Foram encontrados 224 registros para a palavra: SEMAURB

SEMAURB finaliza ação educativa de combate à poluição sonora em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), concluiu no último final de semana, a ação educativa de combate à poluição sonora nos bares e restaurantes de Juazeiro. A atividade que foi realizada em quatro etapas na sede e nos distritos do município, resultou na conscientização dos proprietários de 152 estabelecimentos comerciais.

Durante a ação os donos de bares receberam material educativo composto por um ofício sobre a finalidade da ação, uma tabela do anexo da Lei Complementar 018/2016 que rege o Código de Polícia Administrativa do município sobre os decibéis e horários permitidos e um folder orientando como regularizar a licença ambiental sonora, processo emitido pela SEMAURB...

FISCAIS DA SEMAURB APOIAM ATO ADMINISTRATIVO CONTRA SERVIDOR ACUSADO DE IRREGULARIDADES CONTRA EMPRESÁRIOS DE JUAZEIRO

O presidente do Sinserp (Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura de Juazeiro) Cícero Salles enviou nota ao blog em nome dos funcionários da Semaurb (Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano) repudiando ato supostamente praticado por servidor da referida pasta e que coloca toda a categoria em suspeição. Confira a nota:

A categoria de fiscalização integrante do quadro funcional da SEMAURB, após denúncia e áudios amplamente divulgados na mídia, na data de 07 de junho de 2018, em que o guarda municipal, atualmente investido no cargo de diretor de fiscalização da SEMAURB, Jailson Silva Santos, solicita propina e cita indevidamente o nome da categoria fiscalizatória para que não haja fiscalização nos eventos, vem por meio desta repudiar o ato praticado por este servidor, bem como apoiar a abertura de inquérito administrativo e criminal por parte do Ministério Público para apuração dos fatos e averiguação da participação de outros servidores. Em tempo, solicitamos reunião com a administração pública do município para mais esclarecimentos. (Fonte: Cícero Salles)..

SEMAURB realiza atividades de fiscalização durante fim de semana prolongado em Juazeiro

Durante o fim de semana, a fiscalização da Secretaria de Meio e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e Guarda Civil Municipal (GCM) realizou visitas a estabelecimentos com atividades no período noturno para verificar o cumprimento das normas estabelecidas nos alvarás e autorizações de eventos e obras em andamento na cidade.

Durante a fiscalização foram encerrados três eventos que aconteciam sem autorização nos bairros Alto da Aliança, Jardim Flórida e no Projeto Mandacaru I. A Secretaria realiza essas ações com o objetivo de garantir o ordenamento e o sossego à população, tendo em vista que para um espaço realizar eventos tem que zelar pelo sossego da vizinhança...

SEMAURB e SAAE RESPONDEM LEITOR DO BLOG

O leitor Alex Santos, do bairro São Geraldo nos enviou um email reclamando sobre o saneamento da referida localidade (veja aqui). Em resposta, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano informa que existe um cronograma para reforma de praças na cidade, pelo qual já reformou diversos espaços de lazer na sede e no interior do município. A praça do bairro São Geraldo faz parte do cronograma de obras, é prioridade para o governo e já teve inclusive, seu projeto apresentado à comunidade por meio da vereadora Neguinha da Santa Casa.

Praças como a da Mônica e do bairro Alto do Cruzeiro, além da praça de Pinhões e a grande obra do Parque Fluvial são provas do compromisso deste governo com o bem estar da população, em especial de crianças e jovens quando proporciona e reestrutura espaço de esporte e lazer...

Ações da SEMAURB conscientizam os juazeirenses sobre os cuidados com o Rio São Francisco

Neste dia 22 de março em que é comemorado mundialmente o Dia da Água, em Juazeiro, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) vem realizando ações em prol do Rio São Francisco. 

Com a implantação do Parque Fluvial, intervenção que tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda área considerada como degradada da orla fluvial juazeirense, a SEMAURB vem ordenando as atividades econômicas nas margens do Rio São Francisco. A única atividade permitida nas margens do Velho Chico são os caiaques. A lavagem de carros na orla foi extinta, pois os resíduos dessa atividade iam diretamente para o Rio...

SEMAURB e Guarda Municipal realizaram semana intensa de ordenamento em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal continuam realizando um intenso trabalho de ordenamento em Juazeiro.  A equipe iniciou a semana realizando um controle de invasão no Povoado de Lagoa do Salitre. Ainda na segunda-feira (12), apreenderam as mercadorias de ambulantes irregulares no Calçadão Josino Ribeiro e retiraram veículos abandonados na via pública no bairro Alto do Cruzeiro.

 Através de denúncia, a fiscalização apurou três situações: a primeira foi um comércio irregular em espaço público, próximo ao Mercado do Produtor; a segunda foi uma revenda irregular de veículos e obstrução de passeio público no Itaberaba; e a terceira foi uma borracharia no bairro Santo Antônio por descarte irregular de pneus e obstrução de passeio público. Nos três casos os comerciantes foram notificados para regularizarem a situação. Caso não regularizem dentro do prazo estabelecido serão autuados. ..

SEMAURB autua caçambeiro por extração ilegal de areia na Serra da Batateira II

Na manhã desta quarta-feira (14) a equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Municipal flagraram um caçambeiro realizando extração ilegal de areia na Serra da Batateira II. O infrator foi multado em R$ 1.500 e teve o veículo apreendido. De acordo com o Art. 55 da Lei Federal N° 9.605/98, toda extração, transporte, depósito e comércio de areia ou qualquer outro mineral, sem autorização dos órgãos competentes é considerado crime ambiental.

O secretário da SEMAURB, Agenor Souza, alerta aos juazeirenses que quando forem comprar areia, que exijam o comprovante de origem, pois o comprador de extração ilegal também pode responder como co-autor da infração. “É importante que a população tenha essa cautela na hora de comprar qualquer tipo de minério. O comprador é considerado co-autor da infração e poderá ser multado, além de estar compactuando com um crime ambiental”, alerta Agenor...

SEMAURB e Guarda Municipal fazem reintegração de posse de áreas públicas em Juazeiro

Após monitoramento e mapeamento de áreas públicas do município com indícios de invasão, na manhã desta terça-feira (13), a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal realizaram a reintegração de posse de duas áreas públicas: uma no Loteamento Paulo VI (próximo ao Residencial São Francisco) e outra na Rua das Flores, bairro Malhada da Areia.

 As áreas públicas são destinadas para equipamentos como praças, escolas, postos de saúde, portanto, quando uma área dessas é invadida toda população é prejudicada. A SEMAURB orienta àqueles que pretendem adquirir um terreno ou construir um imóvel, que primeiro procurem saber se o terreno está regularizado quanto à documentação e a área ocupada. Com documentos em mãos, o interessado deve se dirigir a gerência de licenciamento da secretaria para solicitar o alvará de construção...

SEMAURB autua empresário por descarte irregular de lixo no Monte Castelo

Através de denúncia, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) foram averiguar um descarte ilegal de resíduos sólidos próximo ao canal do bairro Monte Castelo. A equipe identificou o empresário que cometeu a infração e o notificou na manhã desta terça-feira, 06.

 Além de ter que realizar a retirada imediata do lixo que foi descartado, o empresário foi autuado a comparecer à SEMAURB para realizar a regularização do passivo ambiental...

SEMAURB e Guarda Municipal continuam com intenso trabalho de recolhimento de animais das vias públicas

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal continuam com intenso trabalho por toda cidade, no que diz respeito à apreensão de animais de médio e grande porte soltos nas vias públicas.

Em 2017, 709 animais de médio e grande porte foram retirados das ruas e, nesses dois primeiros meses de 2018, já foram 64 animais recolhidos. Mesmo com o trabalho diário realizado pela equipe operacional da secretaria, é constante a presença de animais circulando e colocando em risco a vida de condutores e pedestres...

SEMAURB emite nota de esclarecimento sobre mudas em bairro de Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) esclarece que a remoção de mudas na Avenida principal do Monte Castelo não foi realizada por nenhum servidor municipal. Servidores da SEMAURB estiveram na comunidade nesta quarta-feira (28), a convite da Associação de Moradores do bairro, para realizar o plantio de 50 ipês na Avenida, desconhecendo totalmente a informação da retirada de mudas que haviam sido plantadas no mesmo local. 

Em contato com moradores do Monte Castelo, Barraqueiro e Monte Serrat, a SEMAURB colocou-se a disposição das comunidades para realizar a arborização ordenada destes locais. Neste sábado (03) os moradores irão realizar uma ação de plantio e, além da doação de mudas, contarão com a equipe técnica da SEMAURB. ..

Semaurb orienta comerciantes a respeito das atividades econômicas nas margens do rio em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano/Semaurb realizou nesta terça-feira (27) reunião com os comerciantes que atuam nas margens do Rio São Francisco para dar orientações sobre como serão ordenadas as atividades econômicas em virtude da implantação do Parque Fluvial, que irá revitalizar toda a extensão da Orla.

O secretário da Semaurb, Agenor Souza, explicou que não poderá haver barracas fixas em toda a extensão da Orla, apenas estruturas móveis terão autorização para funcionamento. Agenor também salientou que a única atividade que será permitida nas margens do rio serão os caiaques, que a partir de agora, deverão solicitar autorização ambiental para poder exercer a atividade. Essas mudanças entram em vigor no prazo de 15 dias...

Semaurb: Fiscalização municipal atuou em diversos bairros essa semana

Em mais uma semana intensa de fiscalização, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal realizaram notificações, interdições e retomada de áreas invadidas. O trabalho realizado tem como objetivo garantir o ordenamento da cidade e a comprovação das atividades com o alvará de funcionamento que garante a segurança do estabelecimento.

No bairro João XXIII, a equipe notificou uma borracharia por descarte irregular de pneus e interditou um lava-jato. No bairro João Paulo II, uma padaria foi notificada por poluição ambiental. Caso as notificações não sejam cumpridas, a fiscalização poderá autuar e interditar o estabelecimento até que a regularização seja feita...

Atividades da SEMAURB serão interrompidas nesta sexta-feira (23) em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) informa que em virtude da necessidade de dedetização da secretaria que acontecerá nesta sexta feira, (23) as atividades de atendimento ao público não poderão ser realizadas para garantir a segurança do contribuinte e do servidor. As atividades  voltam  à normalidade na segunda-feira, 26. ..

SEMAURB autua diversos eventos irregulares no último fim de semana

Durante o último final de semana a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), acompanhada da Guarda Civil Municipal (GCM) realizou plantão com o objetivo de garantir o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).  

As equipes realizaram abordagens nos bairros: Pedra do Lord, Codevasf, Pedro Raimundo, Jardim Primavera, Tabuleiro, Itaberaba, Alto da Aliança, Santo Antônio e nos Loteamentos Nossa Senhora das Grotas e Barranqueiro. Uma das equipes flagrou um evento musical acontecendo na conveniência de um posto de combustível próximo à Rodoviária. Como não havia licença, o evento foi encerrado e o estabelecimento autuado...

SEMAURB realiza operação contra poluição visual em Juazeiro

Nesta quinta-feira (15), a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram fiscalização com o intuito de combater a poluição visual ocasionada por publicidades e propagandas irregulares espalhadas pela cidade. Nesta operação, a equipe flagrou colagem de cartazes na Travessa da Maravilha, nas proximidades do bairro Alagadiço. O material foi apreendido e as pessoas autuadas em 200 VRF (Valor de Referência Fiscal).

A Lei Complementar N° 018/2016 que rege sobre o Código de Polícia Administrativa, no Art. 155 diz que nenhuma publicidade será realizada sem alvará de autorização e pagamento da taxa de poder de polícia correspondente. “A Lei diz que é permitido implantar publicidade por um determinado prazo e com a devida autorização do município, sem isso não é possível. Pedimos aos moradores que ao verem alguém colando cartaz, banner ou placas denunciem à SEMAURB. A participação das pessoas é fundamental para o trabalho de ordenamento da nossa cidade”, explicou Agenor Souza...

SEMAURB mantém as ações de retomada de áreas invadidas

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram ação esta semana para retomada de duas áreas invadidas: uma no Loteamento do Mulungu, no bairro Dom Tomaz, e a outra ao lado da Estação Elevatória do SAAE, no bairro Nossa Senhora da Penha.

Nos dois casos trata-se de área de preservação ambiental ou APP (Área de Preservação Permanente). De acordo com o Código Florestal (Lei Nº 12.651/12), no Art. 30, as APP’s consistem em espaços territoriais legalmente protegidos, cobertos ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o solo e assegurar o bem-estar da população...

OBRA DE DEMOLIÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO VOLTA A SER EMBARGADA PELA SEMAURB. CONFIRA NOTA DA PMJ

Prepostos da Semaurb (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano) com apoio da Guarda Municipal voltaram a interditar a obra de demolição do imóvel tombado por integrar o patrimônio histórico da cidade, localizado na Avenida Dr. Juvêncio Alves, nº 100, na manhã desta segunda-feira (12)

Neste domingo (11) o Blog informou que o processo de demolição do prédio estava em andamento e sem a interferência de qualquer preposto da prefeitura de Juazeiro...

EMPRESA CONCLUI DEMOLIÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO EM JUAZEIRO. “EMBARGO DA SEMAURB FOI UMA FALÁCIA” DIZ MEMBRO DO CMC

No último dia 06, o Blog Geraldo José denunciou a destruição de um imóvel tombado por integrar o patrimônio histórico da cidade, localizado na Avenida Dr. Juvêncio Alves, nº 100.

Na quarta-feira (07), através de nota a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) informou que "a demolição do prédio histórico localizado à Rua Juvêncio Alves, Centro, foi embargada e a demolição paralisada. A Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte informa também que o prédio é patrimônio da cidade, conta parte da história da cidade e não deve ser demolido, mas restaurado, preservando sua cultura e identidade"...

DEMOLIÇÃO DE PATRIMÔNIO EM JUAZEIRO CAUSA INDIGNAÇÃO. SEMAURB INFORMA QUE OBRA ESTAVA EMBARGADA

Verdadeiros crimes contra o patrimônio histórico vêm acontecendo em Juazeiro e Petrolina. Esses patrimônios estão sendo destruídos e geram indignação entre os moradores das cidades. Através de vídeo e fotos mostramos mais uma destruição, dessa vez de uma casa histórica localizada na Orla I e que numa época passada, serviu de residência do comerciante do Mercado "Senhor" Romualdo, depois foi transformada em um quartel da Polícia Militar, e posteriormente Hotel da empresária Calu.

Membros do Conselho Municipal de Cultura denunciaram o fato ao Ministério Público e lamentaram o ocorrido: "A indignação é quanto ao fator histórico e cultural, patrimônio que vem sendo destruído a cada ano em Juazeiro". A obra foi embargada pela Semaurb (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano) que justificou o fato da empresa não ter autorização para a obra. Em contato com a Prefeitura esta ainda não respondeu se o prédio está tombado pela lei de autoria do ex-vereador José Carlos Tanuri para que se preserve os prédios antigos com o objetivo de manter a história da cidade...