RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 139 registros para a palavra: Poeta

Nascimento do poeta Lourival Batista, o Louro do Pajeú é celebrado em São José do Egito

Para comemorar o nascimento do poeta Lourival Batista – 6 de janeiro – está sendo realizado no Sítio Santa Helena, em São José do Egito, Sertão do Estado, o festival ‘De Repente Louro’. O evento foi aberto nesta quinta-feira e vai até o domingo (9).

Com as conhecidas restrições impostas pela Covid-19, o evento que sempre ocorre em praça pública e atrai uma multidão, teve de ser reestruturado. Por isso, aconteceu numa área privada, ao ar livre e com rígido controle de acesso. ..

Poeta Luiz Ferreira escreve livro durante pandemia homenageando os municípios de Pernambuco

Apesar desse momento de crise, caracterizado precisamente pela ruptura do fluir da vida, pelo questionamento inevitável de toda a estrutura já consolidada, provocada pelo irromper de uma situação imprevisível, como acontece deste o mês de março de 2019, destacam-se os que são chamados a dar uma resposta criativa que possa mobilizar um movimento de construção ou reconstrução de modos de ser, de se relacionar, de julgar e valorizar o mundo. 

Um exemplo é o poeta Luiz Ferreira, 77 anos. Ele aproveitou os dois anos que precisou seguir as regras sanitárias e ficar em casa, o isolamento social,  período que usou para escrever o livro que tem o título de "Pernambuco em Versos-Conquistas e Municípios. O livro destaca os 187 municípios de Pernambuco valorizando o patrimônio cultural e histórico das cidades. O livro ainda não foi editado mas o autor espera lança-lo ano quem vem durante as festividades dos 110 anos de luiz Gonzaga...

Cantor e Poeta Flávio Leandro anuncia fim de shows presenciais para ano de 2022

Cantor e Poeta Flávio Leandro anuncia fim de shows presenciais em sua agenda no ano de 2022. Um dos maiores nomes da música brasileira, cantor e compositor Flávio Leandro anunciou hoje (24) em suas redes sociais uma despedida de shows presenciais. "Não encerrarei meus trabalhos artísticos: continuarei compondo e gravando, apenas não farei mais shows, a não ser virtuais, ou como decidimos, um show presencial por ano, em local previamente informado a todos". 

Confira texto do cantor e compositor Flávio Leandro nas redes sociais:..

Nesta segunda-feira (20) completa 34 anos da morte do Poeta Zé Marcolino

"Quem, morrendo, deixa escrito um verso belo deixou mais ricos os céus e a terra e mais emotivamente misteriosa a razão de haver estrelas e gente". A frase de Fernando Pessoa traduz o sentimento que o poeta, compositor  Zé Marcolino vive na memória do povo brasileiro. Basta citar a música Numa Sala de Reboco que logo o talento do poeta é lembrado.

Pela sua importância na história da música brasileira, o Poeta Zé Marcolino, merecia mais de atenção das entidades culturais. Zé Marcolino morou nos anos 70 em Juazeiro, onde foi comerciante. Juazeiro e Petrolina tem uma dívida com a memória de José Marcolino...

Virgílio Siqueira: Porque é Setembro

Virgílio Siqueira é um humanista. Segue no viés romântico dos poetas e no abstrato de letras que retratam amores, paixões e realidades sertanejas. Virgilio Siqueira é um dos mais talentosos poetas e escritores brasileiros. Virgílio Siqueira também é compositor, e tem músicas gravadas por Fagner, Xangai, Vital Farias, Dominguinhos, Maciel Melo e Santana. De sua autoria, cantoria, aboio, xote, baião, forró, rock rural e blues com letras que remontam o cancioneiro nordestino. 

Virgílio Siqueira nascido em Santa Cruz da Venerada, Sertão do Araripe, onde passou a infância convivendo com as agruras da estiagem e as esperanças do sonhar. Carrega na alma as belezas do Sertão. Atualmente, Virgílio mora em Petrolina, onde busca inspiração frente à abundância das águas do rio São Francisco...

Live Gonzaguear faz homenagem aos 91 anos do Poeta Zé Marcolino

O pesquisador e escritor Rafael Lima, autor do livro, “O Rei do Baião e a Princesa do cariri”, onde relata sobre os momentos mais marcantes vividos por Luiz Gonzaga na cidade do Crato, Ceará recebe nesta quarta-feira (30), a compositora Fátima Marcolino, filha do poeta, cantor e compositor José Marcolino.

A live acontece a partir das 19hs e na oportunidade Fátima Marcolino irá mostrar diversas curiosidades sobre a vida e obra de Zé Marcolino. Fátima mora atualmente em Petrolina...

Artigo: O Palhaço Manhoso

Aquele seria apenas mais um Circo, e dos pequenos, se não fosse o “Circo de Manhoso”. O nome do palhaço já chegara antes do primeiro caminhão carregado de tralha e euforia circenses; já entrara a meninada em polvorosa e um clima de buliçosa excitação invadira os ânimos de toda a cidade.

Muitos memoráveis palhaços passaram pelo Circo da nossa vida; mas, Manhoso, em especial, mexeu com o coração da nossa sensibilidade de menino; com a ousadia e o poder de arrebatamento do seu desconcertante magnetismo pessoal...

O Jornalista e poeta Luiz Hélio e o vereador Renato Brandão lamentam morte do compositor Tatau

"Ainda vai ao piano e cantar meus poemas. A lida dos anos não marcou teu rosto como a minha saudade o faz". Tatau era tão elegante quanto suas composições. Um fabuloso homem de gentileza ímpar. Mais uma perda irreparável para Juazeiro, uma tristeza sem fim.

A última vez que tive a alegria de estar em sua companhia foi em Salvador. Quando soube da estreia do show de lançamento do seu novo disco liguei pra ele dizendo que estava na cidade e iria ao Sesc Rio Vermelho apreciar seu trabalho esplendoroso que tinha acabado de ser concebido...

Com Covid-19, poeta Bráulio Bessa segue internado em Fortaleza

- Braulio Bessa foi um dos palestrantes na Jornada Pedagógica em Juazeiro, em abril -

Em boletim divulgado ontem, sexta (28) a equipe do Poeta Bráulio Bessa informou que ele segue internado num hospital em Fortaleza e seu quadro é de melhoras, conforme boletins médicos encaminhados à família.

“Hoje, 28 de maio, Bráulio Bessa permanece internado em decorrência da Covid-19, mas segue com significativa melhora, deixando, inclusive, de utilizar o auxílio do oxigênio. Logo que tivermos novas informações, avisaremos por aqui. Continuamos agradecendo por todas as mensagens de carinho e votos de melhora enviados por cada um de vocês”, escreveram...

Poeta Flávio Leandro lança selo musical na próxima quinta (13)

A tão histórica quanto atualíssima poesia nordestina tem data marcada para ganhar uma nova marca e um novo palco. A data é 13 de maio, a marca é a Nata da Poesia e o palco são as universais plataformas digitais, como Spotify, Deezer e Youtube. A idealização é do selo Nata Music Digital, que tem a coordenação do poeta cantador Flávio Leandro e do produtor Ivan Silva.

A apresentação ao público será através de live no Instagram da Nata Music Digital, às 19h do dia 13 de maio, dia de liberdade e de conquistas. No elenco, nomes como Dedé Monteiro, Zé Adalberto, Isabelly Moreira, Antonio Marinho, Thyelle Dias, Monique D'Angelo, Verônica Sobral e Marquinhos da Serrinha, só pra resumir e deixar uma ponta de curiosidade no ar...

Poeta baiano Osanah Setúval expõe relatos de uma vida através de sentimentos e emoções no livro 'Poeta Por Inteiro' 

Eis que chega, da cidade baiana de Juazeiro, ribeirinha do São Francisco, o poeta que faz de seus conflitos, suas angústias e suas emoções o ponto de partida para o surgimento da obra 'Poeta Por Inteiro'. Pedagogo de formação, Osanah Rodrigues Setúval, escancara seus sentimentos mais profundos, expondo em seus poemas as variações emocionais de toda uma vida.  

Devido à pandemia do novo coronavírus, o livro ainda não teve lançamento presencial, mas está disponível no mercado através de sites de venda e pode ser adquirido acessando os endereços eletrônicos listados abaixo. ..

Juazeiro pelo poeta e professor Edi Santana

Com objetivo de valorizar a cidade em que reside a leitora Helena encaminhou à redação da RedeGN um vídeo onde o poeta e professor Edi Santana faz um reconhecimento e valorização a vários e ilustres juazeirenses.

O blog entrou em contato com o autor professor Edi Santana, um dos parceiros e colunista deste noticioso, que automaticamente autorizou a veiculação do poema “Juazeiro”. Confira o vídeo:..

Live-show comemora 80 anos do poeta e compositor baiano José Carlos Capinan

Autor de clássicos como Ponteio, com Edu Lobo, que venceu o III Festival da Música Popular Brasileira, da TV Record, em 1967; Soy Loco por Ti América, com Gilberto Gil, incluído no clássico disco manifesto Tropicália ou Panis et Circencis, e Papel Marchê, com João Bosco, entre tantas outras canções que marcaram a MPB, o poeta, compositor e médico José Carlos Capinan comemora dia 19 de fevereiro 80 anos.

O músico e compositor baiano José Carlos Capinan será homenageado na próxima sexta-feira (19), às 19h com uma live-show que reunirá arte, conversa e música. Estão confirmadas as presenças dos artistas Jards Macalé, Roberto Mendes e Gereba...

Cantor Maciel Melo diz que o poeta Zé Dantas é um dos seus preferidos no cancioneiro brasileiro

Maciel Melo ainda era o "Neguinho de Heleno" quando vendia picolé e engraxava sapato para ajudar o pai Heleno Louro, agricultor e mestre sanfoneiro que animava festas de Iguaraci, no Sertão pernambucano, a 363 km do Recife. Trocou o Rio Pajeú pelo Rio São Francisco, em Petrolina, trabalhando em escritórios. 

Aos 20, decidiu abraçar a carreira de músico, considerada "vagabundice" no interior, e rumou para a capital. Esse é o marco inicial da carreira deste caboclo sonhador, que está completando 38 anos de profissão. ..

Neto do saudoso poeta Zé Marcolino é aprovado para residência médica no mais conceituado hospital da América Latina

De Serra Talhada, Pernambuco o jovem médico Isaac Carvalho Alves, 26 anos, desbancou 570 concorrentes ao obter nota máxima e conquistar o primeiro lugar no exame do programa de Residência do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele tem como áreas de atuação a Radiologia e clínica geral.

Isaac é filho do conceituado médico cardiologista José Anastácio Alves, da cidade da Prata, Cariri paraibano, e neto do grande poeta compositor e músico Zé Marcolino. Zé Marcolino é o compositor de músicas como Numa Sala de Reboco, Cacimba Nova, Pássaro Fura Barreira entre outros grandes sucessos da música brasileira...

Rio São Francisco: História do poeta e ativista alagoano Toinho Pescador é eternizada em obra literária

Antônio Gomes dos Santos, o Toinho Pescador, é eternizado em obra literária como voz ativa em defesa do Velho Chico. Pescador artesanal desde os 12 anos, aprendeu o ofício com o pai Manuel Gomes dos Santos.

Quando Manuel faleceu restou ao filho a missão de assumir o comando da família. Por precisar trabalhar desde cedo, deixou a escola quando cursava o quarto ano do primário. Mesmo não tendo concluído o ensino primário, logo ficou conhecido através de seus poemas...

Live nesta quarta (16) lembra aniversário do poeta Manuca Almeida

Hoje dia 16 de dezembro e lembrado o aniversário de nascimento do poeta e compositor Manuca Almeida, que se estivesse aqui com a gente estaria completando 57 anos. 

Para festejar a data a família divulgou esta semana o lançamento do livro Seu Emmanuel,  para março, um diário poético que Manuca escreveu durante o período de tratamento do câncer em Barretos. O livro  será lançado através do edital Usinas Culturais  da Secretaria de Cultura de Juazeiro com recursos da  lei Aldir Blanc  e através de uma campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria...

Correios oficializam rua Poeta Manuca Almeida no bairro Jardim Vitoria em Juazeiro (BA)

A viúva do poeta Manuca, Lú Almeida, comemorou nesta terça-feira (01/12) o fato de que o nome do artista finalmente foi oficializado pelos correios identificando a artéria em que ele residia com a família no bairro Jardim Vitória.

“Agora sim, a rua poeta Manuca Almeida está no site dos correios. Em 2018 Projeto de Lei do vereador e presidente da Câmara de Juazeiro, Alex Tanuri (PSL), fez uma bela homenagem ao poeta e compositor Manuca Almeida” expressou Lú em mensagem a Rede GN...

Live solidária ajudará família de poetas em meio à pandemia

Com a finalidade de arrecadar fundos para manter as atividades do projeto cultural Sertão Viola e Poesia, ajudando as famílias dos poetas necessitados em tempos de pandemia, já que não podem realizar apresentações artísticas presenciais, o poeta Valdir Lemos solicita dos amigos, fãs, admiradores, apologistas, empresários, e de toda sociedade a contribuição financeira no valor que puder.

Segundo ele, o importante é contribuir para o crescimento e valorização da nossa cultura popular nordestina. Whatsapp: (74) 98812-9905..

Poeta Mauricio Dias anuncia saída da Superintendência de Cultura do governo Paulo Bomfim. Confira

O rompimento entre o prefeito Paulo Bomfim e o deputado estadual Roberto Carlos continua repercutindo bastante e vai revelando baixas no âmbito do governo municipal, em Juazeiro. 

Após nota encaminhada à redação da redeGN, assinada pelo deputado Roberto Carlos e pelo Presidente do Diretório Municipal do PDT, Ricardo Penalva, lamentando a forma como se deu a escolha do vice-prefeito e já indicando o afastamento de pessoas indicadas ao governo pelo deputado, a exemplo de Celso Leal, Secretário da SESP; Sérgio Fernandes da Secult; Florêncio Galdino, da Sefaz e Ricardo Penalva, do Procon, agora à tarde foi a vez do Poeta e compositor Maurício Dias, Superintendente da Secult, cargo de indicação do deputado Roberto Carlos, também anunciar sua saída...