Foram encontrados 55 registros para a palavra: PATRIMONIO CULTURAL

Festival Viva Reis reúne patrimônio cultural em homenagem à Mestra Maria Jacinta

Festa popular, presente no calendário do Estado, acontece nesta quinta-feira, dia 12, com apresentações de grupos de reisados, cortejos e exposição cultural. O evento é gratuito e acontece na cidade de Santa Maria da Boa Vista, região do Sertão de Pernambuco

Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, 630 km da capital Recife, se prepara para um momento histórico nesta quinta-feira, 12 de dezembro, com a realização do Festival Viva Reis. A edição deste ano é comemorativa pelo centenário de Maria Jacinta, uma das maiores referências do reisado em Pernambuco e Patrimônio Vivo do Estado desde 2021. Dona Maria Jacinta, que há mais de 60 anos dedica sua vida ao folguedo dos Santos Reis, será homenageada com apresentações culturais que reforçam a importância dessa tradição secular, tradição no ciclo do Natal nesta época do ano. A programação é gratuita. ..

Seminário debate desafios à proteção do patrimônio cultural do povo negro

Desafios à proteção do patrimônio cultural do povo negro foram debatidos hoje, dia 2, durante o ‘I Seminário do Patrimônio Cultural Negro do Ministério Público do Estado da Bahia’. O encontro, aberto pelo coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), promotor de Justiça Augusto Matos, reuniu membros e servidores da Instituição, especialistas, representantes de entidades civis e a comunidade em geral. 

Um momento de discussão de tema relevante para o país, para a Bahia e, acima de tudo, para a atuação do Ministério Público, assinalou o promotor de Justiça, ressaltando que a Instituição busca a sensibilização e instrumentalização dos seus membros e da própria sociedade civil frente ao tema. ..

Caruru de Cosme e Damião é oficializado como Patrimônio Cultural da Bahia

No dia em que os santos gêmeos são homenageados, o Governo do Estado oficializa o Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27). O ato de entrega do título será realizado pelo Secretário de Cultura Bruno Monteiro, às 13h, durante o I Seminário de Patrimônio Imaterial – Reconstruindo Memórias, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.

Em plenária realizada no dia 19 de setembro, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) aprovou por unanimidade o Registro Especial da Festa do Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, a ser inscrito no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações e no Livro do Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer. Os estudos para o registro foram realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa).

O culto a São Cosme e Damião, os santos gêmeos da igreja católica, ganharam especial aspecto na cultura afro-brasileira e afro-baiana ao encontrarem correspondência com o culto aos Ibejis, divindades gêmeas das religiões afro-brasileiras. As celebrações acontecem no dia 27 de Setembro, com o tradicional caruru...

CCJ aprova projeto que reconhece Romaria do Bom Jesus da Lapa como patrimônio cultural imaterial brasileiro

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (25), um projeto de lei que transforma a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa em patrimônio cultural imaterial do Brasil. Considerada a maior da Bahia e a terceira maior do Brasil, a Romaria do Bom Jesus é uma manifestação cultural e religiosa nacional, que acontece anualmente entre os dias 28 de julho e 06 de agosto, na cidade de Bom Jesus da Lapa. As informações são do Bahia Notícias, parceiro da RedeGN.

O Santuário, que é o maior templo natural do mundo, está situado dentro de uma gruta às margens do Rio São Francisco e chega a receber mais de meio milhão de pessoas no período, com número crescente de fiéis a cada ano. O projeto é de autoria do deputado federal Arthur Maia (União)...

Uneb Juazeiro: realiza seminário com temática "A proteção ao Patrimônio Cultural e o Desenvolvimento da Cidade"

O Departamento de Ciências Humanas (DCH III) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus Juazeiro realiza nesta quarta-feira (08/05), em parceria com o Colegiado de Engenharia Civil da UNIVASF e a Comissão de Patrimônio e Memória do Conselho Municipal de Cultura, o seminário com temática "A proteção ao Patrimônio Cultural e o Desenvolvimento da Cidade".

A programação do evento, que será realizado no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 14h, conta com debates sobre a legislação versus práticas na preservação de Juazeiro, a atuação do Ministério Público na Tutela do Patrimônio Arquitetônico Cultural e o patrimônio como vetor de desenvolvimento da cidade...

Choro é declarado Patrimônio Cultural do Brasil

O choro musicado pelo conjunto de bandolim, flauta, violão 7 Cordas, pandeiro, cavaquinho e clarinete em rodas por todo o país, a partir desta quinta-feira (29) é Patrimônio Cultural do Brasil, o que significa ser reconhecido como parte da cultura e da história do país. A decisão do registro do gênero musical genuinamente brasileiro foi tomada nesta quinta-feira (29), por unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, presidido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Inicialmente, o pedido de reconhecimento foi apresentado pelo Clube do Choro de Brasília, pelo Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro, pelo Clube do Choro de Santos (SP) e por meio de abaixo-assinado. A partir do reconhecimento, o gênero será registrado no Livro das Formas de Expressão do Instituto, que reúne as manifestações artísticas em geral. ..

Câmara aprova projeto que declara festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos patrimônio cultural imaterial de Petrolina

A festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos foi declarada como Patrimônio Cultural Imaterial de Petrolina. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores da cidade e aguarda a sanção do prefeito Simão Durando.

O projeto de lei é de autoria do vereador Rodrigo Araújo (Republicanos)...

Depois da polêmica com RJ, deputado quer tornar acarajé patrimônio cultural da Bahia

O deputado estadual Antônio Henrique Júnior (PP) quer tornar o acarajé patrimônio cultural do estado da Bahia. A proposta vem após a polêmica com a sanção da Lei 10.157/23, pelo governador carioca Cláudio Castro, que tornou o acarajé patrimônio cultural do Rio de Janeiro.

O projeto, lá, é de autoria dos deputados Renata Souza (Psol), Dani Monteiro (Psol) e Átila Nunes (MDB)...

Estudantes de Arqueologia e Preservação Patrimonial criam material de divulgação sobre patrimônio cultural de São Raimundo Nonato

Promover a curricularização da prática extensionista como dimensão fundamental no exercício do saber universitário, permitindo que saberes acadêmicos se comuniquem com os saberes comunitários. Foi com este objetivo que estudantes do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) criaram um material de divulgação sobre o patrimônio cultural de São Raimundo Nonato (PI).

A atividade foi realizada durante a disciplina de Preservação Patrimonial II, ministrada pelo professor Marcus Vinícius Santana Lima...

Bandas de Pífano de Pernambuco podem se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

O processo de Registro das Bandas de Pífanos como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco está em vias finais, com o parecer técnico que será apresentado nesta sexta-feira (26), em Caruaru, Agreste do Estado, culminando na fase de conclusão do trâmite que pode deliberar para reconhecer as bandas como Patrimônio imaterial pernambucano.

A reunião vai acontecer em meio à programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (Secult-PE), promovida pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE), no Armazém da Criativa em Caruaru...

Ministério Público da Bahia realiza, entre os dias 17 e 19 de agosto, a “IX Semana do Patrimônio Cultural”

O Ministério Público do Estado da Bahia realiza, entre os próximos dias 17 e 19 de agosto, a “IX Semana do Patrimônio Cultural”. O evento, promovido pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Instituição (Nudephac), tem o intuito de colaborar para uma cultura de preservação e salvaguarda dos bens culturais materiais e imateriais.

Isso, explica a coordenadora do núcleo, promotora de Justiça Eduvirges Tavares, por meio da construção de espaços e experiências que oportunizem interações, oficinas, debates, visitações, eventos e formações que concretizem o ideário da educação patrimonial...

Projeto sancionado pelo prefeito Pedro Oliveira pretende garantir a preservação do patrimônio Histórico de Curaçá

Projeto de Lei aprovado na Câmara de Curaçá, de autoria do vereador Rogério Bahia, já sancionado pelo prefeito Pedro Oliveira, pretende estimular a preservação do patrimônio cultural do município de Curaçá, na Bahia.

O Projeto de Lei tem como objetivo a proteção da rica história cultural, garantindo a preservação dos bens móveis, imóveis, coleções, eventos, celebrações, expressões lúdicas, artísticas, práticas e espaços culturais coletivos, garantindo a preservação da história do município...

Frente Parlamentar quer transformar Dia da Caatinga em Patrimônio Cultural

O dia 28 de abril foi escolhido como o Dia da Caatinga como homenagem ao ecólogo pernambucano Vasconcelos Sobrinho. Ele foi um pioneiro no estudo do bioma que mostrou que o sertão não é só seca e miséria como muitos imaginavam, ele guarda um patrimônio biológico único no mundo que deve ser explorado de forma sustentável. 

Entre as espécies que só existem na caatinga estão umbu, licuri e cambuí, que além de servirem como alimento têm um valioso potencial medicinal, explicou a pesquisadora Márcia Vanusa da Silva...

Bolsonaro oficializa forró como patrimônio cultural do Brasil. "Luiz Gonzaga deve ser incluído no livro heróis da Pátria", afirma presidente

O presidente Jair Bolsonaro (PL) oficializou nesta segunda-feira (13/12) o forró com o título de Patrimônio Cultural do Brasil durante evento ocorrido no Palácio do Planalto. O chefe do Executivo não discursou na solenidade. 

Larissa Peixoto, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), falou sobre a importância da medida e destacou que mais de 52 bens imateriais foram registrados no país...

Sem apoio, Bahia quase fica de fora do reconhecimento do forró como patrimônio cultural

Após doze anos de caminhada independente, o forró conquistou o reconhecimento máximo buscado por quem faz o gênero: ser declarado patrimônio cultural e imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A conquista é tratada como um feito solo por um motivo, foi fruto da dedicação da Associação Cultural Balaio do Nordeste, da Paraíba, presidida por Joana Alves e do Fórum Forró de Raiz, também coordenada por Joana, que por meio de uma reuniu ao longo dos anos, material o suficiente para provar a importância do gênero para a cultura brasileira e a assinatura de 423 forrozeiros de todo o país para formalizar o pedido...

Forró agora é oficialmente Patrimônio Cultural do Brasil

As Matrizes Tradicionais do Forró agora é oficialmente Patrimônio Cultural do Brasil. O parecer favorável aconteceu durante a 99ª Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, nesta quinta-feira (9). 

Com transmissão pelo canal do Iphan no Youtube a sessão é aberta à sociedade até às 18hs. O Iphan é autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo...

Artigo - A verdadeira história do Forró Patrimônio Cultural Brasileiro

Agora as leis estão reconhecendo a riqueza do forró, mas ele sempre foi nosso patrimônio cultural. E quem decide isso é o povo, nenhuma lei ou decreto.” A fala de Leda Alves, estudiosa da cultura popular e ex-Secretária de Cultura do Recife, rememora a resistência da comunidade forrozeira na preservação de um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros e nordestinos.

No próximo dia 13 dezembro, Dia do nascimento de Luiz Gonzaga, Mestre da Sanfona e Dia Nacional do Forró, acontece a solenidade de entrega do título de Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural Brasileiro...

Repente é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu hoje (11), por unanimidade, o repente como patrimônio cultural do Brasil. Referência para a identidade da região Nordeste, o repente é conhecido também como cantoria e tem como fundamentos verso, rima e oração.

Os repentistas ou cantadores se espalham pelas capitais e interior dos estados do Nordeste brasileiro e também nas regiões para onde ocorreram migrações de nordestinos. A votação foi feita pelos 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Iphan...

Iphan oficializa processo para registrar o Forró como Patrimônio Cultural do Brasil

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou a abertura do processo administrativo para registrar as "Matrizes Tradicionais do Forró" como Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

A proposta, apresentada pela Associação Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba, recebeu endosso da Superintendência do Iphan no estado, além de um abaixo-assinado com participação de 423 forrozeiros de todo o país...

Iphan estabelece novas regras para avaliação de impacto ao patrimônio cultural  

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, estabeleceu, por meio de Portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (16), critérios para análise de impacto ao patrimônio cultural.

O regramento será aplicado às análises de projetos de infraestrutura realizadas pelo Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio (SAIP), lançado no último dia 10 de junho, e às apreciações manuais dos técnicos do Instituto...