Foram encontrados 184 registros para a palavra: fios

FTC recepciona professores com palestra sobre os desafios de uma Educação em Movimento

Nesta segunda-feira (05), os professores da Faculdade de Tecnologia e Ciências receberam as boas-vindas da equipe da FTC Petrolina e Juazeiro, com muita alegria, dinamismo e informação, durante a abertura da Jornada Pedagógica 2019.2. O evento aconteceu no auditórioda faculdade pernambucana, com a palestra “Possibilidades e Desafios de uma Educação em Movimento”, ministrada pelo professor convidado, Marcelo Ribeiro.

Para iniciar a programação, o diretor Andrei Mello destacou a missão e visão da instituição, assim como aproveitou para apresentar todos os setores e os respectivos profissionais responsáveis. “A Jornada foi pensada de forma especial e alinhada à necessidade que todos estavam buscando. Para a Rede FTC é muito importante aproximar de forma humanizada todos que fazem a instituição, além de capacitar os professores para motivarem os alunos em sala de aula, facilitando o processo ensino-aprendizagem”, frisou...

Prefeitura de Petrolina aponta os principais desafios relacionados ao turismo em encontro com o Governo do Estado

Petrolina tem posição de destaque no cenário turístico nacional pelos atrativos naturais e potencial econômico. Desde 2017, o poder público municipal vem investindo em políticas para fomentar e requalificar o segmento, entretanto, ainda existem alguns desafios que precisam ser superados. Esses entraves foram discutidos na última quarta-feira (7), em um encontro realizado em Lagoa Grande, com o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, além de representantes do trade turístico e líderes políticos de outros seis municípios da região.

O chamado do Governo do Estado foi parte do projeto 'Bora Pernambucar', que tem o objetivo de promover o turismo regional. A princípio, foram ouvidas as principais demandas e potencialidades de cada cidade, com a promessa de que o encontro resultará em ações concretas, como a elaboração de materiais de divulgação, capacitações e investimentos em infraestrutura...

Guilherme Coelho destaca desafios e potencialidades do Vale do São Francisco em encontro regional de negócios

Durante encontro promovido na quarta-feira (7) por empresas privadas em Petrolina que reuniu dezenas de empresários, comerciantes e estudantes universitários no auditório da Fundação Nilo Coelho, em Petrolina, o vice-presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), Guilherme Coelho, fez uma palestra de introdução destacando os desafios e as potencialidades ao desenvolvimento socioeconômico do Vale do São Francisco.

Inovação, desenvolvimento institucional e social, segurança hídrica e logística de escoamento da produção foram alguns dos grandes desafios apontados por Guilherme Coelho para se alcançar o estágio denominado 'Semiárido 4.0'. Grande defensor do agronegócio, o vice presidente encerou sua participação resgatando uma frase do líder político Osvaldo Coelho, in memorian, destacando que "as novas gerações devem ser filhas da irrigação das águas do São Francisco. Livres, prósperas, felizes"...

Seminário de Gestão da Aprendizagem apresenta avanços e desafios da Educação em Juazeiro

O seminário municipal ‘Gestão da Aprendizagem: caminhos percorridos’ reúne nesta terça-feira, 06, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório da Seduc (Rua Antônio Pedro, Centro), a rede municipal de educação de Juazeiro para um debate sobre as práticas educativas desenvolvidas no município através das ações do Programa Melhoria da Educação. O programa, promovido pelo Itaú Social é realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude - Seduc, tendo o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – ICEP como parceiro técnico.

O evento integra as ações do programa, que promove a formação continuada de educadores, gestores escolares e equipes técnicas da secretaria de educação, para a promoção da melhoria da educação no município. Na programação, um dos debates traz o tema ‘A formação continuada como princípio e a colaboração como premissa’. Para esta mesa estarão presentes a Secretaria Municipal de Educação e Juventude de Juazeiro, representada pela Secretária Lucinete Alves Silva, a representante do Itaú Social Roma Júlia, a Diretora Presidente do ICEP Elisabete Monteiro e a Coordenadora Pedagógica Territorial do ICEP em Juazeiro, Raidalva Silva, como mediadora.   ..

Seminário Municipal em Juazeiro apresenta avanços e desafios da Educação no município

O Seminário Municipal Gestão da Aprendizagem: caminhos percorridos reúne a rede municipal de educação de Juazeiro nesta terça-feira, dia 06 de agosto, para um debate sobre as práticas educativas desenvolvidas no município através das ações do Programa Melhoria da Educação. O programa, promovido pelo Itaú Social é realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude - Seduc, tendo o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – ICEP como parceiro técnico. O evento integra as ações do programa, que promove a formação continuada de educadores, gestores escolares e equipes técnicas da secretaria de educação, para a promoção da melhoria da educação no município. O evento acontece em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h e será realizado no auditório da Seduc (Rua Antônio Pedro, 139, centro). 

Na programação, um dos debates traz o tema "A formação continuada como princípio e a colaboração como premissa". Para esta mesa estarão presentes a Secretaria Municipal de Educação e Juventude de Juazeiro, representada pela Secretária Lucinete Alves Silva, a representante do Itaú Social Roma Júlia, a Diretora Presidente do ICEP Elisabete Monteiro e a Coordenadora Pedagógica Territorial do ICEP em Juazeiro, Raidalva Silva, como mediadora.      Em seguida será abordado o tema "O Melhoria da Educação em Juazeiro - percursos formativos", que apresenta as ações do programa no município. Para esta mesa estarão presentes representantes da Seduc e de escolas rurais e urbanas que integram o programa e que irão apresentar suas experiências de como faziam antes, como fazem agora e quais são os desafios à frente, em relação às ações desenvolvidas a partir do Programa. ..

Prefeitura discute desafios e metas para combater atraso escolar em Petrolina

Dados da edição 2018 do Censo Escolar apontam que, de cada 100 alunos brasileiros matriculados em escolas públicas municipais e estaduais, 22 estão em situação de distorção idade-série. O atraso escolar foi o tema central do 1º Seminário Trajetória de Sucesso Escolar realizado nesta terça-feira (30), pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina.

O evento realizado no auditório da secretaria reuniu representantes da Rede Municipal de Ensino; Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas);Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Vara da Infância; Gerência Regional de Educação (GRE); Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Petrolina (NUCA) e representante do Selo Unicef. O encontro contou ainda com a presença do Prof. Dr. Edmerson Santos Reis, que ministrou aos presentes uma palestra com a temática: "Currículo, identidade e superação da evasão escolar"...

Desafios fiscais do governo vão além da Previdência

Considerada essencial para garantir a estabilidade das contas do País no médio e longo prazos, a aprovação de uma reforma da Previdência ainda deixará outros desafios fiscais para o governo. Um deles é a "regra de ouro" do Orçamento, que impede a emissão de dívida para pagar despesas como aposentadorias e já tem rombos previstos pelo menos para os próximos três anos. Outro é o teto de gastos que, mesmo com mudanças nas regras de aposentadoria e pensão do País, pode estourar já em 2022.

Desrespeitar a regra de ouro seria crime de responsabilidade, passível de impeachment. Para evitar esse desfecho, o presidente Jair Bolsonaro depende, este ano, de um aval específico do Congresso Nacional para o pagamento de R$ 248,9 bilhões em aposentadorias, benefícios sociais e subsídios agrícolas. Sem a autorização para bancar esses gastos com empréstimos obtidos por meio da emissão de títulos da dívida, os beneficiários ficarão sem o dinheiro...

ESPAÇO DO LEITOR: Desafios da Interiorização das Universidades Estaduais da Bahia: acesso e permanência docente

Durante décadas o acesso e a permanência na educação superior era privilégio de um segmento da população, notadamente, nas instituições públicas em que a maioria das universidades tem a sua sede nas capitais.  Não bastava o(a) candidato(a) ser aprovado(a) no vestibular, necessitava de recursos financeiros para a sua manutenção em outra cidade, favorecendo uma parcela da sociedade economicamente privilegiada.

Com as políticas de interiorização das universidades, reserva de vagas/cotas, criação de novos cursos, uma nova realidade se apresenta. A materialização das ações afirmativas, da democratização das vagas nas instituições de educação superior indo até as populações economicamente desprivilegiadas oferecendo opções de novos cursos, incluindo o noturno e, mais próximos de seu local de moradia...

Escolas municipais de Juazeiro e Petrolina e os desafios de climatizar as salas de aulas

Este Blog Geraldo José durante esta semana destacou os desafios de climatizar e humanizar as escolas públicas do Estado da Bahia, especialmente Juazeiro e o Vale do São Francisco, Petrolina, Os dois municípios enfrentam rigorosos dias de sol abrasador e a temperantura atinge mais de 36 graus, com a sensação termica acima dos 40 e os alunos e a comunidade cobram todos os anos a necessidade de os aparelhos de ar condicionado estarem funcionando nas salas de aula. 

Nas escolas estaduais, a situação ainda é um desafio a ser enfrentado. O Blog apurou que a maioria das escolas funciona sem a presença dos aparelhos de ar-condicionados instalados e em funcionamento. Algumas escolas precisam de melhorias nas instalações elétricas internas, como a adequação do padrão de entrada ou troca de toda a rede de fios. Outras precisam de intervenção na rede externa, como transformadores, postes e troca de cabeamento, o que depende do trabalho e um custo considerado alto...

Brasil celebra primeiro Dia Nacional das Doenças Raras em meio a desafios

Nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, o Brasil celebrou seu primeiro Dia Nacional de Doenças Raras. Aprovada no ano passado, a lei¹ que oficializa a efeméride representa mais um avanço no apoio aos pacientes que enfrentam essas enfermidades, um movimento que ganhou força a partir de 2014, com a criação da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras. Mundialmente, a data é reconhecida desde 2008, quando a Organização Europeia de Doenças Raras – Eurordis trouxe à tona a importância da conscientização sobre o tema.

Se isoladamente as doenças raras afetam poucas pessoas, em conjunto representam um importante problema de saúde, acometendo mais de 350 milhões de indivíduos² em todo o mundo. Trata-se de uma categoria que engloba aproximadamente 8 mil enfermidades², a maioria delas de difícil diagnóstico e com poucas opções de tratamento, o que provoca um forte impacto para os sistemas de saúde e grande sofrimento para os pacientes e suas famílias.

No Brasil, estima-se que existam 13 milhões³ de pessoas com doenças raras, número superior à população da cidade de São Paulo. Como forma de ampliar a assistência a esses pacientes, desde 2014 foram publicados mais de 30 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para doenças raras, com foco nas enfermidades consideradas prioritárias para o Brasil, como é o caso da polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), ou paramiloidose, mais comum em descendentes de portugueses...

Rio São Francisco: Conselho discute metas e desafios para 2019

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) encerrou as atividades de 2018 com a 40ª reunião ordinária. Na pauta, foram discutidos temas como o Relatório de Segurança de Barragens 2017; a prorrogação do prazo para início de operação estabelecido na outorga de direito de uso dos recursos hídricos do rio São Francisco para execução do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF; e o parecer sobre a aplicação dos recursos da cobrança provenientes da compensação financeira pela utilização de recursos hídricos para geração de energia elétrica.

“O Conselho tem papel-chave nessa elaboração, revisões e avaliação dos seus resultados. O atual Plano, de 2006, termina em 2020, e é importante produzir uma análise consistente para alcançarmos nossos objetivos”, afirmou o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannús Júnior...

Ministério Público: Desafios da implementação dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente é tema de livro

Um livro para auxiliar os gestores municipais a elaborarem seus Sistemas Municipais de Meio Ambiente foi lançado em seminário realizado ontem, dia 12, na sede do Ministério Público estadual em Salvador. 

O livro ‘Os desafios da implementação dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente’ é a consolidação de um trabalho do Núcleo de Defesa da Bahia do São Francisco (Nusf), que reúne o diagnóstico de 54 municípios da bacia, bem como exemplos de municípios que implantaram seus sistemas com sucesso. De acordo com a coordenadora do Nusf, promotora de Justiça Luciana Khoury, o objetivo da obra é fornecer mais uma ferramenta para que os municípios tenham condições de desenvolver suas políticas de meio ambiente...

Epitáfios sintetizam o que foi a vida de quem já morreu

Quando se perde alguém, ficam as memórias, a vontade de homenagear, de dirigir as últimas palavras cordiais. O costume de escrever e descrever sentimentos, pensamentos ou ações para lembrar quem morreu faz parte da sociedade há milênios.

O tempo transformou os epitáfios em uma tradição social, com o objetivo de fixar na memória dos que permanecem, e mesmo de quem ainda está por vir, uma representação póstuma positiva da imagem ou do seu ideal em vida. Simples ou poéticas, sóbrias ou descontraídas, as inscrições nas lápides são o último recado, a quem interessar possa...

Garantir o acesso à água de qualidade a todos os brasileiros é um dos principais desafios para os próximos gestores do país

Garantir o acesso à água de qualidade a todos os brasileiros é um dos principais desafios para os próximos gestores do país. Culturalmente tratado como um bem infinito, a água é um dos recursos naturais que mais tem dado sinais de que não subsistirá por muito tempo às intervenções humanas no meio ambiente e às mudanças do clima.

Em várias regiões do país, já são sentidos diferentes impactos, como escassez, desaparecimento de nascentes e rios, aumento da poluição da água. Os especialistas alertam que os problemas podem se agravar se não forem tomadas medidas urgentes e se a sociedade não mudar sua percepção e comportamento em relação aos recursos naturais...

Artigo - Desafios da política de esporte para o próximo presidente do Brasil

Em um cenário político de polarização e tensão, temas polêmicos centralizaram os debates da eleição presidencial de 2018, enquanto outros poucos foram mencionados, como é o caso do esporte.

O fomento ao esporte é um dever do Estado, de acordo com a Constituição Federal de 1988. Entretanto, seu lugar na política nacional tende a ser minoritário, se comparado com outras pastas ministeriais e funções orçamentárias. Isso inclui o período de preparação para os megaeventos esportivos realizados no país, a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016...

Artigo - Excelentíssimo próximo presidente: Os desafios de segurança para 2019

Uma de suas principais missões neste cargo é reduzir os crescentes números da violência no país, que hoje apresenta uma taxa de homicídios 30 vezes maior do que a Europa. De acordo com o estudo "Custos econômicos da criminalidade no Brasil", lançado pelo Governo Federal, a violência consome cerca de 4% do PIB.

Diante deste desafio, porém, o senhor tem um aliado muito forte: a segurança eletrônica. O mercado mundial deste segmento irá atingir a marca de 59 bilhões de dólares no final do ano de 2022. Os dados são de uma uma pesquisa recente, a Global Electronic Security System Market Research Report - Forecast 2022...

"Suicídio: desafios do psicólogo" é tema de mesa-redonda em Petrolina

Com o objetivo de sensibilizar e fortalecer as ações de prevenção ao suicídio a faculdade Uninassau Petrolina vai realizar na próxima quarta-feira (19), às 18h, no auditório da Instituição, mesa-redonda sobre os "Desafios Regionais frente à demanda do suicídio". O tema será abordado por Leonardo Sacramento, psicólogo hospitalar na Ebsher, Ramessa Florêncio, psicóloga clínica, e Melina Carvalho, psicóloga do Ceppsi-Univasf.

"Será um momento de reflexão sobre um tema que ainda é tabu em nossa sociedade, além de uma oportunidade para entender os aspectos relacionados ao suicídio e, assim, construir ações efetivas para valorização da vida", destacou a coordenadora do curso de Psicologia, Samara Oliveira...

Os desafios de estudantes surdos no ensino superior” será tema de Roda de Conversa na Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, no dia 11 de setembro, uma roda de conversa que terá como tema “Os desafios de estudantes surdos no ensino superior”. A roda de conversa é promovida pelo Colegiado do curso de Especialização em Libras, ofertado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) com o apoio do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (Npsi) da Univasf. O evento vai acontecer na biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE), as inscrições, gratuitas, serão feitas no local.

A roda de conversa contará com a presença de Verena Gila Fontes, professora surda da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e Alex Sandrelanio dos Santos Pereira, professor da Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS). O AESOS é uma Organização Não-Governamental (ONG), com mais de 250 alunos surdos em que a maioria dos professores são fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras)...

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos debate os avanços e desafios dos 12 anos da Lei Maria da Penha

Este ano a Lei Maria da Penha - criada especialmente para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher -  completa 12 anos de existência. Para lembrar a data, a Prefeitura de Petrolina e a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher irão promover um debate para discutir os avanços conquistados com a criação da Lei e o cenário da violência contra a mulher no município. 

O evento é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretária Executiva da Mulher e Acessibilidade e já está com inscrições abertas. Os interessados em contribuir para o debate, podem se inscrever na sede da Secretária Executiva da Mulher e Acessibilidade, localizada na Avenida Gilberto Freire, s/n, Vila Mocó, ou através do LINK. A programação é aberta ao público e contará com entrega de certificados. ..

Prefeitura recupera meio-fios e calçadas de grandes avenidas de Petrolina

Pedestres e motoristas que circulam pelas vias da cidade já perceberam que os meio-fios e calçadas de grandes avenidas foram recuperados. Este trabalho, realizado pela Prefeitura de Petrolina, pretende melhorar a mobilidade urbana nesses locais, facilitando o tráfego de veículos e pessoas. Esta semana, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) estão atuando na Avenida Ulysses Guimarães, onde as escadarias de pedestres também estão recebendo os serviços de manutenção.

Desde o início do mês outros pontos importantes da cidade foram beneficiados. As Avenidas dos Tropeiros, Cardoso de Sá, Rua da Polônia e o canteiro central da BR 235, que dá acesso ao Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho, receberam a visita dos cerca de 10 trabalhadores das equipes especializadas de manutenção. A próxima contemplada será a Avenida Clementino Coelho, que terá a rotatória próxima a um supermercado recuperada...