Segunda-feira (1), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Turismo, reuniu-se com conselheiros e representantes da Pastoral dos Pescadores, para discutir a realização do II Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco no espaço na Ilha do Fogo.
Com o tema "Grito do Rio e seu Povo na Busca do Bem Viver", o evento acontecerá do dia 01 a 03 de abril de 2016. Na programação do congresso haverá 10 oficinas com temáticas voltadas aos pescadores sobre a preservação e revitalização ao Velho Chico e a conscientização sobre a legalidade da pesca artesanal, discutindo o período de pesca e o tamanho dos peixes.
A conferência possui a contribuição do prefeito, Julio Lossio, Secretaria Executiva de Turismo e entidades de apoio. Estima-se que o evento contará com mais de 500 pessoas como pescadores, ONGs e convidados pelo Conselho Pastoral.
Para a conselheira da Pastoral dos Pescadores, Rizoneide Gomes de Queiroz, o encontro apresentará – aos pescadores – uma nova forma de olhar para a bacia do Rio São Francisco. "Precisamos dar atenção ao rio que proporciona geração de renda aos pescadores que vivem da pesca artesanal", alerta Rizoneide Gomes.
Para o secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, o objetivo do congresso é válido e necessessário. "Será um evento de grande importância para os pescadores. Somos agraciados pela beleza do Rio São Francisco e é a nossa obrigação cuidar do nosso Velho Chico", expõe o secretário Iuric Pires.