Foram encontrados 1577 registros para a palavra: Rio S

MPF planeja ações coordenadas em defesa do rio São Francisco

Reunião discutiu medidas a serem tomadas para manutenção da vida do Velho Chico, que vem sofrendo com as poucas chuvas

Membros do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) e nos demais estados banhados pelo Rio São Francisco (Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) estão trabalhando em conjunto para a recuperação da Bacia do Rio São Francisco, que vem enfrentando uma grave crise hídrica nos últimos três anos...

ESCOLA DA COMUNIDADE DE MANIÇOBA INICIA ANO LETIVO SEM REFORMA. SECRETÁRIO SE POSICIONA SOBRE O ASSUNTO

O ano letivo começou para milhares de estudantes da rede municipal de ensino. A frustração ficou reservada para os estudantes da Escola Municipal 15 de Julho, localizada no NH-02 (Núcleo Habitacional 02), no distrito de Maniçoba.

Vários membros do Grupo Cotidiniano Maniçoba Brasil do whatsapp criticaram a Secretaria Municipal da Educação que não aproveitou o recesso escolar para promover a reforma do citado estabelecimento de ensino. ..

Vazamento em canal do Projeto de Integração do Rio São Francisco está controlado

O vazamento pontual no canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), já foi controlado. O rompimento ocorreu no canal de transição que recebe água do Aqueduto Mari, localizado entre os reservatórios de Tucutu e de Terra Nova. Por ter sido um acontecimento pontual, o vazamento não terá impacto no cronograma das obras do Projeto São Francisco.

Desde o último sábado (06/02), início do vazamento, o Ministério da Integração Nacional acompanhou de perto a situação. Atualmente, o consórcio responsável pelo trecho da obra realiza a limpeza do canal para finalizar o diagnóstico sobre a origem do vazamento e assim iniciar imediatamente os reparos. As medidas não trarão custos adicionais ao Governo Federal...

Prefeitura de Petrolina dispõe espaço da Ilha do Fogo para Congresso dos Pescadores da bacia do Rio São Francisco

 
Segunda-feira (1), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Turismo, reuniu-se com conselheiros e representantes da Pastoral dos Pescadores,  para discutir  a realização do II Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco no espaço na Ilha do Fogo.
 
Com o tema "Grito do Rio e seu Povo na Busca do Bem Viver", o evento acontecerá  do dia 01 a 03 de abril de 2016. Na programação do congresso haverá 10 oficinas com temáticas voltadas aos pescadores sobre a preservação e revitalização ao Velho Chico e a conscientização sobre a legalidade da pesca artesanal, discutindo o período de pesca e o tamanho dos peixes.
 
A conferência possui a contribuição do prefeito, Julio Lossio, Secretaria Executiva de Turismo e entidades de apoio. Estima-se que o evento contará com mais de 500 pessoas como pescadores, ONGs e convidados pelo Conselho Pastoral.
 
 Para a conselheira  da Pastoral dos Pescadores, Rizoneide Gomes de Queiroz, o encontro apresentará – aos pescadores – uma nova forma de olhar para a  bacia do Rio São Francisco. "Precisamos dar atenção ao rio que proporciona geração de renda aos pescadores que vivem da pesca artesanal", alerta Rizoneide Gomes. 
 
Para o secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, o objetivo do congresso é válido e necessessário. "Será um evento de grande importância para os pescadores. Somos agraciados pela beleza do Rio São Francisco e é a nossa obrigação cuidar do nosso Velho Chico", expõe o secretário Iuric Pires.
..

Barragens privadas impedem salvamento do Rio Jacaré, às margens do Rio São Francisco

As chuvas providenciais que contemplam a região de Irecê desde o início do ano poderiam salvar o Rio Jacaré,localizado às margens do rio São Francisco, entre as cidades de Morro do Chapéu e Barra do Mendes.  No entanto, apesar do grande volume de água, o que se ver às margens do rio é um cenário devastador, com mortes de animais de diversas espécies. As barragens privadas na região são apontadas como as principais causas. Somente entre as nascentes de Barra do Mendes e América Dourada, são 28 reservatórios particulares que impedem as águas descerem para o rio São Francisco.

Segundo o pesquisador em projetos ambientais, Maykon Mendes, as barragens são construídas de forma desenfreada e sem qualquer fiscalização.   “Além de impedir a passagem da água, as barragens não têm nenhuma viabilidade econômica porque não produzem energia elétrica. E quando as águas são aproveitadas, apenas um produtor se beneficia, prejudicando a fauna, a flora e os ribeirinhos”, relata Maykon, que coordena estudos In Loco no rio através do Programa Cofpisne Sustentável, que trabalha em parceria com diversos órgão na execução de ações de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco e da Caatinga...

Estudantes de Juazeiro realizam movimento em favor do Rio São Francisco

A mobilização conta com mutirão de limpeza e campanha de conscientização na cidade      

As estudantes de escola pública Gabriella Amaral, (14 anos); Maria Helena Carvalho, (15 anos); Melâne Pereira, (16 anos), e as irmãs Débora e Deise Souza, (16 anos) de bairros de Juazeiro, partiram para uma tarefa cuja ideia não é nova, mas a ação é importante e deve ser sempre renovada na cidade. Segundo as organizadoras, o movimento que pretende envolver a sociedade, para uma ação de limpeza e conscientização sobre a preservação das margens do Rio São Francisco, deve contar com “o apoio de todo mundo”...

SESP INFORMA QUE ILUMINAÇÃO DO PARQUE CENTENÁRIO SERÁ RESTABELECIDA ESTA SEMANA

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro esclarece aos moradores no bairro Parque Centenário, que a demanda na área de iluminação da Rua Agapanto já está inserida na programação desta semana. As ações da Sesp direcionadas a iluminação acontecem no município seguindo um cronograma diário, que leva em consideração as necessidades de cada região. ..

Águas das chuvas começam a mudar cenário dos reservatórios ao longo do Rio São Francisco

O Blog Geraldo José acompanha diariamente o nível da Barragem de Sobradinho. Na segunda-feira (25), o reservatório atingiu a marca de 5,1%, o que já se torna um motivo de alegria para os moradores que vivem entorno do lago e que vinham sofrendo as consequências da grande estiagem. No mês de dezembro a Barragem de Sobradinho atingiu a pior marca da sua história que foi o valor de 1%.

O Blog Geraldo José recebeu, por e-mail, informações sobre as chuvas que caíram na região do Parque Nacional da Serra da Canastra, que fica a 4km das nascentes do Velho Chico em Minas Gerais. Somente no período de 02 a 20 de janeiro choveu 333mm. No ano passado, nesse mesmo período, o volume de chuvas foi de 109,6mm...

Pirapora (MG) registra índices de mais de 200 milímetros de chuva e Rio São Francisco recebe água em abundancia

De acordo com dados do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) de 16 a 20 de Janeiro, o acumulado de chuvas em Pirapora, às margens do Rio São Francisco, foi de 202 milímetros, entre domingo e quarta-feira. As previsões ainda indicam que até domingo, dia 24, devem ser registrados índices de mais de 100 milímetros no município.

O Rio São Francisco vem recebendo um considerável volume de água, já que em todas as cidades da região os índices pluviométricos apontam números similares ao de Pirapora. De acordo com informações as águas que elevaram consideravelmente o nível em Pirapora deve demorara inda alguns dias para chegar ao lago de Sobradinho...

Rio São Francisco sobe 200% no Norte de Minas

Há oito anos a vazão da Cachoeira Casca D'anta na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, não era tão intensa como a que foi registrada nesta quarta-feira (20), segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). As chuvas frequentes de uma semana inteira elevaram o nível do Rio São Francisco em quatro metros. O volume é de 200% a mais que em 2014 e 2015, quando o rio enfrentou seca drástica da nascente histórica. Ainda na região Centro-Oeste de Minas, as cidades de Divinópolis, Córrego Danta e Conceição do Pará adotam medidas para reduzir o prejuízo causado pelas chuvas.

O chefe substituto do Parque Nacional da Serra da Canastra e representante do ICMbio, Vicente Faria, disse que o Rio São Francisco percorre 14 quilômetros até a cachoeira Casca D'anta. As nascentes estão jorrando água, mas por conta das condições das estradas não é possível chegar a nenhuma delas. Turistas com carros de passeio não conseguem subir a serra. O ICMbio monitora áreas de risco de desmoronamento e informa que até o momento está tudo sob controle. A recomendação é que os turistas esperem as chuvas cessarem para então visitarem a região da Serra da Canastra...

Audiência Pública em Petrolina debate importância da interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco

O Projeto de Lei (PL nº 6.569/13) que trata da interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) foi tema de mais uma Audiência Pública. Dessa vez o debate aconteceu em Petrolina atendendo uma solicitação do vereador Adalberto Bruno Filho (PSL).

"O rio São Francisco morrendo, todos nós vamos morrer. Dependemos totalmente dele e essa transposição será um dos maiores feitos para a revitalização do Velho Chico e, para que isso aconteça, precisamos ter a opinião pública ao nosso lado pressionando o Governo Federal para que esse Projeto vire realidade. Por isso, essa audiência é importante para explicar detalhadamente os passos do Projeto de interligação da bacia do rio Tocantins com o rio São Francisco", revelou o vereador Adalberto Bruno Filho...

OTTO ANUNCIA INÍCIO DA REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

 
O senador Otto Alencar (PSD) anunciou ontem que o Ministério da Integração Nacional dará início ao plano de revitalização do Rio São Francisco nos trechos entre a Bahia e Minas Gerais. Segundo o senador, a decisão foi confirmada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes.
 
No total, duas emendas no valor de R$ 600 milhões reservam recursos no Orçamento da União deste ano para ajudar a revitalizar o rio. As duas emendas – R$ 300 milhões cada uma – foram sugeridas pelo senador baiano. Uma delas sairá da Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA), presidida por Otto, e a outra da bancada federal baiana.

Em audiência na CMA no final do ano passado, Otto defendeu que sem a revitalização não haverá água para a transposição e o rio será “apenas um caminho de areia em pouco tempo”. As obras previstas são a de contenção da erosão nas nascentes e afluentes, dragagem da calha e plantação de matas ciliares. “A chuva tem colaborado, mas a erosão é muito grande e a areia depositada no fundo do rio serve como esponja não permitindo que água siga seu curso”, apontou o senador. 

O Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco foi criado em 2004 sob a responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério da Integração Nacional e outros 14 Ministérios, além da Codevasf, a Agência Nacional de Água (ANA), o Ibama, entre outros órgão federais. O prazo de execução é de 20 anos.(TB)
..

Pesquisadores do rio São Francisco definem data do Simpósio

Com o tema Integrando Conhecimentos Científicos em Defesa do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promovem o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, de 6 a 9 de junho, em Juazeiro (BA).

O evento tem a intenção de reunir pesquisadores e acadêmicos de todo o país para apresentação de estudos que contemplem a maior bacia genuinamente brasileira, hoje debilitada pela forte degradação ambiental. Para tanto, as discussões obedecerão a cinco eixos temáticos: governança; qualidade da água; quantidade da água; degradação/recuperação ambiental; e dimensão social...

Cobrança da água no rio São Francisco será discutida em Belo Horizonte

A contratação de uma empresa especializada para estudos de aprimoramento da cobrança pelo uso da água na bacia do rio São Francisco será o assunto de destaque da primeira reunião de 2016 da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança – CTOC do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que ocorrerá no dia 15 de janeiro, na sede da agência delegatária do CBHSF, a AGB Peixe Vivo, em Belo Horizonte (MG). O início do encontro será às 9 horas.

A cobrança pelo uso das águas é um dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos e foi instituída pela Lei Federal nº 9.433/97, a chamada Lei das Águas. Trata-se de uma compensação a ser paga pelos usuários de recursos hídricos visando à garantia dos padrões de quantidade, qualidade e regime estabelecidos para corpos d'água das bacias...

Rio São Francisco recebe 300 mil alevinos de espécies nativas durante festa de Bom Jesus dos Navegantes (SE)

 
As águas do Velho Chico voltaram a ser repovoadas pela Codevasf com alevinos de espécies nativas no trecho sergipano do rio São Francisco. O primeiro peixamento realizado pela Companhia, em 2016, ocorreu durante a realização da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, no último domingo (03), em Neópolis.
 
Foram lançados 300 mil juvenis da espécie curimatã pacu. Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), localizado em Neópolis. Em 2015, o Centro de Betume produziu 1,5 milhão de alevinos para recomposição da fauna do São Francisco. De acordo com o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, o engenheiro de pesca Iru Guimarães, a ação possui uma importância ambiental e econômica para a região. 
 
“É uma ação cotidiana da Codevasf em toda a região do Vale do São Francisco. Em Sergipe, os peixamentos são feitos com espécies nativas importantes como a xira, também conhecida por curimatã pacu, o piau, o surubim, opacamã, entre outras”, explica. “Eles possuem a finalidade de recompor a ictiofauna dos rios, ou seja, as populações de peixes nativos, que foram afetadas pela construção das barragens. É um trabalho de  importância econômica que contribui para a pesca artesanal praticada na região, como também ambiental, auxiliando no equilíbrio ecológico do rio São Francisco”, finaliza o engenheiro de pesca da Codevasf. 
 
O secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente do município, Manoel Augusto Antunes, também avalia a importância da ação realizada frequentemente pela Codevasf no município. “O rio São Francisco está passando por um momento delicado e essa ação da Codevasf, que é uma grande parceira da prefeitura municipal, contribui para o sustento dos pescadores e para revitalização do rio”, destaca.  
 
Para ampliar as ações realizadas no  Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, a Codevasf está investindo mais de R$ 4 milhões na reforma e modernização da unidade.  As obras, em fase final, vão dobrar a capacidade de produção de alevinos 4 milhões para 8 milhões de alevinos por ano. “No momento, a Companhia trabalha na reforma dos viveiros e na construção do sistema de abastecimento de água do local”, destaca o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, Iru Guimarães. 
 
Já foram concluídas as obras das edificações, dos laboratórios, do galpão de manejo de alevinos, do auditório e dos alojamentos, entre outras. Segundo o Gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Walber Santos, esse foi o primeiro de muitos peixamentos que serão realizados em 2016: “A expectativa é que aconteçam pelo menos 40 ações como essa em toda bacia do São Francisco até o fim do ano, sempre com a participação da sociedade e foco na educação ambiental”, finalizou.
..

Petrolina Sedia o III Seminário Sobre Saúde e Longevidade do São Francisco

Nos dias 14 e 15 de janeiro o auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Petrolina, será palco do III Seminário Sobre Saúde e Longevidade do São Francisco.

O evento é uma realização da Clínica Milos – Clínica de Medicina Integrativa e Longevidade Saudável e tem como objetivo informar a comunidade da área de saúde e público interessado sobre as novas descobertas para uma saúde preventiva, com foco em três vertentes relacionadas com prevenção de doenças crônico-degenerativas: Stress oxidativo, inflamação crônica estéril e pausas hormonais...

Rio São Francisco: Campanha Eu Viro Carranca terá como tema “Velho Chico: gentes, tradições, vidas"

Foi lançada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a 10ª edição da campanha “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico”.

A cerimônia de apresentação do mote “Velho Chico: gentes, tradições, vidas” aconteceu em coletiva de imprensa na Câmara dos Deputados, em Brasília...