Foram encontrados 1996 registros para a palavra: familia

Codevasf fortalece produção familiar no semiárido de Pernambuco

Cerca de 5 mil famílias que vivem da produção agrícola familiar no semiárido de Pernambuco estão sendo melhor estruturadas para manter suas lavouras em meio à estiagem prolongada. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está aplicando cerca de R$ 5 milhões em 62 tratores e implementos agrícolas que serão disponibilizados às famílias por meio de associações de comunidades rurais e prefeituras. 

Destes, seis já foram entregues e os demais serão repassados ao longo deste ano. "Essa máquina vai nos ajudar não só na aração de terra, mas também para carregar o esterco de gado, que hoje pagamos para receber por falta de trator com reboque para buscarmos nós mesmos. Agora poderemos economizar bastante", garante Edval João Vieira, presidente da Associação Comunitária Esperança, Ação e União, da comunidade de Cariri Mirim, em Moreilândia.

O superintende regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, destaca que a agricultura familiar deve ter sempre o maior apoio possível do governo federal, e o maquinário é uma ótima maneira de fortalecer as associações de produtores familiares do semiárido. "A agricultura familiar é muito importante para a segurança alimentar do país. O IBGE mostra que a agricultura familiar está em 84% dos estabelecimentos agropecuários e responde por aproximadamente 33% do valor total da produção do meio rural. Para que esse setor continue crescendo, é preciso que ele seja mecanizado o mais rapidamente possível. Em 2010, havia no semiárido um trator para cada 2,1 mil hectares. Essa proporção precisa melhorar drasticamente", observa Cordeiro. ..

Agnaldo Meira participa de entrega de tecnologias de capitação de água para famílias do interior de Juazeiro

O acesso água na área rural é uma das prioridades do novo mandato do vereador Agnaldo Meira (PC do B), que na manhã desta sexta-feira (24), participou, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), do encontro de encerramento da primeira etapa do projeto que beneficiou centenas de famílias na zona rural da cidade, com a construção de tecnologias para o armazenamento de água.

Cerca de 2000 pessoas dos distritos de Pinhões, Itamotinga, Massaroca e Salitre foram beneficiadas com as tecnologias. De acordo com o técnico do Centro de Assessoria de Assuruá (CAA), Tiago Bezerra Gomes, o encontro no STRJ consistiu em um momento para a socialização das experiências de como foi o processo de construção das cisternas e barreiros e culminou com a entrega das tecnologias às famílias.  ..

Em Juazeiro, 150 famílias são beneficiadas com primeira etapa do Projeto Cisternas do Constesf

Em um momento que representou a conquista de direitos, o Consórcio Sustentável de Território do São Francisco (Constesf) realizou o encerramento da primeira etapa do Projeto Cisternas em Juazeiro, nesta sexta-feira (24). Nesta primeira etapa, o Constesf, junto com o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) e em parceria com a prefeitura municipal de Juazeiro, finalizou cerca de 150 tecnologias sociais de captação e armazenamento de chuva. 

Além das famílias beneficiadas, estiveram presentes no evento o presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo; o Coordenador geral de campo do Projeto Cisternas, Mauro Macêdo; o diretor de projetos do Constesf, Frank Chaves; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson José; o vereador Agnaldo Meira; técnicos do CAA e, representando a Prefeitura de Juazeiro, Inaldo Loiola, assessor de relações institucionais do SAAE. ..

Beneficiários do Bolsa Família devem informar mudança de escola dos filhos para evitar bloqueio

Os beneficiários do Bolsa Família que mudaram os filhos de escola este ano devem comunicar a alteração à Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedis), através da Casa do Bolsa Família - responsável pelo Cadastro Único no município, localizada na Praça da Misericórdia, no Centro de Juazeiro, das 8h às 12 e das 14h às 18h.

Um dos critérios para a manutenção do benefício é que crianças e jovens entre 6 e 17 anos estejam matriculados na rede de ensino. O Bolsa Família exige uma frequência escolar mensal mínima de 85% para estudantes de 6 a 15 anos e de 75% para estudantes de 16 e 17 anos. Caso o aluno tenha mudado de escola é necessário fazer a atualização...

Paulo Bomfim discute com governo do Estado e entidades políticas públicas para a agricultura familiar na região

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, participou nesta terça-feira (21), na sede do SETAF em Juazeiro, de reunião técnica de organização, funcionamento e planejamento dos Serviços Territorial e Municipal de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF e SEMAF. O chefe de gabinete Vilmar Ferreira também esteve presente no evento, assim como o ex-prefeito Isaac Carvalho.

Uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o evento teve o intuito de promover um alinhamento institucional na operacionalização de políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. "Estamos compartilhando responsabilidades e alegrias com a implementação do serviço municipal. São ações direcionadas aos agricultores familiares, visando a melhoria e crescimento das comunidades rurais dos municípios pertencentes ao território. É um prazer saber que estamos trabalhando em prol desse desenvolvimento", afirmou o prefeito...

Três pessoas da mesma família morrem em acidente de moto em Petrolina

Duas crianças de 4 e 8 anos e um jovem, de 21 anos, morreram em um acidente de moto, na noite deste domingo (19), na PE-626, Zona Rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A mãe das crianças, de 27 anos, também estava no veículo e foi socorrida para o Hospital Universitário (HU). De acordo com o Instituto de Criminalística (IC), as vítimas eram tio e sobrinhos, estavam todos em uma moto e nenhuma utilizava capacete.

O acidente ocorreu por voltas das 20h30, na estrada que liga os povoados de Pedrinhas e Nova Descoberta. Segundo informações da Polícia Civil (PC), o condutor da moto perdeu o controle do veículo e bateu em muro baixo de concreto. Com o impacto, as vítimas foram arremessadas na pista. O tio e os dois sobrinhos morreram na hora. A mãe das crianças foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o HU com fraturas no antebraço, tornozelo e bacia...

Grupo Anjo Amigo continua realizando campanha solidária para família carente de Juazeiro

Membros do Grupo Anjo Amigo participaram do Programa e Blog Geraldo José desta segunda-feira (13). O Grupo Anjo Amigo nos últimos meses iniciou uma campanha solidária para a construção da casa de Dona Mariene Rodrigues de Souza Brito, que diariamente cuida de dois filhos com paralisia cerebral, além do marido Artênio Marques de Brito, que após um acidente teve perda de 40 % do cérebro e necessita, tanto quanto as crianças, de assistência médica. 

A boa notícia é que com as doações arrecadadas a obra está em fase final e será entregue nos próximos dias a Dona Mariene e família. ..

Petrolina: Integridade social e familiar dos alunos é preocupação da Secretaria de Educação

A secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, esteve reunida na útima semana com o juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Franco Bacelar, e com o Conselho Tutelar. As reuniões, de acordo com a gestora da pasta, tiveram como objetivo debater parcerias que colaborem com a melhor condição do estudante. Maéve Melo acredita que o bem-estar dos alunos além dos murros da escola é fundamental para o sucesso do processo educativo pedagógico. "Entendemos que a educação não se faz só na escola. Envolvendo toda a comunidade, a família e as instituições que garantem, plenamente, o direito das crianças, vamos ter êxito na educação. Nossa preocupação com os estudantes não termina quando o sino bate", pontuou a gestora.

No encontro com o Juiz da Vara de Infância, a secretária foi apresentada ao projeto Prevenção da Violência nas Escolas (Previne) que tem como objetivo diminuir a violência nas unidades, como o bullying, por exemplo. Segundo Maéve, a Secretaria já se colocou à disposição para que, em parceria, a ação possa ser aplicada nas escolas da Rede Municipal. Com o Conselho Tutelar, a gestora ressaltou a importância da parceria para trazer os pais para participar, efetivamente, da vida escolar e, assim, diminuir a evasão, os casos de indisciplina e, com isso, aumentar os índices de aprovação. "Nossa reunião foi bastante proveitosa. Debatemos a questão do direito à educação, onde a Secretaria de Educação está fazendo sua parte garantindo vaga para todas as crianças, mas esse encontro tem outro objetivo: ter o conselho como parceiro para que possamos trazer as famílias para dentro das escolas", contou...

Palco alternativo Luiz Galvão reúne dezenas de famílias no Carnaval de Juazeiro

O Palco Alternativo Luiz Galvão, montado ao lado do Vaporzinho, na Orla II de Juazeiro reuniu dezenas de famílias neste sábado (11), segundo dia do Carnaval de Juazeiro 2017. O público teve oportunidade de dançar vários ritmos, com som de bandas locais e apresentação cultural. A professora, Harleyde Santos levou o irmão e os sobrinhos para curtir a festa momesca.  “Adorei este palco aqui na Orla, a gente se diverte com tranquilidade, tem espaço a vontade para as crianças brincarem e ainda podemos contemplar a beleza do rio São Francisco. O prefeito Paulo Bomfim e os organizadores estão de parabéns”, ressaltou a foliã.

A banda Nosso Samba foi a primeira a se apresentar, seguida da Kidé Falaê, um grupo de percussão, coordenado pelo Naenda. O coordenador de projetos, Adjivaldo Motta, disse que esse grupo é fruto dos projetos sociais desenvolvidos pelo Naenda, no bairro Quidé. “É uma iniciativa muito positiva do Governo Municipal, valorizar as bandas locais e os grupos culturais durante o carnaval. É um momento de mostrar para a população o que está sendo produzido em Juazeiro, tanto na música, como as manifestações culturais, que precisam ser preservadas”, destacou Adjivaldo. A cada intervalo das bandas, a Orquestra Sapupara animava os foliões com as machinhas de carnaval.

O público do palco alternativo assistiu também a apresentação cultural do ‘Samba de Véio do Rodeadouro’. A presidente do grupo, Dona Ovídia Isabel estava animada com participação no carnaval. “Estou muito feliz de ter a oportunidade de trazer o nosso samba e muita alegria para esta festa linda. A Prefeitura está de parabéns pelo carnaval organizado e por valorizar as manifestações culturais da nossa cidade”, disse Ovídia.

A última banda a se apresentar no palco Luiz Galvão foi a Dubaia, que fez um tributo a Chico Science,cantor e compositor pernambucano, um dos principais colaboradores do movimento ‘mangue beat’, em meados da década de 1990. Neste domingo (12), último dia de carnaval, o Palco Luiz Galvão contará com as apresentações da Orquestra Pedro Biloto, Gatos Multicores, Matingueiros, Bailinho de Quinta e Banda Mirage, a partir das 16h. ..

Ex-presidente do COMPIR denuncia violência policial no Carnaval de Juazeiro

Coronel Nascimento assegurou tomar providências

Integrantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Juazeiro estiveram na manhã deste sábado (11/02) com o comandante de policiamento da Regional Norte, Coronel da Polícia Militar Alfredo Nascimento e com o prefeito, Paulo Bomfim, para formular a denúncia do caso de violência policial ocorrido sexta-feira (10.2), no primeiro dia de Carnaval antecipado da cidade, com a família de Neide Tomaz, ex-presidente do Compir e servidora municipal...

Psicopedagoga da Secretaria de Educação destaca importância da parceria entre família e escola

O início do ano letivo é um momento de novidades na vida das crianças e de suas famílias, seja devido à rotina escolar que começará novamente ou pela entrada no ambiente escolar. Tais modificações exige da família uma (re)organização e (re)adequações no âmbito dos novos horários das aulas, como à organização dos estudos e das horas de lazer e descanso. E agora, o que fazer?

Quem responde a esses e outros questionamentos é a psicopedagoga e mestranda (UPE) em Educação Adriana Miron, formadora de educação Infantil da Secretaria de Educação de Petrolina. De acordo com Miron, é preciso, antes de tudo, que os pais estejam ao lado da criança para transformar o momento de ansiedade em um momento normal da vida. "A criança precisa sentir segurança e confiança, tanto no contexto familiar, como no escolar; tais sentimentos favorecem o desenvolvimento saudável e a promoção da sua aprendizagem", pontuou...

Cresce no país número de municípios que dependem mais do Bolsa Família

A queda nas transferências federais tem deixado os municípios cada vez mais dependentes do Bolsa Família. De 2008 para cá, a proporção de recursos do programa social em relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) - principal fonte de renda das prefeituras - subiu de 25% para 40%, segundo levantamento feito pelo Estadão Dados. Em várias cidades, no entanto, esse porcentual supera os 100%, como é o caso de Icó (CE) e Riachão das Neves (BA). Em oito anos, o número de municípios nessa situação - onde a renda do Bolsa Família passou a bater o FPM - subiu de 7 para 187. O repasse do Bolsa Família - criado em 2003 no governo Lula - é feito diretamente para a população, enquanto o FPM vai para a conta das prefeituras para custear despesas e fazer investimentos em serviços públicos e infraestrutura local. Entre 2008 e novembro de 2016, a renda do Bolsa Família cresceu 140% (de R$ 10 bilhões para R$ 26 bilhões) enquanto o FPM subiu 53% (de R$ 42 bilhões para R$ 64 bilhões), segundo o levantamento do Estadão Dados. "Esse quadro é pernicioso para a gestão", afirma o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Segundo ele, apesar de o programa social ser bem-vindo para a população carente, o dinheiro pouco se reverte em impostos para as prefeituras. Isso porque os beneficiários gastam o dinheiro em estabelecimentos pequenos e informais, diz ele. "Nesse cenário, os municípios perdem dos dois lados: com a queda real dos repasses do FPM e com a baixa arrecadação".

O resultado dessa equação recai sobre a qualidade dos serviços públicos, que no interior do Brasil jáé bastante combalida. Um exemplo disso está estampado na última pesquisa feita pela CNM, com 4.708 cidades. A maioria afirma que as áreas mais atingidas pela crise fiscal do País são educação e saúde. No dia a dia, falta dinheiro para pagar professores, para a manutenção de ônibus escolares e para contratar médicos. Ainda segundo a pesquisa, quase metade dos municípios brasileiros sofrem com a falta de medicamentos em postos e hospitais. "Os motivos da crise dos municípios são os mesmos que vemos nos Estados. O que varia é a intensidade", afirma o economista Raul Velloso, especialista em contas públicas. Segundo ele, no entanto, ao contrário dos governos estaduais, as prefeituras têm pouca margem para reduzir gastos. "O grosso das despesas é de pessoal." Nos últimos anos, de acordo com dados de mercado, o número de funcionários públicos vinculados às prefeituras mais que dobrou. Outro problema, diz Velloso, é a baixa capacidade de recolhimento de tributos municipais, como Imposto sobre Serviços e Imposto Predial e Territorial Urbano. "Em tempos de crise, que a prefeitura mais precisa de dinheiro, ela é pressionada pela população para cortar esses impostos. ..

Prefeitura e UAVS discutem realização da feira da agricultura familiar no Salitre

A realização da primeira feira da agricultura familiar do Salitre, zona rural de Juazeiro foi discutida na última sexta-feira (3) na sede do distrito de Junco – Salitre entre a União das Associações do Vale do Salitre (UAVS) e a Prefeitura de Juazeiro, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária.

A feira será realizada em julho e visa fomentar e expor as potencialidades da região, a exemplo de culturas como a goiaba, maracujá, melão, cebola, tomate e tamarindo um dos carros chefes da localidade, que hoje é trabalhado como unidade de beneficiamento através da produção do doce e da polpa. “O evento seguirá os mesmos critérios adotados nas feiras de caprinos e ovinos. O foco será a agricultura familiar, mas também teremos um espaço específico para expor e comercializar caprinos e ovinos do vale e de toda região”, explicou o diretor de pecuária, José Wilson Chaves (Chaveco)...

Farmácia da Família da Av. Flaviano Guimarães é transferida para a Orla de Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que, a partir da próxima segunda-feira (6), a Farmácia da Família localizada na Av. Flaviano Guimarães passa a funcionar no Centro de Saúde III. O novo ambiente é um prédio do município, que possui estrutura mais adequada para armazenar medicamentos. O Centro de Saúde III funciona na Av. Carmela Dutra, nº 700, Bairro Angary. ..

Beneficiários do Bolsa Família devem procurar CRAS para revisão cadastral

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, divulga lista de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em situação de revisão cadastral. Essas famílias precisam comparecer ao CRAS mais próximo de sua residência ou agendar atendimento através do número (74) 98807-0701 para regularização dos dados. A atualização deve ser feita até do dia 17/02. Em Juazeiro são 5 CRAS localizados nos bairros Tabuleiro, Quidé, Malhada da Areia, João Paulo II e Itaberaba.

Confira aqui a lista das famílias beneficiárias...

Constesf e Embrapa planejam parceria para beneficiar agricultores familiares do Território do São Francisco

O presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e prefeito de Canudos, Genário Rabelo, e o diretor de projetos, Frank Chaves, reuniram-se, nesta sexta feira (27), com o Chefe-Geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), Pedro Carlos Gama, e os pesquisadores, Flávio França e Carlos Gava, para discutirem a viabilidade de uma parceria que leve aos municípios pertencentes ao consórcio alguns projetos desenvolvidos pela Embrapa.

O objetivo do Constesf é que os projetos da Embrapa Semiárido, como os do Umbu Gigante e Maracujá do Mato, alcancem os 10 municípios do Território do Sertão do São Francisco, beneficiando agricultores familiares com orientações técnicas e alternativas de desenvolvimento agrícola sustentável que possibilitem uma convivência digna com a seca...

Incra/BA beneficiará 6,3 mil famílias de 65 assentamentos com recuperação de estradas 

A superintendência regional do Incra na Bahia firmou convênios com 12 prefeituras do estado para a realização de obras de recuperação de estradas em 65 assentamentos. A iniciativa beneficiará 6.350 famílias de agricultores da reforma agrária.

A descentralização de recursos por parte do Governo Federal para a execução dessas obras de infraestrutura está prevista para março. O investimento é da ordem de R$ 42 milhões.

As ações englobam 13 assentamentos rurais no município de Wenceslau Guimarães.São dez áreas em Bom Jesus da Lapa, nove projetos em Morro do Chapéu, seis em Bonito e outras sete áreas de reforma agrária em Itaguaçu da Bahia. Além destas, há quatro em Cansanção, seis em Xique-xique, quatro em São Gabriel e três em Ituberá. Já em Água Fria, Souto Soares e Angical, um assentamento de cada município receberá obras de recuperação de estradas.

Para o superintendente regional do Incra/BA, Giuseppe Vieira, a execução das obras melhora o deslocamento das famílias entre o campo e a cidade. "O montante de recursos a serem aplicados em infraestrutura irá recuperar a qualidade de vida dos trabalhadores, permitindo o escoamento das produções agrícolas dos assentamentos", frisa.

Ação

Os convênios foram assinados durante a gestão do superintendente substituto do Incra/BA, Miguel Neto, entre os meses de novembro e dezembro de 2016. "A ideia possibilita a descentralização de ações do Incra, vinculada a estratégia de investimento em infraestrutura de assentamentos", explica Neto.

Fiscalização

As prefeituras conveniadas para as obras de recuperação de estradas só receberão os recursos à medida que inserirem os projetos básicos das intervenções no Sistema de Convênios (Siconv), estes precisam ainda atender as normas de projetos do Incra e serem analisados pela área técnica de engenharia da autarquia...

Petrolina: Grupo de jovens da Paróquia Sagrada Família realiza o 1° Movimento Vem Louvar, nesse sábado 28/01

O grupo de jovens Nascidos no Carmelo da Paróquia Sagrada Família – José e Maria, convida a todos os jovens a participar do 1° Movimento Vem Louvar no dia 28 de janeiro do presente ano, às 17:00hs, na Escola José Joaquim, próximo à Igreja Católica da comunidade. Esse evento tem a finalidade de proclamar a palavra do senhor em virtude de santificar a vida dos jovens presentes nesse primeiro encontro. “Esse evento é de grande importância para aproximar a juventude à Igreja, e principalmente para apresentá-los a face de Cristo. Em meio a tantas más opções que são apresentadas aos jovens, eventos desse tipo, que tem como objetivo principalmente ao público jovem, precisam ser promovidos com mais frequência”, afirma o jovem Hugo Soares, integrante do grupo.

A programação será composta de muito louvor, adoração, e uma pregação feita por João Victor da Comunidade Viva Chama, que fará uma reflexão de acordo com o tema “A verdadeira face de Cristo”...

Delator da Lava Jato aluga mansão para família de Cláudia Leitte

O lobista Cláudio Melo Filho, um dos principais delatores da Odebrecht na Operação Lava Jato, teria alugado um imóvel de alto padrão na Bahia para a família da cantora Claudia Leitte.

As informações são da coluna Expresso, do site da revista Época, de domingo (22)...

Investimento de R$ 7 milhões da Codevasf garante água a 2,9 mil famílias no semiárido baiano

Quase três mil famílias rurais que vivem e produzem em áreas do Norte baiano castigadas pela estiagem prolongada estão tendo acesso a água graças a um investimento de R$ 7 milhões executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro. Do total de 290 poços tubulares e cristalinos que haviam sido previstos para serem instalados na região, 123 foram concluídos até o final de 2016 e 167 serão implantados este ano. Cada poço possui um reservatório individual com capacidade para 10 mil litros, e cada reservatório é dotado de três torneiras e um bebedouro para animais.

As estruturas vão atender, no total, a 24 municípios do Norte baiano, região do Submédio São Francisco. Os recursos que viabilizam a ação são oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares, e também do Ministério da Integração Nacional por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. "A importância de um poço é grande porque quando você não tem água praticamente de jeito nenhum, fica dependente de carros-pipa. A água quando chega talvez seja a maior riqueza que pode acontecer na vida do homem da Caatinga, do Semiárido", afirma José Carlos Santana Silva, presidente da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes (AAMA), no município de Curaçá. "Com o poço, a gente passou a ter mais disponibilidade de água. Antes a gente tinha que comprar em carro-pipa ou então aguardar as chuvas, e se perdia muito tempo no deslocamento com animais pegando a água – até mesmo no lombo da gente. Agora a água está mais próxima, então eu digo a você que a água aqui é tudo", acrescenta Silva.

Alguns dos poços revelam alta capacidade de fornecimento de água – caso daquele instalado na região do Talhadinho, município de Glória, que revelou potencial de vazão estimada em 40 mil litros. "Esta ação é um marco, pois pela primeira vez executamos serviços de perfuração e instalação de poços em região de sedimento, cujos custos são elevados", observa o técnico da Codevasf Antônio Virgolino, que acompanhou as obras. "Os resultados, porém, são bem mais favoráveis do os da região de cristalino, onde frequentemente há poços secos, com pouca água ou com água salobra", explica. A ação em Glória contou com a parceria da prefeitura municipal, que disponibilizou máquinas motoniveladoras, retroescavedeira, trator de esteira e equipamentos que facilitaram o acesso ao local da perfuração, no qual o terreno é arenoso e de difícil mobilidade, segundo informou o técnico da Codevasf.

As comunidades rurais beneficiadas com a ação estão situadas nos municípios de Glória, Jaguarari, Morro do Chapéu, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Juazeiro, Curaçá, Uauá, Miguel Calmon, Campo Formoso, Mirangaba, Jacobina, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Abaré, Chorrochó, Jeremoabo, Macururé, Rodelas, Santa Brígida, Umburana, Sento-Sé e Várzea Nova. O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Neto, ressaltou a importância da ação. "Essa é uma das nossas principais missões: levar água para quem precisa, independente do lugar ou da dificuldade para alcançar esse precioso líquido", reforça.

Sedimentares e Cristalinos

Os poços perfurados e instalados pela Codevasf no semiárido são uma tecnologia de convivência com a seca que se divide em dois tipos: poços sedimentares e cristalinos. Os sedimentares são perfurados nos locais que possuem manchas de sedimentos (arenito, calcário), escavados a profundidades que podem variar de 100 a 200 metros, e fornecem grandes volumes de água oriunda do lençol freático. A captação da água é feita por meio de motobombas de alta potência.

O poço tubular em áreas cristalinas é perfurado e instalado em regiões de subsolo rochoso, entre 50 a 80 metros de profundidade, e a água é captada das fendas nas rochas, onde se acumula água. O volume é menor, e a captação é feita por catavento ou por bomba submersa. A perfuração e instalação de poços oferecem alívio para a população que vive e produz em áreas onde a falta de água é agravada pela seca prolongada. ..