBSERH no próprio Instituto Sírio-Libanês na cidade de São Paulo-SP...

Programa educacional amplia atuação e chega a Juazeiro disponibilizando bolsas de estudo para o ensino superior

O programa Mais Bolsas acaba de firmar parceria com instituições de ensino superior na cidade de Juazeiro. E, a partir desse segundo semestre de 2016, vai beneficiar mais de 500 juazeirenses com bolsas de estudo de até 50%, para cursos de graduação e pós-graduação.

O programa Mais Bolsas tem como objetivo promover o acesso de jovens e adultos ao ensino superior, por meio da concessão de bolsas de estudo com descontos de até 50%. Para tanto, vem ampliando sua atuação e firmando parcerias com grandes faculdades, centros universitários e universidades em diversos estados brasileiros. Na lista de mais de 500 parceiras estão instituições renomadas como a Estácio, Fael, Universidade Cruzeiro do Sul e Unijorge...

Livro sobre a Independência da Bahia reforça ensino na rede estadual

"Um povo que não conhece sua história, não é capaz de construir bem seu presente e futuro. Por isso é importante garantir que os nossos jovens saibam como aconteceu a Independência da Bahia em detalhes. O livro, por meio da Empresa Gráfica da Bahia, vai passar a fazer parte do acervo nas bibliotecas das escolas da rede estadual. Além do compromisso de promover melhorias de infraestrutura, o Governo do Estado está empenhado em melhorar as condições de aprendizagem nas instituições de ensino", afirmou o governador Rui Costa durante o evento de lançamento do livro "2 de Julho - Independência da Bahia e do Brasil", que terá o segundo lote, com dois mil exemplares, distribuído em todas as escolas da rede estadual de ensino.

A publicação foi lançada nesta segunda-feira (20), na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), no bairro da Piedade, em Salvador. Financiado pela Casa de Cultura Carolina Taboada, o primeiro lote, com quatro mil exemplares que contam a história da Independência da Bahia e a sua importância para a Independência do Brasil, será distribuído na capital e no interior baiano...

Prefeito visita obras de escolas da Rede Municipal de Ensino na zona rural

Nesta quinta-feira (09), o prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário de Educação e Esporte - SEDUC, Clériston Andrade visitou as obras da Escola de Tempo Integral Rural do São José, em Itamotinga, e a reforma e ampliação da Escola Nossa Senhora das Grotas no Boqueirão, em Maniçoba.

"Já está em fase de conclusão a obra da primeira Escola de Tempo Integral Rural de Juazeiro, e a inauguração está prevista para o próximo mês. Esta unidade tem uma proposta inovadora e vai beneficiar cerca de 180 crianças da zona rural do município. Nosso Governo já reformou e climatizou 85 escolas dando mais conforto e uma Educação de qualidade a nossas crianças", evidenciou o prefeito Isaac Carvalho...