Foram encontrados 24561 registros para a palavra: BR

Prefeitura de Juazeiro vence ação e Justiça obriga Sintrab Saúde a devolver dinheiro dos servidores

Em ação movida pela prefeitura, a 2ª Vara do Trabalho de Juazeiro decidiu que o SINTRAB Saúde terá que devolver aos cofres municipais o valor de R$ 39.000,00 descontados dos servidores, a ele filiados, à título de pagamento do imposto sindical no ano passado. Assim que o recurso for devolvido, a Prefeitura de Juazeiro o repassará de volta para os trabalhadores.

A sentença atende ao pedido de revogação de uma liminar concedida ao SINTRAB em 2018. Na ocasião, o sindicato fez uso da ata de uma reunião na qual servidores teriam autorizado o desconto do valor equivalente a um dia de trabalho e a encaminhou para o RH da administração municipal, acompanhada da decisão judicial. ..

Brasil é um dos maiores consumidores de plástico, mas só recicla 2% do total

Na última semana, um brasileiro comum possivelmente gerou 1 kg de lixo plástico. Um italiano gera a mesma quantia em cinco dias e alguém que mora na Indonésia, em dez. No Brasil, menos de 2% desse plástico será reciclado. 

Os dados fazem parte de um estudo da WWF lançado na noite desta segunda (4). A organização fez um levantamento de pesquisas relacionadas ao plástico e elaborou um relatório que aponta o crescimento desse tipo de resíduo e sugere possíveis caminhos para solucionar a questão.


Os números do plástico são enormes. Nos oceanos há perto de 300 milhões de toneladas (o que equivale a cerca de 11 trilhões de garrafas plásticas de 500 ml). E essa estimativa não leva em conta o lixo terrestre. Daqui a 11 anos, em 2030, o total de lixo plástico poderá ter dobrado.

Em 2016, 396 milhões de toneladas de plástico virgem foram produzidos -cerca de 53 kg por pessoa. Parte desses produtos se tornou lixo, especialmente nos quatro países maiores poluentes: Estados Unidos, China, Índia e Brasil. 

Somente uma pequena parcela desse lixo é devidamente manejado e reciclado. Por aqui, a reciclagem é inferior a 2%, o menor valor entre os líderes em produção de detritos. Nos EUA o valor chega a 35%; na China, 22%; na Índia, 6%.

Considerando o mundo inteiro, cerca de 20% do plástico é coletado para reciclagem, mas isso não significa que ele realmente o terá esse destino honroso. Segundo o estudo da WWF, na Europa, por exemplo, menos da metade do material é reaproveitado.

A baixa qualidade de produtos feitos com o material reciclado, seu baixo valor de mercado e a possível presença de contaminação atrapalham a expansão da atividade. 

Um tratado internacional pode ser o início da solução, segundo Anna Carolina Lobo, coordenadora da WWF-Brasil. A organização defende um caminho semelhante ao protocolo de Montreal. Nele, os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio a partir da interrupção no uso de substâncias que a destroem (a deterioração da camada aumenta o índice de radiação e, consequentemente, as chances de câncer de pele, além de agredir florestas e prejudicar a atividade agropecuária).

"Além desse tratado, também precisam ser estabelecidas metas nacionais", afirma Lobo. A ideia é levar o tema para ser discutido na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que ocorrerá em Nairobi, no Quênia, na próxima semana. 

Como forma de pressão, a WWF lançou uma petição para que o despejo de plástico nos mares pare até 2030.

Já houve avanços, como as leis que proíbem canudos plásticos -objeto descartável de uso único- em cidades como Rio de Janeiro, Ilhabela, Santos, Guarujá e São Vicente. A União Europeia também já tomou medidas para banir os canudos até 2021.

"São leis necessárias, mas elas estão quase virando 'a lei que não pegou', porque junto com a publicação não veio o pacote completo de trabalhar com estabelecimentos, chegar em acordos", diz Lobo.

A especialista afirma que a resolução do problema tem que envolver toda a cadeia produtiva, já pensando na gestão de resíduos. "Se uma lei que falasse que todo o lixo plástico brasileiro precisa ser reciclado, não teríamos condição de fazê-lo, porque não temos infraestrutura adequada."

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar está em elaboração. O ministro Ricardo Salles, declarou que a gestão de resíduos sólidos será um dos pontos centrais de sua gestão. 

Mas Lobo diz que ainda faltam metas. "Metas concretas não temos. Mas não deixa de ser um ponto positivo que o país esteja tratando esse como um dos temas importantes na pasta do meio ambiente."

E por que a preocupação com plásticos faz sentido?

Não são incomuns as imagens de animais presos em sacolas e garrafas ou mortos por ingestão de grandes quantidades de plástico, que pode demorar, dependendo do modo de descarte, mais de mil anos para se decompor. Outro exemplo fácil de observar é a degradação de corais.

Recentemente, uma nova preocupação surgiu: microplásticos, fibras microscópicas de plástico. Estudo recente, do qual a Folha de S.Paulo participou, mostrou presença deles em diversos locais do mundo. De dez amostras colhidas em São Paulo, por exemplo, somente uma não tinha plástico.

Estudo semelhante foi feito com águas engarrafadas e o resultado seguiu a mesma linha, com 93% das amostras contaminadas com microplásticos.

Não há, até o momento, evidências sobre os riscos associados ao consumo humano dessas fibras plásticas, mas alguns especialistas afirmam que existe a possibilidade delas transferirem produtos químicos quando consumidas.

Após a detecção de microplásticos em garrafas de água, a OMS decidiu investigar os riscos para a saúde humana.



Veja quais são os principais tipos de plástico:



Polietileno

Sacolas, embalagens, comida, cases de computador, equipamento de playground

Polipropileno

Equipamentos médicos e de laboratório, peças automativas,

Policloreto de vinila  (PVC)

Instalações elétricas, roupas

Politereftalato de etileno (PET)

Garrafas, roupas

Poliestireno

Embalagens de comida e água, capas de cd

Poliuretano

Eletrônicos, adesivos..

Bell Marques admite queda do axé, mas garante que ritmo 'vai comandar o Brasil outra vez'

O cantor Bell Marques admite que o axé passou por uma queda nos últimos anos, mas está confiante que muito em breve o ritmo tipicamente baiano vai retomar o seu espaço. Em entrevista ao Bahia Notícias ele afirmou que o declínio recente é natural e não se deve à qualidade dos artistas.

"O axé-music voltou a ser um dos grandes hits e vai comandar o Brasil outra vez. Hoje em dia a queda é visível. Isso é natural, não é que os artistas ficaram ruins", analisou o cantor, que em 2019 celebra seu 40º ano de Carnaval...

Agências do Sebrae Bahia têm funcionamento alterado durante o Carnaval

Por conta do Carnaval, o Sebrae Bahia terá o funcionamento alterado até o dia 6 de março. Em Salvador, as agências localizadas nas Mercês e em Itapagipe estarão fechadas durante todo o período. Nas demais unidades, em outras regiões do estado, as atividades serão retomadas no dia 7 de março.

Na Central de Relacionamento Sebrae, que atende no 0800 570 0800, o atendimento será retomado também no dia 7 de março (quinta-feira), a partir das 8h...

Jarbas e Raul foram consultados sobre Fernando Bezerra ser líder do governo

Quando o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, acenou, em entrevista ao programa Folha Política na última quarta-feira, para um entendimento entre seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho e o senador Jarbas Vasconcelos, nos bastidores, outros passos que denotam pacificação já vinham sendo dados. Era uma terça-feira, no último dia 5, bem após a conturbada eleição para presidência do Senado, quando o senador Marcelo Castro (MDB-PI) passou pelo gabinete de Jarbas Vasconcelos na Casa Alta.

Fez a visita na condição de emissário do líder da bancada do MDB no Senado, Eduardo Braga. O presidente do MDB em Pernambuco, Raul Henry, estava por lá. Marcelo quis saber se os emedebistas pernambucanos fariam objeção, caso Fernando viesse a ser convidado para assumir a liderança do governo Jair Bolsonaro no Senado. Jarbas e Henry registraram não estar ali para vetar ninguém. Deram sinal verde. Se política é feita de gestos, esse foi um deles e vem a calhar com as colocações recentes de Miguel...

Opinião: Marighella é um filme que precisa ser assistido pelos brasileiros

O filme Marighella, exibido em Berlim durante a edição de 2019 da Berlinale, é um forte e inquietante retrato sobre o período da ditadura militar dos anos 60 e 70 no Brasil. A obra foi baseada no livro Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo, do jornalista Mário Magalhães. Ainda que o mote seja o militante negro e baiano, a história dirigida por Wagner Moura ganha fôlego ao abordar a luta de cidadãos brasileiros e estudantes que se opunham ao governo militar daquela época.

Carlos Marighella é vivido por Seu Jorge, que construiu um personagem e tanto, cheio de minúcias e facetas, equilibrando-se entre a solidão e a tristeza; o senso de humor e a esperança. Apesar do roteiro bastante coerente, focado na luta política do militante, faz falta uma maior riqueza em torno das origens do próprio personagem-título. Mais de uma vez, o personagem fala de sua mãe, mas pouco se consegue saber sobre seu passado familiar e sua formação política...

Senador cobra fim da tributação dos remédios

O senador Reguffe (sem partido-DF) está cobrando ao presidente do senado, Davi Alcolumbre, que coloque em pauta a Proposta de Emenda à Constituição, de sua autoria, que proíbe a tributação de remédios de uso humano no Brasil. O texto, que já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidanania (CCJ) na legislatura passada precisa ser votado no Plenário, seguindo ainda para análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com Reguffe, essa “É uma matéria muito importante para a população e vai aliviar o bolso de muitas que usam principalmente remédios de uso continuado e que não merecem pagar o que pagam hoje de impostos na hora. A tributação tem que ser sobre o consumo supérfluo, não sobre o que mexe com a saúde das pessoas, não sobre o que mexe com a vida das pessoas”, explicou...

Literatura em cordel é utilizada para ensinar alunos sobre a Lei Maria da Penha

Os alunos de Fortaleza contam com uma nova maneira de aprender sobre a Lei Maria da Penha: um cordel homônimo à lei, de autoria do cearense Tião Simpatia. Tombado em 2018 como patrimônio cultural do Brasil, a literatura em cordel é utilizada pelo cearense como metodologia lúdica, com o objetivo de educar sobre o tema.

Tião Simpatia, criador do cordel e idealizador do projeto tem levado a arte para o ambiente escolar. O projeto iniciou, em Fortaleza, em novembro do ano passado, e contemplou 38 escolas até o fim do ano. Nos dois primeiros meses de 2019, o objetivo é contemplar mais 32 escolas. O evento é fruto de uma parceria entre o Instituto Maria da Penha e a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc)...

Prefeitura de Sobradinho adquire novos equipamentos para o Hospital Maria Auxiliadora Carvalho Torres

Ampliando ainda mais a oferta de serviços prestados à comunidade, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, adquiriu novos equipamentos para o Hospital Municipal Maria Auxiliadora Carvalho Torres.

A conquista destes aparelhos foi um pleito do Prefeito Luiz Vicente Berti ao Governo do Estado, que contou com a articulação do Deputado Estadual Adolfo Menezes...

Carnaval de Petrolina : Com tradicional frevo, Polo da 21 de Setembro dá pontapé inicial na folia

Finalmente, depois de muita expectativa, a folia do Carnaval de Petrolina teve início neste sábado (2). O tradicional polo da 21 de Setembro ficou pequeno para as famílias que prestigiaram o primeiro dia de festa, que contou com diversas marchinhas, orquestras, blocos, e é claro, muito frevo.

O bloco “Derruba a Cerca” abriu o desfile de blocos e troças. O Cortejo Afro veio logo depois, trazendo as baianas com suas águas perfumadas enviando 'axé’ aos foliões, seguido do bloco “Os bem casados” e a Orquestra de Frevo do Bolinha que se encontrou com o  bloco “Ô abre alas tô chegando”, e a Orquestra Serpente Imperial, fazendo uma animada mistura de ritmos. A última orquestra da noite foi a tradicional “Herói ou Malandro”...

Veja o que abre e o que fecha no feriado de carnaval, em Petrolina

Tem início o período de carnaval em cidades de todo o Brasil. A data oficial da folia de momo é comemorada na terça-feira (05). Na quarta-feira (06), é o feriado da Data Magna de Pernambuco, que celebra a Revolução Pernambucana. Em Petrolina, a prefeitura, o comércio e o shopping terão alteração no horário de funcionamento.

Shopping: Na terça-feira de carnaval e na quarta-feira de cinzas, as lojas abrem das 12h às 20h e a Praça de Alimentação e Lazer funciona das 12h às 22h. O Expressão Cidadão é fechado. Na terça, o supermercado abre das 08h às 22h, e, na quarta, fica aberto somente até às 21h...

Campeonato Brasileiro: CBF aponta adversários da Juazeirense na série D


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira a tabela básica de jogos e os grupos da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. A competição repete a fórmula de temporadas anteriores, com seis fases, e quatro clubes garantindo o acesso para a terceira divisão de 2020. Na primeira fase, os 68 clubes formarão 17 grupos com quatro clubes cada.

A competição começa no dia 4 de maio e tem final prevista para 18 de agosto. A Série D não terá interrupções durante as partidas da Copa América no Brasil. Em 2019, Tupi, Salgueiro, Joinville e Juazeirense, rebaixados da Série C do ano passado, vão disputar a Quarta Divisão...

SEDUC abre inscrições para o concurso que vai escolher o nome da mais nova mascote da Educação

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro publicou esta semana o edital do Concurso Pedagógico-Cultural que vai escolher o nome da mascote do Projeto ‘Juazeiro, Educação nota 10 - Toda criança na escola, toda criança valorizada’. Estudantes da rede municipal de ensino podem se inscrever até o dia 12 de março, em sua própria escola, sugerindo o nome e a justificativa dele, para a mais nova mascote da educação municipal.

O objetivo da SEDUC é envolver os alunos de todas as etapas e modalidades de ensino, sensibilizando-os para o projeto ‘Juazeiro, Educação Nota 10’. De acordo com o setor pedagógico da secretaria, a proposta de criar uma segunda mascote, uma menina negra, é debater a questão racial, explorando os conceitos de raça, etnia, racismo, discriminação, as políticas de ação afirmativas, debater a condição da mulher negra na sociedade, utilizando o lúdico como elemento incentivador no espaço escolar...

Brasil celebra primeiro Dia Nacional das Doenças Raras em meio a desafios

Nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, o Brasil celebrou seu primeiro Dia Nacional de Doenças Raras. Aprovada no ano passado, a lei¹ que oficializa a efeméride representa mais um avanço no apoio aos pacientes que enfrentam essas enfermidades, um movimento que ganhou força a partir de 2014, com a criação da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras. Mundialmente, a data é reconhecida desde 2008, quando a Organização Europeia de Doenças Raras – Eurordis trouxe à tona a importância da conscientização sobre o tema.

Se isoladamente as doenças raras afetam poucas pessoas, em conjunto representam um importante problema de saúde, acometendo mais de 350 milhões de indivíduos² em todo o mundo. Trata-se de uma categoria que engloba aproximadamente 8 mil enfermidades², a maioria delas de difícil diagnóstico e com poucas opções de tratamento, o que provoca um forte impacto para os sistemas de saúde e grande sofrimento para os pacientes e suas famílias.

No Brasil, estima-se que existam 13 milhões³ de pessoas com doenças raras, número superior à população da cidade de São Paulo. Como forma de ampliar a assistência a esses pacientes, desde 2014 foram publicados mais de 30 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para doenças raras, com foco nas enfermidades consideradas prioritárias para o Brasil, como é o caso da polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), ou paramiloidose, mais comum em descendentes de portugueses...

SEDUR envia esclarecimentos para moradora do bairro Dom Tomaz

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano informa que uma das principais vias do bairro Dom Tomaz, a Avenida das Nações, é objeto de um processo de licitação para pavimentação asfáltica que está em andamento no município.

A Sedur informa ainda Jardim Florida é um bairro com mais de 40 anos de existência e não tinha nenhuma rua pavimentada. Somente com o empenho da gestão municipal é que foi iniciada a pavimentação do mesmo, beneficiando assim 6 ruas, na extensão dos primeiros quarteirões do bairro...

Acidente entre carro e moto deixa dois homens mortos na BR-428, entre Orocó e Cabrobó

Dois homens morreram nesta sexta-feira (01) após um acidente entre um carro e uma motocicleta na BR-428, entre os municípios de Orocó e Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o acidente ocorreu próximo à entrada do Projeto Brígida. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados.

Ainda segundo a PM, os dois homens que estavam na motocicleta foram atingidos pelo carro após atravessarem a rodovia sem olhar para os dois lados. Ainda não há informações sobre o nome das vítimas e dados dos veículos. O motorista do carro não se feriu...

Orgãos ambientais precisam explicar a situação dos jacarés que invadem a Br 428

Um fato curioso vem chamando a atenção dos motoristas que trafegam na Br 428, no trecho próximo a Lagoa de Estabilização Manoel do Arroz ,  que pertece a Compesa, em Petrolina: a presença, ou pode-se dizer um "passeio pelo asfalto" de um jacaré. Na noite de quarta (27), a filmagem de um jacaré ganhou repercussão nas redes sociais. O animal que media mais de um metros e meio "passeava" na BR. A redação deste Blog procurou o Corpo de Bombeiros e perguntou: o que fazer quanto a este fato e caso alguem  "encontre" um jacaré fora de seu habitat natural?

A primeira providência é evitar a aproximação e ficar acompanhando a movimentação de longe do animal até a chegada dos Bombeiros no local. Evite capturar os animais. [Eles], os jacarés só atacam para se defender e não saem perseguindo as pessoas por aí. É necessário ter calma, isolar a área e ligar para algum órgão ambiental de resgate. Por questões de segurança, a população não pode interagir com os jacarés e jamais maltratar ou matar o animal. ..

Sobradinho: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social promove o "Caridoso", o Carnaval da Terceira Idade

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizará nesta sexta feira (01), às 18 horas, no Paço Municipal, o "Caridoso", o carnaval da melhor idade.

Um momento de reviver os antigos carnavais com marchinhas, fantasias e muita animação, que contará com a participação da FANBEC, a fanfarra do Cebec, que comandará a festa e a escolha da Rainha do carnaval da terceira idade. O evento será aberto ao público e promete dar o tom de carnaval a cidade. O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Jaílson Silva Souza convida a comunidade para prestigiar a festividade, levando um quilo de alimento não perecível, para ser doado as famílias em estado de vulnerabilidade social...

Prefeitura promove ação cênica de sensibilização sobre sexo seguro em Petrolina

Com o intuito de chamar atenção, principalmente dos jovens, para o sexo seguro e o uso do preservativo, a Prefeitura de Petrolina e o grupo de teatro Trup Errante, promoveram uma ação cênica no centro da cidade para chamar atenção contra as infecções sexualmente transmissíveis. A atividade, coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE)  aconteceu nesta quinta-feira (28), intitulada "Eu quero! Mas só com camisinha".

Com fantasias, adereços e animação, o grupo saiu pelas ruas distribuindo preservativos e materiais educativos sobre HIV, sífilis e hepatites virais. De acordo com a psicóloga do CTA/SAE, Aline Melo, a atividade artística é uma forma diferente de sensibilizar a população. "Pensamos nessa ação prévia de Carnaval para chamar a atenção para o aumento das infecções sexualmente transmissíveis entre os jovens, que não utilizam preservativo nas relações sexuais. Daí a importância de ir às ruas, conversar, entregar a camisinha em mãos", destaca...

JOVEM ESTRELA DE SOBRADINHO (BA) DISPUTA QUARTA ETAPA DO THE VOICE KIDS DIA 10 E PEDE APOIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Acompanhada dos pais Múcio Costa e Ana Paula e do tio que funciona como produtor Paulo Eduardo, a jovem estrela de Sobradinho (BA) Beatryz Zarb esteve no Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quinta-feira (28) oportunidade em que contou um pouco da sua meteórica carreira de cantora, embora ainda pouca idade, tem apenas 10 anos, e da sua participação no The Voice Kids.

“Não tenho nenhuma referência musical na família, mas comecei a cantar muito cedo, desde os dois anos de idade” revela a jovem artista com segurança e um sorriso que encanta desde o primeiro momento...