Foram encontrados 165 registros para a palavra: aps

Ex- Ministro da Saúde, o médico Nelson Teich diz que governo é relapso no combate da 'monkeypox': 'Nada mudou'

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich criticou a condução do governo federal na contenção do vírus causador da varíola dos macacos. Palestrando de um evento organizado pelo jornal O Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (22), o médico afirmou que as autoridades não utilizam da expertise adquirida no combate à Covid-19. As Informações do Bahia Notícias.

"Na prática da execução, nada mudou. Podemos ter aprendido, mas não quer dizer que estejamos mais preparados", disse o o oncologista, que liderou o Ministério da Saúde entre abril e maio de 2020. ..

Secretaria de Saúde de Petrolina informa mudança temporária de endereço do CAPS III

Por conta de realização de manutenção predial na unidade do CAPS AD III Álcool e Drogas de Petrolina, o serviço estará funcionando provisoriamente em um novo endereço. Segundo a Secretaria de Saúde, o local temporário está situado na rua Presidente Dutra, n° 290, no Centro, mesma rua do Banco Sicredi.

O CAPS AD III é voltado para usuários de álcool e outras substâncias e funciona 24 horas. Eles possuem equipe multiprofissional, composta por psicólogos, psiquiatra, assistente social, enfermeiro e redutor de danos, onde é possível realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer e direitos civis...

Fruticultores do Vale do São Francisco advertem: setor está correndo sério risco de um colapso

O Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), divulgou um comunicado, na tarde desta segunda-feira (6), no qual pede a união de esforços para evitar um colapso no setor de fruticultura do Vale do São Francisco. Com prejuízos de R$ 80 milhões em função das chuvas que caíram na região, entre dezembro do ano passado e abril deste ano; aumento dos preços dos insumos agrícolas, do frete marítimo e da folha de pagamento dos trabalhadores rurais, a categoria alerta para a gravidade da situação sem paralelo nos últimos 15 anos.

Considerada a maior fonte de renda da região, a produção de frutas vem enfrentando sérios problemas ainda com a constante falta de energia elétrica e a demora para o restabelecimento do fornecimento em grande parte das propriedades agrícolas, que somam mais de 2 mil fruticultores somente em Petrolina – PE...

Com unidades de saúde lotadas de pacientes com dengue, secretário diz que Natal (RN), está perto de colapso

Com unidades lotadas de pacientes com dengue, o sistema de saúde pública de Natal está perto de um colapso, segundo afirmou o secretário de Saúde, George Antunes, nesta sexta-feira (20).

"Um recado para a população: Nós não podemos adoecer. Não temos sequer esse direito, porque todas as nossas instalações estão lotadas. Ou nós fazemos nosso dever de casa enquanto cidadãos, ou vamos ter problemas mais sérios do que já temos. Podemos entrar em colapso muito em breve", disse...

Falta de macas nas ambulâncias tem provocado colapso no setor da saúde

Uma solicitação de pedido de socorro do leitor Alex Oliveira, chamou a atenção da reportagem da REDEGN: a falta de macas nas ambulãncias tem provocado colapso no setor da saúde. É um problema nacional. Hospitais superlotam e as macas que vão nas ambulâncias ficam retidas servindo de leito nos hospitais. 

A REDEGN publicou hoje pela manhã que um filho denunciou que o "pai apesar de receber regulação não conseguiu transferência.  A Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que a regulação do paciente foi aprovada para a unidade de referência, porém a UPA está com as macas retidas em hospitais da região, servindo como leito aos pacientes atendidos. A Sesau reforma que a UPA dispõe de ambulância e está percorrendo os hospitais, com a finalidade de resgatar as macas que se encontram retidas para continuar com os atendimentos à população...

Profissionais de Saúde de Sobradinho participam do Curso de Especialização "Melhoria do Cuidado das Pessoas com Condições Crônicas na APS"

Com o objetivo de oferecer um melhor serviço para as pessoas com condições crônicas, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (11), no Polo da Universidade Aberta (UAB) o "Projeto Cuida APS", com a oferta do Curso de Especialização Melhoria do Cuidado das Pessoas com Condições Crônicas na APS, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, CONASEMS e Ministério da Saúde.

O curso é dirigido a médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas e fisioterapeutas que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS)...

Prefeitura de Petrolina disponibiliza atendimento especializado nos CAPS para população

A Prefeitura de Petrolina oferece atendimento especializado para pacientes com transtorno de saúde mental. De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, mais de 20 mil pessoas utilizaram o serviço nesse último ano.

O município dispõe de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): um voltado para usuários de álcool e outras substâncias; outro para pacientes com transtornos mentais graves e persistentes; e o que faz atendimento infanto-juvenil, voltado para crianças e adolescentes com transtorno mental e uso abusivo de álcool ou outras drogas...

Desastre e iminência de um colapso econômico diante da atual quebra de safra, destaca revista sobre exportações frutas

Desastre no Vale das frutas. Chuvas intensas e contínuasem períodos estratégicos para a cultura da uva e manga fazem reduzirem em até um terço as previsões de colheita nos pomares do Vale do São Francisco.

Este é o principal destaque da Revista Globo Rural, texto da jornalista Alala Fraga. Chuvas intensas reduzem as previsões de colheita de uva e manga no vale do São Francisco...

Produtores de eventos temem novo colapso com restrições. Setor reivindica a realização de trabalhos sem restrição quantitativa de público

Produtores, seguranças, técnicos, músicos, artistas e outros trabalhadores do setor de eventos de Pernambuco realizaram uma manifestação pedindo por melhores condições de atuação no Estado. O ato aconteceu no Marco Zero do Recife e seguiu até o Palácio do Campo das Princesas. 

O principal pedido é que soluções sejam apresentadas para que o segmento não chegue ao colapso da economia com uma inviabilização das atividades. ..

"A Ômicron mais transmissível e os sistemas de saúde estão à beira de um colapso", diz diretor da OMS

Um tsunami de casos das variantes ômicron e delta do coronavírus colocará os sistemas de saúde à beira do colapso, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Estou extremamente preocupado que a ômicron, sendo mais transmissível e circulando ao mesmo tempo que a delta, esteja causando um tsunami de casos. Isso está colocando e continuará a exercer uma pressão imensa sobre os profissionais de saúde exaustos, e os sistemas de saúde estão à beira de um colapso", disse o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva...

Alex Tanuri denuncia situação de abandono do Caps II. Sesau contesta

Em visita ao Centro de Atenção Psicossocial/CAPS II, realizada na manhã da ultima quinta-feira, 11, o vereador Alex Tanuri constatou a situação de abandono do equipamento de saúde. Além da estrutura física precária, a piscina está tomada pelo limbo e se tornou foco para possível propagação da dengue. O quadro é chocante. 

"O que vi aqui é estarrecedor. Parece que nestes onze meses da gestão Suzana o equipamento sequer foi visitado por alguém da Secretaria de Saúde e, se foi, a incompetência estará constatada porque nada foi feito", disse Alex. ..

Seminário sugere ações para fortalecer atenção à saúde mental em municípios da região de Juazeiro e Petrolina

Ações para o fortalecimento das Redes de Atenção Psicossocial (Raps) em municípios do sertão da Bahia e de Pernambuco foram sugeridas dia 26, durante a realização do 'II Seminário de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Rede Peba: tecendo redes em liberdade'.

O evento on-line reuniu membros dos Ministérios Públicos estaduais da Bahia e Pernambuco, representantes do Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans), secretarias de Saúde dos dois estados e dos Municípios de Juazeiro e Petrolina, integrantes de movimentos sociais e usuários da rede...

CAPS Sobradinho tem intensificado os atendimentos de saúde mental neste período pandêmico

Durante a última semana da campanha do Setembro Amarelo de 2021, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde vem socializando informações sobre o trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial- CAPS, que oferece durante todo o ano atendimento multiprofissional e interdisciplinar para as pessoas em sofrimento psíquico grave e/ou persistente.

O CAPS Sobradinho conta com uma equipe multidisciplinar composta de assistente social, técnico de enfermagem, psicólogo e psiquiatra, que realizam diversa atividades terapêuticas, como, psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, musicoterapia, orientação e acompanhamento do uso de medicação e atendimento domiciliar, também para os familiares dos usuários...

CAPS AD III volta a oferecer tratamento para combater o tabagismo

Desde a segunda-feira, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) Célia Maria de Oliveira Alencar, voltou a oferecer tratamento contra o tabagismo. Por desenvolver um tratamento baseado também no processo de psicoterapia grupal, a oferta do serviço encontrava-se em recesso por conta da pandemia de COVID-19.  Agora, o atendimento ao público ficará fracionado, serão oito pessoas por dia.

A Secretaria de Saúde, através da gerência de Saúde Mental, entende que a pandemia causou um agravamento das condições de saúde mental, sobretudo no aumento do consumo de substâncias psicoativas, como o cigarro. Dessa forma, o CAPS AD III decidiu retornar com a oferta do tratamento para a população de Petrolina...

CAPS II de Petrolina comemora 16 anos de assistência em saúde mental

Em comemoração aos 16 anos de fundação do Centro de Atenção Psicossocial André Cavaquinho – CAPS II, a Prefeitura de Petrolina preparou ações diferenciadas para este período. Nesta quarta-feira (11), os usuários e equipes realizarão um ato comemorativo em alusão a data de aniversário da instituição, respeitando todos os protocolos sociosanitários contra a COVID-19.

Durante todo o mês de agosto, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Petrolina promoverá um ciclo de exibição de filmes e documentários relacionados à temática de saúde mental.   A proposta é instituir um cineclube permanente na RAPS e promover o acesso à cultura e entretenimento para os usuários e familiares...

Prefeitos ocupam Brasília em mobilização da UPB contra colapso dos municípios baianos

Fragilizados pela queda de receitas na pandemia e com o sequestro de recursos para quitar dívidas com a previdência, os municípios baianos protagonizaram um ato em Brasília, nesta quarta-feira (4), para cobrar o apoio da bancada de deputados federais da Bahia na aprovação de medidas urgentes que evitem o colapso financeiro das prefeituras. A reunião ampliada, realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), contou com mais de 100 prefeitos e uniu 27 parlamentares de diversos partidos que afirmaram como prioridade a pauta apontada pelos prefeitos, citada como suprapartidária e essencial no pós-pandemia.

O presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, falou da estratégia dos prefeitos para dar encaminhamento às demandas dos municípios. "Temos líderes partidários, deputados da base do governo e de oposição. Então, é um grande passo. Precisamos aproveitar esse momento único", explicou Cocá. Ele agradeceu a presença dos deputados federais e ressaltou que "essa mobilização foi feita pelo clamor dos prefeitos". Segundo o gestor, o momento dos municípios é de incertezas com uma alíquota do INSS "impagável" de 22,5%, que agora com a instalação do sistema e-Social pode levar os prefeitos a responderem criminalmente pelo não pagamento da contribuição. Zé Cocá também lamentou que os municípios estejam com receitas sequestradas para o pagamento da dívida com a previdência...

Enxame de abelhas na sede do CAPS Infanto-juvenil, em Juazeiro, é retirado por equipes da prefeitura e do grupo Abelha Viva

A remoção de um enxame de abelhas da sede do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i), localizado no bairro Country Club, em Juazeiro-BA, foi realizada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) de Juazeiro, em parceria com o grupo Abelha Viva, nesta terça-feira (20).

As abelhas estavam abrigadas entre o telhado e a calha, colocando em risco a segurança dos funcionários e pacientes do espaço. A remoção foi feita à noite para evitar que os insetos ficassem agitados. "Essa operação para retirada das abelhas foi de extrema dificuldade no CAPS Infanto-Juvenil, mas a remoção foi realizada com sucesso. Nossos agradecimentos ao sr. Luiz, funcionário do CAPS pelo apoio, e também à equipe do Abelha Viva, pela parceria", disse a supervisora de meio ambiente da Semaurb, Denise Santana...

Espaço do Leitor: Educação municipal a beira de um colapso.

Sabe aquele dia em que você acorda e diz: “Chega de silêncio, chega de tanto esperar”!

Há alguns dias em que um formigueiro começou a me atiçar com o pensamento de que algo a mais precisa ser dito sobre a Educação Municipal de Juazeiro. Sim, mais, porque algumas colegas de profissão já iniciaram essa discussão e nada mudou até então, pelo contrário, ficaram figurinhas marcadas “pelas chefias”...

8 crianças morrem em ataque de Israel a Gaza; prédio de TV colapsa

Dez pessoas de uma mesma família palestina, incluindo oito crianças, foram mortas neste sábado (15) em um bombardeio israelense na Faixa de Gaza, informaram fontes médicas. Um bebê de cinco meses sobreviveu.

Além disso, um prédio de 12 andares na Faixa de Gaza que abriga os escritórios da Associated Press (AP), dos Estados Unidos, e da emissora Al Jazeera, do Catar, desabou neste sábado, após ser atingido por mísseis israelenses, informaram as agências Reuters e France Presse...

“Aumentando o número de casos de Covid-19 pode sim ocorrer um colapso por falta de profissionais", diz infectologista

O governo de Pernambuco anunciou a prorrogação de medidas restritivas em todo o estado, diante do momento considerado o mais grave desde o início da pandemia da Covid-19. No encontro, além do destaque para a grave aceleração do número de casos e a consequente ocupação dos leitos, não foi descartada a possibilidade de um colapso também no quadro de profissionais de saúde e de insumos para o atendimento aos pacientes.

Conforme a análise da Secretaria Estadual de Saúde, um ano após o início da pandemia, os trabalhadores da linha de frente se mostram cada vez mais sobrecarregados. O prolongamento da crise sanitária sinalizaria um risco direto da mão de obra especializada...